Cooperação técnica: equipe da Saúde do Paraná faz treinamento na AACD em São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou, nesta segunda-feira (21), 20 profissionais do Hospital de Reabilitação do Paraná - Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba, para uma imersão na AACD, em São Paulo (SP). 

A parceria com a AACD também contempla o futuro Complexo de Reabilitação Silvio Santos, em Curitiba, anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior mês passado

A equipe conheceu a infraestrutura, tecnologias e processos adotados pela AACD, incluindo o atendimento humanizado, tratamento multidisciplinar e abordagem personalizada. Essa agenda faz parte das ações descritas na cooperação técnica firmada entre o Hospital de Reabilitação do Paraná e a AACD, em setembro deste ano, com o objetivo de transferir conhecimentos e expertises por meio da parceria com instituições especializadas em reabilitação física.

“Nosso hospital já é referência no Estado em reabilitação com cirurgias complexas e essa parceria com a AACD é muito comemorada para ampliarmos ainda mais os atendimentos e a capacidade dessa importante estrutura”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

O CEO da AACD, Valdesir Galvan, recepcionou a equipe paranaense e falou sobre a parceria das instituições. “Tenho certeza de que essa cooperação será um marco importante de ampliação dos atendimentos para pessoas com deficiência física no Paraná. Além do importante anúncio do governador com o lançamento do hospital em homenagem ao Silvio Santos, que foi um parceiro muito grande da AACD, com o Teleton todos os anos, e deixou esse legado de atendimento a pessoas com deficiência física”.

AGENDA – Os profissionais envolvidos fazem parte de diversas áreas do hospital e da Sesa, incluindo médicos fisiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos dos setores administrativos e de infraestrutura, como arquitetos e engenheiros. Eles devem permanecer na capital paulista até quinta-feira (24).

Durante os quatro dias, os técnicos passarão por visitas e capacitações ligadas a setores estratégicos, com o objetivo de qualificar o atendimento e os profissionais da área de reabilitação no Paraná.

O diretor-geral do Complexo do Hospital do Trabalhador (CHT) e das Unidades Próprias da Sesa, Guilherme Graziani, acompanhou a equipe em São Paulo. “Hoje estamos realizando a primeira visita aqui em São Paulo com mais de 20 profissionais do Paraná, para junto com a AACD, trocarmos conhecimento, inovarmos os protocolos de reabilitação, capacitarmos e levarmos essa expertise para o nosso Estado”, disse.

COMPLEXO – A parceria com a AACD também contempla o futuro Complexo de Reabilitação Silvio Santos, em Curitiba, anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no mês passado. A estrutura vai contar com a construção de um novo hospital, num investimento de R$ 65 milhões do Governo do Estado.

A nova unidade será construída em um terreno de mais de 7 mil metros quadrados ao lado do Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier. Com os dois hospitais e a parceria com a AACD, o complexo vai expandir os serviços de reabilitação prestados pelo Estado.

Após a construção da nova unidade, a instituição vai atuar em parceria com o Governo do Paraná nas atividades e serviços prestados pelo hospital, ampliando os atendimentos de reabilitação por todo o Estado

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Estado aprova novo incentivo emergencial para apoiar migrantes no Paraná

O Governo do Paraná, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/PR), aprovou um novo incentivo financeiro emergencial destinado a apoiar migrantes, apátridas e refugiados que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A medida faz parte do Incentivo Emergência Socioassistencial II, que prevê o repasse financeiro aos municípios do estado para fortalecer a rede de atenção e atendimento à população migrante.

O recurso poderá ser utilizado para oferecer serviços de acolhimento emergencial, criação de alojamentos provisórios, concessão de benefícios eventuais e ampliação das vagas em unidades de acolhimento institucional. O objetivo é mitigar os impactos sociais, econômicos e culturais enfrentados por essas populações, que muitas vezes se encontram desprotegidas devido ao fluxo migratório.

