Este ano, de janeiro a julho, os Portos do Paraná movimentaram pouco mais de 5,5 milhões de toneladas de fertilizantes. O volume representa aumento de 5% em comparação com o mesmo período de 2019, quando 5,2 milhões de toneladas de adubo foram importadas. Os principais produtos que chegam pelos portos de Paranaguá e Antonina são cloreto de potássio (MOP), ureia, MAP (fosfato monoamônio); sulfato de amônio e complexos NPK.
Apesar de ser um produto bastante comum, movimentado desde o início das operações do segmento nos portos paranaenses, o nitrato de amônio representa apenas 3,5% do total dos fertilizantes importados.
“Nunca tivemos nenhum problema relacionado a essa substância. A autoridade portuária, assim como os terminais, operadores e armazéns, atuam com os devidos planos de segurança atualizados”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Especificamente em relação ao nitrato de amônio, quem trabalha com o produto segue uma rígida rotina de fiscalização e prestação de contas impostas pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), ligada ao Exército Brasileiro”.
Garcia ainda lembra que a mão de obra utilizada, tanto na faixa portuária quanto nos terminais e armazéns, nas operações dos granéis de importação é extremamente qualificada. “As empresas, assim como o Órgão Gestor da Mão de obra avulsa (OGMO), sempre oferecem curso e capacitação”, diz.
PRODUTO - Nos sete primeiro meses do ano, foram importadas 207.860 toneladas de nitrato de amônio pelos portos de Paranaguá e Antonina. Em 2019, no mesmo período, foram 299.407 toneladas movimentadas. A principal origem do produto é a Rússia.
Operam o produto, nos portos do Paraná, quatro empresas. Segundo a Diretoria de Operações, são 11 armazéns credenciados (pela autoridade portuária e pelo Exército) para receber nitrato de amônio.
“É um produto controlado pelo Exército, que inspeciona os armazéns, e apenas com esta liberação é que credenciamos os armazéns para receber o produto”, afirma o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior.
CUIDADOS – Segundo os operadores de fertilizantes do Porto de Paranaguá, para trabalhar com o nitrato de amônio as empresas devem solicitar à DFPC um certificado especial de registro (CR). Para fornecê-lo, a instituição orienta ajustes e adequações que vão desde a construção dos armazéns, segurança do produto (para impedir desvio ou roubo), armazenagem até o treinamento do pessoal.
São inúmeros os itens verificados, antes de aprovar a concessão. Mesmo com o registro, a cada importação, o Exército é notificado e emite uma licença específica, após avaliar a situação documental. Antes mesmo da atracação do navio, o Exército deve ser notificado sobre o local para onde a carga que chega será levada e armazenada.
Mesmo para um curto trajeto, do cais até o armazém, o caminhão que transporta o produto também deve ser certificado. No Porto de Paranaguá, estes veículos e os respectivos motoristas são capacitados especificamente para esse transporte e recebem, também do Exército, um selo de identificação.
“Para cada nota fiscal que emitimos para esse transporte, é emitido uma guia de tráfego que também leva um selo, que é controlado via sistema pelo DFPC”, explicam os representantes do setor. O rastreamento de cada lote que chega é conferido pelos representantes do Exército, no próprio armazém, ao final da descarga.
“Seguimos rigorosamente todas as exigências do Exército e da autoridade portuária. Trabalhamos, nos mínimos detalhes, pensando em prevenção e redução de todos os riscos”, garantem os operadores. Além disso, no cais, os equipamentos que operam o nitrato de amônio passam por checagem (elétrica e mecânica) a cada duas horas; nas demais operações, isso ocorre a cada turnos de seis horas.
Enquanto estão nos armazéns, o produto é acomodado entre paredes de concretos, em boxes iluminados com lâmpadas frias, devidamente identificados, com controle de acesso, avisos de segurança e pessoal devidamente treinado.
