Governador vistoria início da segunda fase da construção do novo Trevo Cataratas

O governador Carlos Massa Ratinho Junior fez nesta segunda-feira (2) a primeira vistoria técnica às obras de readequação do Trevo Cataratas, em Cascavel, na Região Oeste. A modernização do modal entrou em uma nova fase no domingo (01) com a conclusão de uma via marginal paralela à BR-277, a nova pavimentação da Rua Francisco Ignacio Fernandes e a execução de alças e acessos.

 

Com isso, o tráfego de veículos foi totalmente desviado do trevo, permitindo o início dos serviços no canteiro central. Foram cerca de 4 quilômetros de desvios executados nesta etapa.

 

Considerado um dos principais gargalos rodoviários do País com fluxo estimado em mais de 45 mil veículos por dia, o Trevo Cataratas é a conexão que reúne as rodovias BR-369, no sentido de Maringá; a BR-277, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu; a BR-467, em direção a Toledo; e a Avenida Brasil, principal via de acesso a Cascavel. O fluxo diário é estimado em 45 mil veículos ou 3,3 mil por hora em picos. O investimento na modernização do complexo rodoviário é de R$ 82 milhões.

 

“Há mais de 35 anos que se esperava essa obra no Trevo Cataratas e nunca saiu do discurso. Unimos todos em torno desse projeto para fazer com que realmente acontecesse. E agora estamos vendo as máquinas trabalhando, saindo do papel. Vamos resolver um dos maiores problemas de Cascavel”, destacou Ratinho Junior.

 

Neste momento da construção, o trecho conta com bloqueios físicos nas vias e toda a sinalização necessária quanto aos trajetos disponíveis para seguirem viagem, o que inclui novas interligações entre as rodovias locais e acessos novos que integrarão a futura composição da obra.

 

Com o tráfego de veículos desviado, os primeiros serviços serão a execução dos muros de contenção e as fundações das estruturas de concreto dos dois novos viadutos que vão elevar a BR-277 no sentido Foz do Iguaçu. A área central da obra receberá ao todo 5 quilômetros de novas vias.

 

“São rodovias e avenidas que se encontram, algo bem tumultuado. São mais de 200 operários trabalhando dia e noite para fazer essa obra acontecer. Exigimos que esse desejo tão grande de Cascavel estivesse no acordo de leniência”, afirmou o governador.

 

Com incentivos fiscais e ambiente seguro, Paraná atrai mais de R$ 50 bilhões
Assim que esses serviços estiverem concluídos, tem início a etapa 3, com a execução de todos os serviços no canteiro central do trevo, que incluem a execução de dois viadutos e cinco quilômetros de rodovias. A obra deve ser concluída em outubro de 2022.

 

“O Trevo Cataratas, uma das obras mais complexas do Paraná, está avançando em bom ritmo. Agora, com o início das intervenções na parte central os cascavelenses vão começar a ver a solução para um dos maiores gargalos logísticos do Estado, uma obra que fizemos questão de tirar do papel, que vai acabar com os congestionamentos e acidentes no local”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

 

“É necessário que os condutores prestem muita atenção na sinalização, e sigam com cautela e prudência pelo trecho, garantindo sua segurança e o bom andamento dos serviços”, acrescentou o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti.

 

NOVO TREVO – A obra vai contar com a construção de dois viadutos de 900 metros, passarelas com escadas e rampas, nove quilômetros de vias, 230 novos postes de iluminação e dois quilômetros de redes de bueiros. Ela integra um pacote de projetos que começaram a ser executados com recursos do acordo de leniência, de R$ 400 milhões, firmado pela Ecorodovias com o Ministério Público Federal (MPF).

 

“Há muito se falava do novo Trevo Cataratas e quase nada foi feito neste tempo todo. Agora sim, pelas mãos e força de vontade do governador Ratinho Junior, esse nó será desatado", disse o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

 

Uma condição imposta pelo órgão ambiental estadual à concessionária para aprovar a obra foi a obrigação de que o trevo tenha bacias de contenção subterrâneas. A obra será construída em cima da transposição do Rio Cascavel, afluente do Rio Iguaçu e que abastece 70% da população do município. No caso de um acidente, as bacias de contenções terão suporte técnico para armazenar até 400 mil litros de efluentes derramados na pista, visando a proteção do rio.

