Homem morre em grave acidente na BR-373 nesta quinta

Uma batida entre cinco veículos BR-373 em Imbituva matou um homem de 30 anos nesta quinta (3). Além, três pessoas ficaram feridas. A tragédia ocorreu no Km 225 da rodovia e foi divulgada no início da tarde pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Conforme informações da polícia, um carro VW Gol com três ocupantes, um homem de 30 anos que dirigia o carro, e dois jovens de 17 e 18 anos, se envolveu em uma primeira batida, logo depois de uma em local permitido quando bateu frontalmente com um caminhão com placas de Cascavel.

 

Ainda de acordo com as informações da PRF, a intensa neblina, teria sido a causa da batida. O motorista do caminhão de 56 anos, que estava carregando ferragens não se feriu. Porém, com o impacto, ambos os veículos ficaram fora da pista.

 

SEQUÊNCIA DO ACIDENTE:

Logo depois, um caminhão Ford Cargo, com placa de Ibiporã-PR, atingiu levemente o carro com a parte traseira. Mas o motorista de 34 anos não se feriu. Depois disso, um caminhão Volvo bitrem, placas de Boa Ventura de São Roque-PR, também bateu contra o carro.

 

O motorista do carro morreu no local. Além disso, os dois passageiros foram levados em estado grave ao Hospital Municipal de Irati. Os motoristas dos caminhão, que estavam ilesos, fizeram o teste do bafômetro, que não apontou irregularidades.

 

ALERTA:

Por fim, a pista permaneceu interditada em ambos os sentidos, sendo liberada para o sistema de pare-siga horas depois.Por fim, o corpo foi encaminhado ao IML de Ponta Grossa. Em decorrência do acidente, a PRF reiterou o alerta de atenção aos motoristas que trafegam na pista quando há neblina.(Com PRF/RSN). 

 

 

Montadora de caminhões TatraBras investirá R$ 102 milhões no Paraná

A montadora de caminhões TatraBras, que pertence ao grupo CSG Aerospace, da República Tcheca, oficializou nesta quinta dia 3, investimento de R$ 102 milhões até 2026 em uma planta em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. O protocolo de adesão da empresa ao programa de benefícios fiscais do Paraná foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo presidente da empresa, Rui Lemes, no Palácio Iguaçu.

 

Serão gerados aproximadamente 300 empregos diretos no período de vigência do acordo, que prevê, ainda, preferência para contratação de mão de obra local e intercâmbio de dez estudantes brasileiros para participar de um programa de treinamento na matriz da Tatra, em Kopřivnice, na República Tcheca. A transferência de tecnologia, instalação da fábrica e início efetivo da produção estão previstos para fevereiro de 2021.

 

A TatraBras vai produzir em Ponta Grossa veículos off-road para solos difíceis nas categorias 6x6 e 8x8, voltados para os setores de mineração, produção florestal e sucroalcooleiro. A empresa deve desenvolver, ainda, veículos pesados para as áreas militares e de defesa. A produção atenderá o mercado brasileiro, sul-americano e a África, e a expectativa de volume de negócios deve ultrapassar R$ 500 milhões nos próximos anos.

 

O governador disse que a TatraBras se insere em um mercado com muito potencial no País e destacou o ingresso de mais uma empresa no cenário automobilístico estadual. O Paraná é um dos maiores polos produtores do País nesse setor. “A Tatra é um grande player mundial em caminhões pesados. O Brasil tem uma demanda gigante nesse setor porque é um grande produtor de álcool, de minério e de celulose a partir de campos florestais”, afirmou Ratinho Junior. “Não tenho dúvidas de que a empresa será muito feliz no Paraná e que esse será o primeiro de muitos investimentos”.

 

O governador destacou a vocação industrial de Ponta Grossa e a concretização do anúncio em um momento de retomada da economia e da geração de empregos. “Essa semana tem sido especial para o Paraná. A cooperativa Lar abriu um frigorífico com 1,9 mil empregos em Rolândia, o Grupo Boticário vai investir R$ 83,5 milhões no Estado e consolidamos o acordo com a Tatra. Todo investimento é muito planejado, ainda mais de multinacionais, e é bom ver que as empresas estão apostando no Estado e nos municípios paranaenses”, acrescentou Ratinho Junior.

