Propriedades orgânicas certificadas pelo Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) com certificados válidos durante o primeiro semestre de 2025 poderão ter acesso a desconto em taxas de juros nas linhas de financiamento do Plano Safra 24/25.
Isso porque o Tecpar Certificação foi reconhecido, em uma portaria interministerial dos ministérios da Agricultura e Pecuária e da Fazenda, como uma das unidades participantes da Plataforma AgroBrasil+Sustentável, ferramenta que irá fazer a conexão entre propriedades orgânicas certificadas e instituições de crédito.
Pela portaria, que tem validade até 30 de junho de 2025, informações de propriedades de orgânicos certificadas pelo Tecpar serão enviadas pela equipe do instituto à Plataforma AgroBrasil+Sustentável para, com esse registro, os proprietários que adotam práticas produtivas sustentáveis obtenham redução de 0,5 ponto percentual na taxa de juros em linhas de custeio.
De acordo com Fábio Corrales, gerente do Centro de Certificação do Tecpar, ao ser reconhecido, o Tecpar pode oferecer esse benefício extra aos seus clientes, que já contam com a experiência da unidade certificadora que foi a primeira do Brasil a realizar certificação de produtos orgânicos.
"O Tecpar Certificação, ao ser reconhecido pelo Mapa, passa a disponibilizar as informações de seus produtores de orgânicos certificados na Plataforma AgroBrasil+Sustentável e, com esse registro na plataforma, os produtores podem então pleitear esse desconto na taxa de juros de financiamento", diz.
PLANEJAMENTO – Corrales lembra, porém, que como a portaria tem validade só até 30 de janeiro de 2025, caso haja interesse entre proprietários já certificados nesta redução, é preciso planejamento para aproveitar a janela de oportunidades oferecida pela política pública.
"O desconto na taxa de juros é uma oportunidade para atuais proprietários certificados pelo Tecpar com documentos válidos. Porém, é preciso que haja organização para buscar linhas de financiamento ainda no primeiro semestre, quando encerra o prazo previsto na portaria", observa o gerente do Centro de Certificação do Tecpar.
A redução de taxa de juros será concedida para operação de custeio destinada à propriedade cujo produto ou atividade tenha certificação válida e ativa no primeiro semestre de 2025.
A portaria elenca três grupos de programas com certificadoras reconhecidas para realizar a certificação das práticas sustentáveis. Na de orgânicos, o Tecpar Certificação é uma das 11 unidades certificadoras reconhecidas pela portaria.
A portaria dos ministérios da agricultura e pecuária e da fazenda, com a lista de instituições reconhecidas, pode ser acessada AQUI.
Mais informações sobre o Tecpar Certificação podem ser obtidas no site do Tecpar.
Por - AEN
Começam nesta segunda-feira (17) as inscrições para o concurso público de auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná.
São 50 vagas para candidatos com Ensino Superior completo e com vencimento inicial de R$ 16.953,96. As inscrições custam R$ 160 e vão até o dia 20 de março.
O auditor fiscal é responsável pela fiscalização do pagamento dos tributos e atuação no combate à sonegação fiscal, fiscalizando e auditando as atividades tributárias, contábeis e financeiras do Estado. Ele também é responsável pela transparência tributária.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso e aplicação das provas. Os candidatos podem se inscrever a partir das 16h do dia 17 de fevereiro até 16h de 20 de março, de acordo com o horário de Brasília.
PROCESSO SELETIVO – O concurso para auditor fiscal da Receita Estadual será dividido em quatro etapas. As duas primeiras serão de caráter classificatório e vão testar os conhecimentos dos candidatos em Língua Portuguesa, raciocínio lógico-matemático, Direito Constitucional, Tributário e Administrativo, assim como saberes específicos para o exercício da função. Isso inclui Economia e Finanças Públicas, contabilidade geral e Prática em Análise de Dados.
De acordo com o edital, as provas serão aplicadas no dia 18 de maio. Durante o ato de inscrição, o candidato pode escolher se vai realizá-la em Cascavel, Curitiba, Londrina ou Maringá.