 

LENIÊNCIA – A Ecorodovias controla a Ecovia e a Ecocataratas e fará investimentos de R$ 150 milhões até 2021 ao longo da BR-277, principal corredor rodoviário e de exportação do Paraná.

 

O acordo prevê R$ 130 milhões para a execução de obras na BR-277 entre Cascavel e Guarapuava, com a criação de cerca de 13 terceiras faixas que somam 14,1 quilômetros em Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul e Guarapuava, o novo viaduto da entrada de Cascavel, e R$ 20 milhões em intervenções da Ecovia, no trecho entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral.

 

Outros R$ 220 milhões foram abatidos com a redução de tarifas e R$ 30 milhões serão pagos em multas.


PRESENÇAS – Participaram da vistoria o secretário de Estado da Administração e Previdência, Marcel Micheletto; o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; os deputados estaduais Gugu Bueno, Márcio Pacheco, Coronel Lee e Soldado Adriano José; o vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva; e o presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola; além de lideranças políticas e empresariais da região. (Com AEN)

 

 

 

Com incentivos fiscais e ambiente seguro, Paraná atrai mais de R$ 50 bilhões desde 2019

O Paraná vem fortalecendo sua economia com a atração de investimentos privados no setor industrial, trabalho que fomenta cada vez mais a geração de emprego e renda, mesmo com um quadro de pandemia que já dura um ano e meio. Esse trabalho é diário e também leva em conta encontros internacionais, como o Paraná Day no México, em julho, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

Um levantamento da Invest Paraná, agência responsável pela prospecção de novos negócios e atração de empresas, estima que mais de R$ 50 bilhões de investimentos já foram atraídos desde 2019, com geração de mais de 60 mil empregos (diretos e indiretos).

 

"Atrair investimentos é o que nos move porque é o que gira a economia, possibilita a geração de emprego, que é a melhor política social que existe. Estamos investindo em infraestrutura para que o Paraná seja um hub logístico da América do Sul e o mercado tem percebido esse movimento", afirmou o governador Ratinho Junior. "Além disso, temos o melhor ambiente para empresas, com processos desburocratizados, o que já é destaque nacional".

 

Nestes investimentos gerais entram os acordos firmados no âmbito do programa de incentivos fiscais do Estado, vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda, e aqueles que receberam atendimento para entender o Paraná e o perfil dos municípios, conhecer os projetos governamentais em infraestrutura, como a nova concessão rodoviária ou a Nova Ferroeste, e se encaixar em cadeias produtivas já estabelecidas.

 

“O nosso papel é fazer a conexão entre o setor privado e o público. Nossa linha de atuação é para deixar o terreno o mais tranquilo possível”, afirmou o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin. A agência é vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

 

Só no setor industrial, por meio do Programa Paraná Competitivo, o Estado soma R$ 17,1 bilhões em investimentos com concessão de tratamentos tributários diferenciados desde 2019, não sendo todos os anúncios cobertos pela concessão de benefício fiscal.

 

“O Paraná Competitivo tem como objetivo tornar o Estado mais atrativo para novos empreendimentos”, esclarece o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior. As regiões de Ortigueira, Guarapuava, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Castro e Palotina concentram grande parte dos investimentos.

 

Os tratamentos tributários diferenciados mais comuns às fábricas instaladas foram diferimento e suspensão de ICMS nas aquisições de energia elétrica e gás, dilação de prazo para recolhimento de parte do imposto devido, transferência de crédito de ICMS, crédito presumido em operações de “e-commerce” e redução na base de cálculo nas saídas de QAV - Querosene de Aviação.

 

EXEMPLOS – Alguns exemplos de parcerias bem sucedidas desde 2019 foram com a Klabin, com R$ 12,9 bilhões projetados na expansão do Projeto Puma II, em Ortigueira, e de capacidade no segmento de papéis para embalagem; a Maltaria Campos Gerais, de R$ 3 bilhões, que reúne seis cooperativas em torno de um projeto para aproximar o Brasil da autossuficiência na produção de malte; a TatraBras, montadora de caminhões da República Tcheca, com R$ 102 milhões; e a Ambev, com R$ 385 milhões, para ampliar a produção de refrigerantes e da linha de cervejas puro malte.

