Entidades de crianças e adolescentes têm até dia 20 para captar recursos de fundo

Termina na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, o prazo para que Organizações da Sociedade Civil que atendem crianças e adolescentes inscrevam projetos no edital 0005/2024, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef). Com a submissão de projetos, as entidades poderão acessar recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA).

O edital, de R$ 100 milhões, tem como objetivo apoiar entidades de todo o Estado que atuem com projetos sociais, educacionais, culturais ou esportivos. Os recursos poderão ser aplicados em compra de equipamentos e materiais ou na capacitação de profissionais.

Os recursos são fundamentais para que muitas instituições desenvolvam projetos que não poderiam sair do papel sem a ajuda do Estado. Até o momento, mais de 1.200 projetos estão cadastrados no sistema.

As propostas devem ser submetidas no Sistema de Transferências e Apoio à Gestão (Sistag) da Sedef e contemplar os seis eixos de atuação previstos no Estatuto da Criança e do Adolescentes: direito à vida e à saúde; direito à liberdade, respeito e dignidade; direito à convivência familiar e comunitária; direito à educação, cultura, esporte e lazer; direito à profissionalização e proteção no trabalho; e fortalecimento das estruturas do sistema de garantia de direitos.

Cada projeto poderá receber entre R$ 100 mil e R$ 300 mil, e cada organização tem a possibilidade de inscrever um projeto por linha, com um limite máximo de R$ 1,8 milhão por instituição.

“Este é um edital muito amplo, que atende as necessidades destas instituições para que possam ampliar os atendimentos. Os recursos poderão ser usados, inclusive, para custeio das organizações, bem como para compra de móveis, equipamentos ou veículos”, explica o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

Para ajudar as instituições a acessarem o edital, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família organizou uma oficina de capacitação das entidades, quando foram orientadas sobre os projetos e os trâmites burocráticos para aplicar ao edital. Todo o conteúdo está disponível no site da secretaria. A gravação, para consulta, está no canal do YouTube.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 

 Educação vai contratar 300 assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) abre nesta terça-feira (14) as inscrições no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para preencher 150 vagas em cargos de assistente administrativo e outras 150 como auxiliar de serviços gerais.

O prazo vai até o dia 26 de janeiro. A inscrição é gratuita e deve ser feita no endereço eletrônico www.pss.pr.gov.br, conforme os editais número 1/2025 e número 2/2025.

As vagas disponibilizadas, em caráter transitório, são para todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) e serão abertas em razão de afastamentos temporários de agentes educacionais I e II do Quadro dos Funcionários da Educação Básica (QFEB).

A jornada será de 40 horas semanais, de acordo com o horário de funcionamento do estabelecimento, compreendendo os períodos da manhã, tarde e noite. Os salários para os cargos de assistente administrativo são de R$ 4.064,77. Para os cargos de auxiliar de serviços gerais, a remuneração será de R$ 2.066,29, mais auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

FUNÇÃO – Entre as atribuições dos assistentes administrativos estão atividades na secretaria da escola onde vai atuar, auxiliar na administração do estabelecimento, gestão dos espaços e ambientes de comunicação e tecnologia; redação e digitalização de documentos e atas; atualização de  históricos e transferências escolares; prestação de atendimento ao público e na organização do ambiente escolar.

No caso das vagas de auxiliar de serviços gerais, as funções dos servidores selecionados serão distribuídas em grupos, como a execução de atividades de manutenção e limpeza dos espaços utilizados pelos estudantes e pelos profissionais da educação; merenda, manejo, e como motorista e tratorista.

“As contratações serão feitas ao longo do período de vigência dos editais, com possibilidade de ampliação, de acordo com a necessidade de substituição na rede estadual de educação”, diz Taciana Fenili de Santana, chefe do Núcleo de Recursos Humanos da Seed-PR.

CRITÉRIOS – Para as vagas como assistente administrativo, é necessário  que o candidato possua Ensino Médio completo ou curso Técnico Profissionalizante de nível médio. É preciso apresentar histórico escolar do Ensino Médio concluído ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso Técnico Profissionalizante nível médio. Já para quem vai atuar na Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola, a Seed-PR exige ainda a carta de anuência. 

Para disputar as vagas de auxiliar de serviços gerais, a exigência é que o candidato tenha concluído o 9º ano do  Ensino Fundamental.

Além de ampla concorrência, o processo seletivo prevê vagas destinadas a afrodescendentes e Pessoas com Deficiência (PCDs), a depender do cargo.

Outra exigência é que os candidatos sejam brasileiros natos ou naturalizados (no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses); que tenham, no mínimo, 18 anos completos no momento da convocação para a comprovação de títulos, que incluem escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço na função; Além disso, estarem em regularidade com os direitos políticos, civis e eleitorais e, ainda, em dia com as obrigações militares.

A publicação da classificação provisória poderá ser acessada no endereço eletrônico: www.educacao.pr.gov.br, a partir do dia 29/01/2025 e o resultado final será publicado a partir do dia 04/02/2025, após às 16h, no site da Secretaria da Educação.

 

 

 

 

Por - AEN

 Semana começa com 17,3 mil vagas de emprego nas Agências do Trabalhador

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam o ano com a oferta de 17.371 vagas de emprego com carteira assinada no Estado.

A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.930 oportunidades. Na sequência, aparecem as de supervisor de exploração agrícola, com 673 vagas, operador de caixa, com 448, e abatedor, com 384 oportunidades.

A Região de Cascavel conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis (​​3.530). São 862 vagas para auxiliar de linha de produção, 258 para abatedor, 149 para operador de caixa, e 113 para servente de obras.

A Grande Curitiba aparece em seguida (3.147), com 494 oportunidades para alimentador de linha de produção, 189 para faxineiro, 1188 para operador de caixa e 118 para atendente de lojas e mercados.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 40 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de consultor de vendas (cursando técnico em vendas ou áreas afins) com 08 vagas; vendedor interno (cursando técnico em vendas ou áreas afins) também com 03 vagas; auxiliar administrativo (cursando técnico em administração ou áreas afins) com 02 vagas; e auxiliar financeiro (superior completo ou cursando superior em contabilidade, administração ou áreas afins) com 02 vagas.

Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (2.647), Campo Mourão (1.766), Foz do Iguaçu (1.259)  e Umuarama (1.259). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são supervisor de exploração agrícola, com 673 vagas, alimentador de linha de produção, com 554, faxineiro, com 97, e expedidor de mercadorias, com 85 oportunidades.

Na Região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 555 oportunidades, trabalhador volante da agricultura, com 265, magarefe, com 210, e abatedor, com 55.

Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (509), repositor de mercadorias (102), operador de caixa (74) e atendente de lojas e mercados (​​63) .

Na Região de Umuarama, são ofertadas 306 vagas para alimentador de linha de produção, 101 para trabalhador volante da agricultura, 85 para auxiliar administrativo e 71 para abatedor.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.O agendamento deve ser feito AQUI.  

 

 

 

 

 

Por - AEN

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