Já a terceira fase, também de caráter classificatório, será a avaliação de títulos. Para isso, o concurso vai priorizar áreas relacionadas à função de auditor fiscal, como Administração, Contabilidade, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharias, Física, Matemática, Probabilidade e Estatística.
A última etapa é a avaliação médica, que é de caráter eliminatório.
ISENÇÃO – Os candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 17 e 19 de fevereiro. A opção está disponível para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal; ser doador de sangue, medula óssea ou leite humano; e quem foi mesário nas últimas eleições.
O pedido deve ser feito pelo próprio site da FGV, por onde os documentos comprobatórios também devem ser enviados. Mais informações estão disponíveis no edital do concurso.
Por - AEN
As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana com a oferta de
com carteira assinada, o maior número de oportunidades do ano, superando os 23.787 postos de trabalho com carteira assinada oportunizados na primeira semana de fevereiro.A maior parte das vagas ofertadas nesta semana é para alimentador de linha de produção, com 7.067 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de magarefe, com 1.083 vagas, operador de caixa, com 1.001, e operador de caixa, com 686.
A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis, com 5.107 oportunidades. São ofertadas 556 vagas para alimentador de linha de produção, 389 para operador de caixa, 270 para faxineiro e 171 para atendentes de lojas e mercados.
Na Capital, a Agência do Trabalhador Central de Curitiba oferta 52 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de auxiliar de desenvolvimento infantil (cursando superior em pedagogia ou áreas afins), com 4 vagas, técnico em segurança do trabalho (curso técnico em segurança do trabalho), com 3 vagas, consultor de vendas (curso superior em administração ou áreas afins), com 3 vagas, e comprador (curso superior em administração ou áreas afins), com 3 vagas.
A região de Cascavel aparece logo em seguida, com 4.625 oportunidades. São ofertadas 1.417 vagas para alimentador de linha de produção, 289 para abatedor, 255 para magarefe e 193 para ajudante de motorista.
Também são destaque as regiões de Londrina (2.657), Campo Mourão (2.542), Foz do Iguaçu (2.224) e Pato Branco (1.802). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 809 vagas, operador de caixa, com 101, servente de obras, com 84, e costureiro na confecção em série, também com 84 oportunidades.
Na região de Campo Mourão, os destaques são para alimentador de linha de produção (808), magarefe (478), servente de obras (80) e vendedor de comércio varejista (63).
Em Foz do Iguaçu, há oferta de emprego para alimentador de linha de produção, com 642 vagas, operador de caixa, com 151, repositor de mercadorias, com 110, e magarefe, com 70.
Na Região de Pato Branco, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 488 oportunidades, faxineiro, com 161, operador de caixa, com 78, e magarefe, com 72.
ATENDIMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.
Por - AEN
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu quatro tratores que estavam sendo comercializados de maneira irregular, no bairro São Cristóvão, em Cascavel, na tarde desta sexta-feira (14). Os veículos haviam sido avariados nas enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul.
A ação foi realizada após denúncia de que os tratores haviam sido vendidos por uma seguradora para empresas, com a finalidade de retirar peças e não para revenda em condições normais de uso.
De acordo com a delegada da PCPR Thais Regina Zanatta, a investigação revelou que um quinto trator já havia sido vendido anteriormente. O preço de mercado de tratores desse tipo varia de R$ 500 mil a R$ 600 mil, entretanto, haviam sido adquiridos por R$ 14 mil cada.
“Apesar da restrição judicial, os tratores estavam sendo revendidos por cerca de R$ 430 mil, representando lucro de aproximadamente 3.000%. Durante a operação, os policiais encontraram tratores com placas indicando que seriam 'zero km', embora tivessem histórico de danos”, explica.
NEGOCIADO - Ao menos um trator já havia sido negociado em janeiro deste ano. Os tratores apreendidos foram encaminhados à delegacia e permanecerão à disposição da Justiça.
“A PCPR alerta que a comercialização irregular de bens sinistrados pode configurar crimes contra o consumidor, estelionato e descumprimento de decisão judicial”, completa a delegada.