 

O vice-governador Darci Piana, ex-cônsul honorário da República Tcheca no Brasil, foi um dos principais responsáveis pela atração da empresa. As negociações começaram há cerca de dois anos e foram concretizadas em uma viagem dele representando o Governo do Estado à Europa no ano passado. Na ocasião Piana apresentou aos empresários tchecos o potencial do Paraná em relação à infraestrutura de escoamento, capacidade energética e qualificação da mão de obra.

 

“Temos a missão de procurar empresas para gerar empregos no Estado. Ficamos felizes em gerar oportunidade, isso é dignidade para a nossa gente. Esses são caminhões diferenciados, específicos para determinadas funções. Atrás da Tatra tem uma cadeia gigante de fornecedores e tecnologia de ponta”, afirmou Darci Piana. “E num terceiro momento a empresa terá capacidade para produzir caminhões militares. O Brasil precisa se modernizar nesse aspecto. É uma empresa que vai ajudar muito o País e que nesse momento está acreditando no Estado do Paraná”.

 

PRODUÇÃO – Essa será a primeira planta da montadora no Brasil. O barracão de seis mil metros quadrados que abrigará a multinacional começou a ser construído há aproximadamente um ano e fica no distrito industrial de Ponta Grossa, às margens da BR-376. Num segundo momento ela também terá uma pista de teste para os veículos no município.

 

Inicialmente a produção utilizará o sistema CKD (somente montagem no Paraná), mas os últimos meses de 2020 já serão utilizados para estruturar o início do ciclo de investimentos mais robusto da empresa nesta planta para produzir veículos a partir de partes, motores, componentes e acessórios fabricados ou fornecidos por empresas brasileiras, especialmente paranaenses. A planta terá capacidade para produzir 225 caminhões por ano a partir de 2022 e até 800 caminhões/ano depois de 2025.

 

Boa parte dos componentes dos caminhões deve ser adquirida da DAF de Ponta Grossa, que pertence ao grupo PACCAR, com quem o CSG Aerospace tem uma parceria na Europa. Muitas peças utilizadas pelos caminhões e veículos da Tatra no exterior são provenientes da DAF, como os motores, cabines, conjuntos ópticos, entre outros itens.

 

“Vários estados pediram essa planta, mas o forte relacionamento com o Estado, foi preponderante. O Paraná foi escolhido pela pujança, pelo relacionamento entre as entidades empresariais, pela competitividade de Ponta Grossa. Fizemos uma pesquisa muito forte de concorrência antes desse investimento”, explicou Rui Lemes. “Nossos caminhões não são exatamente iguais aos on road fabricados no País. Eles são off-road, o diferencial é a flexibilidade dos eixos. Existe essa lacuna no mercado”.

 

O presidente da TatraBras destacou que o objetivo da parceria é gerar novos mercados para a empresa e desenvolvimento econômico para o Paraná. “A ideia é atingir toda a América Latina. Temos 39 consulados credenciados no Estado, ou seja, os países com representação no Paraná certamente estão juntos nessa empreitada. Já temos diálogos avançados com o Chile e Angola e a ideia é ampliar essas negociações”, afirmou Rui Lemes.

 

Esse é o primeiro grande investimento da CSG Aerospace no Brasil. A holding possui 21 empresas em seu guarda-chuva e já há negociações em andamento para novas plantas.

 

TATRA – A montadora automotiva é uma das fábricas de caminhões mais antigas do mundo, com 170 anos de história. Ela é conhecida pelos veículos de alta tecnologia, caminhões para a indústria bélica e sobreviveu a duas grandes guerras mundiais no século passado e às grandes transformações da República Tcheca, antigo Império Austro-Húngaro e Tchecoslováquia.

 

“É uma empresa muito antiga. Nossa indústria automobilística já tem mais de 100 anos. Essa empresa é um dos diamantes da coroa industrial da República Tcheca, conquistando fama mundial. Era uma questão de tempo até ela conquistar o mercado latino-americano”, destacou a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová.

