Governo do Estado abre as inscrições para o Vestibular Indígena 2024

Estão abertas as inscrições para o XXIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, que será realizado nos dias 24 e 25 de março em escolas e reservas indígenas, além de universidades públicas do Estado. 

O vestibular é direcionado a estudantes de comunidades indígenas do Paraná, que podem se inscrever para estudar nas sete universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao todo, são ofertados mais de 500 cursos, em nível de bacharelado, licenciatura e tecnologia

A inscrição é gratuita e poder ser feita até 6 de novembro no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL. Também é possível realizar o preenchimento impresso. Nesse caso o candidato deverá procurar uma das universidades participantes. Equipes das instituições também irão visitar comunidades indígenas para efetuar as inscrições de estudantes com dificuldade de enviar a documentação de forma eletrônica. O edital completo pode ser acessado AQUI.

O concurso oferece 52 vagas totais, sendo seis em cada uma das sete universidades estaduais – UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unespar, UENP e Unicentro – e 10 na UFPR, para ingresso no ano letivo de 2024. Este ano, o concurso será realizado pela equipe da Cops da UEL, responsável pelas inscrições, preparação e aplicação das provas e logística.

As provas serão aplicadas em oito municípios: Curitiba, Cornélio Procópio, Tamarana, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Santa Helena e Ortigueira. No primeiro dia de prova, os candidatos fazem a prova oral, em Língua Portuguesa. No segundo dia será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química), além da Redação, interpretação de texto e língua estrangeira (Inglês, Espanhol, Guarani ou Kaingang). A divulgação dos aprovados será no dia 18 de abril, no portal da Cops. 

O Vestibular indígena é garantido pela Lei Estadual nº 13.134/2001 e Lei Estadual nº 14.995/2006, que prevê vagas suplementares para comunidades indígenas nas universidades públicas do Paraná.

 

 

 

 

 

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 Novos residentes técnicos do Estado iniciam as atividades em 18 cidades do Paraná

Profissionais de diferentes áreas do conhecimento iniciaram nesta semana as atividades práticas da nova edição do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e das universidades estaduais do Paraná.

Foram selecionados, inicialmente, 149 residentes de diferentes áreas para nove secretarias estaduais e 16 órgãos da administração pública, em Curitiba e 17 cidades do Interior. Mais 54 profissionais estão em fase de apresentação de documentos para iniciar as atividades nos próximos dias.

Os programas de Residência Técnica (Restec) são considerados política pública de Estado, com amparo na Lei nº 20.086/2019. Semelhantes às residências médicas e de outras áreas da saúde, a iniciativa consiste na seleção de recém-graduados, com o objetivo de proporcionar conhecimento técnico-científico aplicado e apresentar o serviço público como possibilidade de carreira.

Como modalidade de ensino, a Restec envolve um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) na modalidade do ensino a distância (EAD), com duração de dois anos e totalmente custeado pelo governo estadual. Parte das vagas nos cursos é reservada para servidores e empregados públicos estaduais. A Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov é ofertada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Os residentes recebem bolsa mensal no valor de R$ 2.375 e R$ 220 para o auxílio-transporte, além de um seguro que cobre acidentes pessoais e sinistros que possam ocorrer no desempenho das atividades práticas.

Segundo a assessora da Coordenadoria de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fátima da Cruz Padoan, que coordena os programas de Restec, os residentes contribuem para ampliar a capacidade de solução para os desafios no setor público. “O despertar vocacional para o serviço público é o grande objetivo impulsionador do programa, criando condições para que a prática profissional se estabeleça nos órgãos ligados ao governo. É importante destacar que os residentes são sempre acompanhados por supervisores qualificados no processo da formação prática”, explica.

Para o residente David Joseph Rodrigues de Santana, lotado na Assessoria Técnica da Seti, a expectativa é contribuir com as políticas públicas e aproveitar a oportunidade para ampliar o aprendizado. “Como essa residência é voltada para a gestão e a transformação digital da coisa pública, espero colaborar na formulação de políticas que possam impactar positivamente a população, e que esse programa contribua para a minha formação no âmbito profissional e acadêmico”, afirma o bolsista, graduado em Gestão Pública.

A residente Heloize Zentil da Silva Gonçalves, lotada na Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), no Núcleo de Comunicação Setorial (NCS), acredita que o programa representa um diferencial para o início da carreira profissional. “Esse programa é uma oportunidade para se preparar para o mercado de trabalho e desenvolver um portfólio com base no aprendizado técnico”, salienta a bolsista, que tem formação em Publicidade e Propaganda.

