Com o objetivo de prevenir casos de superendividamento e promover a educação financeira das famílias, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), formalizou nesta quinta-feira (14) uma parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para promover a plataforma digital Meu Bolso em Dia.
A plataforma da Febraban é gratuita, foi construída em conjunto com o Banco Central do Brasil e disponibiliza aulas, orientações, trilhas de conhecimento, testes e simulações, entre outros conteúdos de linguagem acessível e didática que promovem a educação e a orientação financeira a consumidores de produtos e serviços financeiros e o uso consciente do crédito.
Pela parceria, que terá duração inicial de 12 meses, o Procon-PR promoverá o uso da plataforma nos mutirões e canais de divulgação e, em troca, terá acesso aos relatórios e indicadores gerados pelo sistema, o que ajudará a traçar perfis de consumo específicos dos paranaenses para desenvolver e orientar políticas públicas no Estado.
Entre os conteúdos programáticos disponíveis na plataforma se destacam o planejamento financeiro, criação de poupança, investimentos e relação com o dinheiro, além de informações que ajudam a entender e usar produtos e serviços bancários para diferentes perfis da população e faixas etárias.
Para Santin Roveda, secretário estadual da Justiça e Cidadania, tanto os consumidores quanto o sistema financeiro são beneficiados com a cooperação. “As parcerias com os diferentes órgãos da sociedade civil têm sido um grande diferencial do Governo do Estado. Com o Paraná já em fase de pleno emprego e de crescimento econômico, a educação financeira é fundamental para as famílias não caírem em armadilhas e se não se endividarem para além das suas condições de pagamento”, disse.
“É importante para a Febraban firmar essa parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná”, disse Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da entidade. “O Procon-PR é uma liderança nacional na defesa do consumidor, tem capilaridade e contato próximo com o cidadão e será um parceiro estratégico para que possamos fazer uma atuação conjunta e coordenada em prol da educação financeira”.
Para a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, a parceria complementa as iniciativas do Poder Público estadual e federal de renegociação de dívidas, pois promove a prevenção ao superendivamento. “O consumidor brasileiro não tem o hábito de organizar as suas contas, controlar os seus gastos de acordo com a sua renda, e isso cria situações difíceis que resultam em inadimplência e prejuízos”, afirmou.
Na plataforma, os consumidores poderão se cadastrar gratuitamente e traçar uma trilha de conhecimento específica gerada por Inteligência Artificial, com base nos dados sobre renda e consumo fornecidos pelos usuários. Ela traz também o inovador e exclusivo Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), ferramenta por meio da qual é possível fazer um diagnóstico individual para identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de solução para reequilíbrio das finanças.
Por - AEN
A cena chamou a atenção de uma família de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
No começo deste mês, eles encontraram no quintal de casa uma gambá com oito filhotes. Ela estava debilitada e machucada após ter sido atacada por um cachorro. Os filhotes, com aproximadamente três semanas de vida, assustados e com pouco peso (37 gramas em média). Apenas quatro sobreviveram. A mãe também não resistiu.
As crias foram encaminhadas pelo Instituto Água e Terra (IAT) para tratamento intensivo com um dos voluntários cadastrados no programa Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (CRIA), implementado pelo órgão ambiental no ano passado.
A situação chama ainda mais a atenção para a necessidade de uma convivência pacífica com esses animais, especialmente a partir desta época do ano, próximo ao início da primavera. A transição dos dias mais frios para o início da temporada de calor coincide com o período de reprodução dos gambás, fazendo com que esses animais se tornem mais vulneráveis por se proliferarem muito rapidamente.
A médica veterinária do IAT Fabiana Baggio, explica que, por causa da fase reprodutiva, as fêmeas ficam mais lentas por terem de carregar os filhotes em uma bolsa natural localizada na região do abdômen, os marsúpios, o que aumenta a probabilidade de serem vítimas de acidentes, especialmente durante o dia, quando saem em busca de alimentos, comumente em áreas urbanas.
“É o momento em que os gambás estão mais ativos em busca de parceiros, transitando em locais muitas vezes movimentados, urbanos. A população precisa entender que o mais importante é uma convivência pacífica, e que os espaços dos gambás sejam respeitados. Eles não atacam, não vão fazer mal nenhum”, destaca. “Reforço: é necessário prezar pela convivência pacífica”.
