O Governo do Paraná recebeu nesta sexta-feira (11) a doação de 12 mil smartphones da Receita Federal.
Avaliados a preço de mercado em cerca de R$ 30 milhões, os equipamentos serão utilizados nas oficinas de programação e robótica do Programa CrIAção, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2025 pela Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA). A cerimônia de assinatura do termo de destinação aconteceu no Pavilhão Smart Agro da ExpoLondrina e contou com a participação da deputada federal Luisa Canziani.
A doação marca o primeiro passo para a implantação do programa, que tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia e fomentar a inovação em todos os 399 municípios do Estado. Os celulares serão utilizados por estudantes da rede pública em atividades pedagógicas ligadas à cultura digital, com foco na formação em programação, robótica educacional e inovação.
“Essa doação representa uma economia de R$ 30 milhões para os cofres públicos e um investimento direto no futuro dos nossos jovens. São equipamentos que vão permitir o início das atividades do CrIAção já nos próximos meses, ampliando o acesso à tecnologia em todo o Paraná”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
Dos 12 mil aparelhos doados, 9 mil foram destinados pela unidade da Receita Federal em Maringá e outros 3 mil pela unidade de Londrina. Todos possuem o sistema operacional Android. A ação foi articulada pela SEIA com apoio da Superintendência da Receita Federal na 9ª Região Fiscal.
“São smartphones que entram no país de forma irregular, sem pagamentos de tributos. Esses celulares iriam competir no mercado com comerciantes que pagam seus impostos em dia. Nós buscamos não apenas apreender, mas buscar um destino nobre para as apreensões”, afirma o auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos Wanderley de Souza.
O projeto CrIAção faz parte do Pacto pela Inovação, política estadual que integra ações de fomento à ciência, tecnologia e empreendedorismo em todas as regiões do Estado. A iniciativa prevê a criação de Centros Municipais de Inovação com infraestrutura física e tecnológica, além da capacitação de professores em parceria com universidades e instituições técnicas.
A expectativa é de que mais de 35 mil alunos sejam capacitados até 2026, com a implementação de trilhas formativas em todos os níveis da educação básica. O projeto também deve estimular o surgimento de projetos estudantis voltados à solução de problemas locais, promovendo a inclusão digital e o fortalecimento da rede estadual de inovação.
O CrIAção será desenvolvido pela SEIA, em parceria com as secretarias da Educação (Seed), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além da Fundação Araucária. Ele será implantado em três etapas, conforme o nível de ensino.
Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental terão contato com programação por meio de plataformas como Scratch e OctoStudio. No Ensino Fundamental II, as escolas vão oferecer oficinas de robótica com kits de Arduino e Micro:bit. Já no Ensino Médio, os estudantes contarão com laboratórios maker, com impressoras 3D, cortadoras a laser e projetos integrados ao currículo.
Cada município vai contar com um Agente Municipal de Inovação, que será capacitado e responsável por promover a implementação do programa localmente. Além disso, será estruturado um Centro de Inovação em cada cidade, com equipamentos voltados à aprendizagem tecnológica. Serão distribuídos 2 mil kits de robótica, 12 mil celulares para uso nas aulas de programação, impressoras 3D e outros equipamentos de fabricação digital.
Por - AEN
A empresa EPR irá assinar o contrato com o Governo do Estado de maneira eletrônica, nesta sexta-feira (11), portanto, não vai ser realizada nenhuma solenidade.
Na última sexta-feira (4), foi a apresentação do projeto, na qual representantes da empresa estiveram presentes para esclarecer alguns pontos que foram questionados pelo município.
Essa assinatura marca um passo importante da instalação dessa nova concessão, essa empresa vai ficar responsável pelas praças de pedágio de rodovias entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, incluindo duas rodovias federias e cinco rodovias estaduais.
O pedágio não começará a ser cobrado instantaneamente, existe um prazo para que a empresa se adeque. Então, após a assinatura desse contrato ela terá 30 dias para colocar as praças que já existem em funcionamento, e as que ainda não existem deverão iniciar o processo de instalação.
Essa concessão é a mais cara entre todos os outros lotes, custando cerca de R$ 17 a cada 100km.
Segundo a Agência Nacional de Transportes, é necessário conferir toda a documentação, regularizar para dar sequência.
Mais atualizações sobre as cobranças de pedágio na BR-277 devem ser feitas em cerca de 40 dias.
Por - Catve
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), criou um número de WhatsApp para facilitar os atendimentos para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Os interessados agora podem entrar em contato pelo número (41) 3210-2457, pelo qual também poderão solicitar informações adicionais ou tirar dúvidas. O atendimento é realizado das 9h às 16h. A emissão da carteirinha é gratuita, feita 100% online, e garante comodidade e segurança para as pessoas autistas e suas famílias.