 

Também entram nesse resultado anúncios recentes como a Dunlop/Sumitomo, de R$ 1 bilhão, para dobrar a capacidade de produção de pneus em Fazenda Rio Grande; a BRF, com aporte de R$ 18 milhões para modernizar uma fábrica de margarinas no Litoral; e a Tirol, com R$ 152 milhões, na primeira planta construída fora de Santa Catarina.

 

Dentro desse contexto o Paraná também começou a formar um "clube dos maiores" e terá, nos próximos anos, a maior fábrica de empanados e salsichas do mundo, em Rolândia; a maior fábrica de queijos do País, em São Jorge D'Oeste; as maiores processadoras de tilápias, em Nova Aurora e Toledo, no Oeste; e o maior frigorífico de suínos da América Latina, em Assis Chateaubriand.

 

 

FAZENDA – O Estado do Paraná também vem adicionando novas modalidades de tratamento tributário diferenciado, buscando dar melhores condições às empresas que se propõem a investir no Estado, como a instituição do crédito presumido voltado para as operações com produtos importados destinados à revenda, que, aliado à posição geográfica do Paraná, tem sido objeto de muita procura por empresas que desejam utilizar a estrutura portuária e logística para suas operações.

 

Foram criadas condições diferenciadas para empresas que se instalem em municípios de baixo IDH. Essas empresas podem, além dos tratamentos ofertados às demais, receber créditos em transferência para abater até 100% dos débitos de ICMS gerados com o novo investimento.

 

“Apesar de um momento de incerteza, gerado pela pandemia, o Paraná tem se tornado um dos estados com maior quantidade de novos investimentos. 2021 vem demonstrando um crescimento na sondagem de empresas interessadas em investir no Estado”, ponderou Garcia Junior.

 

Em tempos de dificuldades para o comércio em função da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado também vem promovendo alterações no programa de incentivos para garantir maior competitividade a empresas paranaenses.

 

Outra modificação diz respeito à prorrogação do prazo para que empresas que atuam exclusivamente no e-commerce possam pleitear o benefício de crédito presumido, o que reduz a carga efetiva do ICMS nas vendas interestaduais efetuadas nesta modalidade. Esse tratamento colocou o Paraná na vanguarda como um dos melhores para empresas do segmento no País.

 

O benefício, que venceria em dezembro de 2020, foi estendido até dezembro de 2022 e também reduziu o valor do investimento exigido para que as empresas possam se enquadrar no programa. Agora, o investimento deve ser de, no mínimo, R$ 360 mil. Anteriormente, como não havia um limite específico, exigia-se o que era determinado no Paraná Competitivo como regra geral, o valor de R$ 3,6 milhões.

 

PARANÁ COMPETITIVO – O Paraná Competitivo é um dos principais atrativos para investimentos do Estado. Ele foi criado para reinserir o Paraná na agenda dos investimentos nacionais e internacionais e contempla uma série de medidas, como a dilação de prazos para recolhimento do ICMS, incentivos para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e de capacitação profissional, com objetivo de tornar o Estado mais atrativo para novos empreendimentos.

 

Os incentivos pleiteados pelas empresas são avaliados de forma técnica pela Invest Paraná e pela Assessoria Econômica da Secretaria da Fazenda, em parecer que leva em conta as prioridades do Estado, como tipo do investimento, setor econômico, número de empregos gerados, impactos econômicos, sociais e de meio ambiente, adensamento da cadeia produtiva e grau de inovação, além de avaliar a condição fiscal e econômica do interessado, bem como sua condição financeira com vista à efetivação do investimento.

 

Após a avaliação técnica a Secretaria da Fazenda decide sobre a concessão ou não dos incentivos, bem como o prazo de vigência, encaminhando, quando necessário, os protocolos de intenções para assinatura do governador do Estado e das empresas interessadas. (Com AEN)

 

 

 

Paraná e governo federal assinam protocolos para reforçar proteção de crianças e adolescentes

O Governo do Paraná oficializou nesta segunda-feira (2) dois protocolos de intenções com o governo federal que buscam fortalecer a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no Estado. Os documentos foram assinados durante uma visita da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a Curitiba e Paranaguá, no Litoral, acompanhada do vice-governador Darci Piana.

