Empresa de embalagens ainda tem focos de incêndio quase 24 horas depois

A sede da empresa Embalagens Massuda, que foi atingida por um grande incêndio, segue com alguns focos de fogo ainda na manhã desta sexta-feira (24), cerca de 24 horas depois do início das chamas.

Mesmo as fortes chuvas que aconteceram durante a madrugada desta sexta em Cascavel não foram capazes de acabar com o fogo que atingiu a empresa de embalagens, que utiliza diversos materiais inflamáveis como matéria-prima.

Segundo os bombeiros, o trabalho de controle das chamas poderia durar até 3 dias, devido às grandes proporções que o fogo alcançou. Apenas na última quinta-feira foram utilizados aproximadamente 150 mil litros de água para o controle do incêndio.

O prejuízo para a empresa foi de cerca de R$ 10 milhões.

 

 

 

 

 

 

 

Por - Catve

 Lottopar institui regras para garantir publicidade responsável nas apostas no Paraná

Para garantir que os operadores lotéricos do Paraná sigam regras de publicidade que respeitem as boas práticas do jogo responsável, a Lottopar divulgou neste ano portarias com determinações a serem seguidas.

Os documentos destacam, especialmente, restrições de acesso a menores de 18 anos às plataformas de apostas esportivas e demais operações lotéricas e, também, estabelecem regras sobre o uso de celebridades nas ações de divulgação.

As apostas esportivas de quota fixa, as bettings, estão operando no Estado desde novembro do ano passado e há previsão da entrada em operação, em breve, das modalidades lotéricas instantânea, prognósticos e passiva.

Os operadores também devem seguir as legislações estaduais e federais vigentes e estar atentos às recomendações publicadas pelo Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), de acordo com o Anexo X do Código Brasileiro de Autorregulação Publicitária , que dispõe especificamente sobre as regras para a publicidade dessas apostas.

MENORES DE IDADE – São proibidos aos menores de 18 anos, de modo direto ou indireto, o cadastro e a realização de apostas. O operador não poderá promover apostas relacionadas a eventos, competições desportivas, torneios, jogos ou provas com interação humana, individuais ou coletivos, que envolva exclusivamente a participação de menores de 18 anos.

Os Termos e Condições e todas as diretrizes e políticas internas dos operadores devem ter cláusulas que atuem diretamente na proteção de menores de idade. A veiculação de propagandas e demais ações publicitárias não podem ser dirigidas a este público, sendo proibida a utilização de símbolos, elementos visuais, sonoros, verbais ou escritos destinados aos que estão abaixo desta faixa etária.

As comunicações de marketing e transmissões, por qualquer meio, de jogos físicos ou online, precisam conter avisos como “apostas são proibidas para menores de 18 anos” ou o símbolo “18+”.

FAMOSOS – Nas comunicações de marketing fica proibido também utilizar a imagem de pessoas ou personagens, reais ou fictícios, de relevância ou notoriedade pública que possam atrair específica, ou principalmente, menores de idade. Fica vetado, ainda, apresentar a aposta esportiva como socialmente atraente ou que contenha afirmações de personalidades conhecidas ou de celebridades que sugiram que o jogo contribui para o êxito pessoal ou social.

Outra determinação é que não se deve promover o uso do produto como meio de recuperar valores perdidos em apostas anteriores ou outras perdas financeiras, sugerir ou dar margem para que o público entenda que a aposta pode constituir alternativa ao emprego, solução para problemas financeiros, fonte de renda adicional ou forma de investimento financeiro.

O diretor de Operações, Fabio Veiga, ressalta que a Lottopar implantou essas medidas com base nas legislações vigentes como forma de garantir que os operadores contribuam para a construção de um mercado socialmente responsável. “No dia a dia vemos propagandas nas redes sociais com influenciadores prometendo ganhos exorbitantes, indicando que o mundo das apostas pode ser uma profissão, mas não é por aí. As apostas esportivas e os jogos lotéricos são entretenimento, por isso a propaganda tem que reforçar essa mensagem”, afirmou.

JOGO RESPONSÁVEL – As portarias publicadas pela Lottopar incluem, ainda, que as ações de marketing devem sempre exibir de maneira clara o nome ou a marca do operador a que se refere, para que os apostadores possam facilmente identificar o responsável pela comunicação.

É obrigatório também incluir uma mensagem padronizada destinada a promover o jogo responsável, por exemplo, “Jogue com Responsabilidade”.

Como forma de garantir o entretenimento saudável, fica vedado ao operador a realização de qualquer comunicação de marketing que possa despertar a esperança de que a participação do apostador levará ao enriquecimento ou gerará fonte de renda, induzir ao erro quanto à possibilidade ou chance de ganhar, ou sugerir a repetição de apostas aumentará as possibilidades de ganhar algum prêmio.

“Publicidade socialmente responsável deve ser uma busca constante de todos os envolvidos nas operações lotéricas no Estado. Os jogos lotéricos e as apostas esportivas autorizadas pela Lottopar são entretenimento e a publicidade tem um papel importante para ajudar a difundir as boas práticas dentro desse mercado”, concluiu Veiga.