Para a confecção da Ciptea, são necessários alguns documentos, como RG e CPF do autista e do responsável, uma fotografia recente do autista, um laudo médico digitalizado e um exame de tipo sanguíneo. Todas as orientações para a solicitação da carteirinha estão disponíveis no site www.carteiradoautista.pr.gov.br. A Ciptea é um documento que garante atendimento prioritário em espaços públicos e privados, além de oferecer uma identificação formal para as pessoas com transtorno do espectro autista.
Desde a sua implementação, em 2020, o Paraná se destaca como um dos pioneiros na emissão da Ciptea, atendendo, até o momento, 36.601 pessoas. Neste ano, até o momento, 4.458 pessoas já receberam a carteirinha.
O Estado também está promovendo ações de forma regionalizada nas instâncias avançadas da Sedef para confecção do documento. Elas estão programadas para ocorrer entre 14 a 16 de abril em Paranavaí e Maringá; entre 22 a 25 de abril em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Umuarama, Cianorte e Cornélio Procópio; e entre 28 e 30 de abril em Jacarezinho, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Londrina, Apucarana e Ivaiporã.
O trabalho ocorre nos escritórios regionais e nas instâncias de atuação da Sedef nestes municípios. A Secretaria é responsável pela elaboração de políticas públicas e pela garantia de direitos das pessoas com deficiência.
O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destaca a relevância da carteirinha. “Além de suas diversas funções, a Ciptea é fundamental para a coleta de dados e informações na área. Sem números precisos, a formulação de políticas públicas fica prejudicada, e é isso que buscamos: maneiras de sermos mais eficazes em nossas ações”, afirma.
A técnica da Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carla Cristina Felicio Vieira Lourenço, explica que as instituições que atendem pessoas com deficiência no Estado, além da comunidade em geral, podem entrar em contato pelo número para pedir informações e solicitar a carteira de modo rápido e fácil.
“Após a aprovação, a carteira ficará disponível digitalmente para impressão ou para uso no celular. Este é um documento importante para identificar, priorizar o atendimento em estabelecimentos públicos e privados, e facilitar o contato com a família em eventual necessidade”, diz.
Aos 18 anos, Luan Henrique Lucca, funcionário terceirizado da Sedef que trabalha na equipe responsável pela emissão da Cipetea, comemora a existência do documento. “Gosto muito desta ideia. Ela é muito importante, pois o autismo não é visível. Então a carteira nos ajuda muito”, diz.
Por - AEN
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um casal, proprietário de uma clínica de reabilitação, por suspeita de envolvimento no homicídio de um ex-paciente e de desvios de mais de R$ 143 mil da conta bancária da vítima. A ação ocorreu nesta quinta-feira (10), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
A investigação teve início após o corpo de um homem ser encontrado na área rural de Ponta Grossa, na Estrada do Alagado, no dia 26 de março deste ano, com diversos golpes de arma branca. A vítima, um homem de 40 anos, tinha passado pela clínica terapêutica administrada pelos suspeitos.
Durante as investigações, foi verificado que, no dia 11 de março, ele foi hospitalizado após sofrer um acidente em uma pousada na qual estava hospedado. Na ocasião, o proprietário da clínica, que era identificado como contato de emergência, foi chamado ao local.
Segundo o delegado Luís Gustavo Timossi, após ter acesso aos pertences dele e ao seu celular, foram iniciadas diversas transações bancárias em favor da clínica terapêutica e de seu proprietário. “Enquanto a vítima ainda estava hospitalizada, foram desviados R$ 86,5 mil de sua conta bancária. Verificou-se também que, após a alta médica, ele não foi mais visto, coincidindo com o período em que os desvios se intensificaram, não cessando nem mesmo após sua morte”, explicou.
No dia seguinte à descoberta do corpo, as equipes policiais identificaram que o casal comprou um par de bicicletas, avaliadas em R$ 5 mil, e também foi realizada uma transferência de R$ 27,5 mil para a clínica.
Além das prisões temporárias, a Justiça determinou a expedição de mandados de busca e apreensão em diversos endereços relacionados aos investigados. Em uma das residências, as bicicletas adquiridas com o dinheiro da vítima foram localizadas. Também foi determinado o bloqueio de bens e valores do casal e da clínica até o montante desviado.
"As evidências indicam um crime premeditado com motivação financeira. Há fortes suspeitas de que os suspeitos tenham se aproveitado da vulnerabilidade dele, que era dependente químico, para obter acesso às suas contas bancárias", afirma o delegado.
Ao final do inquérito policial, os suspeitos poderão ser indiciados pelos crimes de homicídio qualificado, furto mediante fraude, e, possivelmente, por cárcere privado. As prisões foram decretadas por 30 dias, com possibilidade de prorrogação, caso seja necessário para o andamento das investigações.