 

“Hoje é um grande dia para a República Tcheca. A diplomacia é o caminho trilhado para concretizar o comércio exterior. O Brasil tem muito potencial e tivemos sorte de encontrar parceiros como o Paraná. Essa sinergia era fundamental para que os empresários tchecos tivessem coragem de investir a dez mil quilômetros de suas casas”, acrescentou a embaixadora. “Agora vamos trabalhar com o Paraná para abrir novas oportunidades”.

 

MERCADO AUTOMOTIVO – Com a instalação da TatraBras, o Paraná se consolida como um dos maiores polos automotivos do Brasil. Atualmente o parque paranaense responde por 15% da produção nacional de veículos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Carros, caminhões, ônibus, vans, tratores e colheitadeiras, além de motores, cabines, acessórios e peças, formam o rol de produtos da cadeia automotiva paranaense. São cerca de 600 indústrias envolvidas no sistema produtivo.

 

O Paraná abriga montadoras globais de veículos como a Renault, Volkswagen-Audi, Volvo e DAF; de maquinário, como New Holland e Caterpillar; de motores, FCA Fiat Chrysler e Paccar; e de pneus, Dunlop. A produção deste grupo abastece o mercado doméstico e também países da América do Sul, Europa, Ásia e Estados Unidos.

 

A indústria automotiva do Paraná se fortaleceu ao longo dos anos, contribuindo para o adensamento de cadeias, e multiplicou o valor gerado pelo parque industrial paranaense. A fabricação de automóveis e utilitários responde por 7,6% do Valor da Transformação Industrial (VTI) do Paraná, enquanto a produção de autopeças responde por 2,8%, de caminhões e ônibus, por 2,1%, e a de cabines, carrocerias e reboques atinge por 0,28%, segundo a Pesquisa Industrial Anual – Empresa, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O setor fechou 2019 como o quinto principal exportador do Estado, representando 4,1% de tudo o que foi negociado com o exterior. Foram US$ 668 milhões em vendas, atrás apenas das exportações do setor agropecuário (soja, milho, carnes congeladas). Apenas São Paulo exportou mais, US$ 1,5 bilhão. Argentina, Colômbia e México foram os principais destinos dos veículos paranaenses.

 

PRESENÇAS – Participaram da assinatura os secretários da Fazenda, Renê Garcia Junior, e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o deputado estadual Hussein Bakri; o diretor de Internacionalização da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o cônsul-geral da República Tcheca em São Paulo, Milos Sklenka; o ministro conselheiro da Embaixada da República Tcheca, Ondrej Kasina; o chefe de Assuntos Econômicos e Comerciais em São Paulo, Filip Vavrínek; o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel; o diretor comercial da TatraBras, Ricardo Sales; o controlador internacional da Tatra, Pavel Petrasek; o diretor de Assuntos Econômico-Tributários da Secretaria da Fazenda, Gilberto Calixto, e o responsável pelo Departamento de Incentivos Fiscais da Diretoria de Assuntos Econômico-Tributários da Secretaria da Fazenda, João Marcos de Souza. (Com AEN)

 

 

 

 

 

Boletim registra 2.228 novos casos de coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde confirma nesta quinta quinta dia 3, 2.228 novos casos e 50 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma 136.391 casos e 3.411 mortes em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

 

INTERNADOS –  São 1.006 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19: 857 pacientes estão em leitos SUS (389 em UTI e 468  em leitos clínicos/enfermaria) e 149 em leitos da rede particular (48 em UTI e 101 em leitos clínicos/enfermaria).

 

Há outros 1.243 pacientes internados, 515 em leitos UTI e 728  em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

 

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 50 pacientes. Todos estavam internados. São 23 mulheres e 27 homens com idades que variam de 34 a 94 anos. Os óbitos ocorreram entre 23 de julho a 03 de setembro.

 

Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (22), Araucária (3), Campo Largo (2), Colombo (2), Ponta Grossa (2), São José dos Pinhais (2), além de um óbito registrado nos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Cambé, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Guaratuba, Itambaracá, Itaperuçu, Ouro Verde do Oeste, Paranaguá, Pato Branco, Pérola d´Oeste, Pinhais, Quedas do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Santana do Itararé, Telêmaco Borba e Toledo.

 

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da secretaria estadual registra 1.474 casos de pessoas que não moram no Estado. Destas, 38 foram a óbito.

