Municípios participam de oficina do Estado para aperfeiçoar ações em casos de desastres

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Defesa Civil, reuniu nesta segunda-feira (20) cerca de 300 representantes dos municípios para a oficina sobre desafios na atuação em assistência social em casos de situação de emergência e estado de calamidade provocados por eventos naturais, como chuvas, vendavais e inundações.

A oficina abordou desde como solicitar decretos de reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade, até o preenchimento de formulários para o pedido de recursos ao governo federal. O encontro também tratou de planejamento de ações, capacitação de equipes e preparativos de locais que servirão de abrigos para pessoas atingidas. O objetivo foi capacitar profissionais e gestores da assistência social municipais para o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas nestas situações.

“Esse encontro é muito importante para que os municípios possam acessar recursos, adotar providências preliminares e, para quando ocorrer eventos, possam ter uma ação mais articulada, mais coordenada e, principalmente, assertiva”, disse o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

A iniciativa, realizada de forma presencial, em Curitiba, e online, destacou a importância da preparação das equipes municipais para responder eficientemente a situações de emergência.

“O Paraná, assim como outras regiões do país, tem enfrentado eventos climáticos extremos e desastres naturais nos últimos meses. Planejamentos prévios podem mapear as regiões mais vulneráveis de cada município e preparar locais para acolhimentos de pessoas atingidas. Assim, é possível reduzir as chances de erros”, destacou Vera Campelo, coordenadora do Serviço de Calamidade Públicas e Emergência do Ministério do Desenvolvimento Social, Combate à Fome e Família.

Segundo o servidor da Instância Avançada da Sedef em Cianorte Sidnei Rodrigues de Souza, o encontro é inédito e muito importante, tanto para os servidores da secretaria quanto para os municípios.

“Tenho 38 anos de serviço público na secretaria e é a primeira vez que vejo um curso assim. Achei muito importante, devido aos eventos climáticos que vêm nos atingindo. Um dia muito produtivo, porque pudemos nos aprimorar. É positivo para os municípios, que na hora do acontecimento nem sempre conseguem fazer o que é necessário para aquele momento”, disse Rodrigues.

A coordenadora da Assistência Social do município de Kaloré, Elisandra Zanelatto, mesmo a cidade não sendo atingida, fez questão de comparecer para tomar medidas de forma preventiva. “Sabemos da importância desse conhecimento para quando precisarmos enfrentar algo. Foi muito bom, saímos daqui com as dúvidas esclarecidas”, afirmou.

“Tivemos um dia com muito conhecimento teórico, mas também prático, para que as cidades saibam como são os formulários, vejam a diferença de cada um e as especificidades que precisam conter”, ressaltou a diretora da Política do Desenvolvimento Social da Sedef, Quelen Coden.

EXPERIÊNCIAS – Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer boas práticas implementadas em outros municípios que enfrentaram desafios semelhantes. A expectativa é que, ao final da oficina, os profissionais estejam mais preparados para coordenar ações integradas, garantindo uma resposta eficaz e humanizada diante de eventos adversos.

Desde o início de outubro, o Paraná enfrenta várias situações de intempéries climáticas. Até o momento, são 100 municípios com situação de emergência outros 17 em estado de calamidade pública. No dia 12 de outubro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou o acolhimento das pessoas de grupo prioritário em hotéis e pousadas. Até o momento, já foi destinado R$ 1 milhão para hospedagens e alimentação às famílias abrigadas em hotéis.

Por meio da Sedef, do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Conselho Estadual da Assistência Social, mais de R$ 11 milhões foram enviados para os municípios atingidos pelas fortes chuvas.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Comunicação pública e combate às fake news são temas de Fórum Nacional no Paraná

Com foco na transparência da gestão dos recursos públicos, comunicação no ambiente digital e combate às fake news, começou nesta segunda-feira (20), em Foz do Iguaçu, o 3º Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação.

Esta é a primeira vez que o encontro, que nesta edição reúne representantes de 22 estados e do Distrito Federal, acontece no Paraná.

Com reuniões ocorridas em Salvador, em junho, e no Rio de Janeiro, em setembro, o fórum tem como objetivo incentivar a participação das secretarias estaduais na formulação e execução de políticas públicas de comunicação.

Na avaliação do secretário da Comunicação do Paraná, Cleber Mata, o encontro é uma oportunidade de promover um intercâmbio entre profissionais de todo o Brasil.

“As secretarias estaduais de Comunicação utilizam juntas mais de R$ 1 bilhão por ano em recursos públicos que precisam ter a devida transparência. Temos muitos instrumentos nesses intercâmbios culturais que podem melhorar a performance das secretarias, aprendendo com o que os outros estados estão fazendo de melhor”, afirmou.

Além dos debates internos entre os gestores públicos, o evento recebe uma série de palestrantes ligados ao setor. “É uma oportunidade única de discutirmos entre os 22 estados as melhores formas de um governo se comunicar bem, ser transparente e de prestar contas à população”, acrescentou o anfitrião do evento.

FAKE NEWS – A primeira palestra foi ministrada pelo conselheiro Ivan Bonilha, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Para ele, a comunicação pública enfrenta diversos desafios, mas o principal atualmente é o combate à desinformação por meio da publicação de notícias falsas ou distorcidas, que são disseminadas sobretudo na internet.

