Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Geração Olímpica e Paralímpica. Serão 1.160 bolsas para atletas e técnicos. As inscrições ficam abertas até o dia 25 de abril, às 23h59 (horário de Brasília), e são centralizadas neste link.
Segundo o diretor de Esportes da Superintendência Geral do Esporte, Cristiano Barros Homem d'El Rei, o programa é um agente motivador para técnicos e atletas e contribui para o desenvolvimento de futuros talentos esportivos.
“Estamos abrindo as inscrições para o Geração Olímpica e Paralímpica. É um momento muito importante para o esporte do Paraná, no qual teremos 1.160 bolsas à disposição da comunidade esportiva e por meritocracia estaremos distribuindo elas nas oito categorias para os melhores atletas e técnicos do Paraná”, comenta.
Em 2021 o Geração Olímpica e Paralímpica celebrou sua 10ª edição, sendo o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do País - conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. O programa investe anualmente mais de R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel, em cerca de mil bolsas para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional.
Confira abaixo a quantidade de bolsas ofertadas para cada categoria e o valor de delas:
325 bolsas Formador Escolar: valor mensal de R$ 200,00
45 bolsas Técnico Formador Escolar: valor mensal de R$ 350,00
400 bolsas Estadual Olímpico e Paralímpico (EAD): valor mensal de R$ 500,00
70 bolsas Técnico (EAD): valor mensal de R$ 850,00
270 bolsas Nacional: valor mensal de R$ 1.000,00
30 bolsas Internacional: valor mensal de R$ 1.500,00
Até 20 bolsas Medalhista: valor mensal de R$ 3.000,00
INSCRIÇÕES – É importante que os interessados em se inscrever no programa Geração Olímpica e Paralímpica leiam com atenção o regulamento, e se atentem a algumas informações. O processo é aberto a todos os interessados e só será permitida a inscrição em uma categoria. Não será permitida a troca de categoria após a inscrição ser realizada e, em casos de inscrições duplicadas, ambas serão desconsideradas.
Independente do nome já constar como pré-aprovado no regulamento, a inscrição segue obrigatória. Procedimentos e prazos não cumpridos acarretarão na eliminação do pretendente no processo.
FAQ – A Superintendência Geral do Esporte também selecionou algumas perguntas e respostas para ajudar os candidatos. Se mesmo após a leitura do regulamento e do FAQ ainda persistirem dúvidas, é preciso enviar o questionamento para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – o prazo para respostas é de até 72h.
Por - AEN
O volume de cargas que passou pelos portos paranaenses nos primeiros três meses de 2022 foi 9,4% maior comparado com mesmo período de 2021.
De janeiro a março, foram movimentadas 14.079.177 toneladas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. No ano passado foram 12.869.762 toneladas.
“As altas no trimestre mostram a força do agronegócio no Brasil. Os alimentos puxaram os números, com destaque para os granéis de exportação, como soja, farelos e milho, além da importação de fertilizantes, usado nas lavouras”, avalia Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, empresa pública que administra os terminais marítimos do Estado.
Considerando os dois sentidos do comércio, o segmento de granéis sólidos acumula 17% de alta. De janeiro a março, foram 8.915.471 toneladas movimentadas. Nos mesmos meses de 2021, foram 7.643.257 toneladas.
A carga geral movimentou 3.269.434 toneladas, contra 3.286.879 toneladas em 2021 – o que representou queda de 1%. Em granéis líquidos foram movimentadas 1.894.272 toneladas, com baixa de 2% em relação às 1.939.625 toneladas do ano passado.
O impacto da crise no Leste Europeu ainda não apareceu nos números. Os fertilizantes, que têm como principal origem a Rússia, foram comprados ainda em 2021. “Além do tempo de chegada do navio até Paranaguá, que inclui a parada em diferentes portos, tem todo o período de comercialização. Da negociação da carga até o desembarque do produto são pelo menos sete meses”, explica Garcia.
