Guarapuava conta com atrativo turístico inédito: a maior tirolesa do Paraná

Ela foi construída com segurança e conforto no Hotel Fazenda e Parque de Aventura Hope Valley Adventure, a apenas 10km do centro. Inaugurada em novembro deste ano, a atração garante ao visitante muita aventura e adrenalina em seus 760 metros de extensão. Quem topar o desafio, ainda pode fazer um passeio pelos ares do local, em um misto de diversão e tranquilidade com belas paisagens.

 

De acordo com o idealizador deste grandioso projeto, Emanuel Stoeberl, a proposta é de oferecer aos guarapuavanos um espaço diferenciado. "A ideia do Hotel Fazenda surgiu depois da construção da tirolesa, por salientar a beleza do Vale da Esperança e para que pudéssemos apresentar a outras pessoas essa beleza, aliada a divertimento".

 

Serviço

 

Ficou interessado e louco por uma aventura? O Hoppe Valley Adventure funciona de quarta a domingo, das 9h às 19h, e também aos feriados. Fica localizado a 5km da cidade, 6km da BR-277 e 10km do centro. A entrada é pela Estrada do Guavirova, há placas indicativas por todo o trajeto.

 

Maiores informações podem ser obtidas pelo site (clique aqui) ou pelo telefone/whatsApp: (42)98810-4040.

 

 

 

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Justiça determina que Governo do Estado custeie o tratamento de criança autista

Uma menina portadora de Transtorno do Espectro Autista (TEA), beneficiária do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) – auxílio concedido pelo Governo do Estado aos servidores estaduais – conseguiu na Justiça, liminarmente, o custeio integral de seu tratamento no valor de mais R$ 7 mil por mês.

 

Com sintomas como dificuldades de linguagem, atraso neuropsicomotor e isolamento social, a criança necessita de acompanhamento multidisciplinar para amenizar as deficiências e se desenvolver de forma saudável.

 

Em caráter de urgência, no 1º Grau de Jurisdição, a juíza havia concedido o tratamento prescrito à menina, abrangendo fonoaudiologia, terapia ocupacional, tratamento psicológico, hidroterapia, fisioterapia e natação durante todo o curso do processo. No entanto, a família recorreu ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para que o custeio integral abrangesse os cinco profissionais que já atendiam a criança. De acordo com os autores da ação, a mudança de terapeutas traria risco de regressão no desenvolvimento da paciente, que tem dificuldade para criar novos vínculos e estabelecer novas rotinas.

 

Ao analisar o caso, a 4ª Câmara Cível do TJPR, por unanimidade, determinou que o Estado do Paraná pague integralmente o tratamento prescrito à menor junto aos profissionais que já a acompanhavam.

 

“Vê-se que o pedido para que sejam mantidos os médicos com os quais a paciente já vinha sendo atendida não se trata de preciosismo ou privilégio, mas de uma necessidade médica devidamente comprovada e inerente à condição da criança”, ponderou o Desembargador Relator. O acórdão destacou que, diante da necessidade e da urgência do tratamento em questão, essa é a medida mais adequada para garantir a saúde da criança enquanto o processo segue o trâmite regular. (Com TJ-PR)

 

 

 

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Ecocataratas realiza 1ª Edição do Workshop de Gestão Integrada na Segurança Viária

Cascavel recebe nesta quarta dia 11, a primeira edição do Workshop de Gestão Integrada na Segurança Viária da Ecocataratas.

 

O objetivo será debater temas relacionados à segurança no trânsito com diferentes agentes do setor.

O evento é realizado no Hotel Deville, até às 18 horas, e debaterá dois temas específicos: Gestão Integrada na Segurança Viária, painel que vai tratar sobre o atendimento aos requisitos do contrato de concessão e da legislação vigente, além dos modelos e conceitos de segurança viária e a apresentação de indicadores rodoviários; e Modelos de Gestão na Segurança Viária, que vai mostrar o trabalho realizado pelas concessionárias Arteris Planalto Sul e Caminhos do Paraná nessa área.(Com Assessoria).

