Todo o cuidado é pouco quando o assunto é direção. Excesso de velocidade, ultrapassagem em pontos proibidos, falta do uso do cinto de segurança e direção sob efeito de bebida alcóolica, são uma combinação letal. Portanto, neste Feriado de Finados, é preciso respeitar as sinalizações e as leis de trânsito para ir e voltar para casa com segurança.
Nestes cinco dias de feriado prolongado (30 de outubro a 3 de novembro), a Ecocataratas, empresa do grupo EcoRodovias, prevê um fluxo de 217.322 veículos no trecho de 387,1 quilômetros da BR-277, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava. O movimento equivale a uma média 24,1% superior em comparação com os dias normais. Os dias de maior movimento serão no sábado (31), com acréscimo de 40% no tráfego de veículos e na segunda-feira (2), com 37%, se comparado a dias normais, ou seja, sem feriado.
Vale ressaltar que em virtude da pandemia do novo coronavírus, a concessionária adotou todos os protocolos de segurança em saúde dedicados aos usuários e colaboradores, nas praças de pedágios e nas seis bases de atendimento do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário). Ao longo do trecho, a concessionária coloca à disposição de motoristas e passageiros, veículos de inspeção de tráfego, socorro médico e de resgate, guinchos, além de acompanhamento por vídeo monitoramento. Em caso de emergência, o usuário deve ligar para o número 0800 345 0277.
Ação Outubro Rosa
Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) revelam que em 2019, foram perto de 60 mil novos casos. Diante dessa realidade, a Ecocataratas preparou uma ação educativa para o dia 30 de outubro, relacionada ao Outubro Rosa.
As mulheres que passarem pelas praças de pedágio de Cascavel (sentido Guarapuava) e Céu Azul (sentido Foz do Iguaçu) vão receber um brinde e material informativo de como se prevenir contra o câncer de mama.
Olivia: 1º ano com mais de 70 mil atendimentos
Presente no DNA da empresa voltado à inovação e ao pioneirismo, a Olivia, pista de autoatendimento disponibilizada pela Ecocataratas na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu, completa um ano de existência, como eficiente modalidade alternativa de pagamento da tarifa de pedágio.
De setembro de 2019 a setembro deste ano, foram contabilizados 71.692 atendimentos. Somente em janeiro, foram 13.092. A modalidade é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com o programa de trainee do grupo EcoRodovias. O nome Olivia nasceu da ideia de correlacionar o radical VIA presente na palavra rodovia, com a nova cabine, além da ideia de personificação via mascote, com a cabine derivando para o nome próprio Olivia.
Sua utilização é restrita a veículos leves e para Marcelo Belão, gerente de atendimento ao usuário da Ecocataratas, em tempos de pandemia do novo coronavírus, a Olivia configura-se como um grande diferencial na busca de soluções capazes de garantir segurança e redução do risco de contágio, ao oferecer como opção de pagamento o cartão e dispositivos (smartphone e smartwatch), inclusive com alternativa de pagamento por aproximação NFC (Near Field Communication – contactless), entretanto essa modalidade de pagamento não é exclusividade desta praça, pois esta opção está disponível em todas as praças de pedágio, por meio do cartão de débito.
“Estamos desenvolvendo novas funcionalidades e incluindo a cobrança de novas categorias de veículos e outras oportunidades de melhorias no processo, recepcionadas a partir da experiência com a Olivia e com isso, abrindo possibilidades para novas ações de expansão”, concluiu Marcelo Belão.
Para saber mais informações sobre a Ecocataratas acesse o site www.ecocataratas.com.br, por meio do Twitter: @ecocataratas ou no Instagram: @ecocataratas_ acompanhe as nossas redes sociais e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para o 0800 345 0277.
O mundo parou. Ruas vazias, estabelecimentos comerciais fechados. Supermercados com as prateleiras praticamente vazias e o isolamento social. Cenas assim foram comuns nos primeiros meses de 2020. Era o retrato da maioria das cidades em todo o mundo, em virtude do surgimento de um vírus, o novo coronavírus, responsável por espalhar medo e estremecer a economia mundial.
