Boletim agropecuário ressalta início do plantio da soja no Paraná

Com o fim do vazio sanitário para a cultura da soja, nesta quinta dia 10, produtores do Paraná já podem ir a campo para o plantio. Esse é um dos assuntos do Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, referente à semana de 6 a 11 de setembro. O documento é produzido por técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

 

De acordo com a primeira estimativa do Deral, serão semeados aproximadamente 5,5 milhões de hectares de soja na safra 2020/21. Espera-se uma produção de 20,38 milhões de toneladas do grão. No entanto, as condições climáticas preocupam. O tempo seco está presente em todo o Estado nas últimas semanas e as previsões do Simepar são de pouca alteração, o que dificulta o trabalho de plantio.

 

A expectativa de um aumento na área de plantio da soja neste ano (1,2% a mais que no ciclo anterior) leva em conta também a elevação do preço ao produtor. Nesta semana, os preços pesquisados pelos técnicos de campo do Deral apontaram que a saca foi comercializada, em média, por R$ 117,00. Esse valor é 1,4% superior ao da semana anterior e cerca de 60% maior do que no mesmo período do ano passado.

 

O vazio sanitário é uma medida de manejo agrícola adotada desde 2007 no Paraná, com vistas a conter o avanço da ferrugem da soja, uma doença que não controlada de forma adequada pode acarretar prejuízos econômicos de até 90% à cultura. Consiste em erradicar completamente qualquer vestígio de soja no terreno ou ao longo de estradas pelo prazo de três meses, prorrogando o máximo possível eventual aparecimento da doença. Em outros Estados produtores o período termina em 15 de setembro.

 

FEIJÃO E MILHO – Com as colheitas da primeira e segunda safras de feijão concluídas, as atenções voltam-se para a terceira, que se encontra em fase final de ciclo. A produção total de feijão no País está estimada em 3,23 milhões de toneladas, superando em 7% o resultado da safra 2018/19. A previsão é de que o consumo interno, que aumentou este ano, chegue a 3,20 milhões de toneladas.

 

Em relação ao milho, o boletim registra o avanço no plantio da primeira safra 2020/21, que atingiu 17% de uma área total de 359 mil hectares na semana. Da segunda safra 2019/20, já foram colhidos 89% da área de 2,3 milhões de hectares. Mas o destaque é o preço do cereal, que tem rendido mais de R$ 45,00 a saca de 60 quilos ao produtor.

 

TRIGO E TOMATE – A colheita do trigo paranaense chegou a 11%, iniciando pelas áreas mais atingidas pela seca, o que reflete negativamente na produtividade. Na semana passada, 71% das lavouras estavam em boas condições. Agora, o porcentual caiu para 66%.

 

A segunda safra 2019/20 do tomate encerrou e agora é o momento de plantio do novo ciclo. Estima-se que o Estado terá 2.238 hectares plantados, quase o mesmo do ano anterior, com produção de 137 mil toneladas. Com a sazonalidade da oferta do produto paranaense, o tomate comercializado vem de outras unidades da federação, o que explica a tendência de preços mais altos.

 

OUTROS PRODUTOS – O boletim conjuntural desta semana analisa, ainda, os preços dos produtos da pecuária leiteira e da avicultura de corte, neste caso também em relação ao mercado internacional. Traz, igualmente, comentários sobre a produção paranaense de frutas de caroço – pêssego, ameixa e nectarina – e de mandioca, que já tem 50% de plantio em regiões mais adiantadas, como o Noroeste do Estado. (Com AEN)

 

 

 

 

 

Procon Paraná destaca os 30 anos do Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 30 anos nesta sexta dia 11. Considerada o grande marco na evolução da defesa do consumidor brasileiro, a Lei 8.078, de 1990 é de ordem pública e de interesse social com inúmeras inovações, inclusive de ordem processual.  “É uma lei muito moderna e completa e foi um ganho em termos de cidadania para a proteção efetiva do consumidor”, ressalta o secretário da Justiça, Família e Trabalho, (Sejuf), Mauro Rockenbach.

 

Para marcar a data, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho preparou uma entrevista especial com a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano.

 

Pergunta - Qual foi a evolução nesses 30 anos de Código de Defesa do Consumidor com a chegada da tecnologia, internet e demais aplicativos?