A alta na importação dos adubos chegou a 28% na comparação entre janeiro a março de 2021 e o mesmo período de 2022. Foram 2.391.195 neste ano toneladas ante 3.068.596 do ano anterior.
GRANÉIS – Nas exportações, destaque para as altas registradas nos embarques de soja (18%), farelos (38%) e trigo (135%). Respectivamente, os volumes dos produtos movimentados neste ano foram 3.303.523 toneladas, 1.342.739 toneladas e 32.895 toneladas.
Em 2021, nos mesmos três primeiros meses, foram movimentadas 2.809.033 toneladas de soja; 970.140 toneladas de farelos e 14 mil toneladas de trigo. No caso do trigo, as demandas internas pressionaram também as importações, que cresceram 26%. Ao todo, 80.468 toneladas chegaram de outros países via Paranaguá.
CONTÊINERES – Em número de contêineres de 20 pés (TEUs), de janeiro a março deste ano foram 269.037, 3% a mais que as 260.135 TEUs registradas no ano passado.
Quanto às exportações em contêineres a alta foi ainda maior: 4%. No primeiro trimestre, foram 152.798 TEUs carregados e no ano passado, 146.746 TEUs. No sentido importação foram 116.962 TEUs neste ano, contra 113.398 TEUs, em 2021 – alta de 3%.
Confira a movimentação completa de março e do trimestre .
Por - AEN
A base cartográfica das áreas urbanas de 218 municípios será atualizada e disponibilizada gratuitamente às prefeituras até o fim deste ano.
Isso significa a identificação completa das ruas; pavimentos já implantados; edificações públicas como creches, escolas e postos de saúde, redes de distribuição de energia e número de lâmpadas em ruas e avenidas, entre outros. Também será atualizado o Cadastro Técnico Imobiliário, com a identificação de lotes e edificações privadas, o que permite atualizações na arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A base cartográfica urbana subsidia, ainda, análises de projetos e o planejamento urbano em áreas como a habitação, defesa civil, meio ambiente, sistema viário, infraestrutura, elaboração e atualização de Planos Diretores e uso do solo, garantindo melhoria ao município.
O produto final resulta de séries de fotografias aéreas, agrupadas e com as correções necessárias em consequência das deformações do relevo. A alta qualidade das imagens finais é um dos destaques do processo e permite identificar detalhes do espaço urbano como os meios-fios das ruas. Sobre essas imagens, são aplicadas vetorizações que identificam, por exemplo, localizações e especificações dos equipamentos urbanos, áreas de vegetação, o traçado de rios, as dimensões e limites de edificações e propriedades.
De acordo com a coordenadora de Projetos do Paranacidade, Virginia Thereza Nalini, as prefeituras são avisadas, uma a uma, assim que os trabalhos são completados e passam a ter acesso ao conjunto de imagens via Portal dos Municípios, aplicativo para a troca de informações técnicas entre as prefeituras e o Paranacidade. “Para tanto, basta que a administração municipal responda a e-mail enviado pelo Paranacidade e se comprometa a informar as alterações da estrutura urbana local à medida em que acontecerem”, afirma.
O analista de Desenvolvimento Municipal, Cristiano José Zaclikevicz, lembra que é importante reforçar que para as prefeituras não há custo nenhum, basta responder ao e-mail e enviar o Termo de Compromisso. “Em seguida, liberamos o acesso ao técnico municipal responsável pelo Plano Diretor ou outro indicado”, afirmou.
O trabalho, contratado pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), está em execução pelos Consórcios Smart Cities e Paranatech, com o investimento de R$ 27 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É uma das ações do Programa Paraná Urbano III.
Por - AEN
O Governo do Paraná, por meio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), vai terceirizar os serviços de implantação, operação, manutenção e gestão dos pátios veiculares integrados do Estado.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou o lançamento, nesta semana, do edital da concessão dos primeiros 44 pátios, divididos em dois lotes e localizados em diferentes regiões do Estado. Eles acumulam cerca de 34 mil veículos/ano.