As portarias podem ser consultadas AQUI.

 

 

 

 

 

Por - AEN

Comitê Feminino da Primato participa do Elicoop

Um importante evento reuniu hoje, dia 22 de maio, as mulheres que fortalecem o agro no estado do Paraná, é o Encontro Estadual de Lideranças Femininas Cooperativistas, Elicoop.

Sediado na cidade de Campo Mourão e tendo como anfitriã, a Cooperativa Coamo, o evento reúne milhares de mulheres de todo o Paraná, incluindo as representantes do comitê feminino da Primato que marcaram presença e reforçando a importância do gênero feminino no desenvolvimento das atividades no campo e em especial na Primato.

Promovido pelo Sescoop, o encontro terá uma programação enriquecedora que teve início com a palestra da instrutora Fabiana Sarandi, abordando o assunto “Propósito e Legado” e se encerra amanhã com a participação do palestrante Sidnei Oliveira que irá abordar o tema ‘Conflito de Gerações’.

 

 

 

 

 

 

 

Por - Assessoria

 Suinocultores do Paraná preferem acessar mercado por integradoras, aponta boletim

O modelo de produção e acesso ao mercado por integradoras é o adotado por mais da metade dos suinocultores do Paraná.

Depois vêm aqueles ligados a cooperativas, mas também há quase mil produtores que atuam de forma independente. Essa é uma das análises trazidas pelo Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 17 a 23 de maio.

Os modelos integrado e cooperado estabelecem vínculo entre o produtor e a entidade que os congrega, o que garante fluxo de produção e venda mais estáveis, pois se destinam às agroindústrias das próprias empresas. Já os independentes tomam todas as decisões técnicas e financeiras de forma individual, o que possibilita flexibilidade em negociações, apesar de mais sujeitos a flutuações de mercado.

O boletim preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura, traz os dados compilados pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Ela registra que 2.105 produtores de suínos (51% do total) acessam o mercado por meio de integradoras, outros 1.078 (26%) estão em cooperativas e os restantes 969 (23%) são independentes.

A integração é modelo mais frequente nas regiões Oeste, Sudoeste, Sudeste e Centro-Oriental do Paraná, totalizando 97 municípios. Toledo lidera o sistema, com 405 produtores, seguido por Nova Santa Rosa, com 135. As mesmas regiões concentram os cooperados, presentes em 68 cidades. Novamente Toledo está à frente, com 175 estabelecimentos, vindo a seguir Marechal Cândido Rondon, com 135.

Os produtores independentes estão mais dispersos pelo Estado, com destaque para os municípios de Marechal Cândido Rondon, com 43, Mangueirinha, com 33, e Toledo, com 31. Em algumas regiões do Paraná, como Norte e Norte Pioneiro, a suinocultura independente é praticamente a única forma de produção comercial de suínos e se destinam sobretudo a abatedouros com inspeção estadual e municipal.

CARNE BOVINA E FRANGO – O documento do Deral cita também dados da Embrapa Suínos e Aves (CNPSA) sobre custo de produção de frango vivo no Paraná, criado em aviários tipo climatizado em pressão positiva. Em abril o custo foi de R$ 4,28 o quilo. Em Santa Catarina, segundo produtor, o valor ficou em R$ 4,44, enquanto o Rio Grande do Sul registrou R$ 4,40 o quilo.

Sobre a carne bovina, o boletim destaca o recorde de exportação nacional em abril, com 236,7 mil toneladas, gerando o montante de US$ 1,04 bilhão, a um preço médio de US$ 4,40 o quilo. Em abril de 2023 tinham sido enviados 133,4 mil toneladas de carne bovina ao Exterior, ainda que o preço médio tivesse sido superior, a US$ 4,61 o quilo.

SOJA E MILHO – Com a antecipação da colheita da soja da safra 2023/24, que já se encerrou, a comercialização avançou. No primeiro quadrimestre as exportações do complexo soja paranaense chegaram a 5,4 milhões de toneladas, volume 53% superior ao mesmo período do ano passado, quando tinham sido exportadas 3,5 milhões de toneladas.

As vendas renderam até agora US$ 2,5 bilhões para o Paraná, ultrapassando em 20% os US$ 2,1 bilhões do primeiro quadrimestre de 2023. Com a concentração maior neste início de ano, a tendência é que os embarques diminuam nos próximos meses.

O milho da segunda safra 2023/24, que está todo plantado, e com 2% da área estimada de 2,4 milhões de hectares já colhida, teve piora nas condições de campo nesta última semana. O percentual de 57% da lavoura que era considerada boa, agora baixou para 51%. A condição mediana subiu de 29% para 35%, enquanto a ruim cresceu de 14% para 17%.

TRIGO – O preço do trigo para o produtor teve boa reação nas últimas semanas. Na quarta-feira (22) a cotação estava em R$ 74,00 a saca na maioria das praças do Estado. O valor é 14% superior aos R$ 65,00 de um mês atrás. O movimento é fruto das preocupações com a oferta mundial, especialmente em razão das geadas na Rússia, principal exportador.