“Mais uma vez o governador Ratinho Junior, em sua visão municipalista, dá o atendimento necessário às cidades para que as pessoas sejam acolhidas da melhor forma possível. Essa parceria entre a gestão pública e o CEAS proporcionará que as pessoas tenham mais qualidade de vida e dignidade no nosso Estado”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

Os valores serão distribuídos em duas parcelas para os municípios, com base na demanda local e na apresentação de justificativas que comprovem a insuficiência dos serviços locais para atender as necessidades das populações afetadas. O primeiro repasse será feito após a formalização da solicitação pelos municípios, e o segundo, quando for comprovada a utilização de 70% do primeiro valor.

Os municípios terão um prazo de seis meses para utilizar os recursos, com possibilidade de prorrogação por igual período, mediante justificativa aprovada pelos Conselhos Municipais de Assistência Social.

A vigência do incentivo se estende até dezembro de 2026, permitindo que os municípios busquem esse suporte sempre que houver fluxo migratório significativo e vulnerabilidade social decorrente. Essa medida reforça o compromisso do Paraná com a inclusão social e o apoio a populações vulneráveis, principalmente em tempos de aumento de migrações forçadas.

Os municípios devem acessar a deliberação através do site do Conselho Estadual da Assistência Social.

 

 

 

 

 

Por - AEN

 20,3 mil vagas: semana começa com oportunidades de emprego em todo Paraná

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 20.372 vagas de emprego com carteira assinada no Estado.

A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 5.298 oportunidades. Na sequência, aparecem as de operador de caixa, com 851 vagas, faxineiro, com 691, e vendedor de comércio varejista, com 689 oportunidades.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (​​5.353). São 633 vagas para alimentador de linha de produção, 325 para operador de caixa, 313 para faxineiro, e 279 para operador de telemarketing ativo e receptivo.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 118 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de cuidador de idosos (curso técnico de enfermagem ou cuidador de idosos) com 30 vagas; técnico de vendas (cursando ou concluído técnico em vendas ou áreas afins) com 12 vagas; eletricista de instalações (curso técnico de elétrica) com 11 vagas; e encanador (curso técnico de hidráulica/encanamentos) com 10 vagas.

A Região de Cascavel aparece em seguida (4.369), com 1.128 oportunidades para alimentador de linha de produção, 290 para abatedor, 204 para operador de caixa e 192 para magarefe. 

Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (2.416), Campo Mourão (1.783),  Pato Branco (1.567)  e Foz do Iguaçu (1.480). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 794 vagas, operador de caixa, com 107, vendedor de comércio varejista, com 85, e costureiro de confecção em série, com 83 oportunidades.

Na Região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 603 oportunidades, magarefe, com 269, costureiro na confecção em série, com 113, e abatedor, com 73.

Na Região de Pato Branco, são ofertadas 496 vagas para alimentador de linha de produção, 129 para faxineiro, 75 para magarefe e 43 para operador de caixa.

Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (569), repositor de mercadorias (146), operador de caixa (84) e abatedor (​​55) .

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.O agendamento deve ser feito AQUI. 

 

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 PCPR e PF deflagram operação contra grupo que sequestrou e agrediu vítimas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Federal (PF) estão nas ruas nesta segunda-feira (21) para cumprir quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão contra um grupo criminoso envolvido em um sequestro.

A operação ocorre simultaneamente em Curitiba e nos municípios de São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A ação conta com o apoio aéreo de helicópteros e o uso de cães policiais da PCPR.

A investigação apura o crime de extorsão mediante sequestro ocorrido no dia 13 de setembro, no qual as vítimas foram violentamente agredidas pelos sequestradores.

“O grupo criminoso foi identificado após minuciosa investigação. No dia do crime, abordaram o carro da vítima simulando serem policiais, utilizando coletes e balaclavas, e estavam armados com fuzis e pistolas”, explicou o delegado Thiago Teixeira, da PCPR.

Os criminosos levaram a vítima para sua residência, onde atraíram um funcionário. Ambos foram mantidos reféns e agredidos enquanto os sequestradores buscavam dinheiro oculto na casa.]

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

feed-image
SICREDI 02