O Informe Semanal da Dengue divulgado nesta terça-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 5.144 novos casos e três óbitos pela doença no Paraná. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 21.837 casos confirmados e seis óbitos em todo Estado.
Este é o 21º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 77.750 notificações, 17.352 casos em investigação e 34.309 descartados. Dos 399 municípios, 245 apresentaram casos autóctones, ou seja, quando a doença é contraída localmente, e 377 tiveram notificações.
As Regionais de Saúde com mais casos confirmados de dengue são a 16ª RS de Apucarana (5.039), 14ª RS de Paranavaí (2.190), 22ª RS de Ivaiporã (1.927), 15ª RS de Maringá (1.799) e 17ª RS de Londrina (2.282). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (3.607), Londrina (1.776), Maringá (1.112), Ivaiporã (1.048) e Paranavaí (867).
ÓBITOS – As mortes que constam neste último informe são de pessoas entre 42 e 58 anos que não possuíam comorbidades. São dois registros no município de Cambira – um homem de 42 anos e uma mulher de 57 – e uma mulher de 58 anos de Cambé. Os municípios se localizam na 16ª Regional de Saúde de Apucarana e 17ª RS de Londrina, respectivamente.
CHIKUNGUNYA – O novo boletim confirmou ainda 12 novos casos de chikungunya, somando 59 confirmações da doença no Estado. Do total de casos, 43 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência). Há, ainda, 137 casos em investigação e 445 notificações.
Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 56 notificações.
APUCARANA – Em Apucarana, cidade com maior número de casos confirmados, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou as ações de combate e ampliou a aplicação do fumacê. Uma equipe formada por técnicos de epidemiologia, entomologia e assistência está no município para aprofundar o combate à dengue. Entre as atividades programadas estão vistorias em locais estratégicos para identificação de focos do mosquito e acompanhamento do atendimento em unidades de saúde para orientar profissionais no fluxo do atendimento ao paciente com suspeita da doença.
O Estado realizará nesta semana uma reunião técnica com a Secretaria Municipal de Saúde de Apucarana para reafirmar as estratégias adotadas pelo município, direcionando para ações mais efetivas, sobretudo em relação à remoção mecânica de criadouros e lixo nos bairros.
LITORAL – Após o grande volume de chuvas nos últimos dias no Litoral, as equipes do Governo do Estado que estão trabalhando na temporada do Verão Maior Paraná, em conjunto com servidores da Sesa e outras secretárias e órgãos, estão realizando ações de conscientização e combate à dengue junto aos sete municípios. A decisão para esse reforço se deu por meio de uma reunião de alinhamento entre os órgãos estaduais e os prefeitos do Litoral, realizada na semana passada.
O mutirão, que durante o final de semana já aconteceu em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, segue nesta terça-feira (30) em Antonina. Na próxima quinta-feira (1), a programação continua em Paranaguá e nos próximos dias ocorrerá também em Guaraqueçaba e Morretes.
A 1ª Regional de Saúde de Paranaguá tem 1.014 casos confirmados de dengue: Antonina (544), Paranaguá (396), Guaratuba (33), Matinhos (21), Pontal do Paraná (17) e Morretes (3).
Confira o informe semanal AQUI e mais informações neste link.
Por - AEN
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em acidente envolvendo sete veículos na BR 277 em Balsa Nova, na manhã desta terça-feira (30).
A batida aconteceu no quilômetro 138 da rodovia e segundo a PRF (Polícai Rodoviária Federal) envolveu uma carreta, dois caminhões e quatro automóveis.
O passageiro de um caminhão baú, com placas de Mandirituba, morreu ainda no local e o corpo será encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal).
As outras duas vítimas feridas foram encaminhadas pelos socorristas ao hospital de referência.
Devido ao acidente, a pista ficou totalmente interditada no sentido Ponta Grossa. A rodovia foi liberada por volta das 10h10 pelo acostamento. Pelo menos 20 quilômetros de filas foram registrados.
Por - Catve
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a Sanepar levarão ao Show Rural 2024, em Cascavel, uma edição renovada para a área chamada Caminho das Águas. A intenção é criar um espaço onde o visitante possa circular e trocar experiências sobre os projetos apresentados.
No espaço haverá uma maquete para representar a importância da conservação de solos e da água, que pode diminuir os riscos ambientais e proteger a saúde da família. A maquete mostra o ciclo da água sem preservação e o resultado da má conservação. E, em contrapartida, o ciclo da água com preservação e ações apropriadas.
Os visitantes poderão conhecer mais sobre a conservação de matas ciliares, um sistema de tratamento de efluentes doméstico para as propriedades rurais, e sobre a proteção de nascentes, com o passo a passo para sua montagem.
Estas iniciativas representadas na maquete fazem parte de projetos executados pelo IDR-Paraná, como a proteção de nascentes, que no último ano realizou uma grande ação no Estado, contemplando proteção de mil nascentes em um dia. Com isso, o Estado totaliza mais de 5 mil fontes protegidas e georreferencias em todas as regiões.
VITAL 2024 – Outra ação é a Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel – Vital, uma unidade demonstrativa de tecnologias voltadas à agricultura orgânica e agroecologia. Ela ocupará uma área de aproximadamente 4,4 mil metros quadrados, reproduzindo uma propriedade agroecológica sustentável com foco em atividades de transição agroecológica. Neste ano o espaço completa 20 anos no Show Rural Coopavel.
É uma ação conjunta desde o planejamento, implementação e condução da área entre várias instituições e organizações da região Oeste do Paraná e de outras do País, com o objetivo comum de difundir tecnologias para a agricultura orgânica.