O novo coronavírus obrigou as pessoas a mudar hábitos e comportamentos, levando-as a enfrentar situações nunca vividas antes. A máscara passou a ser acessório indispensável em qualquer lugar. Na Concessionária Ecocataratas, empresa do grupo EcoRodovias, que administra o trecho de 387,1 quilômetros entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, muita coisa se transformou. Nestes nove meses de pandemia, colaboradores e usuários se adaptaram ao “novo normal”, com o propósito de prevenir a si e aos outros do contágio da Covid-19.
A coordenadora de Sustentabilidade da Ecocataratas, Cássia Padilha, admite que a pandemia do novo coronavírus provocou grande mudança na cultura organizacional de todo grupo EcoRodovias. “Desde o início, não paramos. Continuamos toda a gestão administrativa da concessionária em home office, com a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis para comunicação, realização de reuniões e atendimento dos requisitos do contrato de concessão”, revela. “Acima de tudo, o valor à vida está muito mais evidente, com medidas rigorosas de conscientização e prevenção quanto aos cuidados com a saúde de colaboradores e usuários”. Neste período, apesar das adversidades, não há registro de desligamento de colaboradores do grupo.
Em relação aos caminhoneiros, foram entregues tags com pelo menos três meses de isenções de taxas mensais (adesão e manutenção), sem obrigatoriedade de fidelização, além de exames gratuitos de Covid-19 e kits de prevenção, compostos de luvas, máscaras, sachês de álcool gel.
A pandemia levou a concessionária a adotar diversos protocolos, como a criação de um comitê de crise interno para tratar de assuntos pertinentes ao tema, com ações de conscientização, controle e prevenção, adoção do trabalho remoto, para garantir menor circulação de pessoas nas repartições internas ou em veículos de uso coletivo, trabalhos operacionais considerados essenciais no âmbito da concessão, por meio de encontros ao ar livre, respeitando a distância de dois metros entre os colaboradores. Em relação aos trabalhadores pertencentes aos grupos de risco, a concessionária optou pelo afastamento temporário, com acompanhamento das áreas de saúde e segurança no trabalho da concessionária e medicina ocupacional do grupo. Em todos os postos de trabalho, a empresa disponibilizou álcool gel 70%, como por exemplo nas cabines de pedágio para uso dos colaboradores e dispensers para motoristas de veículos leves e caminhoneiros, viaturas de tráfego, bases de serviços de atendimento ao usuário, postos de pesagens de veículos e salas administrativas.
Atenta aos cuidados com seus colaboradores, a Ecocataratas instalou lavatórios em cada cabine de pedágio, para facilitar e favorecer a frequência da higienização das mãos com água e sabão. Ainda nas cabines, todos os colaboradores realizam o atendimento aos usuários com máscara e protegidos por um painel de acrílico transparente. O uso do cartão por aproximação nas praças da Ecocataratas também é sugerido, para evitar contato com as cédulas.
Nas bases dos SAU’s (Serviço de Atendimento ao Usuário), todos os cuidados foram adotados, com disponibilização de álcool gel e comunicados espalhados pelos ambientes, alertando sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento e uso correto dos bebedouros de água, atendendo os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e os respectivos decretos municipais e estaduais.
Para o caminhoneiro Rosemar Bôa, essas ações praticadas pela Ecocataratas são muito importantes neste período. “Todo o cuidado é pouco, pois o vírus ainda circula entre nós. O uso do álcool gel e consumo responsável da água nos postos de atendimento comprovam a preocupação da concessionária com colaboradores e usuários da rodovia”, salienta.
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Para saber mais informações sobre a Ecocataratas acesse o site www.ecocataratas.com.br, por meio do Twitter: @ecocataratas ou no Instagram: @ecocataratas_ acompanhe as nossas redes sociais e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para o 0800 345 0277. (Com Assessoria Ecocataratas).
O Parque Nacional do Iguaçu atenderá os visitantes no feriadão de Finados, de sábado (31 de outubro) a segunda-feira (2 de novembro), das 8h às 17h.
A capacidade de atendimento da unidade de conservação, que abriga as Cataratas do Iguaçu, será de 525 visitantes por hora, totalizando o limite máximo de 5.250 entradas por dia.