Na última quarta-feira (6), foi publicado no Diário Oficial do Estado o Decreto n° 10.725, regulamentando a Lei nº 18.666/15, que trata da autorização para a delegação, sob regime de concessão, dos serviços de remoção e guarda de veículos apreendidos pelo Detran-PR e pela Polícia Militar do Paraná. Na sexta-feira (8) foi publicado o Ato de Justificativa da Concessão, já ratificado pelo governador. O edital da licitação, cuja publicação ocorrerá nos próximos dias, contempla a próxima etapa desse processo e ficará aberto por 60 dias.
A concessão será formalizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) entre o final do primeiro semestre e o início do segundo semestre. O contrato terá 20 anos de duração e será declarada vencedora a participante que oferecer a menor tarifa para a guarda e remoção dos veículos, podendo arrematar um dos dois lotes ou os dois.
Atualmente, os serviços de remoção, guarda, vistoria e liberação dos veículos removidos ou apreendidos são prestados pelo Detran-PR e pela PM. Esta situação exige muita mão de obra, já que a operação e manutenção desses locais demanda um número mínimo de funcionários (segurança, atendimento, limpeza), além das despesas com os custos fixos para a manutenção desses pátios.
A previsão é que o Estado economize R$ 7,6 milhões por ano com a terceirização do serviço, além de liberar os funcionários públicos e mais policiais militares que atuam nesses locais para outros serviços. “A concessão vai trazer um ganho de eficiência aos serviços do Detran, além de colocar na rua, para proteger as famílias paranaenses, cerca 500 policiais que hoje estão cuidando dos pátios veiculares”, afirmou Ratinho Junior.
“Há também a questão de saúde pública, porque esses pátios, como estão hoje, são criadouros de mosquito da dengue”, salientou. “Com a terceirização, teremos um ambiente muito mais sadio, com gestão mais moderna e economia aos cofres públicos”.
ESPAÇOS – Junto aos custos de mão de obra e manutenção, o grande número de serviços terceirizados e a localização dos pátios atuais, muitas vezes em áreas urbanas, também dificultam a logística, o tempo de remoção e a guarda dos veículos. Alguns pátios estão localizados em terrenos alugados em áreas nobres, com valores altos de aluguel.
“Todos esses fatores configuram altos custos e despesas para manter, operar e gerir os pátios atuais pela Administração Pública Estadual”, ressaltou o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita. “Em decorrência disso, muitos pátios apresentam problemas de conservação, manutenção, precariedade na execução dos serviços e atendimento ao público, sem infraestrutura mínima de proteção ambiental dos terrenos”.
Mesquita salientou que com a terceirização dos pátios veiculares, o órgão poderá focar seus esforços em outros serviços. "Essa não é uma atividade-fim do Detran e da PM. Nossa missão é cuidar da educação, dos pedestres e dos condutores", disse.
Outro obstáculo enfrentado na prestação dos serviços nos pátios atuais é a falta de espaço, uma vez que há dificuldades de investimento pelo Poder Público na aquisição de novas áreas. Isso implica na má conservação dos veículos apreendidos ou removidos, pois a falta de espaço para a guarda acaba deteriorando o veículo.
A má conservação também resulta em perda de arrecadação em leilões, devido à depreciação do valor do veículo ou, em outros casos, ações judiciais indenizatórias dos proprietários dos veículos contra o Estado do Paraná.
Além de atender essas questões, a delegação dos pátios veiculares vai melhorar a gestão e qualidade dos serviços e resolver entraves administrativos, ambientais e orçamentários. Os espaços usados hoje para a guarda dos veículos passarão por readequações, podendo servir a outras atividades. Também será ampliado o controle de zoonoses, já que muitos desses locais servem como criadouros de mosquitos, insetos e outros animais.
ESTUDO – O estudo, projeto e consolidação deste modelo de concessão foi realizado pelo Detran-PR, em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e com a Superintendência Geral de Parcerias (SGPAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O projeto de concessão dos pátios veiculares foi aprovado pelo Conselho de Parcerias (CPAR) e pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).
