O Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social, contemplou outras 20 famílias com Programa Bolsa Família Municipal. Estas famílias receberam requisições para retirada de materiais de construção nas empresas contratadas mediante licitação. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Convivência do Idoso, Alegria de Viver.
Ao total já foram beneficiadas 137 famílias. A Secretária de Assistência Social, Elizane Habech Lejanoski, explicou como é o procedimento de uso e da retirada dos materiais aos presentes.
Ela falou sobre a importância do programa e do comprometimento do Governo Municipal em atender pessoas que, apresentam alta vulnerabilidade social através de programas sociais.
Os contemplados são aprovados a receber o benefício, após visitas da Assistente Social, que realiza “in loco”, avaliação da real necessidade da família ser incluída no programa. A meta é atender em média 20 famílias por mês.
Instituído pelo Poder Executivo e aprovado pelo Legislativo Municipal, através da Lei Nº 1121/2018 o Programa Bolsa Família Municipal, desenvolve ações através da Secretaria de Assistência Social, que contempla com recursos próprios do Município, famílias que apresentam “Alta Vulnerabilidade Social”.
Os interessados em participar do Programa, devem procurar a Secretaria de Assistência Social.
Nesta quinta dia 1º, compareceu ao destacamento da Polícia Militar, o senhor O. V. P. (77 anos), juntamente com P., o qual relatou a equipe da polícia que a cerca de 1 mês familiares do senhor O. V. P. trouxeram até a sua casa uma pessoa identificada como A. P. para morar com ele.
O.V.P relatou que já se passou um mês e A. P. não vai embora, segundo relato A. P. fica sempre bêbado e está importunando o idoso proprietário da residência.
Segundo P. o senhor A. P. se aproveita da fragilidade do idoso para impor a sua permanência naquele local.
Chegando na residência a equipe policial encontrou o senhor A. P. que mal conseguia parar em pé, mesmo assim estava muito agressivo, batendo a mão no peito de modo a intimidar a atuação da equipe. O homem então foi convidado a se retirar daquela residência, levando consigo algumas roupas.
As partes foram orientadas e não foi encontrado nenhum documento para identificação correta de A. P. e o mesmo estava incapaz de falar seus dados devido ao estado de embriagues.
Foi realizada nesta última quarta dia 31, foi realizada a Assembleia da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná - AMOP para aprovação da Proposta Pedagógica Curricular - Educação Infantil e Ensino Fundamental-Anos iniciais para as Escolas Públicas Municipais do Oeste do PR.
Iniciada em abril 2018 tendo por base a BNCC, foram realizadas duas consultas populares para chegar até o texto atual.
A construção coletiva contou com a colaboração de 261 professores dos diversos municípios trabalharam organizados em grupos. Os trabalhos foram sistematizados Coordenados por área em conjunto com as Equipes Pedagógicas Municipais.
Este é um trabalho pioneiro, produzido de forma colaborativa e coletiva conforme Resolução n. 03/2019 de 31/07/19 e contou com a presença dos prefeitos da região, chefes do Núcleo Regional de Educação, secretários municipais de Educação e Presidentes de CME.
Agora, cada município aprova a própria versão com a inclusão da parte diversificada para ser implementada a partir de 2020.
53 municípios participaram efetivamente da concretização desta proposta. Está entre as primeiras propostas curriculares aprovadas no PR e no Brasil, segundo a vice presidente da UNDIME, Sra. Márcia Baldini.
As informações constam no site AMOP.
O prefeito Osmário Portela, recebeu na tarde desta quarta dia 31, na Prefeitura Municipal, a ilustre visita do delegado da Polícia Civil, Comarca de Guaraniaçu, Dr. Bruno Amaral.
Na oportunidade conversaram sobre diversos assuntos entre os quais, a Segurança Pública e o trabalho investigativo no município de Guaraniaçu realizado pela equipe da Polícia Civil.
O delegado agradeceu o apoio recebido do Poder Público Municipal e o prefeito por sua vez, salientou que seu governo, está à disposição para que os trabalhos prossigam da melhor forma possível, se colocando à disposição no que for necessário.
O Governo Municipal realizou a entrega de um novo veículo para utilização dos profissionais que atuam no Conselho Tutelar. O carro, um Renault Sandero Stepway, com capacidade para 05 (cinco) ocupantes, foi adquirido mediante licitação da empresa Open Veículos Ltda de Cascavel.
Os recursos são oriundos da DELIBERAÇÃO Nº 107/2017 – CEDCA/PR, que estabelece os procedimentos de repasse de recursos na modalidade Fundo a Fundo para o fortalecimento das estruturas dos Conselhos Tutelares do Estado do Paraná.
Dos 70 mil reais repassados, R$ 60 mil reais foram utilizados para compra do veiculo e outros R$10.000 para compra de equipamentos, dos quais, computadores e ar condicionados e demais itens.
O prefeito Osmário Portela, havia visitado os conselheiros no início de 2019 e prometido empenho para viabilizar recursos para a aquisição de um novo veículo, o que foi se concretizou e o benefício foi oficialmente entregue.
“Esperamos que este novo veículo proporcione melhores condições para o desempenho das funções dos nossos conselheiros que prestam um trabalho muito importante no Município” disse o prefeito, parabenizando o trabalho da Secretaria de Assistência Social, que elaborou os projetos devidamente aprovados pelo órgão do Governo do Estado.
Nossa secretária de Assistência Social, Elizane Lejanoski e os demais colaboradores não tem medido esforços para trabalhar em favor dos que mais precisam ou seja, das pessoas que apresentam alta vulnerabilidade social, de forma que estão em andamento vários programas e serviços sociais, o que temos que reconhecer e parabenizar a todos, finalizou o prefeito.
Nesta quarta dia 31, as 20h30min, no ginásio de esportes, Onofre Garbacheski, acontece o jogo de Quartas de Final da Copa Amop Futsal.
Este será o confronto da volta e vale vaga nas semi-finais da competição. Em razão do resultado adverso no jogo do ida, Guaraniaçu agora precisa vencer no tempo normal e na prorrogação, para passar à próxima fase. Em caso de vitória no tempo normal e empate na prorrogação, a decisão da vaga será nas penalidades.
Segundo o Secretário Municipal de Esportes, professor Renato Dri, a participação da torcida é a válvula de incentivo para superação em quadra dos nossos atletas e para isso, convidamos todos a prestigiar e a torcer pela nossa equipe.








-PortalCantu-27-06-2026_large.png)

_large.jpg)
_large.jpg)



-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)