 

Cláudia Silvano - Não há dúvida que a internet, o acesso à informação facilitou muito a vida do consumidor. Ele pode até não conhecer o Código do Consumidor em detalhe, mas  sabe que existe uma lei que protege e que pode procurar o Procon-PR para buscar a defesa de seus direitos. Isso é muito relevante e resultado do acesso à tecnologia. As informações foram, são e serão fundamentais para que cada vez mais o cidadão paranaense tenha acesso aos seus direitos.

 

Com a pandemia o que mudou para o consumidor e para os profissionais que atuam na defesa do consumidor?

 

A pandemia é um momento bem delicado não só para os paranaenses, mas para o mundo todo. Hoje, devido ao isolamento social para evitar que as pessoas se submetam a aglomerações, os consumidores compram mais pela internet e isso facilitou e muito a vida do consumidor e também para os profissionais que trabalham do Procon. Tivemos que nos adequar para atender todos os consumidores que nos procuram. Criamos ferramentas virtuais para que a população pudesse fazer sua reclamação sem precisar sair de casa, do trabalho, evitando aglomerações e consequentemente uma eventual contaminação. Um exemplo são as audiências que o Procon realizava. Nós deixamos de fazer audiência e estamos enviando ofício diretamente para que o fornecedor resolva o problema diretamente com o consumidor. Isso significa um ganho de tempo e agilidade, e está funcionado muito bem.

 

Quais foram as principais conquistas para o consumidor com o CDC?

 

Antes do Código de Defesa do Consumidor, o cliente ia, por exemplo, ao supermercado e encontrava produtos sem prazo de validade, sem sua composição. Então o CDC traz a proteção ao consumidor em vários aspectos, entre eles o patrimonial, mas, sobretudo, em relação à saúde e segurança. Eu avalio que o código foi uma virada de perspectiva em relação a proteção do consumidor, no que diz respeito a publicidade, a práticas abusivas, proteção contratual, responsabilidade civil. Embora tenha 30 anos, o CDC é muito moderno e atual, e considero uma das leis mais completa do mundo. Significou um ganho em termos de cidadania e de proteção de forma efetiva.

 

Quais as principais dicas do Procon-PR?

 

Procurar o Procon-PR é sempre a melhor medida, mas a prevenção também é importante. Por exemplo: Se o consumidor precisa fazer uma compra pela internet, que tome cuidado e busque sempre identificar se a empresa é confiável, idônea, se já houve reclamações. Não existe almoço grátis. Se o preço está muito abaixo do mercado, desconfie. Tem que ficar atento para não cair em arapuca. É importante que as pessoas tomem este cuidado, verifiquem se há reclamações, entre em contato com o Procon para buscar orientações sobre a performance da empresa.

 

Outra dica é saber se a empresa tem problema de reclamações no Procon e se estas reclamações foram resolvidas. Este é um ponto importante. Outro mecanismo indicado pelo Procon ao consumidor é que antes de assinar qualquer contrato, buscar informações e ler as cláusulas contratuais. A orientação é sempre obter documentos que formalizem a intenção da venda, como pegar por escrito o preço da mercadoria.

 

No Paraná, quais as ações ao longo dos anos foram desenvolvidas como políticas públicas?

 

O Paraná é um Estado de ponta em vários aspectos. Cito o PIÁ (Paraná Inteligência Artificial), que é um espaço virtual que o cidadão pode ter acesso a plataformas e inúmeros serviços e aplicativos que facilitam e muito sua vida. Um exemplo é o Nota Paraná: toda vez que o consumidor pede para constar o CPF na nota, ela fica arquivada por 14 meses no próprio aplicativo. Se precisar fazer uma reclamação é só ir até o aplicativo e resgatar a nota fiscal.

 

Outro é o Menor Preço, que oferece a informação dos valores de determinado produto que estão sendo praticados em um raio de 20 km. Ainda temos o Melhor Hora, que neste momento de pandemia é bem útil, pois evita que o consumidor se depare com aglomerações em mercados e farmácias. Basta selecionar seu bairro e verificar como está o movimento de pessoas nesses locais.

 

Como será a atuação do Procon no processo pós-pandemia?

 

Na pós-pandemia, o Procon vai utilizar vários procedimentos que estão sendo utilizados no momento atual. Nosso objetivo é disponibilizar mecanismos para facilitar a vida do consumidor, evitando o deslocamento e o ganho de tempo. Se o consumidor fizer sua reclamação sem precisar sair de casa ou trabalho ou se conseguir realizar uma audiência online, ele ficará muito mais satisfeito.

 

Qual o recado da Claudia Silvano para o consumidor?