 

O primeiro protocolo lança no Paraná o programa Criança Protegida, que promove uma formação continuada para 500 agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD). A iniciativa melhora o atendimento e a proteção da criança e do adolescente que tiveram seus direitos violados. O programa é voltado a servidores, colaboradores, educadores sociais e outros profissionais que integram o sistema.

 

“Este é um dia muito importante para o Paraná, principalmente na questão da preparação das pessoas que possam dar o suporte necessário ao atendimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Esperamos que esse plano seja colocado em prática com a devida urgência e que a gente possa ajudar cada vez mais as crianças do Paraná contra os maus tratos”, afirmou Darci Piana.

 

“Esse programa vem para capacitar os agentes de Estado e os agentes municipais que estão na ponta cuidando e lidando com as crianças. É um passo importante para o ministério junto ao Paraná”, disse a ministra.

 

A expectativa é iniciar os trabalhos dentro de poucas semanas através de um diagnóstico do SGD do Estado. Na sequência, o ministério realiza a formação dos atores do sistema e encaminha um relatório de recomendações baseado na realidade local. Além do Paraná, os únicos estados atendidos pelo programa são Amazonas e Santa Catarina.

 

CENTRO INTEGRADO – A segunda iniciativa formalizada pela comitiva federal garante a criação do primeiro Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências no Paraná. O espaço será um dos primeiros do tipo no Brasil, e vai reunir, em um único local, todos os serviços necessários para atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências.

 

A iniciativa é uma parceria conjunta entre os governos federal, estadual e municipal.

 

O objetivo do centro é tornar o processo mais eficaz e menos traumático para as vítimas. O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, explicou que normalmente uma criança precisa repetir de oito a dez vezes o que aconteceu para que se cumpra o ciclo de responsabilização do agressor.

 

“Cada vez que isso acontece, a criança tem que reviver o que aconteceu, e isso é uma forma de violência institucional”, explicou o secretário. Além da institucional, o Brasil tem três outros tipos de violência contra crianças tipificados pela Lei 13.431/2017: física, psicológica e sexual.

 

“O Centro Integrado coloca todos os serviços de apoio à criança vítima de violência no mesmo espaço. Com isso, ela vai falar apenas uma vez, e as informações vão estar disponíveis de forma integrada em uma espécie de prontuário eletrônico com diferentes níveis de acesso. O juiz, o conselho tutelar, a área da saúde, todos vão ter acesso aos dados da criança”, acrescentou Cunha.

 

O primeiro centro integrado do Estado será instalado em Paranaguá, no Litoral. A comitiva ministerial visitou a cidade durante a manhã para firmar com a prefeitura uma parceria para elaboração de um estudo que vai nortear a ação, criando os fluxos de informação e procedimentos de funcionamento integrado. A expectativa é que o estudo seja entregue em até três meses, e que até o fim do ano o centro possa estar em funcionamento.

 

Através da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), o Governo do Estado vai destinar R$ 1,6 milhão para a criação do centro. Os recursos são do Fundo da Infância e foram aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

 

O secretário da Sejuf, Ney Leprevost, destacou que o Paraná prioriza as crianças em suas políticas públicas, e que tanto as parcerias municipais como as federais resultam em ações positivas e produtivas. “Ninguém quer que uma criança sofra violência, temos que prevenir, combater e até caçar esses criminosos. Mas infelizmente ainda existe essa realidade nefasta no Brasil, e Paranaguá vai ser referência e se tornar um local especializado para proteger essas crianças”, afirmou o secretário.

 

“Esse pontapé inicial para criar um centro pioneiro para o Brasil saindo da cidade-mãe de todos os paranaenses é motivo de orgulho. No máximo até o fim do ano queremos inaugurar esse centro que vai comportar, no mesmo espaço, secretarias de saúde, de educação, de assistência social, conselho tutelar e poder judiciário, justamente para proteção das nossas crianças de Paranaguá”, disse o prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque.