Por - AEN
Segurança, inovação e educação. Essas são as prioridades que os paranaenses escolheram para nortear o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026. Os dados foram obtidos a partir da consulta popular inédita realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e apresentados durante audiência pública nesta quinta-feira (10).
Como o próprio nome indica, o PLDO delimita as metas e prioridades do Poder Executivo para o próximo ano fiscal e serve como guia para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). E foi exatamente isso que as 2.242 pessoas que responderam o formulário online apontaram, escolhendo as áreas e programas que vão fazer parte do orçamento do Estado no ano que vem.
Divididas em cinco eixos estratégicos — Eficiência Administrativa; Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Inclusão Social, Direitos Humanos e Cidadania; e Direitos Básicos e Bem-Estar —, as opções representam as diferentes frentes de atuação do Governo do Paraná e foi a partir disso que a população elencou os temas que considera mais prioritários.
A linha Paraná Protegido, que engloba todas as ações de segurança do Estado, foi apontada como um dos temas mais importantes para o paranaense, com mais de 1,6 mil votos. Em seguida, Paraná Mais Inovação e Educação: Transforma Paraná aparecem praticamente empatados, com 1.151 e 1.133 votos, respectivamente.
O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, celebrou o resultado e, principalmente, a adesão do cidadão à pesquisa. “Pela primeira vez na história do Paraná, fizemos essa consulta popular e ficamos bastante satisfeitos com o engajamento e a participação das pessoas”, disse. “Foi uma ação importante, pois nos permitiu entender o que o povo paranaense quer para o futuro do Estado e ajustar essas demandas já no PLDO que será entregue ao Legislativo”.
O diretor-geral da Sefa, Luiz Paulo Budal, também reforçou a importância dessa participação popular. “Um dos nossos principais objetivos aqui na Secretaria sempre foi nos aproximar do cidadão e tanto a pesquisa quanto a audiência pública vão nessa direção. Mais do que isso, mostram que o paranaense é interessado em participar e colaborar com o Estado”, afirmou.
NO CAMINHO CERTO – O resultado da consulta popular chancela a estratégia que o Governo do Estado já vem adotando ao longo dos últimos anos, investindo pesado nessas áreas que a população aponta como essencial. Exemplo disso é a própria segurança pública, cujo orçamento saltou de R$ 2,5 bilhões em 2019 para R$ 6,4 bilhões em 2025.
Outro item citado na pesquisa e que já está na pauta do Paraná há algum tempo é o do Desenvolvimento da Infraestrutura e Logística. Em 2024, o Estado investiu R$ 1,7 bilhão em transporte e infraestrutura de rodovias e, para 2025, a previsão é ultrapassar a marca dos R$ 2,1 bilhões. E, se depender do ânimo da população, até mesmo essa marca será quebrada em 2026.
PREVISÃO DE RECEITA – Para além dos resultados da consulta popular, a audiência pública para discutir o PLDO 2026 também trouxe os números prévios do orçamento para o ano que vem.
Conforme apresentado pela equipe da Diretoria de Orçamento Estadual (DOE), a previsão é que o Paraná tenha uma receita total líquida de R$ 89,9 bilhões, valor 5,3% maior do que os R$ 78,7 bilhões previstos na Lei Orçamentária Anual de 2025. Desse total, R$ 77,2 bilhões correspondem às receitas primárias, ou seja, a arrecadação de tributos, transferências e outras receitas.
“Essa é uma primeira previsão de cálculo para o orçamento de 2026 e, como uma ferramenta importante de planejamento, o PLDO vai ajudar a apontar os caminhos para o Estado não apenas onde investir, mas também o quanto vai poder aplicar nessas áreas prioritárias”, explica o diretor do Orçamento, Marcos Tadeu Cavalcante. “E o documento que apresentamos hoje é resultado do esforço incansável de muitas mãos”.
PRÓXIMOS PASSOS – A formulação do orçamento de 2026 ainda tem um caminho a percorrer. Depois da audiência pública desta quinta-feira, o PLDO será encaminhado para a Assembleia Legislativa no próximo dia 15 de abril. O Legislativo deve votar o documento e devolvê-lo ao Executivo até o início do segundo semestre para que a LOA 2026 possa ser, então, elaborada.
Por - AEN
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) lançou de maneira oficial, nesta quinta-feira (10), o recurso educacional digital Enem Paraná.
Criada para auxiliar a preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares em geral, a ferramenta já está disponível para alunos do 3º ano do Ensino Médio de toda a rede estadual de educação. O lançamento foi no Colégio Estadual Paula Gomes, em Curitiba.