Os ingressos são limitados e vendidos exclusivamente on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. O visitante precisa realizar a aquisição e agendar o dia e o horário da visita com antecedência. A compra está sujeita à disponibilidade de vagas.
Não há restrição de idade para fazer o passeio. A medida tem o objetivo de ampliar as vagas de visitação e manter o parque ainda mais seguro para todos, neste período de pandemia do Covid-19.
Orientações para um passeio seguro e de qualidade - É obrigatório o uso de máscara em todo o passeio no Parque Nacional do Iguaçu. A unidade de conservação passa por um minucioso trabalho de sanitização de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes.
O parque faz o controle individual de acesso de todas as pessoas que o visitam com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes. Além disso, o visitante é relembrado durante todo o passeio, a manter a máscara (cobrindo a boca e o nariz) e as mãos higienizadas com álcool gel, que são disponibilizados em todo o parque.
Por Assessoria
Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada no Paraná. A decisão foi tomada, após o Estado apresentar apenas 50,2% de adesão à imunização. A decisão foi tomada na última terça-feira (27) e divulgada na manhã desta quinta-feira (29).
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, nenhuma, das 22 regionais de saúde apresentaram resultado igual ou próximo, ao preconizado pelo Ministério de Saúde que é de 95% de cobertura vacinal.
DADOS ESTATÍSTICOS
A Regional de Saúde que apresentou o melhor resultado até o momento, é a 4ᵃ Regional de Irati com 78,46% de adesão. Com 9.557 crianças para imunizar, 7.498 já receberam as gotinhas.
Na sequência aparecem, 14ᵃ Regional de Paranavaí (77,48%), 8ᵃ Regional de Francisco Beltrão (77,44%), 19ᵃ Regional de Jacarezinho (76,97%) e 22ᵃ Regional de Ivaiporã (75,86).
As Regionais de Saúde do Oeste, aparecem 20ᵃ de Toledo (67,73%), 10ᵃ de Cascavel (65,31%) e 9ᵃ de Foz do Iguaçu, com apenas 47,26% de cobertura vacinal.
IMUNIZAÇÃO CONTINUA
Seguindo a orientação do Estado, a imunização continua por tempo indeterminado, até que se encerre o estoque de vacinas, ou que as regionais atinjam a meta preconizada de 95%.
De acordo com o calendário, a vacina contra a poliomielite é indicada para crianças de 2 meses (1? dose), 4 meses (2? dose) e 6 meses (3? dose). Estão previstas ainda doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
PÓLIO
O Brasil recebeu a certificação da erradicação da pólio em 1994, o último caso da doença foi em 1989. O Paraná não registra casos de poliomielite desde 1.986. (Com Agência Brasil)
O feriado prolongado de Finados deve movimentar os parques do Estado, com a expectativa de grande procura pelas áreas ao ar livre. O Projeto de Retomada do Turismo, do Governo do Estado, foi construído com foco em promover destinos e viagens de curtas distâncias, buscando o fortalecimento do setor, que é um grande gerador de emprego e renda e movimenta a economia, conforme explica a diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta.
Um exemplo é o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa. A previsão da gerência é que mais de 2,5 mil pessoas visitem o local neste fim de semana prolongado. A capacidade de público está reduzida para 845 visitantes e todos os protocolos para prevenção ao coronavírus devem ser seguidos.
Desde que reabriu, no início de setembro, o parque atingiu sua lotação máxima justamente no domingo do último feriadão de Nossa Senhora Aparecida.
INGRESSOS - Os ingressos custam R$ 28,00 para moradores de Ponta Grossa, mediante apresentação de Título de Eleitor ou comprovante de residência, e R$ 42,00 para visitantes brasileiros, dentro da promoção Novo Parque Vila Velha, válida para os meses de outubro, novembro e dezembro.
O local oferece novas atrações de aventura: Arvorismo e Tirolesa (de quarta a segunda-feira) e Voo Cativo em Balão Estacionário (sábados, domingos e feriados, conforme as condições do tempo). O ingresso normal curta R$ 84,00 (inteira) e R$ 42,00 (meia-entrada).