SEGMENTO - Segundo o Ministério da Economia, considerando os dados fechados de 2019, considerando o segmento, como um todo, o Porto de Paranaguá é a principal porta de entrada dos fertilizantes, entre os porto brasileiros. No ano passado, foram importadas quase 9 milhões de toneladas pelos terminais paranaenses. O volume representa cerca de 30% do total importado pelo país. (Com AEN)
No início da manhã desta quinta dia 06, houve uma violenta colisão envolvendo dois caminhões na BR-277 km 629 em Céu Azul.
Do acidente resultou em 05 vítimas graves, sendo necessário uma grande mobilização de socorristas da Ecocataratas e Samu; inclusive a aeronave do Paraná Urgência que socorreu um motorista de um dos caminhões de 22 anos que sofreu politraumatismo grave, o qual foi levado ao H.U em Cascavel.
De acordo com a Ecocataratas o tráfego em ambos os sentidos está fluindo lentamente pelos acostamentos. Os caminhões estão tombados nas pistas.
A PRF da Delegacia de Foz atende o acidente.
Entre a manhã de terça dia 04 e madrugada de quarta (05) policiais civis da DENARC e policiais rodoviários federais apreenderam mais de duas toneladas e meia de maconha na região oeste do Paraná.
O resultado do trabalho é uma ação integrada entre as unidades policiais que visa combater o narcotráfico na região.
Na primeira ação, ocorrida no final da manhã de quarta em Juranda/PR, os núcleos de Cascavel, Maringá e canil (NOC) da DENARC, juntamente com a PRF, abordaram um caminhão que transportava escondido em meio a uma carga de farinha de trigo aproximadamente 1.236 KG de maconha. Nesta ação o cão Shogun foi fundamental em demonstrar que o veículo estava com as drogas.
O motorista se negou a dar informações sobre a droga, permanecendo em silêncio.
Já no final da tarde, desta vez em Toledo/PR, as equipes do núcleo de Cascavel da DENARC, NOC e PRF montaram nova barreira em um dos acessos à cidade, abordando um novo caminhão. O motorista apresentou nervosismo e não soube explicar a rota que faria transportando uma carga de sucata, o que fez com que o cão Shogun entrasse em cena novamente.
O cão indicou que em meio a carga havia entorpecentes, sendo então, após grande trabalho de retirada da sucata, localizados aproximadamente 690 KG de maconha em um fundo falso.
O motorista disse que levaria as drogas até Pindamonhangaba/SP e que receberia R$ 5.000,00 pelo transporte.
Catanduvas:
E no início da madrugada desta quarta houve a terceira apreensão fruto do trabalho em conjunto.
Mais uma vez o núcleo de Cascavel da DENARC com a PRF realizaram a abordagem a um veículo Kia Cerato quando passava pelo município de Catanduvas/PR.
No veículo, com registro de furto em Santa Catarina, foram localizados aproximadamente 700 KG de maconha no porta malas e banco traseiro.
Com o trabalho em conjunto entre as forças policiais foi possível retirar em menos de 24 horas mais de 2.600,00 kg de maconha que seriam distribuídos por várias regiões do país. (Com DENARC).

(Foto: DENARC).
O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) recebeu nesta terça dia 04, quase 100 mil ampolas de relaxantes neuromusculares utilizados no processo de intubação de pacientes internados com Covid-19.
Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, num investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, e fazem parte da parceria firmada entre Governo Federal e Governo Estadual há aproximadamente duas semanas, quando o ministro-interino da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve no Paraná.
Mesmo o lote adicional de medicamentos, a Secretaria da Saúde continua monitorando a situação dos insumos, que diante do aumento de casos de internamento em UTI, precisam estar à disposição de pacientes da Covid-19.
“Este quantitativo de medicamentos vai auxiliar os 54 hospitais do plano de atendimento exclusivo à Covid-19, no processo de intubação e manutenção de pacientes. Mas continuamos vigilantes neste assunto, fazendo o uso racional e necessário do insumo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
AÇÕES – O Paraná também fez uma compra em caráter emergencial de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Parte do lote já está no Cemepar e o restante deve chegar nos próximos dias.