Cerca de 105 mil estudantes paranaenses têm acesso à plataforma. Desenvolvido pela Seed-PR, o Enem Paraná visa otimizar o ensino e a aprendizagem dos alunos, com foco na ampliação do ingresso de estudantes da rede pública no Ensino Superior.
Por meio do recurso, os alunos têm acesso a questionários, videoaulas, podcasts e simulados que atendem a diferentes estilos de aprendizagem e abrangem conteúdos cobrados no Enem e nos principais vestibulares. Além disso, gráficos permitem que o estudante acompanhe o próprio progresso e identifique pontos fortes e fracos no processo de aprendizagem. O aplicativo ainda oferece ferramentas de estudo personalizáveis conforme o ritmo e a disponibilidade de tempo do usuário.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o principal objetivo da inovação é democratizar o acesso dos alunos às tecnologias educacionais. “Sabemos que um cursinho particular é muito caro e, muitas vezes, compromete o orçamento familiar. Agora, com o Enem Paraná, os estudantes da rede pública terão acesso a todo esse recurso, de forma gratuita”, explicou.
“É uma ferramenta que vai ajudar nossos meninos e meninas a ingressarem nas universidades públicas por meio do Enem, dos vestibulares e do nosso Aprova Paraná Universidades. É uma forma de colocarmos os estudantes da rede estadual de educação no Ensino Superior, uma política do Estado que vem avançando cada vez mais e transformando realidades em todo o Paraná”, acrescentou.
Os conteúdos disponíveis no Enem Paraná estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abordam os componentes curriculares da Formação Geral Básica. A plataforma permite acesso on-line e off-line, por computador ou aplicativo no celular, para que os alunos possam estudar a qualquer momento.
O acesso ao Enem Paraná pelo computador pode ser feito a página https://enempr.com.br/enemparana. Já por celular ou tablet, é necessário fazer o download do aplicativo nas lojas oficiais Android ou iOS. Para utilizar a plataforma, basta clicar no botão "Acesse com Paraná" e fazer o login normalmente com a conta @escola.pr.gov.br.
IMPACTO POSITIVO – Assim como nas demais escolas da rede estadual de educação, estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Gomes já notaram o impacto positivo do Enem Paraná, disponibilizado aos alunos no início de março para testes.
“Eu acho que o aplicativo dá uma boa ajuda, abre um leque de conhecimento. Acredito que vai trazer bastante facilidade para fazermos a prova do Enem. Eu mesma já estou assistindo às aulas de Artes”, contou a estudante Maria Luísa Nunes, de 16 anos, que deve prestar vestibulares para os cursos de Artes Visuais, Design Gráfico ou Educação Física.
Otávio Henrique Oliveira, também estudante do Ensino Médio, pretende fazer faculdade nas áreas de Programação ou Desenvolvimento de Jogos. “O Enem Paraná tem várias matérias diferentes e está sendo bem legal. Tem várias opções de como estudar e fazer testes para a prova do Enem. O aplicativo está me ajudando a entender algumas matérias e até rever conteúdos de aulas em que faltei por motivos médicos”, relatou.
O Colégio Estadual Paula Gomes atende a cerca de 500 estudantes, matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A instituição faz parte do programa Paraná Integral, e todos os alunos estudam das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Conforme a diretora do colégio, Rosemary de Souza, a adoção do aplicativo complementa o modelo de ensino em tempo integral. “O recurso ajuda muito nas aulas de estudo orientado, na recomposição de aprendizagem e está sendo trabalhado também nas aulas de preparação para o vestibular, com orientação da professora, nas salas de informática. É um aplicativo que veio para revolucionar, porque os estudantes têm acesso gratuito, on-line e na palma da mão”, destacou.
RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS – Estudantes da rede estadual de educação têm acesso a diferentes recursos educacionais digitais, que complementam o aprendizado obtido em sala de aula.
Um exemplo é o Khanmigo, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para apoio no ensino da matemática. O sistema proporciona suporte individualizado aos alunos, respondendo dúvidas em tempo real e adaptando estratégias de ensino às necessidades específicas de cada estudante.
Alunos da rede também têm aulas de inglês por meio da plataforma Inglês Paraná High, que oferta um curso on-line completo de Língua Inglesa. Já o Inglês Paraná Teens, focado em estudantes de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, usa IA como suporte para melhorar os níveis de escrita e conversação em inglês.
Outras ferramentas, como o Leia Paraná e o Redação Paraná, ajudam a aprimorar habilidades de leitura e escrita dos estudantes paranaenses. Além disso, a Seed-PR testa, em parceria com a Google, o uso da Plataforma LIA, focada em melhorar a capacidade de leitura de crianças, e de outra ferramenta para aperfeiçoamento da redação, proporcionando feedbacks automatizados para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo é disponibilizar o acesso aos novos recursos para toda a rede estadual a partir deste ano.
Por - AEN