Todo o processo também foi precedido de uma consulta pública, audiências públicas e road shows com a apresentação dos termos do edital, como contrato, objetivo e condições do processo de terceirização.
“Essa parceria foi importante para que esse projeto se concretizasse. Além de gerar economia ao Estado, a concessão promoverá o acondicionamento de forma correta dos veículos apreendidos e o funcionamento eficaz do sistema de apreensão, guarda, remoções e leilões de veículos”, destacou o superintendente-geral de Parcerias, Ágide Eduardo Meneguette.
LICITAÇÃO – A licitação ocorrerá em três etapas: abertura e julgamento das propostas, abertura e julgamento dos planos de negócios, e abertura e julgamento dos documentos e da qualificação.
Ela será realizada em dois lotes, sendo:
LOTE 1 – Cobertura dos municípios localizados nas mesorregiões Metropolitana e Centro Oriental, e em parte das mesorregiões Sudeste e Norte Pioneiro. São 16 pátios.
LOTE 2 – Cobertura dos municípios localizados nas mesorregiões Centro-Sul, Centro-Ocidental, Noroeste, Norte Central, Oeste, Sudoeste e em parte das mesorregiões Sudeste e Norte Pioneiro. São 28 pátios.
Os valores de referência do edital, baseados nos estudos realizados, são R$ 190,15 (remoção), R$ 31,64 (diária) e R$ 75 (preparação para leilão) de veículos leves tipo A – motocicletas/triciclos/quadriciclos; R$ 237,69 (remoção), R$ 39,55 (diária) e R$ 75 (preparação para leilão) de veículos leves tipo B – automóveis/utilitários/caminhonetes; e R$ 365,53 (remoção), R$ 59,33 (diária) e R$ 75 (preparação para leilão) de veículos pesados – ônibus/caminhões/tratores.
Por - AEN
Uma minicidade onde as crianças aprendem na prática como funciona o dia a dia no trânsito para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.
Este é o Detranzinho, espaço inaugurado nesta segunda-feira (11), em Curitiba, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para oferecer ao público infantil atividades de educação para o trânsito. Iniciando pela Capital, o projeto será replicado em outras cidades.
“De forma prática e lúdica, as crianças entendem como funciona o dia a dia de uma cidade e todas as questões de trânsito. É um processo educacional para criar, desde a infância, uma cultura de paz no trânsito”, afirmou Ratinho Junior. “O Brasil, infelizmente, é um dos países onde mais morrem pessoas em acidentes de trânsito, por isso queremos criar uma consciência coletiva desde cedo, para que as crianças se tornem, quando adultas, motoristas responsáveis”.
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) investiu R$ 886 mil na estrutura, que ocupa uma área de 5 mil metros quadrados, no terreno que abrigava o pátio de veículos do órgão. O local simula, em uma escala menor, as áreas de trânsito de uma cidade, com vias, calçadas e sinalização.
A minicidade tem as quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, com vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória. O espaço tem também guarita e estacionamento interno para ônibus, com acesso prioritário e acessível.
No local há, ainda, bicicletas e mini veículos elétricos, doados pela Renault, que podem ser abastecidos em pequenos eletropostos, instalados no local pela Copel. Eles serão utilizados pelas crianças como parte das atividades de aprendizagem.
“Essa minicidade é um avanço às ações educativas do Detran, não tínhamos um espaço adequado para isso antes. Em um primeiro momento, as crianças recebem instruções teóricas e um material didático com orientações sobre sinalização e itens de segurança e depois aplicam o conhecimento na prática, conduzindo os carrinhos elétricos”, explicou o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita. “É uma forma de aplicar a segurança no trânsito desde cedo. As crianças aprendem aqui e passam a fiscalizar os pais no dia a dia”.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO – As atividades de educação de trânsito serão oferecidas a estudantes do ensino fundamental de Curitiba e Região Metropolitana e a grupos de crianças, conforme agendamento. As formações são oferecidas em parceria do Detran-PR com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Paraná, e duram cerca de uma hora.