Além disso, a Secretaria buscou mais um quantitativo de medicamentos no Rio de Janeiro na semana passada, em uma ação articulada em parceria com o Ministério da Saúde.
“O Governo Federal se comprometeu ainda com o envio de novos insumos nos próximos dias, e graças a essa força-tarefa do Governo do Estado e Ministério da Saúde, poderemos garantir medicamentos para ao menos duas semanas, nos hospitais que fazem parte do plano”, disse o assessor especial do gabinete da Secretaria, César Neves.
MONITORAMENTO – Neste momento de pandemia, o Estado tem monitorado o estoque dos hospitais e contingenciado os medicamentos para que nenhum paciente fique desassistido. Até este momento, não houve falta de medicamentos no Paraná.
“Possuímos um painel de monitoramento destas unidades para definir semanalmente a quantidade de medicamentos a ser enviada a estas unidades, contingenciando os estoques e garantindo que todos possam ser atendidos de maneira justa”, explicou o assessor. (Com AEN)
O Governo do Estado formalizou pedido para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) amplie a parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A intenção é passar a oferecer maior volume de recursos na agência paranaense do BRDE, que atende a projetos dos três estados do Sul. A ampliação do crédito é considerada essencial para reativar a economia no pós-pandemia de Covid-19.
A solicitação foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (04), durante reunião por videoconferência com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano. “O BNDES tem nos ajudado bastante, mas precisamos de uma atenção imediata porque estamos tendo uma demanda muito grande por crédito”, destacou o governador.
Diretor de Operações do BRDE no Estado, Wilson Bley Lipski explicou que as linhas de crédito oferecidas pelo banco chegaram ao limite por causa dos pedidos durante a pandemia do novo coronavírus.
Logo no início da pandemia, o Banco criou uma força-tarefa para agilizar os atendimentos de novos pedidos e, também, analisar possibilidades de renegociação entre os contratos vigentes. No total, o BRDE conseguiu enquadrar 1.445 contratos, o que representa mais de 800 clientes, com prioridade para os contratos com micro e pequenas empresas.
“Estamos sensíveis a esse momento crítico e buscamos alternativas para ajudar os clientes que já tinham contratos vigentes conosco. Por isso a importância em buscar novos fundings para atender aos pedidos que, desde início do ano, somaram mais de R$ 1,3 bilhão em liberações de crédito em todo Sul”, afirmou Lipski. “Tudo que tínhamos de recursos próprios nós colocamos no mercado”, completou.
PRIORITÁRIO - Montezano informou que a diretoria do banco considera o Paraná como parceiro prioritário e que a condição econômica do Estado permite a ampliação do crédito. No mês passado, disse ele, o BNDES aprovou um limite de crédito de R$ 1 bilhão para o BRDE, válido para o segundo semestre de 2020.
O valor é 45% maior que o do semestre anterior, de acordo com o banco nacional, e será utilizado para financiar projetos de investimento em diferentes setores nos três estados da Região Sul. “Contamos com o BRDE nos nossos programas de crédito. Vale o esforço e vamos focar nesta ampliação, ver o que pode ser feito”, disse Montezano.
PRESENÇAS – Participaram também da reunião os secretários Renê Garcia (Fazenda), Michel Micheletto (Administração e Previdência) e Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), e os presidentes da Compagas, Rafael Lamastra; Copel, Daniel Pimentel Slaviero, e Sanepar, Claudio Stabile. (Com AEN)
O Governo do Paraná reforça o planejamento de renovação da frota de veículos das forças de segurança pública. Nesta terça dia 04, o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou novas viaturas para o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar do Paraná. O investimento por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) foi de R$ 16,1 milhões.
Seguindo o planejamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública, é a sexta rodada de aquisição de veículos em 2020. No ano, 571 novas viaturas foram incorporadas à frota, totalizando R$ 88,8 milhões.