PROGRAMAS – Atualmente, são 1.170 residentes distribuídos em 14 programas nas áreas de ciências forenses, cultura, gestão ambiental, gestão pública, inovação, obras públicas, saúde pública, segurança pública e turismo. Além desses bolsistas, os cursos de pós-graduação somam 150 servidores e empregados públicos estaduais. Os cursos de especialização são desenvolvidos pela Unicentro, UEM, UEPG e Unespar.

Ainda em setembro, será publicado um novo edital para o preenchimento de vagas remanescentes do programa de Inovação, Transformação Digital e E-Gov, com oportunidades para instituições localizadas na Capital e em cidades do interior do Paraná.

 

 

 

 

 

 

 

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 Centrais da Sanepar abrem no sábado para parcelamento e cadastro no Água Solidária

No próximo sábado (16), 36 Centrais de Relacionamento da Sanepar em 28 cidades do Paraná vão atender presencialmente, das 8h às 12h, com o objetivo principal de facilitar a negociação de débitos e o cadastramento no programa Água Solidária.

Os clientes têm até o fim de setembro para parcelar débitos em até 48 meses, com juros de 0,5% ao mês. Neste Reclip (Programa de Recuperação de Crédito Cliente Particular) não é cobrada multa de 2% referente às faturas em atraso e não há obrigatoriedade de valor mínimo de entrada e nem na parcela.

A cobrança só é feita nas faturas no mês seguinte ao da negociação. Também não há nenhum pedido de transferência bancária, de pagamento em espécie ou por cartão no momento ou após a negociação. Caso alguém solicite qualquer valor em dinheiro em nome da Sanepar, a orientação é denunciar para a empresa (www.sanepar.com.br).

Além das Centrais de Relacionamento que atendem em horário comercial de segunda a sexta-feira, o parcelamento pode ser feito pelos canais digitais: WhatsApp (41) 99544-0115, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefone 0800 200 0115 ou, ainda, por meio do site da Sanepar.

ÁGUA SOLIDÁRIA – A abertura das Centrais de Relacionamento também vai possibilitar a adesão dos clientes ao programa Água Solidária, que beneficia famílias com tarifa reduzida. Têm direito aquelas com renda de até meio salário mínimo por pessoa, que moram em imóveis de até 70 metros quadrados e têm consumo de até 2,5 mil litros de água por mês por pessoa.

Confira AQUI as cidades e Centrais de Relacionamento que abrem neste sábado.

 

 

 

 

 

 

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 Em dez anos, 28 cidades do Paraná alcançam o topo do Índice de Desempenho Municipal

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou nesta quarta-feira (13) o mais recente Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), que avalia e acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico das cidades paranaenses.

Ele mostra que 28 novos municípios alcançaram o indicador de Alto Desempenho, o que mostra um aumento na qualidade de vida da população, no recorte de uma década. Em 2010, apenas Curitiba aparecia no topo.

Esta edição foi elaborada com dados administrativos captados até 2021 – período requerido para a consolidação das informações – fornecidos por entidades da administração pública como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Saúde.

Elaborado para todos os 399 municípios do Estado, o IPDM retrata o desempenho em relação à renda, que aglutina dados do mercado de trabalho formal e agropecuária; educação, com indicadores da área relevantes; e saúde, refletindo indicadores de mortalidade na infância, de monitoramento pré-natal e das mortes em geral.

Os indicadores finais se consolidam entre os valores 0 e 1, cujos resultados se enquadram em quatro estratos de desempenho: Baixo Desempenho (de 0 a 0,39), Médio-baixo Desempenho (de 0,4 a 0,59), Médio Desempenho (de 0,6 a 0,79) e Alto Desempenho (de 0,8 a 1).

Entre os principais resultados do IPDM Geral, que sintetiza a média dos indicadores das três dimensões, está o fato de que a maioria dos municípios do Paraná encontra-se nos níveis mais elevados, com 360 no estrato de Médio Desempenho e 29 no Alto Desempenho (Araucária, Cafelândia, Cambira, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Douradina, Francisco Beltrão, Itaipulândia, Jaguapitã, Joaquim Távora, Londrina, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Maripá, Medianeira, Quatro Barras, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Quatro Pontes, Santo Inácio, Sabáudia, Saudade do Iguaçu, Toledo e Ubiratã).

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, ressalta que o indicador demonstra que o Paraná teve uma evolução de um ano para outro de quase 1% (na média dos resultados das cidades, a evolução foi de 0,7219 para 0,7290 entre 2020 e 2021), o que é bastante relevante diante da complexidade do levantamento.

“Isso possivelmente vai ser refletido no novo índice de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e significa que o Paraná está melhorando: mais educação, mais renda, mais oportunidades, melhor saúde. Tudo isso os indicadores nos demonstram. Já tivemos um grande salto no PIB, pulando para a quarta maior economia, alcançamos a maior população do Sul e 34 municípios fazem parte do clube do bilhão no Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP), o que mostra que o Estado vive um bom momento”, diz.