Reclame sempre. Não deixe para lá, principalmente se o valor for pequeno. O que importa é exercer seu direito. Aproveite que o Procon Paraná disponibiliza vários canais de atendimento, como o consumidor.gov.br e faça sua reclamação, que é um ato de cidadania. Temos que buscar nossos direitos, pois quando fazemos isso mudamos o comportamento dos fornecedores. Conte sempre com o Governo do Estado, através do Procon-Pr, pois estamos sempre do lado do consumidor para fazer valer seus direitos.

 

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Avanços para a garantia dos direitos do consumidor no Paraná

 

No Paraná, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-PR, foi criada pelo Decreto 609, de 23 de julho de 1991, e inserida na estrutura programática hoje da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condef). Em 1994, foi implantada a rede informatizada de atendimento ao público, através da criação sistemas específicos para o atendimento aos consumidores, e para as pesquisas de preço.

 

Ainda na década de 90 foram criados o Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FEID) e o Conselho Gestor do Fundo (CEG/FEID) pela Lei 11.978.  Já em 2005, foram criados, pela Lei 14.975, de 28 de dezembro, o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fecon) e o Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Confecon).

 

No dia 1º de setembro de 2009, foi lançado o sistema de cadastro que permite ao consumidor efetuar o bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing, conforme estabelece a Lei 16.135, de 24 de junho.

 

Em 28 de maio de 2012, por meio do Decreto n. 7.738, foi criada a Secretaria Nacional do Consumidor, à qual cabe exercer as competências estabelecidas na Lei. 8.078/90 tais como formular, promover, supervisionar e coordenar a Política Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor.

 

Na sequência, em 2014, o Ministério da Justiça e Procons lançaram a plataforma “Consumidor.gov.br”, serviço público para solução de conflitos de consumo por meio da Internet. E em 2015 o Governo do Paraná lança o “Procon em Números”, uma plataforma online que disponibiliza informações atualizadas e as mais diversas análises a respeito das reclamações da população e do comportamento do fornecedor no mercado de consumo.

 

Para o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach, a proteção ao consumidor deve sempre vir em primeiro lugar. “Com o avanço da tecnologia, o acesso à informação é facilitado para que cada vez mais o cidadão paranaense tenha a garantia de seus direitos”, diz ele. “Hoje, por causa da pandemia, o Procon-PR passou por adaptações para continuar mantendo os atendimentos diários. Defender os paranaenses é uma recomendação expressa do governador Carlos Massa Ratinho Junior”, disse. (Com AEN)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alunos fecharam trimestre com 20 milhões de atividades semanais

Estudantes da rede estadual fizeram no último trimestre uma média de 20 milhões de atividades semanais no Aula Paraná, com índice de acerto variando entre 77% e 80%. Os dados são da Secretaria de Estado da Educação e Esporte, que fechou nesta sexta dia 11, um balanço dos resultados obtidos pelos estudantes do Paraná.

 

Ainda de acordo com o monitoramento interno, além das 20 milhões de atividades semanais, uma média de 4 milhões de atividades por dia útil, os estudantes também fizeram com seus professores mais de 100 mil videoaulas ao vivo por semana.

 

As videoaulas ao vivo são feitas através do Meet, ferramenta de vídeo dentro das salas virtuais, fato que tem auxiliado a manter os bons índices de engajamento e adesão dos alunos mesmo com o prolongamento da pandemia.

 

De acordo com o secretário estadual da Educação, Renato Feder, essas videoaulas ao vivo e individualizadas são o ponto-chave para manter o número de atividades semanais crescendo, assim como o bom índice de acertos.

 

“Por dia são mais de 20 mil videoaulas individualizadas no Meet. Nossos professores estão dando um show e sendo fundamentais para manter o resultado positivo mesmo após 6 meses com as escolas fechadas”, disse Feder. “Essas videoaulas, além de serem fundamentais para trabalhar o conteúdo, tirar as dúvidas e atender os estudantes na hora das atividades, ainda são uma forma de combater o desânimo dos alunos, que usam este momento para rever seus professores e colegas de sala, mesmo que virtualmente”, acrescentou.

 

PARTICIPAÇÃO - A participação dos alunos no Aula Paraná também tem sido positiva no trimestre. Segundo o monitoramento da Secretaria, são 35.615 alunos que estão em descompasso com as aulas por mais de 30 dias e pouco mais de 50 mil que não participaram todos os dias nas últimas semanas.