 

AJUSTES:

 

Alteração de município

 

Um caso confirmado no dia 24/06 em Cianorte foi transferido para Jussara;

 

Um caso confirmado no dia 01/09 em Laranjeiras do Sul foi transferido para Dois Vizinhos;

 

Um óbito confirmado no dia 15/06 em Contriguaçu/MT foi transferido para Adrianópolis. (Com AEN)

 

 

 

 

 

PRF inicia Operação Independência 2020 no Paraná

De sexta (4) à terça (8), ações de policiamento e fiscalização terão foco na segurança viária e em especial na prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito.

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à zero hora desta sexta-feira (4) à Operação Independência 2020 no Paraná.

Para isso, a PRF promoverá o monitoramento dos indicadores acidentalidade e criminalidade, bem como o direcionamento de efetivo no policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, para garantir aos usuários das rodovias federais segurança, conforto e fluidez do trânsito.  Também haverá atenção especial nas vias urbanas de grande fluxo de veículos e nos corredores de tráfego típico de feriados.

 

Entre os focos da fiscalização das equipes da PRF estão a embriaguez ao volante, as ultrapassagens proibidas e o controle de velocidade. O transporte de crianças e o trânsito de motocicletas também serão alvo de fiscalizações específicas da PRF durante os cinco dias da operação, que termina às 23h59 de terça (8).

 

O pico de movimento na saída para o feriado deve se concentrar entre o fim da tarde e início da noite de sexta-feira (4) e na manhã de sábado (5) . O retorno deve ter um fluxo maior de veículos durante a tarde e a noite de segunda (7). O movimento deve se estender até terça-feira (8), sendo mais acentuado nas rodovias que cortam a capital, pois no dia 8 é feriado no município de Curitiba em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, prorrogando o feriado da independência.

 

[Restrição de tráfego

Veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes estarão impedidos de transitar em trechos de pista simples das 16 horas às 22 horas de sexta-feira, na manhã de sábado, das 6 horas às 12 horas e na tarde de segunda-feira, das 16 horas às 22 horas.

 

Resultados

A divulgação do balanço de acidentes registrados durante a Operação Independência 2020 está previsto para a quarta-feira (9), não havendo a divulgação de parciais durante o feriado. Não haverá comparativo com o ano de 2019, haja vista não ter tipo operação, em razão da data ter sido feriado.

 

Orientações para uma viagem segura

Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito. Estas são algumas das principais orientações da Polícia Rodoviária Federal para reduzir o risco de acidentes.

 

A PRF também orienta os usuários de rodovias, mesmo antes de viagens curtas, a fazer uma revisão preventiva do veículo, o que inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens.

 

Também é fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico. Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros. A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo.

 

Eventuais paradas no acostamento devem ser feitas apenas em caso de emergência, com pisca-alerta ligado e triângulo a pelo menos 30 metros do veículo.

 

O uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças é imprescindível – esses equipamentos podem fazer a diferença em caso de acidente.

 

Em caso de restrição de visibilidade em razão de condições climáticas desfavoráveis, a orientação é diminuir a velocidade, sem freadas bruscas; manter o farol baixo ligado (nunca usar farol alto); manter sempre uma distância segura em relação ao veículo que está à frente; sinalizar qualquer mudança de direção; não parar no acostamento (mas se precisar, procurar fazer o mais afastado possível da pista) e após imobilizado, ligar o pisca-alerta; atravessar a cortina de fumaça/neblina somente em caso de visibilidade suficiente e sempre que visualizar focos de incêndios às margens das rodovias federais, disque 191. (Com Agência PRF). 

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Governo repassa 29 mil toneladas de alimentos da merenda

Em agosto completou seis meses de entrega da merenda nas 2.143 escolas estaduais do Paraná. No repasse feito na última semana a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte atingiu a marca de 29 mil toneladas de alimentos distribuídos para as famílias dos 231 mil alunos beneficiários do Bolsa Família.

 

Quinzenalmente, as escolas fazem não só a entrega dos kits de merenda, como também a distribuição de materiais impressos aos alunos que estão com dificuldade de acesso às aulas remotas.

 

O repasse dos alimentos da merenda às famílias foi determinado por decreto do governador Carlos Massa Ratinho Junior assim que as aulas presenciais foram suspensas por causa da Covid-19.