 

VEÍCULOS – Além dos protocolos de intenção, o MMFDH também anunciou a entrega de 30 veículos a conselhos tutelares. O investimento nos veículos foi de R$ 2,2 milhões, viabilizados por emendas parlamentares. O Paraná possui, no total, 395 conselhos tutelares.

 

“Estamos equipando os conselhos tutelares e dando a eles capacidade, condições de atender melhor e mais rápido as crianças vítimas de violência”, lembrou Damares Alves.

 

Os municípios contemplados pelos veículos serão Ampére, Andirá, Califórnia, Campo Bonito, Carambeí, Cerro Azul, Chopinzinho, Contenda, Fênix, Francisco Beltrão, Ibema, Iretama, Jardim Alegre, Lobato, Mandaguari, Maringá, Matelândia, Mauá da Serra, Medianeira, Nova Santa Bárbara, Ouro Verde do Oeste, Pinhão, Presidente Castelo Branco, Rio Branco do Sul, Salto do Lontra, Santa Amélia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Jorge D’Oeste e São Miguel do Iguaçu.

 

MULHERES – A agenda também incluiu uma visita da comitiva ministerial à Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Curitiba. Parte do programa federal Mulher Segura e Protegida, o espaço concentra os diversos serviços públicos destinados às mulheres em situação de violência - como atendimentos especializados de saúde, de justiça, socioassistencial e de promoção da autonomia financeira.

 

A casa já realizou mais de 9,5 mil atendimentos somente em 2021. Em 2020, foram 24,3 mil. Segundo o MMFDH, o governo federal já empenhou mais de R$ 4,1 milhões do orçamento para políticas para mulheres no Paraná desde 2019.

 

PRESENÇAS – Participaram do evento a primeira-dama do Paraná e presidente do Conselho Estadual de Ação Solidária, Luciana Saito Massa; o secretário estadual de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares; o secretário estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; o superintendente geral de Diálogo e Interação Social, Mauro Rockenbach; a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto; a diretora do Departamento de Enfrentamento de Violações aos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Leolina Couto; a diretora do Departamento de Promoção e Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciana Danta da Costa Oliveira; os deputados federais Aline Sleutjes e Vermelho; os deputados estaduais Cobra Repórter, Gilson de Souza, Delegado Fernando Francischini e Ricardo Arruda; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; as vereadoras de Curitiba Tânia Guerreiro e Flávia Francischini; e representantes de entidades vinculadas ao Conselho Tutelar de outros órgãos. (Com AEN)

 

 

 

Em Cascavel, governador lança pedra fundamental da duplicação de trecho da BR-277

Um dos trechos mais movimentados da BR-277, em Cascavel, na Região Oeste, começou oficialmente a ser requalificado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta segunda-feira (2) do lançamento da pedra fundamental das obras de duplicação da rodovia.

 

O projeto consiste na ampliação de 5,81 quilômetros da via, do km 574,4 ao km 580,2, entre o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Ferroeste. A intervenção integra o convênio entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional e foi contratada pelo valor de R$ 48.009.661,88.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) será o responsável pela obra, cujo prazo de conclusão é de 14 meses, em setembro de 2022.

 

“Esse trecho sempre foi complicado, com problemas de acidentes e falta de segurança. Há muito tempo que Cascavel e a Região Oeste precisavam dessa duplicação. Um investimento do Governo do Paraná em parceria com a Itaipu Binacional que vai mudar a vida de muita gente", afirmou Ratinho Junior.

 

A intervenção na BR-277 começou em frente à Ferroeste com serviços preliminares, ensaios de caracterização dos materiais, limpeza da camada vegetal, instalação do canteiro de obras, levantamento topográfico e serviços de terraplenagem.

 

“Ações pensadas pelo Governo do Estado, fruto de um planejamento que busca transformar o Paraná no hub logístico da América do Sul. Estamos transformando a infraestrutura não só da Região Oeste como de todo o Estado. Seremos, cada vez mais, o Estado mais moderno, inovador e sustentável do País”, disse Ratinho Junior.

 

“É um dia histórico e de muita emoção para todos os moradores de Cascavel. A cidade só pode agradecer e destacar as ações do Governo do Estado. São mais de R$ 200 milhões de investimentos na cidade”, acrescentou o prefeito do município, Leonaldo Paranhos.

