Guaraniaçu - Paraná lança maior banco de projetos executivos de sua história

Cumprindo com agenda de compromissos na Capital do estado, o Prefeito Osmário Portela participou na tarde desta segunda dia 26, do lançamento do maior banco de projetos executivos do Paraná.

 

O evento foi realizado no Palácio Iguaçu e contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior que realizou o lançamento de um banco de projetos executivos de R$ 350 milhões para viabilizar e agilizar obras de reestruturação de rodovias, ferrovias e da segurança pública. É o maior aporte de recursos para planejamento da história do Estado. Ele tem formato inédito e foi desenvolvido para resolver os grandes gargalos históricos do Paraná.

 

Ratinho Junior destacou que a iniciativa demandou o envolvimento de diversas áreas do Governo e é parte de um programa maior de investimentos e atração de recursos para renovar toda a infraestrutura do Estado, preparando o Paraná para ser o hub logístico da América do Sul. “Esse não é um programa do nosso mandato, mas um banco que vai ficar por muitos anos à disposição dos próximos governadores, deputados e secretários. É um plano diretor de infraestrutura”, afirmou.

 

RECURSOS - Fazem parte do banco de projetos R$ 290 milhões para melhorar ou implementar pavimentação, trevos, contornos e pontes em ligações rodoviárias; R$ 40 milhões para estruturar a malha ferroviária e concretizar as ligações Foz do Iguaçu-Cascavel e Dourados-Paranaguá; e R$ 20 milhões para segurança pública, o que inclui a Cidade da Polícia, penitenciárias, institutos de criminalística e batalhões. A maior parte dos recursos será disponibilizado pelo Tesouro Estadual, mas também serão usadas linhas de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

OBRAS - Nessa primeira etapa serão liberados editais para a licitação de R$ 51 milhões em projetos executivos para 26 trechos de rodovias em todas as regiões do Estado, envolvendo as PRs 323 (Norte/Noroeste), 280 (Sul/Sudoeste), 092 (Capital/Campos Gerais), 445 (Norte), 317 (Noroeste), 412 (Litoral), 466 (Centro/Norte), 151 (Campos Gerais/Norte) e 180 (Oeste).

 

O banco de projetos prevê investimentos de R$ 105 milhões nos primeiros doze meses (2019 e 2020) e outros dois aportes de R$ 155 milhões e R$ 90 milhões nos anos subsequentes.

 

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o banco de projetos do Paraná será uma referência no País.

 

O prefeito deve retornar de Curitiba ao final da tarde desta terça-feira 27, cumprindo expediente em seu gabinete já na manhã desta quarta-feira 28.

 

 

 

 

Hashtag:
Guaraniaçu - Na Capital, Prefeito pleiteia a liberação para uso da UBS do Bairro Jardim Real

Nesta segunda dia 26, o prefeito Osmário Portela, esteve reunido com a Procuradora Geral do Estado Dra. Letícia Ferreira da Silva, pleiteando a devida liberação para colocar a estrutura a disposição da população.

 

Iniciada em 2014, a Unidade Básica de Saúde - UBS do bairro Jardim Real, passou por vários problemas, estava paralisada e a empresa que na época havia vencido a licitação, teve a suspensão do contrato por não cumprir com os prazos estabelecidos.

 

Para finalizar a obra, em 2017 a atual gestão, precisou realizar nova licitação com atualização de valores e a contratar uma nova empreiteira para dar continuidade aos serviços.

 

Houve a troca de governo no Estado e com isso, o atraso na liberação para inauguração da obra que se encontra concluída e toda mobiliada, disse o prefeito que com o apoio do deputado estadual, Hussein Bakri (PSD), aguarda resposta positiva para agendar a data de inauguração e a liberação da estrutura para uso da população em especial, aos pacientes daquele setor.

 

 

 

Guaraniaçu - Alunos assistem a Espetáculo Teatral

A Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), contando com a colaboração da secretaria de Educação e juntamente com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar, proporcionaram no dia de ontem, quinta dia 22, uma apresentação teatral em alusão ao Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

O espetáculo do Grupo Teatral Reminiscências“Flor e Ser”, conta a historia de três amigos que montam um jardim com a orientação de um jardineiro-músico e por meio de músicas e brincadeiras conversam sobre questões importantes do nosso tempo.

 

O evento foi realizado no período da manhã no Centro Cultural e contou com a participação de alunos do Colégio Desembargador e da Escola do Campo da comunidade de Planaltina e a tarde, o espetáculo foi apresentado aos alunos do Distrito de Guaporé.

 

A peça teve como objetivo provocar a inquietação sobre como nos comunicamos e em quem realmente devemos confiar. Em meio a tantas tecnologias como identificar pessoas mal intencionadas, como utilizar essas ferramentas para aproximação de novos amigos.

 

O grupo formou-se na cidade de Joaçaba no ano de 2011. É Composto por atores oriundos do Rio Grande do Sul e do Paraná, que se dedica a montagens teatrais para todos os públicos. O Grupo já montou sete espetáculos ao longo de sua trajetória, destes seis estão em cartaz, desenvolve trabalhos como arte e educação.

 

Em suas experimentações cênicas a narrativa e o trabalho corpóreo do ator, permeia o processo de criação do grupo, que pesquisa também as linguagens do teatro de rua e da palhaçaria.

 

 

 

Guaraniaçu - Vereadores aprovam repasse de R$ 402 mil para Fundação Santo Antonio

Na noite da última segunda dia 19, os vereadores de Guaraniaçu aprovaram em 2º turno um projeto de lei que prevê alteração no orçamento do Executivo para repasse de R$ 402 mil à Fundação Santo Antonio, mantenedora do hospital Santo Antonio, a título de subvenção social.

 

Este montante deve ser repassado ao hospital mediante convênio a ser celebrado nos próximos dias para custeio de diferentes despesas definidas em plano de trabalho para execução em cinco meses conforme informação repassada tanto pela Prefeitura e como também pela entidade a ser beneficiada.

 

Os recursos para o hospital estavam previstos dentro de uma proposta de lei de abertura de crédito que previa remanejamento orçamentário de diferentes despesas que totaliza R$ 1.944.300,00. Deste valor há verbas de fonte livre e recursos vinculados a exemplo de R$ 502 mil destinados pelo Governo Federal por meio do programa Componente Piso de Atenção Básica, também chamado de PAB Fixo.

 

Além deste projeto foram aprovadas duas indicações sendo uma que solicita ao Executivo a possibilidade de adquirir caixas de som, microfones entre outros equipamentos necessários para a transmissão de homenagens, cultos ou missas dentro da Capela Mortuária, e outra pede a Prefeitura que estude a possibilidade de efetuar pagamento a título de indenização aos servidores que tenham direito a usufruir de licença prêmio. A primeira indicação é de autoria do vereador Vitolor dos Santos Almeida e a segunda do vereador Daniel Douglas de Souza Magalhães.

 

Os vereadores também aprovaram um requerimento de autoria do vereador Vitolor que solicita ao Executivo o envio de informações referente a execução das emendas impositivas apresentadas na proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 que devem ser efetivadas neste ano.

 

As sessões da Câmara de Guaraniaçu são abertas ao público e os munícipes podem acompanhar ao vivo acessando o site www.cmguaraniacu.pr.gov.br, link ‘sessão ao vivo’, ou pelos canais da Câmara de Guaraniaçu no Youtube e fanpage do Facebook.

 

 

 

feed-image
SICREDI 02
ULIFARMA