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Quatro mortos no acidente no Contorno Leste eram da mesma família

Quatro vítimas mortas na tragédia no Contorno Leste, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, eram da mesma família.

 

O trágico acidente que ainda matou mais o motorista de um caminhão e deixou outro gravemente ferido aconteceu por volta das 9h50 desta terça-feira (10). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta colidiu inicialmente em um caminhão baú, empurrando este contra uma segunda carreta, que acabou por prensar um automóvel Honda Civic contra uma terceira carreta.

 

As vítimas da mesma família estavam no Honda Civic. Os quatro ocupantes do veículo de passeio morreram na hora: Rogério Augusto de Carvalho 38 anos, o filho dele, Rian Augusto de Carvalho, 10 anos, Bruno Cristian dos Santos, 24 anos, e Rafael Denk, 25 anos.

 

Os três adultos eram primos e moradores do bairro Pilarzinho, em Curitiba. Ainda não se tem informações sobre velório e sepultamento. A outra vítima fatal era motorista de um caminhão: Nilson das Naves Mann, de 34 anos. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas morreu na ambulância a caminho do hospital. (Com Banda B).

 

Um dos maiores gargalos rodoviários do Paraná, o Trevo Cataratas (BR-277), em Cascavel, será totalmente reconfigurado com a construção de um viaduto. A passagem em nível vai facilitar o fluxo de cerca de 30 mil veículos que circulam pelo local por dia. O anúncio foi feito nesta segunda dia 09, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

A obra integra um pacote de oito projetos que serão executados com recursos do acordo de leniência de R$ 400 milhões firmado pela Ecorodovias com o Ministério Público Federal (MPF). A empresa controla a Ecovia e a Ecocataratas e fará investimentos de R$ 150 milhões até 2021 ao longo da BR-277, principal corredor rodoviário e de exportação do Paraná.

 

O acordo prevê R$ 130 milhões para a execução de três obras no trecho da Ecocataratas, no Oeste do Estado, e R$ 20 milhões em cinco obras da Ecovia, no trecho entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. Outros R$ 220 milhões estão sendo abatidos com a redução de tarifas e R$ 30 milhões serão pagos em multas.

 

O governador também anunciou a inclusão no acordo de leniência homologado pela Justiça Federal da doação de todos os projetos executivos elaborados pela concessionária, o que permitirá celeridade ao Estado na execução das obras que não foram contempladas, inclusive com possibilidade de abatimento no contrato da nova concessão se houver melhorias com recursos do Tesouro.

 

“Nós apontamos obras importantes para o desenvolvimento do Estado. Os critérios foram técnicos, e visam reduzir os índices de acidentes e melhorar a capacidade de tráfego e mobilidade”, afirmou Ratinho Junior. “Essas obras já deviam ter acontecido, mas foram retiradas dos contratos”.

 

Segundo o governador, a perspectiva é que as intervenções comecem imediatamente, conforme os projetos fiquem prontos. “O Trevo Cataratas é uma das obras mais complexas do Brasil”, destacou Ratinho Junior, sustentando que a construção do viaduto vai contribuir com a competitividade do Paraná e atrair mais investimentos ao Estado. “Isso ajudará a trazer mais empresas e empregos”.

 

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que as obras escolhidas são as mais prioritárias da BR-277. “Todas as regiões necessitam de mais obras de arte e duplicações, mas temos valores específicos e agimos pela prioridade”, pontuou, lembrando que as escolhas foram referendadas pela Força-Tarefa Lava Jato, do Ministério Público Federal.

 

TREVO CATARATAS

 

O Trevo Cataratas é um entroncamento por onde passam mais de 30 mil veículos por dia e reúne as rodovias BR-369, no sentido de Maringá, a BR-277, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu, a BR-467, em direção a Toledo, e a Avenida Brasil, que é principal via de acesso a Cascavel.

 

O governador afirmou que o trevo é o principal gargalo logístico do Estado e que a obra será executada em duas fases, com implementação de passagens de nível e retirada dos semáforos. “É uma obra emblemática. A população cobrava do Estado há mais de 30 anos”, destacou Ratinho Junior.