FRUTAS - O boletim refere-se ainda à participação do Norte Pioneiro – regionais de Jacarezinho e Cornélio Procópio – na fruticultura estadual. Os dois núcleos representam 20,3% do total de R$ 2,5 bilhões do Valor Bruto de Produção (VBP) das frutas. Isso representa R$ 500,5 milhões, com área de 7 mil hectares e produção de 185 mil toneladas em 2022.

Das 35 espécies de frutas cultivadas no Estado, 28 estão presentes no Norte Pioneiro. A goiaba, o morango, a laranja, a uva e o abacate são as principais espécies. Com o viés de dar suporte ao desenvolvimento e estabelecer uma fruticultura arrojada, a Universidade Estadual do Norte do Paraná/UENP está implantando um Curso de Tecnologia em Fruticultura em Santo Antônio da Platina.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Estado e Senac ofertam 2.370 vagas em cursos gratuitos para alunos da EJA

Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Paraná e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná (Senac PR) oferece, ao longo dos próximos dois anos, 2.370 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional e aperfeiçoamento para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual.

Os cursos do programa QualificaEJA serão ofertados inicialmente em 17 municípios, com início a partir deste mês. O convênio prevê a oferta de cursos de qualificação profissional e aperfeiçoamento nas áreas de gastronomia, gestão, comércio, tecnologia da informação (TI), beleza e saúde.

As aulas acontecerão presencialmente nas unidades do Senac PR das cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Nova Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Os cursos são exclusivos para alunos EJA da rede pública estadual e integram o Programa Senac Gratuidade (PSG), direcionado a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. Além do critério de renda, os interessados devem atender aos pré-requisitos de idade e escolaridade de cada curso.

Já há cursos em andamento, mas ainda há várias turmas com vagas disponíveis. Para se inscrever, os alunos da EJA da rede pública estadual de ensino do Paraná devem comparecer na unidade Senac mais próxima. Mais informações pelo site www.pr.senac.br ou pelo 0800 643 6 346.

Confira os cursos:

Programador Web – Apucarana – 04/06/2024 a 30/09/2024

Programador Web – Apucarana – 19/08/2024 a 08/11/2024

Cabeleireiro – Apucarana – 18/07/2024 a 06/12/2024

Programador Web – Campo Mourão – 21/08/2024 a 21/02/2025

Cabeleireiro – Campo Mourão – 23/07/2024 a 06/05/2025

Confeiteiro – Campo Mourão – 15/07/2024 a 24/03/2025

Preparo de bolos e tortas – Campo Mourão – 06/06/2024 a 12/07/2024

Técnicas de Vendas – Cascavel – 05/06/2024 a 19/06/2024

Cabeleireiro – Cascavel – 03/07/2024 a 17/04/2025

Ms Excel: operações essenciais – Curitiba – 03/06/2024 a 07/06/2024

Confeiteiro – Curitiba – 10/06/2024 a 22/10/2024

Confeiteiro – Foz do Iguaçu – 17/06/2024 a 05/11/2024

Ms Excel: operações essenciais – Francisco Beltrão – 03/09/2024 a 17/09/2024

Programador Web – Francisco Beltrão – 07/10/2024 a 20/02/2025

Cabeleireiro – Francisco Beltrão – 01/07/2024 a 13/12/2024

Qualidade no atendimento ao cliente – Guarapuava – 03/06/2024 a 17/06/2024

Cabeleireiro – Guarapuava – 03/06/2024 a 28/02/2025

Técnicas de Vendas – Londrina – 15/06/2024 a 13/07/2024

Cabeleireiro – Londrina – 10/06/2024 a 25/10/2024

Desenvolvedor Fullstack – Paranaguá – 02/09/2024 a 07/02/2025

Programador Web – Paranaguá – 10/07/2024 a 01/10/2024

Cabeleireiro – Paranaguá – 09/07/2024 a 11/02/2025

Cabeleireiro – Paranaguá – 05/08/2024 a 11/03/2025

Confeiteiro – Paranaguá – 03/07/2024 a 25/10/2024

Empreendedorismo e negócios de oportunidades – Ponta Grossa – 19/08/2024 a 23/08/2024

Cuidador de Idoso – Ponta Grossa – 20/08/2024 a 14/10/2024

Programador de sistemas – Ponta Grossa – 20/08/2024 a 08/11/2024

Barbeiro – Ponta Grossa – 04/06/2024 a 10/09/2024

Cozinheiro – Toledo – 04/06/2024 a 13/02/2025

Ms Excel: operações essenciais – Umuarama – 06/07/2024 a 03/08/2024

Programador Web – Umuarama – 10/08/2024 a 08/11/2025

Cabeleireiro – Umuarama – 11/06/2024 a 06/03/2025

Cabeleireiro – Umuarama – 12/06/2024 a 10/03/2025

Bases da Cozinha – União da Vitória – 16/07/2024 a 16/08/2024

 

 

 

 

 

Por- AEN

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