As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e verificar o destino de outros tratores que possam ter sido vendidos de forma indevida.
DENÚNCIAS - A população ainda pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Se o crime estiver em curso, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Por AEN/PR
O 37º Show Rural Coopavel, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, finalizou, na tarde desta sexta-feira (14), uma semana intensa de atrações que fizeram desta edição a recordista em público e em negócios realizados: mais de 400 mil pessoas passaram pela feira desde a segunda-feira e R$ 7 bilhões negociados durante o evento.
Realizada com apoio do Estado, a feira contou com diversos anúncios feitos pelo Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, como investimentos em novas linhas de crédito para produtores rurais, um programa de inovação aberta para o desenvolvimento de tecnologia genômica aplicada ao agronegócio, com investimentos de R$ 20 milhões, e a ampliação dos Corredores Rodoviários Sustentáveis com rede de abastecimento de gás natural e biometano.
Já entre as atrações promovidas pelo Governo do Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) ocupou 25 mil metros quadrados da feira com o objetivo principal de mostrar ao produtor rural manejos ecológicos e rentáveis.
Na Arena Paraná, espaço exclusivo para atendimento de secretarias, e entidades como BRDE e IDR-Paraná, foram feitos atendimentos a pequenos e grandes agricultores e agroindustriais.
O IDR-Paraná também apresentou a Vitrine do Biogás e Biometano, que detalhou o programa RenovaPR, que estimula projetos de energia renovável via biodigestão de dejetos animais; a Vitrine de Fruticultura, que apresentou uma ampla variedade de espécies frutíferas, entre elas a acerola, a amora-preta e a pitaya; e a Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel (Vital), com tecnologias voltadas à agricultura orgânica e agroecologia; além da Feira da Agricultura Familiar, que contou com 45 selecionados de todo o Estado.
Os visitantes também puderam conhecer, dentro da iniciativa Show Rural Digital, o trabalho das 16 startups participantes do projeto Anjo Inovador, que apresentam produtos e serviços inovadores voltados ao agronegócio e outras áreas. Em dois editais, o programa de Estado já destinou R$ 37 milhões para impulsionar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.
O turismo paranaense também foi muito bem representado com a exposição de produtos e atrativos turísticos do Estado. Os mais de 60 expositores levados pelos órgãos do turismo estadual foram distribuídos em dois estandes diferentes, onde tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços ao público da feira. Também foi promovida uma série de encontros com prefeitos, gestores, empresários, trade e demais profissionais do turismo, por meio da 4ª edição da Jornadas Regiões Turísticas – Riquezas do Oeste.
COOPAVEL - O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destacou a presença de autoridades e líderes na feira e reafirmou o compromisso de manter o Show Rural como uma referência em novidades que contribuem para transformar a realidade das propriedades rurais e das cidades. "Estamos muito felizes com o resultado e só temos a agradecer a todos que, de uma forma ou outra, fazem este grande evento acontecer", afirmou Dilvo, que aproveitou o encerramento para anunciar a data da 38ª edição, que será realizada de 9 a 13 de fevereiro de 2026.
Por AEN/PR
Na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da Primato Cooperativa Agroindustrial, marcada pela presença de autoridades, cooperados e associados. Durante o evento, que aconteceu na Associação Primato, foi realizada a prestação de contas de 2024, discutidos os planos para o próximo ano e realizada a eleição dos novos membros do conselho de administração e fiscal para o período de 2025 a 2028.
O presidente da cooperativa, Anderson Léo Sabadin, destaca a relevância do encontro, afirmando que "esse é um momento fundamental para reforçar o nosso compromisso com a transparência, a governança e o crescimento contínuo da nossa cooperativa. A união de todos os nossos cooperados e colaboradores tem sido essencial para alcançarmos os resultados de 2024, e juntos, vamos seguir mais fortes em 2025”.