 

Além da duplicação da rodovia, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também será pavimentada a via marginal esquerda do km 581,7 ao km 583,3, em uma extensão de 1,56 quilômetro, executado um viaduto no km 575,1, no acesso para a Ferroeste, e outro viaduto no km 580, onde será implantada uma variante da PR-180.

 

Ações que, ressaltou, terão impacto direto na mobilidade urbana em Cascavel. “A determinação do governador Ratinho Junior é para que se avance na infraestrutura. E, para nós, vir aqui e lançar a pedra fundamental da obra com as máquinas já trabalhando é algo grandioso. Sai do discurso para a prática”, ressaltou Sandro Alex.

 

Ele lembrou que a duplicação da BR-277 acompanha a obra de readequação do Trevo Cataratas, também em Cascavel. O local é um ponto de interseção em nível que reúne as rodovias BR-369, ligação com Maringá; a BR-277, sentido Guarapuava e sentido Foz do Iguaçu; a BR-467, em direção a Toledo; e a Avenida Brasil, principal via de acesso a Cascavel. Cerca de 45 mil veículos circulam pelo trevo diariamente.

 

Propostas para ampliar rodovia entre Iguaraçu e São Paulo já estão em análise
“Vai resolver o maior gargalo logístico do Paraná, que conseguimos priorizar dentro do acordo de leniência entre a concessionária que administra o trecho e o Ministério Público Federal”, destacou o secretário.

 

SHOW RURAL – Diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli destacou que a obra terá impacto direto também na realização de um dos maiores eventos do setor do agronegócio: o Show Rural Coopavel. Em sua última edição a feira atraiu mais de 300 mil pessoas para Cascavel.

 

“É uma luta nossa desde 2000 por essa duplicação, quando o evento atraía cerca de 95 mil pessoas. Hoje o Paraná e a Região Oeste são as vitrines do agronegócio do País e com essa obra teremos um ótimo cartão de visitas", disse.

 

“Todo mundo conhece a importância e a grandiosidade internacional do Show Rural, uma feira aqui de Cascavel que movimenta a região. É inconcebível que as pessoas tivessem tanta dificuldade de acesso ao evento justamente pela falta dessa duplicação”, afirmou Ratinho Junior.

 

MODAIS – O alargamento do trecho reforça a interligação entre os modais rodoviário e ferroviário, já que a duplicação da rodovia será até a entrada da Ferroeste, com impacto significativo no escoamento da safra, finalizando um corredor que começa no Mato Grosso do Sul e passa cidades paranaenses como Marechal Cândido Rondon e Toledo, além de Cascavel.

 

Ferroeste que também será ampliada e modernizada. O projeto, estimado em mais de R$ 20 bilhões, vai unir por trilhos Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá, com estimativa de ser encaminhado para a Bolsa de Valores para concessão no começo do próximo ano.

 

“Planejamento para tirar do papel obras impactantes que vão mudar a história do Paraná. A Nova Ferroeste é mais uma delas", disse Sandro Alex.

 

Fase de obras da revitalização em concreto da PRC-280 deve iniciar em agosto
CONVÊNIO – Os recursos para a obra integram o convênio entre a Itaipu Binacional e o Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, sendo o DER/PR a unidade executora.

 

Convênios semelhantes estão garantindo mais obras para a região, como a implantação da nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, a duplicação da Rodovia das Cataratas e a implantação de estrada municipal entre Ramilândia e Santa Helena.

 

“A Itaipu Binacional vai além da produção de energia, que é o nosso principal produtos. A usina tem um papel importante no desenvolvimento e na integração nacional. Poder apoiar uma obra como essa que vai melhorar a logística, a fluidez e a segurança desse ponto importante da Região Oeste do Paraná nos enche de orgulho”, afirmou o diretor técnico executivo da Itaipu, Celso Torino.

 


PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário de Estado da Administração e Previdência, Marcel Micheletto; o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; os deputados estaduais Gugu Bueno, Márcio Pacheco, Coronel Lee e Soldado Adriano José; o vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva; e o presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola; além de lideranças políticas e empresariais da região. (Com AEN)

 

 

 

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