Os temas apresentados na Vitrine Tecnológica de Agroecologia são: mandala (plantas medicinais e PANC Nativas – plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis e que não estão incluídas no cardápio cotidiano), culturas anuais (soja, milho, arroz, gergelim, feijão, amendoim), olericultura a campo com foco em SPDH-Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (alface, quiabo, pepino, abobrinha), além de culturas como tomate, alho-poró, cenoura; e SAF-Sistema Agroflorestal (frutas nativas, espécies arbóreas, culturas anuais).
Também são temas horta caseira (cultivos de condimentares e hortaliças em pequenos espaços); plantas de cobertura ( mucunas, feijão-deporco, crotalárias); variedades de batata-doce e morangos; pecuária (homeopatia e pastagens, alimentação alternativa-capim Kurumi e capiaçu); moringa; e a certificação orgânica: do Programa Paraná Mais Orgânico (Tecpar e Ecovida).
A novidade em 2024 é a trilha do conhecimento sustentável, uma tenda que apresentará um breve histórico da Vital, além de pôsteres de trabalhos e projetos das diversas instituições parceiras relacionados com a agroecologia, produção orgânica e sustentabilidade.
A Vital conta com 12 parceiros envolvidos no planejamento e preparação: IDR-Paraná, Coopavel, Itaipu Binacional, Embrapa Pantanal, Embrapa Clima Temperado, Unioeste (Campus de Marechal Cândido Rondon), Universidade Federal do Paraná (Campus de Palotina), Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus de Laranjeiras do Sul), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), empresa Gebana, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o programa Paraná mais Orgânico, e o Centro de Educação Ambiental (CEA).
Por - AEN
Cidadão paraguaio transportava 31 pedras em compartimento oculto no sapato. Apreensão ocorreu em Cascavel-PR
A Policia Rodoviária Federal apreendeu, na noite de segunda-feira (29), 31 pedras transportadas no interior do sapato de um cidadão de nacionalidade paraguaia.
Os minérios, extraidos de solos paraguaios, segundo o autor, teriam como destino o estado da Bahia.
O estrangeiro ainda possuia mandado de prisão aberto no Paraguai pelo crime de importunação sexual.
Ocorrência encaminhada à PF de Cascavel. Uma perícia deverá ser realizada para estipular o real valor das pedras. O detido teve sua imigração recusada e deverá retornar ao Paraguai.
Por - PRF
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na última sexta-feira (26) uma deliberação que prorroga o prazo para realização do exame toxicológico para os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.
De acordo com a Deliberação nº 272 de 25 de janeiro de 2024, motoristas das categorias C, D e E que ainda não regularizaram a situação deverão fazê-lo de forma escalonada. Os períodos de regularização levarão em conta o mês de validade da CNH:
- Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico.
- Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico.
Condutores flagrados dirigindo veículos destas categorias com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho; e 31 de maio, se a CNH vencer entre julho e dezembro. A multa para quem for flagrado dirigindo com o exame toxicológico vencido é de natureza gravíssima (cinco vezes) no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
Um levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no começo deste mês apontava que no Paraná cerca de 123 mil motoristas estavam com o exame toxicológico vencido, o que correspondia a 16% do total.
EXAME – O exame toxicológico é obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D ou E desde 2015, no momento da renovação e periodicamente, a cada dois anos e seis meses. Ele detecta o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas.
Por - AEN
As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana com a oferta de 18.931 vagas de emprego com carteira assinada, o maior número do ano, superando os 17.262 postos de trabalho com carteira assinada oportunizados na semana anterior.
A maior parte das vagas ofertadas é para auxiliar de linha de produção, com 3.752 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de safrista, com 438 vagas, alimentador de linha de produção, com 437, e abatedor de porco, com 385.
A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis, com 4.894 oportunidades. São 434 vagas para auxiliar de linha de produção, 360 para repositor de mercadorias, 243 para auxiliar de cozinha e 238 para operador de caixa.
Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 93 vagas para pessoas que podem terminar a semana com a carteira assinada: atendente de loja (28), assistente de vendas (23), eletricista de instalações industriais (20), mecânico de automóvel (13) e confeiteiro (09).
No Interior, a região de Cascavel tem 4.719 oportunidades. Há 833 vagas para auxiliar de linha de produção, 385 para abatedor de porco, 180 para abatedor de aves e 150 para magarefe.
As regiões de Londrina (1.884), Campo Mourão (1.724), Foz do Iguaçu (1.303) e Pato Branco (1.270) também estão com mais de mil postos disponíveis.
Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 315, alimentador de linha de produção, com 191, safrista, com 130, e monitor agrícola, com 50 oportunidades. Em Campo Mourão, há oferta de emprego para auxiliar de linha de produção, com 489 vagas, safrista, com 151, oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, com 82, e alimentador de produção, 78.
Em Foz do Iguaçu, os destaques são para auxiliar de linha de produção (479), alimentador de linha de produção (141), servente de obras (69) e operador de caixa (58). Na região de Pato Branco são ofertadas 251 vagas para auxiliar de linha de produção, 88 para operador de processo de produção, 76 para trabalhador da avicultura de corte e 57 para safrista.
Os bons números também foram alcançados porque há grande quantidade de oferta na região de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, com 33 vagas, com destaque para trabalhador da cultura da maçã. Na região de Umuarama, no Noroeste, são 977 ofertas, com auxiliar de linha de produção puxando a fila com 393 ofertas.
ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.
Confiras as vagas ofertadas por região .
Por - AEN
























