O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) disponibiliza a partir desta quinta-feira (21) uma nova versão dos Cadernos Estatísticos Municipais, com dados até 2024. Composto por um conjunto de informações territoriais, sociais e econômicas para cada um dos 399 municípios do Estado, a nova versão é apresentada em formato de painel, o que facilita a navegação e o entendimento das informações.
Os usuários podem acessar dados atualizados de acordo com o calendário de divulgação das fontes oficiais, além de contar com uma breve série histórica para cada estatística, o que permite analisar a evolução de indicadores ao longo do tempo. Também é possível consultar os dados consolidados do Estado.
As métricas são caracterização do território, agropecuária, comunicações, cultura, demografia, domicílios, educação básica, educação superior, eleições, energia elétrica, estatísticas vitais, finanças públicas, indicadores municipais, instituições financeiras, meio ambiente, Produto Interno Bruto e Valor Adicional Fiscal, saneamento, saúde, trabalho e transporte.
Entre os subitens analisados estão a quantidade produzida de cada cultura e da produção de origem animal, número de acessos de banda larga fixa, quantidade de bibliotecas e equipamentos culturais, população estimada, número de domicílios particulares permanentes, matrículas na educação básica, docentes na educação superior, número de eleitores, consumo de energia elétrica, taxas de natalidade e mortalidade, receitas municipais, número de agências bancárias, áreas remanescentes de Mata Atlântica, atendimento de esgoto e água, números de empregados e estabelecimentos econômicos e frota de veículos por tipo.
Além disso, a interface oferece novas funcionalidades que tornam a experiência de consulta ainda mais interativa e dinâmica. O usuário poderá compartilhar as informações nas redes sociais ou por e-mail, além de possibilitar fazer o download dos dados em diversos formatos, como CSV, Excel, PDF ou PowerPoint, o que facilita o uso e a apresentação das informações, inclusive para estudos acadêmicos, embasamentos para audiências públicas e planos diretores.
Segundo o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, essa nova forma de divulgação atende a uma demanda constante dos usuários do Cadernos Municipais. "Planejamos algo para o usuário comparar facilmente o comportamento das estatísticas locais ao longo do tempo”, disse.
O painel com as informações estatísticas dos municípios paranaenses pode ser acessado no site do Ipardes.
POr - AEN
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro.
O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
Quem pode se matricular ou fazer a rematrícula
O prazo é destinado a:
- Estudantes que já fazem parte da rede estadual e precisam confirmar ou ajustar sua vaga;
- Alunos que desejam ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental, na 1ª série do Ensino Médio ou em cursos técnicos;
- Estudantes vindos de escolas privadas, federais, de outros estados ou que estão retomando os estudos.
Como realizar o processo
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria;
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência;
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável.
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
O secretário da Educação, Roni Miranda, destaca a praticidade do formato digital. “Nosso sistema online traz mais agilidade e segurança para as famílias. É fundamental que todos aproveitem este período para garantir a continuidade dos estudos, regularizando a matrícula ou rematrícula dentro do prazo”, afirmou.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante;
- Comprovante de residência atualizado;
- Histórico escolar;
- Comprovante de vacinação (para rematrícula);
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Suporte e atendimento
Famílias que enfrentarem dificuldades no acesso à internet ou no uso da plataforma podem procurar ajuda nas escolas estaduais ou nos Núcleos Regionais de Educação.
Não deixe para a última hora. Regularize sua situação ou garanta a vaga de seu filho em uma das mais de 2 mil escolas da rede estadual do Paraná. O prazo final é 29 de novembro.
Por - AEN
A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos que são recebidos no sistema diariamente.
Com essa atualização, a Jucepar espera proporcionar um serviço mais ágil e eficiente, facilitando o acesso a serviços essenciais para contadores e empreendedores, por exemplo, que são os públicos que mais utilizam o Empresa Fácil. O sistema promete reduzir os tempos de resposta e melhorar a experiência do usuário, tornando o processo de cadastro e arquivamento mais simples e direto.
O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, prevê que a implementação da IA no Sistema Fácil será um acelerador para reduzir ainda mais o tempo para abertura de empresas. “Essa implementação é um passo essencial para modernizarmos nossos serviços. Com essa tecnologia, esperamos agilizar processos e melhorar a satisfação dos usuários”, diz Rigoni.