Em 2024, a Primato Cooperativa alcançou marcos significativos, com um aumento substancial em diversos setores. O número de cooperados subiu para 10.909, com a cooperativa atendendo mais de 330 municípios, totalizando 47 unidades. Durante o evento, Sabadin ressaltou a expansão das unidades agrícolas e industriais, como a inauguração da unidade agrícola de Capitão Leônidas Marques e Santa Tereza do Oeste, além da unidade industrial em Enéas Marques, que consolidam a presença da cooperativa em regiões estratégicas.
A Primato também iniciou operações de destaque, como a Bioplanta, e a ampliação da unidade de Dourados, destacando sua busca constante pela inovação e sustentabilidade. “A inovação é um pilar importante da nossa estratégia, e em 2025, vamos seguir nesse caminho, ampliando a nossa atuação e investindo em soluções que agreguem valor a todos os nossos cooperados”, afirma o presidente.
Planejamento para 2025
O planejamento para este ano inclui metas ambiciosas para ampliar a atuação da Primato em diversas frentes, como a expansão no oeste e sudoeste do Paraná, o crescimento da suinocultura, e a implantação de uma nova bioplanta. Também está previsto o lançamento da Primato Alimentos, com distribuição no mercado nacional, e a conclusão de projetos sustentáveis, como a geração de energia fotovoltaica em 100% das unidades da cooperativa.
Sobre a relevância do lançamento da nova indústria de alimentos para suínos, peixes e pets em Toledo, Anderson destaca que "esses projetos visam diversificar ainda mais nossa atuação e abrir novas frentes de negócio, garantindo a continuidade do nosso desempenho no mercado agroindustrial”.
Relatório anual 2024
A Primato também registrou resultados expressivos em sua produção. A produção de suínos foi estável, com foco na eficiência e na manutenção da qualidade, apesar de uma leve diminuição no volume. Sabadin pontua que "a cooperativa manteve margens melhores graças ao controle de custos e ao aprimoramento contínuo dos processos”.
No setor da piscicultura, a cooperativa mantém o foco em ampliar sua atuação, trazendo novos produtores para a cadeia. O objetivo é dar um salto na produção de tilápias em 2025, chegando a 5,9 mil toneladas. A produção de leite, com 60,63 milhões de litros, e de aves, com 15,5 mil toneladas, também foram destaque.
Resultados financeiros
O faturamento global da Primato Cooperativa em 2024 atingiu R$1,5 bilhão, representando um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior, um reflexo da expansão e eficiência das operações nos setores agrícola, pecuário, industrial e de varejo.
O diretor executivo da Primato, Juliano Millnitz afirma: "Conseguimos aumentar nossa presença nos mercados, fortalecendo a nossa marca e a confiança dos cooperados. Essa é uma demonstração clara de resiliência e compromisso com o futuro”. Além disso, as sobras apuradas em 2024 foram de R$6.284 milhões, que serão adicionadas ao capital social dos cooperados, com um total de R$9.066 milhões incluindo os juros sobre o capital.
A Assembleia também foi marcada pela eleição dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. Foram eleitos para a gestão 2025-2028:
Conselho de Administração:
Anderson Léo Sabadin – Presidente
Cezar Luiz Dondoni – Vice-Presidente
Alison Petermann – Diretor Secretário
Edit Weber – Conselheira
Elias Garcia – Conselheiro
Geraldo Fontanella Junior – Conselheiro
Ládia Ines Kohler Kliemann – Conselheira
Marcelo Tracz – Conselheiro
Marcelo Gozzi – Conselheiro
Conselho Fiscal efetivos: Argeu Goethert, Delton Hoffmann, Rudi Werle Welter.
Conselho Fiscal suplentes: Carlos Alberto Lawich, Elemar Engelmann, Fábio Frigotto.
O presidente da Primato Cooperativa reflete ainda o espírito de união e comprometimento com o crescimento. "A Primato está pronta para novos desafios e oportunidades. Em 2025, vamos continuar a avançar com inovação, sustentabilidade e, acima de tudo, com a força da nossa cooperativa unida”. Com os olhos voltados para o futuro e uma série de projetos estratégicos, a Primato se prepara para fortalecer ainda mais seu papel de liderança no setor agroindustrial brasileiro.
Por Assessoria