Ecocataratas: Cuidados com a saúde em tempos de pandemia
O mundo parou. Ruas vazias, estabelecimentos comerciais fechados. Supermercados com as prateleiras praticamente vazias e o isolamento social. Cenas assim foram comuns nos primeiros meses de 2020. Era o retrato da maioria das cidades em todo o mundo, em virtude do surgimento de um vírus, o novo coronavírus, responsável por espalhar medo e estremecer a economia mundial.
O novo coronavírus obrigou as pessoas a mudar hábitos e comportamentos, levando-as a enfrentar situações nunca vividas antes. A máscara passou a ser acessório indispensável em qualquer lugar. Na Concessionária Ecocataratas, empresa do grupo EcoRodovias, que administra o trecho de 387,1 quilômetros entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, muita coisa se transformou. Nestes nove meses de pandemia, colaboradores e usuários se adaptaram ao “novo normal”, com o propósito de prevenir a si e aos outros do contágio da Covid-19.
A coordenadora de Sustentabilidade da Ecocataratas, Cássia Padilha, admite que a pandemia do novo coronavírus provocou grande mudança na cultura organizacional de todo grupo EcoRodovias. “Desde o início, não paramos. Continuamos toda a gestão administrativa da concessionária em home office, com a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis para comunicação, realização de reuniões e atendimento dos requisitos do contrato de concessão”, revela. “Acima de tudo, o valor à vida está muito mais evidente, com medidas rigorosas de conscientização e prevenção quanto aos cuidados com a saúde de colaboradores e usuários”. Neste período, apesar das adversidades, não há registro de desligamento de colaboradores do grupo.
Em relação aos caminhoneiros, foram entregues tags com pelo menos três meses de isenções de taxas mensais (adesão e manutenção), sem obrigatoriedade de fidelização, além de exames gratuitos de Covid-19 e kits de prevenção, compostos de luvas, máscaras, sachês de álcool gel.
A pandemia levou a concessionária a adotar diversos protocolos, como a criação de um comitê de crise interno para tratar de assuntos pertinentes ao tema, com ações de conscientização, controle e prevenção, adoção do trabalho remoto, para garantir menor circulação de pessoas nas repartições internas ou em veículos de uso coletivo, trabalhos operacionais considerados essenciais no âmbito da concessão, por meio de encontros ao ar livre, respeitando a distância de dois metros entre os colaboradores. Em relação aos trabalhadores pertencentes aos grupos de risco, a concessionária optou pelo afastamento temporário, com acompanhamento das áreas de saúde e segurança no trabalho da concessionária e medicina ocupacional do grupo. Em todos os postos de trabalho, a empresa disponibilizou álcool gel 70%, como por exemplo nas cabines de pedágio para uso dos colaboradores e dispensers para motoristas de veículos leves e caminhoneiros, viaturas de tráfego, bases de serviços de atendimento ao usuário, postos de pesagens de veículos e salas administrativas.
Atenta aos cuidados com seus colaboradores, a Ecocataratas instalou lavatórios em cada cabine de pedágio, para facilitar e favorecer a frequência da higienização das mãos com água e sabão. Ainda nas cabines, todos os colaboradores realizam o atendimento aos usuários com máscara e protegidos por um painel de acrílico transparente. O uso do cartão por aproximação nas praças da Ecocataratas também é sugerido, para evitar contato com as cédulas.
Nas bases dos SAU’s (Serviço de Atendimento ao Usuário), todos os cuidados foram adotados, com disponibilização de álcool gel e comunicados espalhados pelos ambientes, alertando sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento e uso correto dos bebedouros de água, atendendo os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e os respectivos decretos municipais e estaduais.
Para o caminhoneiro Rosemar Bôa, essas ações praticadas pela Ecocataratas são muito importantes neste período. “Todo o cuidado é pouco, pois o vírus ainda circula entre nós. O uso do álcool gel e consumo responsável da água nos postos de atendimento comprovam a preocupação da concessionária com colaboradores e usuários da rodovia”, salienta.
[
Para saber mais informações sobre a Ecocataratas acesse o site www.ecocataratas.com.br, por meio do Twitter: @ecocataratas ou no Instagram: @ecocataratas_ acompanhe as nossas redes sociais e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para o 0800 345 0277. (Com Assessoria Ecocataratas).