O Parque Vila Velha, localizado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, funciona de quarta a segunda-feira, das 9h às 17h. O ingresso pode ser comprado de forma antecipada do pelo site https://tickets.parquevilavelha.com.br/https://tickets.parquevilavelha.com.br/ (Com AEN)
O bairro de Cascavel Velho, em Cascavel, no Oeste do Paraná, está sendo reurbanizado com apoio do Governo do Estado e da Itaipu Binacional. Esse projeto envolve um Restaurante Popular, custeado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e um espaço de triagem e processamento de materiais recicláveis, chamado Ecoponto, financiado pela hidrelétrica.
Na inauguração do Restaurante Popular Tiago de Amorim Novaes, nesta quinta-feira (29), o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o Estado tem como meta disponibilizar alimentação adequada e balanceada às populações vulneráveis, auxiliando no combate à insegurança alimentar, e que esse novo espaço será fundamental para auxiliar os cascavelenses mais humildes no pós-pandemia.
“É uma preocupação que temos. O Governo do Estado está muito focado na questão da segurança alimentar, na qualidade do alimento para atender a população mais vulnerável. Estamos construindo 20 restaurantes Comida Boa em várias cidades do Paraná”, afirmou o governador. “É um modelo muito moderno, com R$ 3,00 as pessoas terão acesso a uma refeição boa, de qualidade. O Estado entra com a infraestrutura e o auxílio à agricultura familiar, que vai fornecer os alimentos, e a prefeitura subsidia a refeição”, destacou.
Ratinho Junior destacou outros programas desenvolvidos pelo Estado para a garantia da segurança alimentar e nutricional, como o Cartão Comida Boa, benefício emergencial disponibilizado durante a pandemia à população carente, e a ampliação do Banco de Alimentos da Ceasa. “Montamos uma grande programação em cima da segurança alimentar, para auxiliar as pessoas que mais precisam”, disse. “O Estado que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo não pode admitir que tenha pessoas que passem fome”, salientou.
O restaurante de 385 metros quadrados recebeu investimento de cerca de R$ 1,1 milhão, com contrapartida municipal, distribuídos entre a obra estrutural, equipamentos e mobiliários. A intervenção completa engloba área de higienização, armazenamento de utensílios, instalações sanitárias para funcionários e usuários, bilheteria, sala de administração, sala nutricional e espaço com mesas e banquetas para receber 88 pessoas simultaneamente, além de área externa com gramado e estacionamento de bicicletas.
O espaço terá capacidade para servir 400 refeições por dia, ao custo de R$ 3 cada (o custo real da refeição é de R$ 5,40, com subsídio de R$ 2,40 por refeição do município). A unidade Cascavel Velho responde uma demanda antiga da comunidade, que é uma das mais vulneráveis do município, e recebeu o nome do ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-radialista Thiago de Amorim Novaes.
CIDADANIA – Segundo o secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o restaurante popular tem como objetivo final a promoção de cidadania, contribuindo para a política de acesso à alimentação saudável. Além disso, também contribui com o desenvolvimento dos pequenos produtores rurais, que fornecerão os alimentos para as unidades.
“Os restaurantes têm dois efeitos positivos. Um deles é fomentar, fazer prosperar e dar certa segurança de mercado à agricultura familiar. Outro é atender a quem precisa”, afirmou Ortigara. “A porta é aberta para quem quiser comer aqui, mas o objetivo maior é privilegiar as pessoas que têm mais necessidades, pouca renda e não têm condições de comer com qualidade, com refeições que atendam suas necessidades nutricionais”, salientou.
Essa unidade se soma ao Restaurante Popular do Centro e à do bairro Santa Cruz, na região Oeste, ao lado do Estádio Olímpico, que ainda está em obras, com mais de 60% já executada. A previsão é de que também sejam servidas mais 400 refeições por dia nessa unidade. O valor total investido no município foi de R$ 2,1 milhões em obras, equipamentos e utensílios.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Cascavel, a unidade central, onde são preparados os pratos, servia em média 800 refeições por dia antes da pandemia, mas esse número caiu para 400/dia desde março. Com as duas novas estruturas, o município poderá atender até 3 mil refeições/dia. Somente no ano passado foram servidas 188.594 refeições no restaurante localizado no Centro e que existe há quatro anos, quase 15 mil a mais em relação a 2018.