 

De acordo com o governador, a concessionária tem um cronograma a ser executado e já existe uma tratativa com o Ministério da Infraestrutura para que, em caso de atraso, o Trevo Cataratas esteja dentro da nova concessão. “Ou seja, não há risco dessa obra não ser entregue”, disse. “Essa obra terá serviço 24 horas por dia, uma verdadeira força-tarefa. Vamos tentar entregar até 2021”, emendou o secretário Sandro Alex.

 

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, disse que o novo trevo deveria ter saído do papel há uma década para acompanhar o crescimento do volume de veículos que trafegam pela região. “Muitas famílias choraram nesse trevo com acidentes fatais. Ele também é um gargalo para o desenvolvimento. É uma obra que vai mudar o Oeste do Paraná porque Cascavel é um corredor da produção do Paraná, Mato Grosso do Sul e do Paraguai”, afirmou.

 

Nos próximos dias técnicos da prefeitura vão se reunir com a concessionária, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para tratar dos desvios necessários nas pistas para a execução das obras.

 

CAMPOS GERAIS-OESTE 

 

Os R$ 130 milhões da Ecocataratas serão investidos em dois projetos além do Trevo Cataratas: melhorias nas vias marginais na BR-277, em Foz do Iguaçu, e terceiras faixas entre Cascavel e Guarapuava. A concessão da empresa se estende por 543 quilômetros da BR-277, que recebe movimento de cerca de 11 milhões de veículos por ano, mais da metade (55%) no transporte de cargas.

 

As melhorias nas vias marginais acontecerão entre o Trevo Charrua e o Viaduto Costa e Silva, liberado na última sexta-feira (6). As terceiras faixas entre Cascavel e Guarapuava (passando por Laranjeiras do Sul, Candói e outras cidades) serão executadas com parte desses recursos, mas ainda não há previsão de quilometragem ou quantidade.

 

RMC-LITORAL

 

Os R$ 20 milhões da Ecovia serão investidos em cinco projetos que viabilizarão mais segurança para moradores, turistas e no sistema de escoamento de produção até o Porto de Paranaguá.

 

A Ecovia administra 296 quilômetros de estradas - os 84 quilômetros da BR-277 entre a capital e Paranaguá, além de segmentos rodoviários da PR-508 e PR-407, e das alças de ligação a Morretes e Antonina. Nesse trecho trafegam 6,6 milhões de veículos por ano, 35% relacionado ao transporte de cargas.

 

As obras serão a duplicação da PR-407 no entroncamento com a PR-412, uma extensão de 830 metros em cada sentido, compondo uma rótula, no perímetro urbano de Pontal do Paraná; uma passarela no km 01 da Avenida Ayrton Senna, em Paranaguá; uma passarela no km 77 em São José dos Pinhais, atendendo a comunidade São Judas Tadeu; a alça de retorno na BR-277 com a PR-508; e a iluminação de cinco quilômetros na BR-277 na entrada de Paranaguá, para melhorar a segurança da movimentação de cargas, da população e evitar prostituição.

 

LENIÊNCIA 

 

A Justiça Federal do Paraná homologou o acordo de leniência da Ecorodovias em setembro deste ano e a empresa reduziu as tarifas nas suas seis praças de pedágio em 30%. Os R$ 400 milhões do acordo devem ser pagos até o fim das concessões, em 2021. A concessionária reconheceu o pagamento de propinas para conseguir mudanças contratuais, atos de corrupção e lavagem de dinheiro.

 

PRESENÇAS

 

Marcaram presença no anúncio o vice-governador Darci Piana; o secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; a procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira; o diretor-geral do DER, Fernando Furiatti; o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Olavo Vianei Nunes; o superintendente da PRF no Paraná, Ismael de Oliveira; o superintendente de Inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski; os deputados estaduais Homero Marchese, Marcel Micheletto, Márcio Pacheco e Luiz Fernando Guerra; e o consultor em Infraestrutura e Logística da Federação das Indústrias do Paraná, João Arthur Mohr. (Com AEN)

 

 

 

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