 

O dado é bem próximo ao que ocorria mesmo antes da pandemia, nas aulas presenciais, mas a Secretaria já trabalha para conter este índice.

 

Durante os próximos dias, o trabalho de busca ativa, que já vinha ocorrendo e trazendo resultados positivos, será intensificado. Os pais de alunos passarão a receber mais mensagens de texto (SMS) nos números cadastrados durante a matrícula.

 

As mensagens no Google Classroom também serão ampliadas, além de mais comunicados nas entregas de merenda e mensagens nos vídeos gravados no Aula Paraná. Também serão acionados os pais pelo aplicativo Escola Paraná, por onde podem monitorar a presença dos filhos.

 

Segundo o secretário, estas ações visam conter uma possível evasão ou reprovação destes estudantes. “Com o alongamento da pandemia e muitos pais tendo que voltar a trabalhar, algumas crianças e jovens mostraram sinais de desmotivação. Isso reflete na participação deles, que oscila. O nosso monitoramento, quando identifica isso, já vai atrás do aluno, agora, nesta reta final, de uma forma ainda mais intensa”, explica Feder.

 

BUSCA ATIVA – Desde o início da pandemia a Secretaria da Educação tem promovido, junto com Núcleos e escolas, uma intensa busca ativa com o objetivo de incluir a totalidade dos 1,07 milhão de alunos da rede no Aula Paraná. Com o alongamento da pandemia, este trabalho agora está sendo fortalecido e tem o objetivo principal de “resgatar” os alunos que estão deixando de comparecer às aulas remotas ou não estão fazendo as atividades.

 

Escolas de todo o Paraná têm usado diversas e criativas formas para atrair esses alunos. Redes sociais, ligações, visitas ao domicílio, certificados de participação e até carros de som e comunicados em rádio passaram a fazer parte da rotina de busca ativa.

 

Em Colombo o retorno da ação foi identificado por Marcelo Zanesco Boeira, diretor do Colégio Estadual Vereador Raulino Costacurta. “A demanda das aulas remotas pegou todo mundo de surpresa no início, e precisamos ser criativos para divulgar os encontros digitais. Contamos com um carro de som que anunciava lojas e outros serviços, e eles transmitiram nossa mensagem pelo bairro. No dia seguinte os pais começaram a procurar a escola e cresceu o número de estudantes nos encontros”, disse. “Bastou uma mensagem simples e algumas voltas nas redondezas da escola e cresceu o interesse dos alunos”. Marcelo comenta que, assim que possível, vai atrás do serviço novamente, até pelo retorno que teve.

 

RESULTADO - Noêmia é mãe de dois alunos que estudam no Raulino Costacurta, e ouviu os anúncios da escola pelo carro de som: “Meus filhos estavam com dificuldade para fazer as atividades online, acabaram deixando acumular. Nós não sabíamos se estava tendo atividade ou não, ou como estava sendo a entrega. Foi bom ter ouvido o telefone da escola pelo carro de som e entrar em contato diretamente. Fui bem atendida, explicaram como estavam funcionando as aulas e atividades, até para gente poder dar suporte para os nossos filhos”, afirmou. (Com Agência Brasil)

 

 

 

 

 

Homem é preso por Crimes Ambientais no interior de Toledo

Um homem foi preso pela Polícia Ambiental do Paraná, nesta quarta dia 09, na zona rural de Toledo; Linha Michelon.

 

Na propriedade do infrator foi constatado que dejetos suínos eram lançados diretamente ao solo e que o mesmo não tinha licença para a construção da esterqueira.

 

Além disso, a equipe encontrou carcaças de porcos em estado de decomposição jogados em buracos feitos na terra, a céu aberto e sem a utilização da composteira.

 

O IAT (Instituto Água e Terra) será oficiado para medidas cabíveis quanto à poluição. (Com Polícia Ambiental). 

 

Crimes Ambientais denuncie 181. 

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Huop e Unioeste realizam ações em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio

Os números do Ministério da Saúde evidenciam a preocupação com as taxas de suicídios no Brasil. São registrados cerca de 12 mil suicídios por ano no país. Falar sobre o tema ainda não é tão comum, porém necessário, por isso setembro se tornou o mês especial para falar sobre o assunto.

