Em 11 meses, portos do Paraná batem recorde histórico de cargas

Os portos do Paraná colecionam mais uma expressiva marca. Paranaguá e Antonina alcançaram nesta segunda-feira (30) o recorde de 53,382 milhões de toneladas de cargas movimentadas. O volume é o maior da história. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou em Paranaguá da contagem regressiva que consolidou o marco inédito e que foi comemorado com os trabalhadores portuários. A previsão é que apenas o mês de novembro feche com 4.459.487 de toneladas movimentadas.

 

“Um momento histórico, a maior movimentação em 85 anos do porto de Paranaguá. Quebramos um recorde que já havia sido batido no ano passado, com 53 milhões de toneladas. Mas em 2019, foi no último dia do ano e desta vez foi com um mês de antecedência”, afirmou. Ele ressaltou, também, que o recorde será ainda ampliado, já que falta um mês completo para fechar 2020.

 

Ratinho Junior destacou que a marca se torna ainda mais significativa em virtude dos percalços que marcaram 2020, especialmente a pandemia causada pelo novo coronavírus. A crise sanitária, reforçou ele, acabou por desencadear uma retenção na economia de todo mundo e, no Paraná, verificada com a diminuição da arrecadação.

 

“Trabalhamos muito com planejamento para que os portos paranaenses não fechassem um dia sequer por causa da pandemia. Tudo isso garantindo a segurança dos trabalhadores e de quem usa os nossos terminais. Nos tornamos referência para o País”. afirmou o governador. “Em um ano totalmente difícil, por isso temos muito a comemorar. É fruto de um excelente trabalho de equipe”, disse, enquanto vistoriava o Centro de Controle de Operações, que monitora as atividades portuárias.

 

SEIS RECORDES NO ANO - Diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia destacou que a conquista desta segunda-feira é a “cereja do bolo” de um ano bastante especial para os portos paranaenses. Ele lembrou que foram atingidos seis recordes no ano. Os melhores meses de março, abril, maio, setembro e outubro da história em movimentações.

 

Com 5.716.477 toneladas, maio se tornou também o melhor resultado mensal da história dos Portos. “É um resultado do Paraná, de toda a comunidade portuária. Sempre falamos aqui: o porto tem se ser cada vez mais competitivo e eficiente”, ressaltou Garcia.

 

“Apesar da pandemia, o ano foi de muito trabalho. As exportações de grãos e alimentos cresceram, com o câmbio favorável, e o tempo seco favoreceu os embarques”, completou. “Além disso a safra foi recorde do Paraná, uma união de fatores que aumenta a nossa responsabilidade em busca de novos recordes”, acrescentou.

 

EXPORTAÇÃO – Cerca de 65% da movimentação dos portos paranaenses, entre janeiro e outubro deste ano foram de produtos de exportação: 38,1 milhões de toneladas de cargas. O volume nesse sentido do comércio exterior é 13% maior que o registrado no mesmo período, em 2019 (28,2 milhões de toneladas). As importações somaram 17,1 milhões de toneladas. Cerca de 4% mais que no ano passado, com 16,4 milhões de toneladas.

 

GRÃOS – Mais de 66% das exportações e importações foram de granéis sólidos. Foram quase 32,5 milhões de toneladas de grãos, movimentadas entre de janeiro e outubro de 2020. No ano anterior, foram 29,6 milhões de toneladas (alta de 10%).

 

Nesse segmento, destaque para o aumento de 78% registrado no volume de açúcar embarcado. Já são 3,67 milhões de toneladas exportadas, ante 2 milhões em 2019. Somente no último mês, foram 566.617 toneladas, mais que o dobro do que o registrado em outubro do ano passado.

 

DESEMPENHO – Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex reforçou que os resultados são frutos de uma administração independente, focada em entregar o melhor desempenho e fazer dos portos do Paraná os mais produtivos do País.

 

“Temos um quadro extremamente técnico que se dedica, diariamente, para manter a excelência nos serviços prestados nos portos de Paranaguá e Antonina. Mesmo com a pandemia, o Paraná não parou e seguiu avançando”, comentou o secretário. “É uma superação de todos, do povo paranaense. Temos sim o porto mais eficiente do País, reflexo da dedicação integral de toda uma equipe”, completou.

