A concessão de subsídios do programa Casa Fácil Paraná já ajudou milhares de famílias a conquistarem uma moradia própria em todas as regiões do Estado.
O benefício, de R$ 20 mil por família, é repassado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) como parte do pagamento da entrada em financiamentos imobiliários da Caixa Econômica e o acesso a ele pode ser feito online, a partir de um cadastro no site da empresa estadual.
Para ter acesso ao recurso do Estado, é preciso ter renda mensal máxima de até quatro salários mínimos nacionais – o equivalente a R$ 6.072 em 2025. Outros critérios incluem não possuir casa própria e não ter participado de outros projetos habitacionais do poder público anteriormente.
A liberação do dinheiro depende de uma análise técnica da Cohapar a partir da ficha cadastral. Na sequência, também será necessária a aprovação do financiamento pela Caixa Econômica no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida. Entre outros critérios, o banco avalia a existência de eventuais restrições de créditos ou outros financiamentos ativos para considerar a capacidade de pagamento das prestações.
COMO PARTICIPAR – O primeiro passo para ter acesso ao dinheiro é efetuar o cadastro familiar no site cohapar.pr.gov.br/cadastro. Além de informações documentais, dados sobre renda, situação de moradia e composição familiar, os interessados devem informar o município onde pretendem adquirir o imóvel, pois os cadastros são segmentados por cidade.
Os interessados deverão obrigatoriamente concordar com as disposições legais definidas pela Cohapar. As normas estabelecem como os dados informados pelos inscritos serão utilizados pela empresa, como funcionam os processos de convocação e classificação das famílias e quais as responsabilidades de quem faz o preenchimento das informações.
O cadastro é válido por dois anos e os dados devem ser mantidos sempre atualizados. Isso porque informações contidas na ficha de inscrição são utilizadas como critério para análise e aprovação das famílias em cada projeto. O telefone e e-mail também precisam estar corretos e ativos, já que a continuidade dos processos é comunicada por meio destes contatos.
Após a conclusão do cadastro, o Comprovante de Cadastro de Interessado (CCI) será emitido automaticamente para ser impresso ou salvo no aparelho eletrônico usado para a inscrição, com o envio de uma cópia via e-mail. Com este documento em mãos, é possível entrar em contato com a construtora responsável pelo empreendimento para dar continuidade à negociação já considerando o desconto nas simulações de financiamento.
Se a proposta for aprovada pela construtora e a família tiver o cadastro aprovado pela Cohapar e a Caixa Econômica, os R$ 20 mil são transferidos diretamente para o banco e usados no abatimento total ou parcial do valor de entrada estipulado em contrato. A medida também contribuiu com a redução do valor das prestações mensais.
No site da Cohapar, também é possível consultar todos os empreendimentos disponíveis em cada município paranaenses que contam com os benefícios do Casa Fácil Paraná. Além do subsídio para pagamento do valor de entrada, as parcerias podem incluir convênios com a Sanepar e a Copel para instalação das ligações de energia elétrica, água e esgoto das residências.
Em caso de dúvidas, dificuldades ou mais informações sobre os projetos, cadastro ou processo de análise, é possível entrar em contato com o atendimento da Cohapar via WhatsApp ou buscar o posto de atendimento presencial da Companhia mais próximo.
IMPULSO ECONÔMICO – O programa Casa Fácil Paraná foi altamente eficaz em destravar os financiamentos habitacionais no Estado. Isso porque as regras do programa estabelecem que ao menos 20% do valor total do imóvel seja quitado como entrada pelos compradores nas faixas 2 e 3 do Minha Casa Minha Vida.
Até o momento, 758 empreendimentos residenciais já receberam as contrapartidas do programa, o que permitiu a injeção de R$ 17,7 bilhões em investimentos públicos e privados no setor da construção civil, gerando milhares de empregos com carteira assinada. Dos 80,5 mil imóveis entregues ou em construção no âmbito do programa, 62 mil contaram com os subsídios para o valor de entrada, totalizando R$ 820 milhões em repasses diretos do Governo do Estado.
Quando são considerados todos os programas habitacionais, já passam de 100 mil as famílias paranaenses atendidas desde 2019.
Por - AEN
Os donos de veículos com finais de placa 5 e 6 têm até esta segunda-feira (24) para fazer o pagamento da terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025.
Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem fazer o pagamento da segunda cota do imposto ao longo desta semana, sem a incidência de juros. É crucial ficar atento às datas de vencimento, que variam de acordo com o final da placa do veículo.
Em caso de atraso, a multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.
O calendário de pagamento da terceira parcela do imposto se iniciou no último dia 20 de março para veículos com final de placa 1 e 2, contemplando os mais de 2,8 milhões de proprietários que optaram pelo parcelamento do IPVA 2025.
OPÇÕES DE PAGAMENTO – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais. Como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.
Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.
Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.
A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.
Por - AEN
A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade passa, inevitavelmente, pela educação.