Ela ressalta que esses mamíferos são essenciais para manter o equilíbrio do ecossistema, já que, ao se alimentarem de frutos, auxiliam na dispersão de sementes, o que contribui para o surgimento de novas árvores. Além disso, dentro do seu papel ecológico, se alimentam de espécies venenosas e peçonhentas como serpentes, escorpiões e aranhas, e tem a capacidade de comer milhares de carrapatos por semana.
“Nessa época aparece muito gambá vítimas de ataque, que pelas lesões vemos que levaram pauladas. Nada disso é necessário. Eles são pacíficos e importantes para o equilíbrio natural do meio ambiente”, diz Fabiana.
CRIA – O programa Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (CRIA), ação de voluntariado do IAT, resgatou 83 gambás do ano passado. Todos encaminhados para tutores temporários e, depois de recuperados, devolvidos ao meio ambiente.
A voluntária Mirian Holztratner, por exemplo, é quem está cuidando dos filhotes encontrados em São José dos Pinhais. “Como eles ainda não geram calor sozinhos, montei uma incubadora artesanal que permite que a temperatura fique constante e tenha umidade no ambiente, para simular o marsúpio da mãe”, conta Mirian, que faz da sua casa abrigo temporário de gambás desde o início do programa.
O IAT é responsável pela análise do retorno desses animais ao habitat natural. Para que eles consigam sobreviver na natureza é preciso que tenham mais de 18 centímetros de comprimento, com idade estimada de 13 a 14 semanas de vida, além de pesar mais de 400 gramas.
COMO PROCEDER – O convívio com os gambás pode ser pacífico desde que algumas providências sejam tomadas. Normalmente, eles procuram locais fechados e protegidos, como forros e telhados de residências. A indicação é vedar esses locais para evitar que os animais entrem.
Outra forma evitar que sejam atraídos é não deixar alimentos disponíveis no quintal, como ração de cães e gatos; manter latas de lixo fechadas com cadeados; e não acumular de lixo ou entulhos.
Em casos de acidentes, atropelamentos ou riscos de ataques por animais domésticos, o conselho é entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de seu município, com o escritório regional do IAT mais próximo da ocorrência ou, ainda, com o Setor de Fauna do IAT, que fica em Curitiba.
Por - AEN
O Governo do Estado publicou nesta quinta-feira (14) um
que institui um grupo de trabalho para acompanhar e consolidar as informações referentes à execução financeira e física dos projetos que integram o plano de investimentos do Poder Executivo viabilizado pela alienação da participação acionária na Copel.Ele será composto por representantes indicados pela Casa Civil, Secretaria de Estado do Planejamento e Secretaria de Estado da Fazenda, sob coordenação da Casa Civil. O colegiado será responsável por gerenciar os recursos disponíveis para novos investimentos, coordenar os projetos que receberão as fatias desse orçamento e dar publicidade às informações referentes à execução dos projetos em painel online.
O Governo do Estado arrecadou cerca de R$ 3,1 bilhões com a transformação da Copel em corporação, em uma operação concluída no começo desta semana. Os recursos devem ser investidos em infraestrutura (duplicações e melhorias rodoviárias), educação (reformas e construção de novas escolas), habitação e desenvolvimento urbano das cidades. Os projetos ainda estão sendo construídos e devem começar a ser executados ainda neste ano. As informações detalhadas também vão constar no Plano Plurianual, que será entregue para a Assembleia Legislativa.
Para a execução do plano de investimentos, compete à Secretaria da Fazenda providenciar a liberação de recursos para execução dos projetos, em qualquer fonte orçamentária apta a custear a despesa e no limite do montante total do plano de investimentos, devidamente corrigido. Essa pactuação contou com apoio e colaboração do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A transformação da Copel em corporação foi finalizada em agosto. Mesmo com a conclusão do processo, o Estado se mantém como acionista relevante da Companhia, sendo o único com direito a Golden Share – uma ação de classe especial que garante poder de veto em determinadas decisões e investimento mínimo na área de distribuição de energia, que atende ao cliente final. Além disso, agora a Copel poderá renovar em 100% a concessão da sua maior usina hidrelétrica, Foz do Areia, que vence em 2024, além de manter as usinas de Segredo e Salto Caxias.
