Unioeste oferece primeiro curso de graduação em Educação Especial Inclusiva do Paraná

A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade passa, inevitavelmente, pela educação.

Mais do que garantir o acesso à escola, é preciso assegurar um ensino de qualidade, com metodologias adequadas, recursos acessíveis e, principalmente, profissionais preparados para acolher e respeitar a diversidade. Com esse compromisso, o primeiro curso de graduação em Educação Especial Inclusiva do Paraná ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, junto com o PARFOR Equidade - ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação -, vem formando educadores para atuar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Criado para atender à crescente demanda por profissionais especializados, o curso de licenciatura tem como foco a formação de professores capazes de atuar na educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

A matriz curricular é estruturada para oferecer uma base sólida sobre os fundamentos da educação especial e inclusiva, combinando teoria e prática. Os estudantes são preparados para identificar as necessidades dos alunos, planejar intervenções pedagógicas e utilizar recursos de acessibilidade que tornem o aprendizado mais eficaz e significativo.

O curso não se restringe apenas ao ambiente escolar. A formação também capacita profissionais para atuar em instituições especializadas, centros de atendimento, projetos sociais e em políticas públicas voltadas à inclusão. Dessa forma, os egressos podem contribuir para a transformação da realidade educacional e social das pessoas com deficiência.

Sérgio Leandro Vieira é estudante do curso e ficou sabendo da oportunidade através de sua técnica de paratletismo. “Sou uma pessoa com deficiência física e participo da equipe de paratletismo de Toledo e o interesse surgiu justamente para unir as duas coisas, o esporte e o trabalho com pessoas com deficiência. O curso carrega um aprendizado que requer muita atenção, mas é muito gratificante ver as conquistas, espero que através de nossa formação possamos mudar a educação e trazer novas conquistas para a área”, diz.

Para a coordenadora da graduação em Educação Especial Inclusiva da Unioeste, Tânia Martins, o curso tem uma importância enorme para a sociedade. “A demanda hoje de alunos tanto na educação infantil, fundamental, ensino médio e universitário com deficiência é muito grande, por isso o curso da Unioeste vem atender essa demanda gigante na sociedade, de como trabalhar com esses alunos nesse processo de educação especial inclusiva”, afirma.

Segundo a professora Michelle Silvestre Cabral, a inclusão de pessoas com necessidades especiais é um desafio urgente em nosso mundo e demanda formação de profissionais capacitados, sensibilização da sociedade e concretização de políticas públicas para a acessibilidade.

“A Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva da Unioeste foi criada na intenção de corresponder ao papel que a universidade tem na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Este curso não apenas forma profissionais capacitados para atuar com alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, mas também promove a reflexão e a prática sobre os processos inclusivos, visando uma educação que valoriza as diferenças, buscando garantir o direito de todos à aprendizagem”, diz.

“Considerando que a Educação Especial e Inclusiva vai além da adaptação de conteúdos, a graduação em Educação Especial e Inclusiva tem como objetivo preparar os acadêmicos de modo integral, oferecendo ferramentas aos futuros professores que lhes possibilitem desenvolver um olhar transformador para o ambiente escolar, contribuindo para a quebra de barreiras e fomentando a discussão sobre os bloqueios pedagógicas e arquitetônicas que ainda impedem a plena participação de muitos estudantes na vida escolar e social”, complementa Michelle.

CURRÍCULO – A grade curricular do curso inclui disciplinas essenciais, como formação de professores para educação especial inclusiva; políticas públicas educacionais e diversidade cultural; psicologia na educação; acessibilidade, sociedade e educação; educação de alunos com altas habilidades/superdotação; educação de alunos com transtornos do espectro autista (TEA), entre outras.

Além das disciplinas teóricas, o curso se destaca pelas atividades práticas junto ao Programa de Educação Especial da Unioeste (PEE), que possibilita aos acadêmicos vivenciar situações reais do cotidiano da educação inclusiva.

Para o estudante Jeferti dos Santos Vital, o interesse pelo curso surgiu devido a sua profissão enquanto professor, em que as salas de aulas estão se modernizando e a cada dia é necessário que o docente esteja atualizado. “Tenho gostado bastante das aulas, pois o conteúdo contribui muito para aplicação no dia a dia, os debates sempre ajudam na atualização dos temas. Pretendo após se formar, desenvolver trabalhos e contribuir para o crescimento das pessoas que tenham interesse em pesquisar sobre a educação especial”, menciona.

PARFOR EQUIDADE – O projeto é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), do Ministério da Educação.

A iniciativa já beneficiou mais de 100 mil professores da educação básica que não possuíam formação adequada na sua área de atuação nas escolas públicas, tendo como objetivo formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.