 

CAMINHÕES – Em 2020, de janeiro até o dia 27 de novembro, 422.774 caminhões passaram pelo porto de Paranaguá. O número é aproximadamente 12,7% maior que durante todo o ano de 2019, quando foram pouco mais de 375.899 veículos recebidos. Os caminhoneiros, que não pararam durante a pandemia de Covid-19, são responsáveis por 84% da movimentação de produtos que chegam ou saem pelo porto paranaense.

 

PRESENÇAS – Participaram do evento os prefeitos José Paulo Azim (Antonina) e Marcelo Roque (Paranaguá); os prefeitos eleitos Rudão Gimenes (Pontal do Paraná) e Lilian Ramos Narloch (Guaraqueçaba); os deputados estaduais Gilson de Souza e Nelson Justus; o capitão de Mar e Guerra, Rogério Antunes Machado; o delegado da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Faucz; e os diretores do Porto André Pioli (Empresarial), Luiz Teixeira da Silva Júnior (Operações), Marcus Freitas (Jurídico), Luciano Costenaro (Administrativo Financeiro), Rogério Barzelay (Engenharia e Manutenção) e João Paulo Ribeiro Santana (Meio Ambiente).

 

Veja como foi a movimentação mês a mês dos Portos do Paraná em 2020


Janeiro – 3.446.288
Fevereiro – 3.863.794
Março – 5.235.158* (melhor março da história)
Abril - 5.528.124 * (melhor abril da história)
Maio – 5.716.477 ** (melhor maio e melhor resultado mensal da história)
Junho – 4.387.554
Julho – 5.118.798
Agosto – 5.376.451
Setembro – 5.261.752* (melhor setembro da história)
Outubro – 5.048.117* (melhor outubro da história)
Novembro – 4.459.487 - previsão
Total: 53.382.000
Quantidade de navios recebidos:
2020- 2.254
2019 - ano todo - 2.402
Quantidade de caminhões:
Até dia 27/11/2020 – 422.774
2019 (completo) – 375.899

 

Terminais paranaenses se destacam em premiação nacional

 

A empresa Portos do Paraná tem a melhor gestão pública do País. O reconhecimento foi feito pelo governo federal na premiação “Portos + Brasil”, entregue na terça-feira (24), pelo Ministério da Infraestrutura. Vencedora em duas das quatro categorias, a empresa pública paranaense liderou o ranking nacional nas práticas de mercado e em gestão.

 

Paraná alcançou a maior nota no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP): 98,5 pontos. O Estado foi o primeiro e o único a receber autonomia total na administração dos contratos de exploração dos portos organizados. A descentralização foi feita em agosto de 2019 e deu mais eficiência e celeridade aos processos envolvendo os terminais paranaenses.

 

A Portos do Paraná ainda ganhou na categoria Execução dos Investimentos Planejados, com índice de 81,8%. O conceito é importante para mensurar a proporção do orçamento de investimento disponível que foi efetivamente executada pela autoridade portuária.

 

“Esses troféus é o reconhecimento de que o Paraná é o Estado mais eficiente do País. Disputamos com portos importantes do País e ficamos com dois dos quatro principais prêmios. Para nós é motivo de muito orgulho”, ressaltou Ratinho Junior. “Somos a melhor gestão do País. É a comprovação da eficiência, de um trabalho fantástico feito em equipe", acrescentou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

 

INVESTIMENTOS – A empresa pública deve investir R$ 609 milhões em obras de infraestrutura terrestre e marítima nos próximos anos. Somente no programa de dragagem continuada serão R$ 403,3 milhões nos próximos cinco anos. Também estão em andamento o projeto executivo do novo Corredor de Exportação; a reforma do Píer de Inflamáveis (R$ 28,5 milhões); e a derrocagem da Pedra da Palangana (R$ 23,2 milhões), entre outros. (Com AEN)

 

 

 

Programa intensifica aprendizagem para alunos da rede estadual

Até 18 de dezembro, último dia do ano letivo 2020, acontece o programa Se Liga - É tempo de Aprender mais. O foco é a intensificação da aprendizagem dos estudantes da rede estadual. Os alunos que precisam de uma força extra para concluir o ano terão acompanhamento com professores, diretores e pedagogos para se aprofundarem nos conteúdos abordados nas aulas, que acontecem de forma remota desde março.