O comandante do BPTran, tenente-coronel Fernando Klemps, explicou que o batalhão vai usar da ludicidade para orientar as crianças sobre sinalização, limites de velocidade e a responsabilidade de cada pessoa nas vias. “Ensinando os nossos futuros condutores, teremos um trânsito melhor e mais seguro no futuro”, disse.
“Queremos mudar uma cultura, começando pelas crianças, que são os principais fiscais de seus pais no trânsito”, afirmou o diretor de Gestão de Pessoas do Detran-PR, Luiz Fernando Lima. “Com elas recebendo desde cedo toda a orientação, sabendo o que é fiscalização e a segurança no trânsito, teremos uma nova geração mais responsável, derrubando as estatísticas de acidentes no futuro”.
As formações no Detranzinho devem começar em duas semanas, iniciando com as escolas que já são parceiras do Detran-PR nas ações de educação para o trânsito, sendo aberta para as demais na sequência. A minicidade fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, número 3.057, no bairro Tarumã, em Curitiba.
OUTROS MUNICÍPIOS – Além de Curitiba, existem mais dois projetos no mesmo padrão, para áreas de 800 metros quadrados e 1.300 metros quadrados, que foram desenvolvidos para serem implantados em outras cidades do Estado.
Outros 14 municípios já demonstraram interesse no projeto: em Toledo, Medianeira, Nova Aurora e Umuarama o Detranzinho deve ser construído nas áreas das Ciretrans desses municípios. Em Campo Mourão, Goioerê, Itaipulândia, Wenceslau Braz, Guaratuba, Carlópolis, Guarapuava, Assis Chateaubriand, Cianorte e Quedas do Iguaçu estão sendo estudados e analisados terrenos para viabilizar a construção.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira; os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti; da Saúde, César Neves; do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Augustinho Zucchi; e da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; os comandantes da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira; e do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, coronel Péricles de Matos; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Antonio Paim de Abreu Junior; os deputados federais Luiz Goulart e Christiane Yared; e o deputado estadual Marcel Micheletto.
Por - AEN
O Vestibular 2022 da Unioeste já tem data para acontecer: 10 de julho de 2022. E a prova já chega com novidades. Além de Cascavel, o processo será realizado em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Maringá, Curitiba, Guarapuava e, pela primeira vez, uma cidade localizada em outro estado, Campo Grande (MS).
Com a data confirmada é preciso ficar de olho no prazo das inscrições. Desta segunda-feira (11) até 02 de junho todos os candidatos a ocuparem uma das 1.230 vagas divididas em 64 cursos e distribuídas em cinco unidades (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) podem acessar www.unioeste.br/vestibular e garantir o primeiro passo dessa nova fase.
No Vestibular 2022, a taxa de inscrição antecipada é de R$ 175,00 (até 06 de maio) e integral de R$ 196,00. É o mesmo valor cobrado para pagamentos com cartão de crédito.
Para quem vai tentar a isenção da taxa, o processo será parecido com o da última edição. Ela poderá ser solicitada durante todo o período de inscrição utilizando o mesmo critério: o candidato deve estar regularmente inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, conforme legislação em vigor.
Outro assunto importante para o candidato é com relação ao conteúdo programático e as obras literárias a serem estudadas. Neste Vestibular, a comissão responsável pelo concurso optou por manter o conteúdo de 2021, considerando o calendário escolar do ensino médio.
MAIS INFORMAÇÕES – A partir desta segunda todas as informações necessárias estarão disponíveis no site www.unioeste.br/vestibular, desde conteúdos programáticos e obras literárias, até detalhes dos cursos e em qual campus ele é disponibilizado. As redes sociais da Unioeste também serão instrumentos de informações. Vale ficar de olho no Instagram (@unioestepr) e no Facebook (unioesteoficial).
Por - AEN








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