 

O dia 10 de setembro é lembrado mundialmente como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e para marcar a data, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) mudou de cor. Balões amarelos foram colocados nos veículos estacionados e junto com eles frases sobre a importância do cuidado com a saúde mental. “A dor mental incomoda e não é uma dor que tem um protocolo de atendimento, precisa muito mais de envolvimento de profissionais e familiares. Precisamos falar sobre suicídio, e é dialogando que podemos evitar estas decisões. Se tem vida, tem jeito”, explica Monica Stelmach, psicóloga do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

 


O Sesmt tem como objetivo estar próximo do servidor, profissionais da saúde que muitas vezes se deparam com situações diárias que exigem muito do psicológico. “A saúde mental dos servidores precisa ser reforçada, pois eles estão sempre próximos de momentos difíceis dos pacientes. Falar da saúde mental é importante e nesse Dia de Prevenção ao Suicídio, ainda mais. O suicídio ainda é um tabu. Acreditamos que ações como estas levam o servidor a pensar e procurar ajuda”, ressalta o diretor geral, Rafael Muniz de Oliveira.

 

O Huop oferece atendimento psicológico e psiquiátrico ao servidor. A consulta pode ser online ou presencial, conforme a necessidade. O agendamento pode ser realizado pelo telefone 3321-5207.


Unioeste


A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também aproveitou o dia para reforçar que está aberta ao servidor, professor e acadêmico. A reitoria cumpre o compromisso de oferecer apoio, sempre que necessário. “Desde quando ocupava o cargo de Diretor de Campus já havia esta preocupação e criamos o Pronto Atendimento Psicopedagógico e Saúde Integrada (PAPSI), para justamente dar atenção ao atendimento psicológico de quem compõe a Unioeste. Quando assumi a reitoria continuei com esse compromisso, junto com diretores, de possibilitar uma estrutura do PAPSI em todos os campi e hoje em cada campus existe pelo menos um psicólogo”, ratifica o reitor Unioeste, Alexandre Webber.


Mais Atividades

Mais ações estão programadas para levar informação sobre o tema aos servidores (agentes e docentes), discentes, estagiários e funcionários contratados. “Estamos elaborando um evento na Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) tendo como público alvo todos da comunidade acadêmica, inclusive de todos os Campi, Reitoria e HUOP. O evento "SETEMBRO AMARELO", sob a coordenação da Sandra Regina, que é Assessora da PRORH, em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Humano, terá palestras explicativas e motivadoras, para superação de momentos difíceis de modo a evitar depressão/suicídio”, explica a Prof. Dra. Joseane Rodrigues da Silva Nobre, Pró- Reitora de Recursos Humanos – PRORH.

O evento será on-line, até o dia 21/09/2020 (data ainda a ser definida) e vai abranger os estagiários, servidores, acadêmicos e contratados terceirizados. (Com Assessoria). 

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Agências do Trabalhador arrecadam 10 mil peças para a campanha

Mais de 10 mil peças foram arrecadadas até o momento pelas 216 Agências do Trabalhador, para a campanha Aquece Paraná, idealizada pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e pela Superintendência Geral de Ação Solidária. “O paranaense é um povo solidário, atendendo prontamente o chamado e doando agasalhos, calçados, cobertores e roupas de cama que serão destinadas à população mais vulnerável que sofre com o inverno”, disse o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach.

 

A campanha vai até o dia 15 de setembro e as Agências do Trabalhador de todo o Paraná ainda estão recebendo doações, com o apoio dos 24 Escritórios Regionais da Secretaria.

 

APLICATIVO - As pessoas interessadas em aderir a campanha podem acessar a página www.aqueceparana.pr.gov.br, apontar a câmera do celular para o código QR Code que aparece na tela e fazer o download do aplicativo Paraná Solidário. Criado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com apoio técnico da Celepar, o aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

 

Ao abrir a ferramenta, é preciso fazer um cadastro de doador. Assim que fizer o login, o usuário é direcionado para as doações do Aquece Paraná, podendo escolher a categoria do produto a ser doado, entre agasalhos, cobertores ou outro item.

 

Os doadores devem descrever e adicionar fotos dos produtos e confirmar o envio. O aplicativo mostra então as instituições mais próximas que precisam daquela doação. O contato com a entidade para acertar os detalhes sobre a entrega é feito no aplicativo.

 

PARANÁ SOLIDÁRIO - A tecnologia do aplicativo é uma ponte entre empresas e pessoas físicas que queiram doar para instituições produtos como alimentos, roupas, móveis, eletrodomésticos, ração para animais. É o primeiro aplicativo do Brasil concebido especialmente para facilitar o processo de doações feitas pelos cidadãos. (Com AEN)

 

 

 

 

 

 

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