Por - AEN
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), finalizou, nesta quinta-feira (14), o curso em Direitos Humanos voltado aos colaboradores do instituto.
A capacitação, uma das iniciativas propostas pelo Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Equidade do Tecpar, teve a participação de 80 colaboradores – cerca de um quarto do quadro de funcionários da empresa.
O curso teve seis módulos e os assuntos abordados incluíram a introdução aos direitos humanos e questões raciais, de gênero, de diversidade sexual e de neurodiversidade. Nesta quinta-feira, o último módulo foi sobre questão de gênero, com palestra da educadora Maria Cecília Amorim Pilla, doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Amélia Sampaio Rossi, formada em Direito pela UFPR e professora da PUC-PR
A criação do Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Equidade do Tecpar está em linha com a implantação no instituto da Agenda ESG: agenda ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês). O termo é usado para indicar que determinada organização adota práticas responsáveis e sustentáveis.
No caso do Tecpar, a agenda ESG busca, além de organizar e fortalecer ações já desenvolvidas pelo instituto, a implantação de novos projetos relacionados à sustentabilidade, como o curso em Direitos Humanos.
O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, que participou da cerimônia de encerramento, destacou que o Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Equidade foi criado para fomentar o conceito da diversidade e equidade no ambiente organizacional e o curso de Direitos Humanos foi importante para ampliar o debate sobre esse tema.
“Capacitar os colaboradores sobre as atuais discussões sobre os direitos humanos é fundamental para promover um ambiente de trabalho saudável baseado no respeito, na diversidade e na pluralidade. Com isso, o Tecpar promove a práticas dentro da empresa que contribuam com ações para responsabilidade social”, salientou.
De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania (Seju), Santin Roveda, esta foi mais uma parceria de sucesso com o objetivo de promover os Direitos Humanos no Estado. “Essa iniciativa busca juntar a inovação e tecnologia com a perspectiva dos direitos humanos, respeito às diferenças, promoção da diversidade e da cidadania. São parcerias como essa que mostram a sinergia do Governo do Estado em todas as áreas”, pontuou.
Ao final do curso, o diretor-presidente do Tecpar, Viviane da Paz, da Diretoria Técnica da Seju, Nádia Alves de Souza Leandro, diretora da Escola de Educação em Direitos Humanos, fizeram a entrega simbólica de certificados a alguns colaboradores.
Com ampla experiência na administração pública, o advogado Alex Sandro Noel Nunes acaba de tomar posse como diretor de Normas e Regulamentação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Com passagens pela Casa Civil, Governadoria, Comitê Técnico da Sanepar e Comitê Técnico para renovação da concessão da outorga de gás da Compagas, Nunes reúne vasto conhecimento sobre questões relacionadas à regulação dos serviços públicos e vai contribuir com o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pela Agência.
Mesmo com seu histórico profissional na administração direta, o diretor afirma que irá trabalhar, junto ao corpo técnico da Agepar, para que ela mantenha sua independência. “Atualmente, a Agepar conta com um quadro próprio de servidores efetivos altamente qualificados, que atuam tecnicamente em constante busca pela melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos delegados, em benefício de seus usuários. Com eles, pretendo dar continuidade ao trabalho que já estava sendo desenvolvido na Diretoria de Normas e Regulamentação”, destaca.
O advogado tomou posse na última segunda-feira (11), após passar por sabatina na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), etapa protocolar do processo de nomeação dos diretores da Agência, no final do mês de agosto. Além de ocupar o cargo de diretor, Nunes também fará parte do Conselho Diretor da Agepar, órgão colegiado de caráter deliberativo, assim como os demais diretores da Agência.
Nunes é mestrando em Direito pelo UniCuritiba e tem qualificação como administrador judicial, com certificação pelo Turnaround Management Association (TMO). Atualmente, também é membro do Conselho de Administração do Simepar, do Conselho Fiscal da Ferroeste e do Conselho Fiscal da Fomento Paraná.
Por AEN/PR
Foi dada a largada para o Ganhando o Mundo França, programa que vai levar 40 alunos da rede estadual de ensino para uma experiência imersiva de seis semanas no país europeu com objetivo de ampliar o repertório cultural e acadêmico, desenvolvendo a autonomia e aperfeiçoando o aprendizado do idioma. Os selecionados já deram início ao processo de retirada dos passaportes. Eles embarcam no dia 6 de novembro e permanecem na França até 15 de dezembro.