“As refeições já começam a ser servidas nesta unidade a partir de agora e, dentro de 45 dias, vamos inaugurar mais um Restaurante Popular. Eles foram construídos em bairros onde vivem pessoas em situação de vulnerabilidade social, onde está o público mais precisa”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Rosely Vascelai. “Elas terão acesso a uma comida com qualidade, com acompanhamento nutricional e em um espaço confortável e aconchegante”, disse.
ECOPONTO – O governador também participou na inauguração do Ecoponto do bairro Cascavel Velho. Essa é uma unidade de triagem e processamento de materiais recicláveis, contemplada em um convênio da prefeitura de Cascavel com a Itaipu Binacional, que pretende descentralizar as atividades de reciclagem e proporcionar melhores condições aos trabalhadores organizados em cooperativas. O investimento foi de R$ 927 mil, sendo 75% custeado pela usina.
Para o governador, a unidade atua em dois importantes eixos: a preservação ambiental e a garantia de renda para a população. “É uma parceria importante entre a prefeitura e a Itaipu, que custeou a maior parte dos projeto. O Governo do Estado entrou com a parte dos equipamentos e a qualificação do pessoal. São pessoas que já trabalham com a reciclagem de resíduos, colaborando com a limpeza da cidade, mas ainda faltava uma estruturação, para que eles possam ter uma renda e trabalhem em um lugar organizado e com qualificação”, afirmou Ratinho Junior, ressaltando que o Estado tem o objetivo de ampliar a reciclagem e acabar com todos os lixões do Paraná.
COOPERATIVA – O Ecoponto será utilizado por um grupo da Cooperativa Cootacar, que operará no local com 22 cooperados. A unidade receberá o material oriundo da coleta seletiva municipal e também buscado pelos próprios cooperados, que depois será triado, enfardado e comercializado. A renda média dos trabalhadores é de R$ 1,3 mil a R$ 1,4 mil por mês.
“A gente é uma equipe que trabalha sempre unida, para render a produção e o também pagamento. A gente precisava de um espaço próprio porque vivia se mudando, e cada vez que se muda fica sem orientação, meio perdido”, conta Josefa Cordeiro Chagas, coordenadora do Ecoponto de Cascavel Velho.
“Fiquei emocionada quando vim aqui e falei para as minhas companheiras de serviço que temos que dar tudo de nós para conseguir ficar aqui, trabalhar para ter o que precisamos, para sobrar um dinheiro para fazer uma compra boa, comprar nossas coisas”, diz Josefa. “Se a gente tem um sonho, tem que lutar para conseguir realizar”, afirma ela, que trabalha há 20 anos na cooperativa.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Cascavel, Wagner Seit Yonegura, explicou que este é o segundo Ecoponto inaugurado. “As unidades estão totalmente equipadas com uma estrutura moderna para dar maior agilidade à produção, consequentemente aumentando a renda dos trabalhadores, o que dá melhores condições e qualidade de vida a eles”, disse.
PROGRAMA – A Itaipu Binacional investe desde 2017 no programa de Unidades de Valorização de Recicláveis (UVR). Projetos similares já foram conveniados com 52 municípios lindeiros ou da área de atuação da estatal. Dentro dessa modalidade, a usina arca com 70% a 90% do valor da obra.
“A Itaipu investe desde o começo da sua história na preservação das condições do entorno do reservatório, o que preserva o seu bem mais precioso para geração de energia. Esses convênios envolvem programas de manejo de água e solo, preservação ambiental, e, mais recentemente, destinação correta dos resíduos”, afirmou Robinson Matte, gerente do Departamento de Interação Regional de Itaipu.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; e da Administração e Previdência, Marcel Micheletto; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; os deputados estaduais Gugu Bueno e Coronel Lee. (Com AEN)





