Guto Silva explicou que a atualização do índice é fundamental no planejamento do Estado. “A apresentação pelo Ipardes, que constitui esse índice do IPDM, aponta as nossas potencialidades e também liga o alerta para regiões em que precisamos intensificar ações para melhorar a realidade de alguns pedacinhos do Paraná, que precisam de um olhar mais atento, para que a gente possa induzir, levar, ampliar os investimentos, capacitar, treinar, atacar os problemas ali identificados pelo índice”, afirma.

AVANÇOS – A melhora no desempenho dos municípios paranaenses advém, principalmente, das dimensões educação e saúde, para as quais as cidades vêm, desde o início da série, apresentando constante evolução. Na saúde, a taxa de mortalidade infantil é a menor da história recente e o Samu passou a cobrir 100% do território. Na educação, o Paraná alcançou recentemente a melhor rede estadual no ensino médio, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Na média geral muitos municípios ascenderam de categoria, o que significa que as políticas públicas em andamento estão surtindo resultados, principalmente na saúde e educação, apontando ainda a necessária revisão das questões de distribuição de rendas”, diz o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado.

No âmbito da renda, especificamente de 2020 para 2021, o IPDM mostra avanço significativo, com 47 municípios ascendendo a um estrato superior (casos de Faxinal, Reserva e Nova Laranjeiras, por exemplo), associado ao início de recuperação do mercado de trabalho com o declínio da pandemia da Covid-19 e a progressiva retomada das atividades econômicas.

Por outro lado, esta dimensão permanece indicando diferenças importantes na distribuição, associadas às características da rede de cidades do Estado, com participação de alguns centros de maior porte, ao lado de uma extensa gama de municípios de pequeno porte. Para reequilibrar esse cenário, o Estado desenvolve um programa chamado Paraná Produtivo, que conecta de maneira mais efetiva as cadeias produtivas de algumas regiões, potencializando a atração de novos investimentos.

Callado explicou que o IPDM é um instrumento importante justamente para definir os rumos do planejamento de políticas públicas que podem corrigir distorções, assim como o observado a partir de investimentos em educação e saúde, que tiveram o IPDM elevado em um bom número de municípios.

“Esse instrumento demonstra, estatisticamente, o desempenho dos municípios e, obviamente, das gestões frente aos municípios e serve para embasar o desenho dessas políticas públicas, a revisão de muitas políticas públicas quando se fazem necessárias e também a aplicação de recursos em áreas importantes”, complementa.

Confira a tabela do índice geral por município AQUI (em ordem alfabética).

 

 

 

 

 

 

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 Apropriação de objeto achado é crime? PCPR orienta população sobre essa situação

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) emitiu uma orientação nesta quarta-feira (13) em relação ao crime de apropriação de objetos. Ao

encontrar um objeto perdido ou esquecido, a população deve buscar o dono ou entregar ele a alguma autoridade policial. Não devolver ou entregar no prazo de 15 dias pode configurar crime de apropriação de coisa achada, tipificado no Código Penal.  

A apropriação de coisa achada ocorre quando uma pessoa encontra algum objeto perdido, em via pública ou estabelecimento privado, e não toma as medidas cabíveis para devolvê-lo ao verdadeiro proprietário. Após o prazo legal o indivíduo está sujeito a uma pena de um de detenção ou multa se for réu primário e o objeto tiver valor pequeno. Ela também pode ser revertida em serviços comunitários.

De acordo com a delegada Daniela Antunes, existem apenas dois procedimentos adequados. “Primeiramente, é necessário procurar o dono do objeto para devolvê-lo. Isso pode acontecer com uma identidade dentro de uma carteira ou outro objeto que pode ter algum tipo de identificação. Caso não seja possível, a pessoa precisa entregar o item em qualquer delegacia de polícia, que irá registrar um Boletim de Ocorrência e auxiliar na busca”, explica. "Além disso, em alguns casos é possível deixar o objeto no local onde foi encontrado, caso haja um serviço de achados e perdidos".

Nos casos em que a PCPR é notificada, os policiais civis iniciam o procedimento a fim de localizar o proprietário, dirigindo-se até o local onde objeto foi encontrado para procurar câmeras de segurança e analisar as imagens.  

“Como exemplo, atendemos uma situação recentemente em que uma pessoa encontrou um envelope com dinheiro perto de uma agência bancária e entregou na delegacia por não ter encontrado o dono. Identificamos o proprietário através das imagens e, após a divulgação, ele compareceu na unidade policial e comprovou que o dinheiro era dele”, conta Daniela.  