“São equipamentos modernos, que vão levar mais segurança para a população paranaense e dão todas as condições necessárias para que o policial possa desempenhar um bom trabalho”, afirmou Ratinho Junior. “Vão ajudar a Secretaria de Segurança Pública a continuar essa ótima atuação que vem tendo no Paraná”, acrescentou.
Os veículos entregues nesta terça-feira são todos caminhonetes 4x4, cabine dupla, marca Mitsubishi L200 Triton Sport, e ajudarão no atendimento de acidentes de trânsito, fiscalização e policiamento preventivo.
Secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex explicou que a aquisição das viaturas vai permitir cobrir com fiscalização 13 mil quilômetros de rodovias no Paraná. “Todos os postos de polícia rodoviária do Paraná estarão cobertos. Viaturas novas, equipadas para que a polícia possa exercer com qualidade sua missão 24 horas por dia”, disse. “É mais segurança para a população e para os policiais que atuam no Estado. Todas as viaturas antigas serão retiradas de circulação, o que representa menos gasto com manutenção também”, completou Fernando Furiatti, diretor-geral do DER-PR.
DROGAS – As viaturas, destacou o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Olavo Vianei Francischett Nunes, estão caracterizadas e contam com todos os equipamentos necessários para a atuação policial nas rodovias estaduais.
Ele explicou que os veículos serão entregues a todas as 54 bases fixas do batalhão rodoviário no Estado, para as cinco sedes de companhia e também para a sede do batalhão. Irão reforçar o apoio ao combate à criminalidade na malha estadual, especialmente em relação ao tráfico de drogas.
“É a primeira vez que todos os postos e todas as companhias são contemplados com viaturas novas, adaptadas para o trabalho do policial. Isso mostra o olhar atento do Governo do Estado para as demandas da população”, destacou.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, no primeiro semestre deste ano foram aprendidas 70 toneladas a mais de drogas no primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número significa um aumento de 128,3% nas apreensões.
Foram 54,5 toneladas de drogas (cocaína, maconha e crack) apreendidos de janeiro a junho de 2019, contra 124,6 toneladas nos seis primeiros meses de 2020. Parte do sucesso das operações deve-se justamente ao trabalho batalhão rodoviário, lembrou Nunes. “É um número significativo, maior do que vinha ocorrendo no ano passado”, ressaltou o comandante.
ENTREGAS – No dia 18 de março, o governador Ratinho Junior repassou 200 veículos, sendo 75 para a Polícia Militar, 75 para a Polícia Civil e 50 para o Corpo de Bombeiros.
No dia 27 de março foram mais 100 veículos para Polícia Militar e 18 para o Corpo de Bombeiros. Em abril, Ratinho Junior entregou as chaves de outras 119 novas viaturas policiais e de combate a incêndios florestais, além de aparelhos de atendimento a emergências derivadas da manipulação de produtos perigosos. Os veículos foram destinados à Polícia Militar (76), à Polícia Civil (36) e ao Corpo de Bombeiros (7).
No mês passado o Governo do Estado reforçou a estrutura do Corpo de Bombeiros com a aquisição de 34 novos veículos e seis aparelhos desencarceradores (equipamento para resgatar vítimas presas em veículos acidentados). O pacote contempla 20 ambulâncias, seis caminhonetes 4x4, seis caminhões para combate a incêndios e dois micro-ônibus. Já na semana passada, a frota do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) foi modernizada com o reforço de 30 novos veículos.
PRESENÇAS – Participaram do ato de entrega o chefe da Casa Civil, Guto Silva, os secretários Rômulo Marinho (Segurança Pública) e Marcel Micheletto (Administração e Previdência); o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Schunig; e os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Terecílio Turini, Nelson Luersen, Alexandre Amaro, Alexandre Curi, Anibelli Neto, Artagão Júnior, Cobra Repórter, Gugu Bueno, Hussein Bakri, Soldado Adriano José. (Com AEN)





























