Decreto altera expediente estadual nos dias de jogos da seleção feminina na Copa

O governador em exercício Darci Piana assinou nesta quarta-feira (19) o decreto estadual 2.844/2023 , que estabelece orientações sobre o expediente nos órgãos estaduais nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023, que inicia nesta quinta-feira (20) na Austrália e na Nova Zelândia.

A normativa estabelece às instituições que integram a administração pública do Paraná horários excepcionais de trabalho aos servidores do executivo estadual, garantindo a manutenção das atividades consideradas essenciais.

Esta é a primeira vez em que haverá mudanças no expediente dos órgãos estaduais durante o campeonato mundial feminino de futebol, seguindo uma prática que já é adotada nos jogos da seleção masculina na Copa do Mundo. Pelo decreto, o expediente iniciará três horas depois do início de cada jogo.

A estreia das jogadoras brasileiras na Copa será na próxima segunda-feira (24), às 8h do horário de Brasília, contra a seleção do Panamá. Com isso, o expediente neste dia será das 11h às 18h. O segundo jogo do Brasil na fase de grupos da competição acontecerá no sábado (29), às 7h, contra a França, sem alterações no expediente. A última disputa desta etapa está marcada para quarta-feira (2 de agosto) às 7h, diante da seleção jamaicana, quando o expediente será das 10h às 18h.

A competição vai até o dia 20 de agosto. Caso o Brasil avance para as oitavas de final, novas alterações poderão ser feitas no expediente, de acordo com o calendário das partidas.

Com aumento de 24 para 32 países participantes, esta é a maior Copa Feminina da história. As seleções nacionais estão divididas em oito grupos com quatro equipes cada, e as duas primeiras se classificam para a fase eliminatória. O Brasil luta pela primeira conquista de sua história.

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Paraná adota aplicativo de gestão pública para unificar informações dos 399 municípios

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), adquiriu a licença do aplicativo GovFácil para implementação do sistema de tecnologia e administração pública no Estado.

O Paraná é o primeiro do Brasil a utilizar o aplicativo de forma unificada entre as secretarias e entidades governamentais. Cada instituição vai receber um tablet com o aplicativo GovFácil, que foi desenvolvido com o objetivo de unir informações através de dados completos, e desburocratizar o acesso aos índices e certidões municipais e estaduais.

A entrega dos primeiros tablets e o primeiro treinamento do aplicativo para várias secretarias e órgãos estaduais aconteceu nesta quarta-feira (19).

O secretário Marcelo Rangel explicou que as funcionalidades do GovFácil vão facilitar a administração dos gestores. “Uma das funções principais da Secretaria da Inovação é desburocratizar o sistema público. Com essa ferramenta, os gestores vão poder acompanhar os dados atualizados e em tempo real sobre municípios e o Estado do Paraná, principalmente em relação às certidões e processos burocráticos obrigatórios das contratações públicas. Isso facilita a gestão estadual”, disse.

Com apenas alguns cliques, os gestores terão acesso a informações atualizadas sobre áreas como educação, saúde, infraestrutura e segurança, o que possibilita embasar decisões estratégicas e direcionar recursos de forma mais eficiente, priorizando áreas que necessitam de maior atenção.

Outro benefício oferecido pelo GovFácil é a disponibilidade de um extrato de certidões de forma simplificada. Esse recurso elimina a necessidade de processos demorados, permitindo que os gestores obtenham informações oficiais e confiáveis sobre os municípios com apenas alguns toques na tela do smartphone.

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, já começou a utilizar o aplicativo na pasta. “É uma ferramenta muito funcional entre as prefeituras, secretarias de Estado e o governo como um todo. A ferramenta consegue fazer com o que o prefeito que venha do Interior para a Capital possa ser atendido com mais personalidade. A qualidade do atendimento na Secretaria do Turismo já cresceu muito desde quando começamos a utilizar o aplicativo”, afirmou.