Em situações contrárias, em que a pessoa se apropria do bem encontrado, a vítima pode registrar um BO na delegacia da PCPR para tentar localizar o objeto e identificar o responsável pelo crime. O registro também pode ser feito por outra pessoa que presenciou a apropriação de coisa achada. 

Se não houver reclamante e a Polícia Civil não encontrar o dono do objeto, o Poder Judiciário é acionado e geralmente determina a doação para alguma instituição.

 

 

 

 

 

 

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 Universidades estaduais oferecem oportunidades de intercâmbio em 4 continentes

As universidades estaduais de Londrina (UEL) e do Paraná (Unespar) estão com inscrições abertas para estudantes de graduação interessados em participar de programas de mobilidade acadêmica internacional em 14 países. É possível cursar até um semestre em instituições de ensino superior da América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa.

Na UEL, são duas chamadas públicas para complementação da graduação em universidades da Alemanha, Argentina, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal e Uruguai. O primeiro edital contempla 52 vagas para estudantes com isenção de taxas e sete bolsas no valor de R$ 4,5 mil.

O outro edital é exclusivo para estudantes do Curso de Administração para a Universidade do Estado da Califórnia em Northridge e a Universidade de La Verne, ambas localizadas na Califórnia, na Costa Oeste dos EUA, com bolsa parcial para o custeio de até 70% das taxas de matrícula e mensalidade.

Na Unespar, o intercâmbio acontece no formato online, por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (Pila). Durante o primeiro semestre letivo de 2024, os universitários podem cursar as disciplinas ofertadas por instituições de ensino superior de países como Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), apoia ações de internacionalização nas sete universidades estaduais. O intuito é ampliar e fortalecer, cada vez mais, articulações internacionais, especialmente no âmbito do Ensino Superior, com parcerias institucionais bilaterais para o desenvolvimento científico, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A assessora de Relações Internacionais (ARI) da UEL, Viviane Aparecida Bagio Furtoso, afirma que a vivência do estudante em outro país possibilita o aprimoramento de relações interpessoais e também o conhecimento de novas perspectivas na formação da graduação.

“Do ponto de vista acadêmico é um crescimento muito grande porque o estudante interage com outros professores, outros estudantes, outras formas em abordagem de um mesmo assunto. São visões diferentes, teorias diferentes e isso amplia o universo e a perspectiva acadêmica e metodológica da própria formação. Acontece também uma negociação com outros universitários para o trabalho coletivo. Ou seja, é um ganho exponencial para a formação do estudante”, reforça.

O estudante de Relações Públicas da UEL, Felipe Rodrigues, estudou por quase cinco meses na Universidade De La Costa (CUC), em Barranquilla, na Colômbia em 2022. Para ele, a oportunidade de intercâmbio marcou a vida acadêmica e, também, a sua vivência pessoal. “Foi a primeira vez que saí do Brasil, a primeira vez que voei. Então, são momentos que nunca vão sair da minha memória, foi gratificante e desafiador. Estudei espanhol e também disciplinas da comunicação”, comenta o aluno, que recebeu uma bolsa para custear a mensalidade no país vizinho.

PROGRAMA PERMANENTE – A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferta mobilidade acadêmica de forma contínua, com prazo para inscrição até o dia 10 dos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro de 2023. O edital está disponível no site do Escritório de Cooperação Internacional (ECI).

O coordenador do ECI, professor Renato Leão, explica que proporciona enriquecimento cultural, de conhecimento científico e capacidade para pensar a partir de outras perspectivas de mundo. “Essa experiência ajuda a desenvolver amplas competências que são as capacidades de examinar questões locais, globais e interculturais; de compreender e apreciar outras perspectivas e visões de mundo; e de interações com pessoas de diferentes culturas para pensar de modo mais amplo no bem-estar coletivo e no desenvolvimento sustentável”, afirma.

ESTÁGIO – Outra oportunidade de experiência internacional para os estudantes das sete universidades estaduais do Paraná é o Estágio de Pesquisa Mitacs Globalink, realizado por meio de uma parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Com inscrições até 21 de setembro, os universitários podem escolher um curso de graduação entre mais de 70 universidades do Canadá. A duração prevista é de 12 semanas fora do país.

Entre os requisitos para participar estão: estar matriculado nas universidades estaduais; realizar pesquisa científica ou tecnológica, como pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit) e Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social (Pibis); e fazer parte de um grupo de pesquisa ou projeto de extensão ou de um Programa Educacional Tutorial (PET).

Serviço:

UEL

Programa: Mobilidade Acadêmica Internacional

Inscrições: até 21/09 – edital AQUI

Programa: Mobilidade na Califórnia para graduação em Administração

Inscrições: até 24/09 – edital AQUI

Unespar

Programa: Mobilidade Virtual para Graduação e Pós-Graduação

Inscrições: até 16/10 – AQUI

 

 

 

 

 

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