 

De acordo com o Secretário de Educação, Renato Feder, a distribuição dos kits de merendas deve continuar até o fim da pandemia do Covid-19. “Sabemos que muitas famílias paranaenses foram afetadas pela pandemia. Nosso intuito é manter essa corrente do bem e auxiliá-los nesse momento, doando os kits de merendas”, afirma.

 

OS KITS - Os alimentos são enviados para as escolas por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Para cada escola vai uma porção correspondente ao número de alunos matriculados. Quando esse recurso chega na escola, o diretor tem a autonomia para preparar os kits e distribuí-los conforme a demanda da comunidade.

 

É o que acontece no Colégio Estadual Guilherme Albuquerque Maranhão, em Curitiba, onde o diretor Maurício Prim, prepara, junto com sua equipe pedagógica, todos os kits e o material impresso para as famílias. “Temos um intenso trabalho nos dias das entregas e fazemos uma força-tarefa para atender a toda à comunidade”, explica o diretor.

 

FAMÍLIAS ATENDIDAS - Michele Cristina Garcia é mãe de aluna e conta que, assim como ela, milhares de famílias estão desempregadas. A entrega dos alimentos está fazendo toda a diferença na dieta alimentar da família. “Estou no seguro-desemprego, mas com a entrega dessa cesta já ajuda muito na minha renda pessoal”, afirma.

 

DECRETO DO GOVERNO - A entrega dos kits foi regulamentada pelo Decreto número 4.316/2020, do Governo do Paraná, e pela Resolução nº 901/2020, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

 

Os kits são montados com os alimentos que seriam utilizados para a produção da merenda dos alunos da rede, e estão sendo destinados para as famílias em situação de maior vulnerabilidade neste momento. (Com AEN)

 

 

 

 

 

Universidades estaduais estão entre as melhores do mundo

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) estão entre as melhores do mundo, segundo o World University Rankings 2021 da revista britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quarta dia 2

 

O ranking avaliou 1.527 universidades em 93 países. As notas são construídas com base em 13 indicadores que medem o desempenho das instituições em ensino, pesquisa, transferência de conhecimento para a indústria e perspectivas internacionais. As quatro universidades estaduais aparecem entre as 1.000 melhores do mundo.

 

 “É um orgulho saber que o sistema paranaense de ciência, tecnologia e ensino superior é reconhecido internacionalmente, por meio das nossas universidades estaduais. A classificação é resultado do trabalho dos professores, pesquisadores, estudantes e agentes universitários que se empenham diariamente”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona.

 

RESULTADOS - A UEL se destacou como a 2ª melhor universidade paranaense e a 43ª melhor universidade do Brasil. A Universidade também se reafirma como a quinta melhor universidade entre as estaduais brasileiras, atrás da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

 

“A UEL se destaca na categoria ensino, o que denota a qualidade dos cursos de graduação da instituição, do esforço e do empenho de todo corpo docente, discente e técnico”, destacou a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento da UEL, Elisa Tanaka Carloto.

 

A UEM se manteve entre as oito melhores instituições estaduais públicas de ensino superior. A instituição melhorou seu desempenho nas categorias de ensino, pesquisa, internacionalização e volume de citações.

 

Já a UEPG aparece como a 5ª melhor universidade paranaense e entre as 50 mais bem colocadas do Brasil. Para o reitor da UEPG Miguel Sanches Neto, a universidade consolida seu posicionamento entre as melhores instituições superiores de ensino a cada edição do ranking do THE.

 

“O reconhecimento da qualidade da nossa universidade é fruto do trabalho de toda a comunidade acadêmica, professores, alunos e agentes universitários”, considera. “Esta é uma conquista coletiva”, comemora o reitor da UEPG.

 

A Unioeste conquistou a 53ª colocação entre as universidades brasileiras e é a 7ª melhor paranaense. Para o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, Rafael Mattiello, o reconhecimento internacional da instituição em diferentes rankings universitários, demonstra que ela vem, cada vez mais, cumprindo sua missão de prover uma educação de qualidade, pesquisas acadêmicas de excelência e extensão universitária que impactam diretamente toda a sociedade em seu entorno. (Com AEN)

 

 

 

 

 

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