O programa de intercâmbio é do Governo do Estado, viabilizado por meio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Os participantes selecionados desta edição, que é a primeira do programa a incluir a França, são estudantes matriculados no Colégio Estadual do Paraná (CEP) e Colégio Estadual Julia Wanderley (Curitiba); Colégio Estadual Ana Vanda Bassara (Guarapuava); Colégio Estadual Vicente Rijo (Londrina) e do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (Maringá).
Gabriela de Matos (16) foi uma das selecionadas. A jovem é aluna do 2° ano do ensino médio no CEP. Cada vez mais perto de realizar o sonho de fazer um intercâmbio, ela deu entrada na documentação para retirada de seu passaporte junto a outros onze estudantes da capital paranaense, que compareceram juntos, nesta semana, ao posto de emissão de passaportes da Polícia Federal (PF), no bairro Batel, em Curitiba. “A ficha ainda não caiu. Eu nunca saí do Brasil, estou muito animada para conhecer uma outra cultura e aprender coisas novas”, disse.
Já para Guilherme da Cunha (16), também aluno do CEP, a ideia de morar por seis semanas na França nasceu depois de assistir uma palestra sobre o programa no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), do Governo do Estado. Para ele, o sonho começa a tomar forma concreta. “Enquanto estiver lá, farei o máximo para absorver o maior aprendizado possível, principalmente da língua francesa. Sei que essa experiência será fundamental para minha formação e para meu futuro posicionamento no mercado de trabalho”, afirmou.
Assim como em Curitiba, selecionados dos municípios de Guarapuava, Maringá e Londrina também deram entrada na documentação para retirada dos passaportes nesta semana. “A expectativa maior é a de conhecer as pessoas e viver novas experiências. Pensar em conviver no dia a dia com os cidadãos franceses e em todo o aprendizado que essa vivência vai proporcionar é muito empolgante. De zero a dez, meu nervosismo é nível seis", disse Emanuel Carvalho da Silva, aluno do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, em Maringá.
"Sei que ao voltar estarei capacitado a alcançar conquistas ainda maiores graças a tudo que vou poder aprender por lá”, celebrou.
“Aos participantes do Ganhando o Mundo França esta é a oportunidade de vivenciar a rotina no país europeu de forma inédita, com a possibilidade de enriquecer não somente o repertório acadêmico, por meio da aprendizagem de um novo idioma, como também de participar de uma imersão cultura única que amplia horizontes e promove um entendimento global mais profundo”, destacou o secretário de Estado de educação do Paraná, Roni Miranda.
PROGRAMA
Pela primeira vez com destino a um país de língua francesa, o Ganhando o Mundo França selecionou 40 alunos do Ensino Médio de colégios estaduais do Paraná. Com duração de seis semanas, os intercambistas estudarão na França na modalidade equivalente ao ensino médio. O objetivo do programa é possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos alunos, além do desenvolvimento da autonomia e o aperfeiçoamento da língua francesa.
Ao retornar, os participantes se tornam embaixadores do programa, compartilhando a experiência com a rede estadual de ensino por meio de diversas atividades.
O investimento da Secretaria da Educação nesta edição é de R$ 1,2 milhão. A pasta é responsável pelos custos dos estudantes paranaenses passagens aéreas e emissão de passaportes).
O aluno que fizer o intercâmbio receberá ainda três bolsas no valor de R$ 800: a primeira e a segunda (bolsa instalação) estarão disponíveis antes do embarque e serão destinadas à cobertura das despesas iniciais. A terceira bolsa (de manutenção) será depositada nos cartões pré-pagos internacionais dos intercambistas após 30 dias. Os estudantes desta edição também terão seguro de viagem e de saúde durante o período que estiverem residindo na França.
Em 2024, outros mil alunos selecionados irão para Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Eles passarão um semestre fora do País. Já no mês que vem 99 professores selecionados no programa vão para Finlândia e Canadá, onde participarão de cursos de formação continuada. Durante o período de intercâmbio, os educadores terão vários cursos em instituições de ensino locais, como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica e avaliação de aprendizagem.
Por AEN/PR