 

 

 

 

Por - AEN

 Agências do Trabalhador de 9 regiões do Paraná têm mais de mil vagas com carteira assinada

As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná têm 20.598 vagas de emprego com carteira assinada disponíveis nesta segunda-feira (24).

A maior parte é para alimentador de linha de produção, no segmento industrial, com 6.728 oportunidades. Na sequência, aparecem as de operador de caixa, com 792 vagas, magarefe, com 667, e repositor de mercadorias, com 572 oportunidades. Nove regiões têm mais de mil vagas.

A região de Cascavel, com boa parte dos municípios do Oeste, conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis: são ​​4.256. Elas estão dividas entre 1.355 vagas para auxiliar de linha de produção, 293 para abatedor, 281 para operador de caixa e 155 para magarefe, entre outras.

A Grande Curitiba tem 3.699 vagas, sendo 417 oportunidades para alimentador de linha de produção, 179 para atendente de lojas e mercados, 173 para operador de caixa e 161 para auxiliar nos serviços de alimentação.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta, além das vagas em indústria, comércio e serviços, 72 ofertas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas. As principais são eletricista (com exigência de curso técnico ou superior em elétrica, engenharia elétrica ou áreas afins), com 10 vagas, técnico em segurança do trabalho (curso técnico em segurança do trabalho), com 4 vagas, supervisor de logística (cursando técnico ou superior em logística, administração ou áreas afins), com 4 vagas, e auxiliar de encanador (curso técnico em hidráulica), com 3 vagas.

As regiões de Londrina (2.479), Campo Mourão (2.287), Foz do Iguaçu (1.517), Pato Branco (1.468), Umuarama (1.285), Maringá (1.230) e Jacarezinho (1.048) têm mais de mil ofertas cada.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 589 vagas, servente de obras, com 129, operador de caixa, com 92, e auxiliar nos serviços de alimentação, com 66 oportunidades.

Na região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 963 oportunidades, magarefe, com 262, abatedor, com 83, e vendedor de comércio varejista, com 59.

Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (618), repositor de mercadorias (130), operador de caixa (64) e costureiro na confecção em série (​​54).

Na região de Pato Branco, são ofertadas 432 vagas para alimentador de linha de produção, 115 para magarefe, 66 para operador de caixa e 60 para vendedor de comércio varejista.

A principal vaga em Umuarama, Maringá e Jacarezinho também é alimentador de linha de produção. As regiões também contratam costureiro na confecção em série.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.

 

 

 

 

 

Por - AEN

Sanepar divulga resultado final dos aprovados no Concurso Público 2024

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou, na sexta-feira (21), o resultado final dos aprovados no Concurso Público realizado no ano passado. A lista final com os aprovados, após apreciação dos recursos e das comissões multidisciplinares está disponível no site da Sanepar ou diretamente no site do Instituto AOCP, responsável pela organização do concurso.  

A próxima fase do concurso será a homologação, prevista para o dia 7 de abril de 2025. Após essa etapa, a empresa dará início às convocações dos aprovados, seguindo as regras estabelecidas nos editais. O certame prevê 102 vagas para contratação inicial, além da formação de um cadastro reserva, que poderá ser utilizado conforme a necessidade da Sanepar. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

HISTÓRICO - Com mais de 56 mil candidatos, o concurso da Sanepar marcou um recorde histórico na Companhia em número de inscritos, com um acréscimo de 48,6%. O diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, reafirma que a Companhia é um destino desejado para aqueles que buscam um futuro promissor. “Essa marca extraordinária reflete a ambição e o desejo de milhares de cidadãos que sonham em fazer parte da maior e melhor empresa de saneamento do país”, avalia.

Outro marco histórico deste concurso foi a oportunidade de inclusão. Além das cotas sociais, que contaram com inscrições de 4.916 negros, 1.064 pessoas com deficiência (PcD) e 217 mulheres vítimas de violência doméstica, outra iniciativa inédita desta edição foi a isenção da taxa de inscrição para 8.265 pessoas de baixa renda vinculadas ao Cadastro Único, cidadãos que prestaram serviço eleitoral e doadores de sangue e medula óssea.

Segundo o diretor administrativo da Sanepar, Fernando Guedes, a oportunidade para promover a inclusão diz muito sobre a essência da Companhia. “Todas essas pessoas iniciam a carreira na empresa chegam carregando o espírito social, de cidadania e solidariedade que compõem o DNA da Sanepar, evidenciando e vivenciando nossas diretrizes de diversidade, equidade e inclusão, na prática”, finaliza.

As cotas reforçam o compromisso  ASG (Ambiental, Social e Governança) da Companhia – um conjunto de padrões e boas práticas de gestão – e seu posicionamento declarado em suas políticas de Gestão de Pessoas e de Diversidade, Equidade e Inclusão.

 

 

 

 

 

Por AEN/PR

 

 

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