Atualmente, a maioria dos processos é analisada manualmente por uma equipe da Jucepar. “Com o uso da IA esperamos reduzir o trabalho manual em pelo menos 50%. A ferramenta fará uma pré-análise e destacará os pontos críticos para revisão dos analistas, agilizando significativamente o processo”, explica o presidente da Jucepar.
O recurso humano do órgão ficará responsável pela curadoria do trabalho inicial realizado pela IA, não afetando a necessidade dos servidores para o desempenho de serviços.
O tempo de análise inicial de um processo dura em média 15 minutos. Com a IA, a expectativa é reduzir esse tempo para 2 minutos. “Hoje já somos a segunda Junta mais rápida do Brasil, com um tempo médio de 9 horas e 53 minutos para processamento. Nosso objetivo é reduzir esse tempo para 6 horas até o final da gestão”, afirma.
A fase de testes e treinamento da IA deverá ocorrer até o fim deste ano. A previsão é que a partir de 2025 ela já esteja disponível inclusive para uso do cidadão, exibindo as divergências encontradas antes mesmo dele protocolar o processo, assim como apresentando possíveis conflitos de informações ao analista do processo.
O diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), Christiano Puppi, destaca que a implementação da IA no serviço público estadual costuma gerar desafios, mas que a Jucepar está à frente. “O poder público, em todos os níveis, tem uma dificuldade maior de implementação da inteligência artificial. Mas, a Jucepar, sempre ligada àquilo que é de mais novo e àquilo que é de mais moderno, vendo a necessidade real do empresário que quer cada vez mais rápido que o seu processo seja aprovado aqui, começou a fazer os testes através dos analistas e vogais da Junta. Até janeiro do ano ela vai ser plenamente implementada”, diz.
A iniciativa da Jucepar faz parte de um esforço contínuo do governo paranaense para modernizar e automatizar processos, beneficiando desde a abertura de empresas até a alterações contratuais e registros de livros. Outra novidade é que nesta semana o Conselho de Administração da Jucepar aprovou, por unanimidade, o projeto de consolidação do Empresa Fácil nos municípios paranaenses, dando suporte para que rompam gargalos na etapa local do processo de abertura de novos empreendimentos.
Por - AEN
m uma ação conjunta entre o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Paraná, foi recuperada na noite desta quarta-feira (20) a totalidade das pistolas Beretta calibre 9mm furtadas do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BI Mec), em Cascavel. As buscas intensificadas resultaram na localização das últimas quatro armas em uma área desabitada na zona rural de Santo Antônio do Sudoeste.
O desaparecimento de nove pistolas havia sido detectado no último domingo (17), mobilizando 1.600 militares e forças de segurança como parte da Operação Ágata, que reforça o patrulhamento na região sudoeste do Paraná. Investigações baseadas em denúncias anônimas levaram inicialmente à apreensão de cinco pistolas e munições em Espigão Alto do Iguaçu. Uma das residências abordadas continha armamento escondido, além de munições calibres 9mm e 12. Um dos moradores foi preso após confirmar que as armas haviam sido deixadas por um amigo.
Uma outra pistola foi localizada às margens da PR-484, nas proximidades de Três Barras do Paraná.
Em nota, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada destacou a gravidade do episódio e reafirmou seu compromisso com a segurança pública. Um Inquérito Policial Militar está em andamento para identificar os responsáveis pelo crime, que responderão à Justiça.
Por -- Catve
A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) é uma das selecionadas pelo EmbraturLAB, o laboratório de Inovação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, para participar do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que vai acontecer de maneira virtual, no próximo dia 26 de novembro.
A seleção busca valorizar e incentivar as iniciativas sustentáveis mais bem sucedidas para serem replicadas no setor turístico e incorporadas na promoção internacional do Brasil. Os três vencedores, a serem anunciados no dia 4 de dezembro, terão como prêmios destaques na promoção internacional através da Embratur.
Das 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas, as 10 escolhidas são: Secretaria do Turismo do Paraná (Setu); Instituto Municipal de Turismo de Curitiba; Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur; Secretaria do Turismo de Alagoas; Secretaria do Turismo do Rio Grande do Norte; Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Turismo de São Sebastião (SP); Secretaria de Turismo de São Paulo, Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (MA).
Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a seleção mostra o grande destaque do turismo paranaense. "Além da Secretaria do Turismo, o Paraná conta também com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba na lista dos selecionados, mostrando como o setor tem se destacado em nível nacional e internacional", disse. "Estar nessa lista mostra como o turismo paranaense já é um mercado forte e competitivo, e isso passa também pelo trabalho do Governo do Estado, que tem dado uma atenção muito forte a esse setor, responsável pela geração de emprego, renda e qualidade de vida as pessoas", afirmou.
CONCURSO - No dia 26, os selecionados irão mostrar a viabilidade de suas propostas com foco em sustentabilidade nas cidades turísticas brasileiras à Coordenação ESG da Embratur e aos especialistas convidados.
Segundo o assessor Paulo Albuquerque, os destinos terão que mostrar, em cinco minutos, o quanto estão preparados para receber visitantes de outros países.
“Os destinos terão que mostrar que realmente estão preparados para receber os turistas internacionais, ou seja, se as experiências estão disponíveis em outros idiomas, se já recebem ou não turistas internacionais, como está a conectividade desses destinos brasileiros com os nossos mercados prioritários”, explicou ele.
“Além disso, também irão revelar como a secretaria do turismo chegou a esse relato, se o seu processo de governança está bem estabelecido e qual a proximidade das secretarias com as empresas ou organizações responsáveis pela realização dessas experiências. Cada destino terá cinco minutos para relatar essas experiências e outros cinco para responder às perguntas e respostas da banca”, complementou Albuquerque.
CRITÉRIOS - O concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros avalia as seguintes categorias: 1 - Ambiental: Mudanças Climáticas, Poluição, Biodiversidade e Recursos Naturais, 2. Social: Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão, Saúde e Segurança e Impacto Comunitário. 3. Governança: Estrutura Corporativa, Gerenciamento de Riscos, Adesão ao Pacto Global da ONU ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações ou premiações.
PRÊMIOS - O primeiro lugar do concurso receberá consultoria da Embratur para desenvolver uma estratégia ESG e criar um Comitê ESG, fortalecendo a governança regional. Também terá direito a uma campanha de marketing em 2025, alinhada à estratégia de mercado da Agência, ampliando a visibilidade do destino, e a participação como destaque em um episódio do minidocumentário ‘Turismo Transforma’, promovendo suas iniciativas.
Como benefícios empresariais, todos os vencedores participarão da jornada de promoção da Embratur, aumentando a exposição das suas experiências turísticas, além de participarem como destaque no capítulo de Sustentabilidade das redes da Embratur (incluindo posts em plataformas como LinkedIn e Instagram).
Os vencedores também terão vídeos documentários produzidos sobre as jornadas ESG dos empreendimentos vencedores, aumentando a credibilidade e alcance, e possibilidade de serem escolhidos para implementar provas de conceito de startups do EmbraturLAB, testando inovações sustentáveis.
O Exército Brasileiro divulgou nota sobre as cinco pistolas recuperadas nas últimas horas. As forças de segurança continuam as ações para encontrar as outras quatro que estão desaparecidas.
O Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada informou que, na terça-feira (19), em ação conjunta com a Polícia Militar, foram recuperadas cinco pistolas furtadas do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado.
Após vasculhamento em uma residência em Espigão Alto do Iguaçu, foram encontradas quatro pistolas e munições. O morador foi conduzido para a Delegacia para lavrar a prisão em flagrante. Posteriormente, em busca ao longo da PR-484, foi encontrada outra pistola e mais munições, em região de mata.
Cabe ressaltar que além do armamento recuperado, até o presente momento, a operação já realizou mais de 3.000 abordagens e revistas de pessoal, motocicletas, veículos leves e caminhões. Foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola .380 e uma pistola 9mm que estavam irregulares. Além disso, foram apreendidos produtos de descaminho.
A Operação Ágata permanece em curso, em um esforço interagências, até que todo o armamento seja recuperado e os criminosos responsabilizados. A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada reiterou que considera esse episódio inaceitável e envidará todos os esforços para solucionar o caso.
Por - Catve