Mais do que garantir o acesso à escola, é preciso assegurar um ensino de qualidade, com metodologias adequadas, recursos acessíveis e, principalmente, profissionais preparados para acolher e respeitar a diversidade. Com esse compromisso, o primeiro curso de graduação em Educação Especial Inclusiva do Paraná ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, junto com o PARFOR Equidade - ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação -, vem formando educadores para atuar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Criado para atender à crescente demanda por profissionais especializados, o curso de licenciatura tem como foco a formação de professores capazes de atuar na educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
A matriz curricular é estruturada para oferecer uma base sólida sobre os fundamentos da educação especial e inclusiva, combinando teoria e prática. Os estudantes são preparados para identificar as necessidades dos alunos, planejar intervenções pedagógicas e utilizar recursos de acessibilidade que tornem o aprendizado mais eficaz e significativo.
O curso não se restringe apenas ao ambiente escolar. A formação também capacita profissionais para atuar em instituições especializadas, centros de atendimento, projetos sociais e em políticas públicas voltadas à inclusão. Dessa forma, os egressos podem contribuir para a transformação da realidade educacional e social das pessoas com deficiência.
Sérgio Leandro Vieira é estudante do curso e ficou sabendo da oportunidade através de sua técnica de paratletismo. “Sou uma pessoa com deficiência física e participo da equipe de paratletismo de Toledo e o interesse surgiu justamente para unir as duas coisas, o esporte e o trabalho com pessoas com deficiência. O curso carrega um aprendizado que requer muita atenção, mas é muito gratificante ver as conquistas, espero que através de nossa formação possamos mudar a educação e trazer novas conquistas para a área”, diz.
Para a coordenadora da graduação em Educação Especial Inclusiva da Unioeste, Tânia Martins, o curso tem uma importância enorme para a sociedade. “A demanda hoje de alunos tanto na educação infantil, fundamental, ensino médio e universitário com deficiência é muito grande, por isso o curso da Unioeste vem atender essa demanda gigante na sociedade, de como trabalhar com esses alunos nesse processo de educação especial inclusiva”, afirma.
Segundo a professora Michelle Silvestre Cabral, a inclusão de pessoas com necessidades especiais é um desafio urgente em nosso mundo e demanda formação de profissionais capacitados, sensibilização da sociedade e concretização de políticas públicas para a acessibilidade.
“A Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva da Unioeste foi criada na intenção de corresponder ao papel que a universidade tem na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Este curso não apenas forma profissionais capacitados para atuar com alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, mas também promove a reflexão e a prática sobre os processos inclusivos, visando uma educação que valoriza as diferenças, buscando garantir o direito de todos à aprendizagem”, diz.
“Considerando que a Educação Especial e Inclusiva vai além da adaptação de conteúdos, a graduação em Educação Especial e Inclusiva tem como objetivo preparar os acadêmicos de modo integral, oferecendo ferramentas aos futuros professores que lhes possibilitem desenvolver um olhar transformador para o ambiente escolar, contribuindo para a quebra de barreiras e fomentando a discussão sobre os bloqueios pedagógicas e arquitetônicas que ainda impedem a plena participação de muitos estudantes na vida escolar e social”, complementa Michelle.
CURRÍCULO – A grade curricular do curso inclui disciplinas essenciais, como formação de professores para educação especial inclusiva; políticas públicas educacionais e diversidade cultural; psicologia na educação; acessibilidade, sociedade e educação; educação de alunos com altas habilidades/superdotação; educação de alunos com transtornos do espectro autista (TEA), entre outras.
Além das disciplinas teóricas, o curso se destaca pelas atividades práticas junto ao Programa de Educação Especial da Unioeste (PEE), que possibilita aos acadêmicos vivenciar situações reais do cotidiano da educação inclusiva.
Para o estudante Jeferti dos Santos Vital, o interesse pelo curso surgiu devido a sua profissão enquanto professor, em que as salas de aulas estão se modernizando e a cada dia é necessário que o docente esteja atualizado. “Tenho gostado bastante das aulas, pois o conteúdo contribui muito para aplicação no dia a dia, os debates sempre ajudam na atualização dos temas. Pretendo após se formar, desenvolver trabalhos e contribuir para o crescimento das pessoas que tenham interesse em pesquisar sobre a educação especial”, menciona.
PARFOR EQUIDADE – O projeto é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), do Ministério da Educação.
A iniciativa já beneficiou mais de 100 mil professores da educação básica que não possuíam formação adequada na sua área de atuação nas escolas públicas, tendo como objetivo formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.
Por - AEN
As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná têm
disponíveis nesta segunda-feira (24).A maior parte é para alimentador de linha de produção, no segmento industrial, com 6.728 oportunidades. Na sequência, aparecem as de operador de caixa, com 792 vagas, magarefe, com 667, e repositor de mercadorias, com 572 oportunidades. Nove regiões têm mais de mil vagas.
A região de Cascavel, com boa parte dos municípios do Oeste, conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis: são 4.256. Elas estão dividas entre 1.355 vagas para auxiliar de linha de produção, 293 para abatedor, 281 para operador de caixa e 155 para magarefe, entre outras.