“Sabemos que há vários operadores de fake news nas mídias sociais e os governos precisam ter uma estrutura para fazer frente a esse tipo de investida. As secretarias de Comunicação já têm autoridade pública e credibilidade, e ao demonstrar transparência em seus propósitos, conseguem trabalhar junto aos órgãos de fiscalização nesse enfrentamento”, disse.

PESQUISA – A importância das pesquisas para o planejamento dos governos também foi debatido no fórum. Com o tema “Pesquisas do Futuro”, o presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, explanou como as pesquisas são importantes para as tomadas de decisões governamentais.

“Os governantes, através das pesquisas, ficam sintonizados com a população, com aquilo que ela deseja e como está vendo as ações para não ir no caminho do contrário da própria população, que é o cliente dos governos”, enfatizou presidente do Paraná Pesquisas.

“As pesquisas são importantes para os gestores públicos saberem se o trabalho está sendo compreendido e aceito, o que é fundamental para o planejamento governamental”, completou Hidalgo, que já executou mais de mil projetos de pesquisas em todo o Brasil.

Mas, para isso, destacou Hidalgo na apresentação aos secretários de Comunicação, é importante que os governos tenham um planejamento na condução das pesquisas. Isso inclui levantamentos semanais e até diários e também publicidade e distribuição para a imprensa. O representante do instituto de pesquisas lembrou que muitas vezes o gestor público planeja executar uma ação, porém a população deseja outra coisa – o que pode ser detectado nas pesquisas.

Outra questão bastante debatida pelos secretários foi a publicação pela imprensa das pesquisas da percepção das ações dos governos. Para o representante da Paraná Pesquisas, é importante que os governantes tenham seus próprios levantamentos para publicação e encaminhamento à imprensa.

“Os governantes devem divulgar os próprios levantamentos até para explicar por que estão tomando uma determinada decisão. Muitas vezes, a imprensa enxerga de um jeito e a população está vendo de outra forma, então o governo pode demonstrar que ela está embasada no apoio popular”, concluiu Hidalgo.

PROGRAMAÇÃO – À tarde, o CEO do Portal Poder 360º, Fernando Rodrigues, falará sobre a nova face da informação. O governador Carlos Massa Ratinho Junior também vai conversar com os demais secretários sobre as políticas públicas e estratégias utilizadas pelo Paraná no âmbito da comunicação pública.

O evento continua nesta terça-feira (21) com a abertura do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que abordará os desafios de informar a população sobre as ações governamentais. Na sequência, o senior manager da Similarweb, Arlei Bueno, falará sobre a qualificação dos investimentos em mídia pelo poder público. A última palestra da manhã será do gerente de Integração e Planejamento de Jornalismo do SBT, Rodrigo Hornhardt, sobre o telejornalismo multiplataforma e a sua relação com os governos.

REPRESENTATIVIDADE – Além do Paraná, os estados que contam com secretários ou outros representantes presentes são o Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Roraima.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Governo do Estado investe R$ 250 milhões na pavimentação de estradas vicinais

O Governo do Paraná investiu, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), mais de R$ 250 milhões na pavimentação de estradas vicinais em 31 municípios de diversas regiões do Estado desde 2019.

Os recursos foram liberados pelo Programa de Transferência Voluntária da Secid, modalidade que destina recursos que não precisam ser devolvidos ao Tesouro do Estado, e também pelo Sistema de Financiamento de Ações aos Municípios (SFM).

De acordo com o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, o investimento em pavimentação de estradas vicinais traz grandes mudanças na qualidade de vida da população e na economia local. “Estamos seguindo as diretrizes do governador Ratinho Junior, investindo em infraestrutura urbana de qualidade, promovendo mudanças na vida das pessoas, trazendo mais conforto no deslocamento, estimulando o comércio da produção local, além de facilitar o acesso às escolas com a pavimentação das estradas vicinais”, afirma.

O município de Piên, na Região Metropolitana de Curitiba, teve cinco obras liberadas desde 2019. A cidade de 13.655 habitantes recebeu R$ 15,5 milhões em recursos para pavimentação de estradas vicinais. Deste valor, R$ 10 milhões são oriundos de Transferência Voluntária.

“É um investimento extremamente importante em que a gente leva infraestrutura e qualidade de vida para a área rural, ajudando nossos agricultores a escoar a produção. É uma prova do compromisso do governo Ratinho Junior com os municípios”, diz o prefeito de Piên, Maicon Grosskopf.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Carga de eletrônicos avaliada em R$ 3 milhões é apreendida na BR 277 em Cascavel

Caminhão carregado com eletrônicos contrabandeados foi apreendido na BR 277 em Cascavel, no Oeste do Paraná, na manhã de segunda-feira (20). A princípio a carga é avaliada em R$ 3 milhões.

A ação foi realizada por equipes da Polícia Militar na região do bairro Santos Dumont em Cascavel, durante a abordagem a um caminhão frigorífico que saiu de Foz do Iguaçu com destino a Cascavel.

Em verificação no veículo foram localizadas caixas com celulares contrabandeados, com carga estimada em R$ 3 milhões.

Diante da situação, o motorista de 31 anos foi encaminhado à Polícia Federal juntamente com a carga.

 

 

 

 

 

Por - Catve

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