A diretora-geral da Secretaria da Fazenda, Marcia do Valle, destacou a utilidade da inovação no Estado. “Nós acompanhamos os índices e indicadores como obrigações financeiras e as receitas constitucionais federais e estaduais que compõem toda a movimentação orçamentária dos municípios. Com esse aplicativo, vamos trazer as gestões das 399 prefeituras para mais perto do Governo”, disse.

MODERNIZAÇÃO – A SEI também anunciou nesta quarta-feira a criação do núcleo de pesquisa voltado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos sobre tecnologia e ciência. O Observatório da Transformação Digital e Gestão Sustentável do Estado do Paraná (OTGS) tem a finalidade de monitorar e analisar tendências e impactos da transformação digital no governo.

O grupo de pesquisas receberá auxílio de 60 residentes técnicos da 2ª edição do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Restec Integre). Cada secretaria do Estado terá à disposição um residente técnico para as ações de modernização analisadas.

Entre as principais áreas de pesquisa do OTGS estão os setores de veículos movidos à eletricidade (eletromobilidade) e gestão sustentável das frotas de transporte; digitalização de processos e serviços públicos; comunicação como meio de fortalecimento do ecossistema de inovação; e a utilização do sistema Building Information Modeling (BIM), metodologia inovadora que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de prédios e obras públicas.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Fazenda abre edital para contratar consultores individuais para contabilidade, finanças e TI

A Secretaria de Estado da Fazenda, por meio da Assessoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (ATIC), está com inscrições abertas para a contratação de seis consultores individuais nas áreas de contabilidade, tecnologia da informação e finanças públicas. Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 15 de agosto.

O objetivo das contratações é fornecer auxílio na definição e implementação de uma metodologia de contabilidade de custos. Além disso, os consultores também participarão da implementação, gestão e execução dos projetos previstos no Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira, Contabilidade e Controle (SIAFIC). As atividades seguirão as especificações técnicas definidas pelos líderes dos produtos.

Essa seleção será baseada na comparação das qualificações de, pelo menos, três candidatos dentre aqueles que manifestaram interesse na execução dos serviços.

Os consultores interessados poderão obter mais informações pelo telefone (41) 3235-8612, das 8h30 às 18h, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  A Secretaria da Fazenda poderá, a seu critério e a qualquer tempo, solicitar documentação e informações complementares aos consultores interessados. Confira mais informações pelo EDITAL.

Os consultores deverão atender à seguinte qualificação mínima:

CONSULTOR PERFIL 01 – CONTABILIDADE (SIAFIC) (2 VAGAS)  

Formação acadêmica: Graduação em Ciências Contábeis, com diploma de conclusão registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro ativo no respectivo conselho profissional. 

Experiência: Experiência mínima de 5 anos, dos quais 3 anos de exercício em contabilidade pública.

CONSULTOR PERFIL 02 – CONTABILIDADE (CUSTOS) (1 VAGA) 

Formação acadêmica: Graduação em Contabilidade, com diploma de conclusão registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro ativo no respectivo conselho profissional. 

Experiência: Experiência mínima de 5 anos, dos quais 3 anos de exercício em contabilidade pública. 

CONSULTOR PERFIL 03 – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (1 VAGA) 

Formação acadêmica: Graduação em Tecnologia da Informação, com diploma de conclusão registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. 

Experiência: Experiência mínima de 5 anos, os quais 3 anos de exercício em projetos de Sistemas de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil  (Siafic).

CONSULTOR PERFIL 04 – FINANÇAS PÚBLICAS (1 VAGA) 

Formação acadêmica: Graduação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração ou áreas correlatas, com diploma de conclusão registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. 

Experiência: Experiência mínima de 5 anos em gestão de finanças públicas, administração financeira e controle.

CONSULTOR PERFIL 05 – ORÇAMENTO PÚBLICO (1 VAGA) 

Formação acadêmica: Graduação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Administração, com diploma de conclusão registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Experiência mínima de 2 anos em finanças públicas e/ou orçamento público e experiência no apoio à gestão com utilização de Sistema de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic).

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

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