 

O Se Liga é destinado tanto aos alunos que têm dificuldades em conteúdos específicos quanto àqueles que apenas desejam melhorar as notas e o rendimento. “As escolas têm autonomia para organizar os seus horários de aula, decidir quais disciplinas e conteúdos precisam de aprofundamento e como as atividades vão acontecer. Podem ser aulões, aulas interdisciplinares, reforço no contraturno ou monitoria de alunos”, explica Roni Miranda Vieira, diretor de Educação da secretaria estadual. “Neste momento, são todos pela aprendizagem.”

 

A partir desta segunda-feira (30), a organização das aulas não presenciais tem duas frentes: retomar o que é essencial de conteúdos para o desenvolvimento de habilidades e competências e, também, o aprofundamento de conhecimentos para que os estudantes possam avançar no desenvolvimento escolar como um todo.

 

Serão três momentos. Acompanhamento pedagógico, elaboração e intensificação das estratégias em cada escola e o encaminhamento para o eventual conselho de classe final.

 

Durante o período do programa, professores e escolas terão à disposição exemplos de boas práticas desenvolvidas em outros anos. O material faz parte de uma série de vídeos no Canal do Professor, que pode servir de exemplo para as ações, com base no que fez sucesso em 2019 e 2020. A série possibilita que professores tenham contato com práticas e estratégias desenvolvidas por colegas de várias partes do Estado. Depoimentos de docentes também contam a experiência no programa.

 

As atividades serão planejadas de forma coletiva entre os educadores e podem ser propostas no formato de trabalhos em grupo, atividades orais, seminários, projetos, avaliações escritas, oficinas, entre outras possibilidades. Devem ser consideradas as diferentes formas de acesso dos estudantes às aulas não presenciais (aplicativo Aula Paraná, Google Classroom, TV aberta e atividades impressas).

 

“Ao longo do ano, a gente vai identificando o potencial de cada aluno. Esse programa é uma forma de rever conteúdos e dar uma nova oportunidade, uma nova chance para o aluno recuperar alguma nota, caso, naquele período em que foi avaliado, ele não tenha obtido êxito”, comenta Claudimira Gonçalves, diretora Colégio Estadual Santa Bárbara, em Bituruna, onde o programa foi um sucesso em 2019. (Com AEN)

 

 

 

Passagens de ônibus intermunicipais serão reajustadas nesta terça

As passagens de ônibus do transporte intermunicipal de passageiros serão reajustadas em 2,58% a partir da zero hora do dia 1º de dezembro.

 

A medida abrange as linhas intermunicipais metropolitanas e rodoviárias outorgadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

 

O reajuste anual está previsto no decreto n.º 1.821/2000, que regulamenta os serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

 

O índice do reajuste foi determinado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), por meio da Resolução nº 028/2020, e homologado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, por meio da resolução nº 029/2020, publicada no diário oficial desta segunda-feira (30).

 

Mais informações sobre transporte intermunicipal estão disponíveis no portal do DER/PR. Acesse AQUI.

 

O último reajuste das passagens de ônibus ocorreu em 1º de setembro de 2019.

 

A decisão não afeta as linhas de ônibus outorgadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). (Com AEN). 

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Moradores de Cascavel que morreram na BR 277 são identificados

O casal que morreu em grave acidente na BR 277 em Palmeira foi identificado, na tarde de segunda dia (30).

 

Mara Silvana Michilini e João Ferreira de Souza Filho estavam um Fiesta que se envolveu em batida frontal com uma Van.

 

No carro do casal estava a filha de 24 anos e um adolescente de 17 anos. Eles sofreram ferimentos graves e foram encaminhados à unidade hospitalar em Irati.

 

Conforme levantado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), a Van seguia sentido Curitiba , deslizou na pista molhada, invadiu a contramão e bateu frontalmente com o Fiesta que seguia na 3ᵃ faixa sentido Cascavel.

 

O local trata-se de uma curva acentuada em rodovia com pista simples, com proibição de ultrapassagem e com velocidade máxima para veículos leves, de 100 km/h. Chovia no momento do acidente.

 

A Acesc foi acionada para fazer translado dos corpos da vítima à Cascavel.

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