A Grande Curitiba tem 3.699 vagas, sendo 417 oportunidades para alimentador de linha de produção, 179 para atendente de lojas e mercados, 173 para operador de caixa e 161 para auxiliar nos serviços de alimentação.
Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta, além das vagas em indústria, comércio e serviços, 72 ofertas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas. As principais são eletricista (com exigência de curso técnico ou superior em elétrica, engenharia elétrica ou áreas afins), com 10 vagas, técnico em segurança do trabalho (curso técnico em segurança do trabalho), com 4 vagas, supervisor de logística (cursando técnico ou superior em logística, administração ou áreas afins), com 4 vagas, e auxiliar de encanador (curso técnico em hidráulica), com 3 vagas.
As regiões de Londrina (2.479), Campo Mourão (2.287), Foz do Iguaçu (1.517), Pato Branco (1.468), Umuarama (1.285), Maringá (1.230) e Jacarezinho (1.048) têm mais de mil ofertas cada.
Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 589 vagas, servente de obras, com 129, operador de caixa, com 92, e auxiliar nos serviços de alimentação, com 66 oportunidades.
Na região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 963 oportunidades, magarefe, com 262, abatedor, com 83, e vendedor de comércio varejista, com 59.
Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (618), repositor de mercadorias (130), operador de caixa (64) e costureiro na confecção em série (54).
Na região de Pato Branco, são ofertadas 432 vagas para alimentador de linha de produção, 115 para magarefe, 66 para operador de caixa e 60 para vendedor de comércio varejista.
A principal vaga em Umuarama, Maringá e Jacarezinho também é alimentador de linha de produção. As regiões também contratam costureiro na confecção em série.
ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.
Por - AEN
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou, na sexta-feira (21), o resultado final dos aprovados no Concurso Público realizado no ano passado. A lista final com os aprovados, após apreciação dos recursos e das comissões multidisciplinares está disponível no site da Sanepar ou diretamente no site do Instituto AOCP, responsável pela organização do concurso.
A próxima fase do concurso será a homologação, prevista para o dia 7 de abril de 2025. Após essa etapa, a empresa dará início às convocações dos aprovados, seguindo as regras estabelecidas nos editais. O certame prevê 102 vagas para contratação inicial, além da formação de um cadastro reserva, que poderá ser utilizado conforme a necessidade da Sanepar. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
HISTÓRICO - Com mais de 56 mil candidatos, o concurso da Sanepar marcou um recorde histórico na Companhia em número de inscritos, com um acréscimo de 48,6%. O diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, reafirma que a Companhia é um destino desejado para aqueles que buscam um futuro promissor. “Essa marca extraordinária reflete a ambição e o desejo de milhares de cidadãos que sonham em fazer parte da maior e melhor empresa de saneamento do país”, avalia.
Outro marco histórico deste concurso foi a oportunidade de inclusão. Além das cotas sociais, que contaram com inscrições de 4.916 negros, 1.064 pessoas com deficiência (PcD) e 217 mulheres vítimas de violência doméstica, outra iniciativa inédita desta edição foi a isenção da taxa de inscrição para 8.265 pessoas de baixa renda vinculadas ao Cadastro Único, cidadãos que prestaram serviço eleitoral e doadores de sangue e medula óssea.
Segundo o diretor administrativo da Sanepar, Fernando Guedes, a oportunidade para promover a inclusão diz muito sobre a essência da Companhia. “Todas essas pessoas iniciam a carreira na empresa chegam carregando o espírito social, de cidadania e solidariedade que compõem o DNA da Sanepar, evidenciando e vivenciando nossas diretrizes de diversidade, equidade e inclusão, na prática”, finaliza.
As cotas reforçam o compromisso ASG (Ambiental, Social e Governança) da Companhia – um conjunto de padrões e boas práticas de gestão – e seu posicionamento declarado em suas políticas de Gestão de Pessoas e de Diversidade, Equidade e Inclusão.
Por AEN/PR
A Secretaria de Estado da Educação anunciou nesta sexta-feira (21) a convocação de mais 1.178 professores e pedagogos para atuar na rede estadual de ensino.
Destes, 955 serão chamados a partir da ampliação de vagas, publicada em edital nesta sexta-feira, e outros 223 vão repor vagas não preenchidas de chamamentos anteriores. Os detalhes estão no site do concurso.
Os convocados foram aprovados no último concurso público, realizado em 2023, pelo Governo do Estado. Os novos professores e pedagogos devem começar a atuar na rede a partir do segundo semestre.
“Estamos muito felizes em realizar mais um chamamento, após a realização do primeiro concurso público para composição do Quadro Próprio do Magistério (QPM) em dez anos. São milhares de novos docentes e pedagogos no ensino da rede estadual, que tem cerca de 1 milhão de alunos”, destaca Roni Miranda.
Cerca de 3,4 mil profissionais já assumiram seus postos nas escolas da rede estadual. Os novos profissionais atuarão em escolas estaduais em diversos componentes curriculares. Com essa nova etapa, serão cerca de 4,5 mil profissionais convocados para atuar nos colégios da rede estadual de ensino de todos os núcleos regionais do Paraná.
Por - AEN