O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi até a área afetada pelo deslizamento de terra na BR-376, na Serra do Mar, na manhã desta quinta-feira (01). A operação de resgate e limpeza do local já dura mais de 50 horas ininterruptas.
Ratinho Junior destacou o trabalho das equipes do Estado, da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária que administra o trecho na operação. Durante a madrugada desta quinta, esses técnicos conseguiram avançar na limpeza da pista no sentido norte, o que deve permitir o avanço na operação. Até o momento, cerca de 7 mil metros cúbicos de massa terrosa foram retirados do local, informa o boletim divulgado às 10h30 pelo gabinete de crise que acompanha a ocorrência.
“A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, os policiais militares, os policiais científicos e todos os envolvidos estão trabalhando de forma incansável no resgate. A operação não para em nenhum momento. Nesta quinta, com o tempo mais firme, o Corpo de Bombeiros trabalhará de forma mais ainda mais efetiva. Estamos junto das famílias atingidas nesta tragédia. O Governo do Estado não vai medir esforços para garantir rapidez no atendimento", disse.
O Corpo de Bombeiros já iniciou as operações na região mais sensível da ocorrência, que é a parte em que a massa de terra deslocou alguns veículos, inclusive caindo sobre eles. A área conta com uma extensão de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e o volume de terra a ser removido tem aproximadamente 5 mil metros cúbicos. No ponto mais sensível encontram-se bombeiros, cães de buscas e o maquinário da concessionária. Esta missão é delicada e demorada, por causa do constante risco que as equipes estão expostas.
"Nos últimos dias os bombeiros tiraram algumas piscinas de água em cima do morro, o que colocava em risco o trabalho dos bombeiros, devido ao peso de água. Essa drenagem ajudou a acelerar essa operação", afirmou.
Ele ainda reforçou o empenho do Estado em agilizar o resgate de eventuais vítimas. "As equipes mais especializadas do Corpo de Bombeiros estão no local, a elite dos servidores, o Grupo de Operações de Socorro Tático. Nossa torcida é que esse trabalho termine o quanto antes", complementou. "Estamos trabalhando com solidariedade, entendemos a angústia das famílias e dos cidadãos que dependem da estrada. Estamos mobilizados para resolver essa situação".
DESAPARECIDOS – A Polícia Científica segue auxiliando os trabalhos de levantamento de possíveis desaparecidos. Agora que grande parte da massa de terra da parte superior do incidente foi removida, a estimativa de potenciais vítimas foi reduzida para menos de 30 pessoas.
Este número tem como base os dados concretos que o comando do incidente possui, como a redução de veículos encontrados em relação às projeções iniciais, e pode ser alterado à medida que novas informações vão sendo coletadas. Por conta do grande volume de terra, ainda não é possível especificar com exatidão a quantidade de veículos e vítimas que podem estar soterrados no local.
O maquinário pesado de guincho e caminhões ainda estão no local, auxiliando na garantia dos acessos às áreas de busca e resgate pelas equipes especializadas. Também está em andamento o serviço de drenagem dos pontos alagados para mitigar riscos de novos desmoronamentos no local do incidente.
Familiares e amigos de pessoas que eventualmente possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço funciona 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone da Centro de Operações Cidade da Polícia - 0800-282-8082.
APOIO – Os bloqueios de rodovias feitos pela PRF têm possibilitado a agilidade do serviço no local da ocorrência, pois garantem mais segurança às equipes e ainda evitam que a população fique exposta a novos incidentes.
A Polícia Militar do Paraná tem atuado com máximo empenho através das equipes do 9º BPM (Litoral) e 17º BPM (São José dos Pinhais). Elas atuam no serviço de proteção às vidas e às comunidades ao redor dos diversos incidentes da BR-376. Os policiais também garantem apoio às operações de remoção da massa de terra e desdobramentos logísticos de segurança e resgate.
Por - AEN
A Gol Linhas Aéreas e a CCR Aeroportos, administradora dos aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, anunciaram um aumento da malha aérea no Paraná. Serão 14 novas rotas para nove destinos brasileiros, que serão ofertadas durante a alta temporada de verão.
A partir de Curitiba são seis conexões: Rio de Janeiro (Santos Dumont), Cuiabá, Goiânia, Salvador, Natal e Maceió. Já de Foz do Iguaçu, serão sete, com voos para Florianópolis, Maceió, Natal, Salvador, Recife e Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont). Em Londrina, a ligação será para Cuiabá.
A companhia também irá reforçar o número de voos das rotas com alta demanda no verão, como as que ligam Foz do Iguaçu a São Paulo (CGH e GRU) e ao Rio de Janeiro (GIG), bem como entre Curitiba e Brasília. Estão previstas 174 partidas adicionais nos aeroportos CCR no Paraná, com 31.500 assentos partindo desses aeroportos. Os voos sazonais vão representar um aumento de 24% em relação à malha operada atualmente.
A Azul Linhas Aéreas começará, em março de 2023, a ofertar voos diretos do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Curitiba. Até então, todos os voos da companhia saindo de Congonhas com destino ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, faziam conexão com o Rio de Janeiro. A nova operação terá início em 26 de março, mas as passagens já podem ser compradas no site da companhia.
Serão cinco novos voos de ida e cinco de volta, cobrindo todos os dias da semana. Para quem vai de Curitiba a Congonhas, os horários ofertados são 7h45 (segunda a sábado), 10h35, 14h25 e 19h45 (todos os dias, exceto sábado), e 19h45 (segunda a sexta). De Congonhas a Curitiba, os voos serão às 8h45 (segunda a sexta), 12h35 (diariamente), 15h55, 18h10 e 21h35 (todos os dias, exceto sábado).
A ligação direta faz parte de um pacote de novos voos anunciados pela companhia, resultado do aumento da capacidade de Congonhas, autorizado na metade deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além de Curitiba, a companhia também terá ligação direta com Porto Alegre (RS) e Brasília (DF) e aumento no número de voos para Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
INTERNACIONAIS – Voos internacionais também ganharam espaço nos aeroportos paranaenses. No início de novembro, a Latam passou a oferecer um voo direto de Curitiba até Santiago, no Chile. O voo decola às 19h40 do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Esta é a primeira operação internacional da companhia na capital paranaense e o terceiro voo a esse país da América do Sul. A Latam tem linhas aéreas até Santiago saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além de Curitiba, a empresa abriu também uma nova rota para o Chile partindo de Florianópolis, que começa a operar em dezembro.
A Azul também confirmou, em outubro, novas rotas nacionais e internacionais partindo do Paraná, dessa vez saindo do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu-Cataratas. O principal destaque é a ligação com Montevidéu, no Uruguai, que deve iniciar a operação em 20 de dezembro.
Por - AEN
As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária Arteris Litoral Sul conseguiram avançar, na madrugada desta quinta-feira (1), na limpeza da pista da BR-376 no sentido norte, o que deve permitir o avanço na operação, que já dura mais de 50 horas ininterruptas.
Cerca de 7 mil metros cúbicos de massa terrosa foram retirados do local, informa o boletim divulgado às 10h30 pelo gabinete de crise que acompanha a ocorrência.
O maquinário pesado de guincho e caminhões ainda está no local, auxiliando na garantia dos acessos às áreas de busca e resgate pelas equipes especializadas. Também está em andamento o serviço de drenagem dos pontos alagados para mitigar riscos de novos desmoronamentos no local do incidente.
O Corpo de Bombeiros iniciou nesta quinta-feira as operações na região mais sensível da ocorrência, que é a parte em que a massa de terra deslocou alguns veículos, inclusive caindo sobre eles. A área conta com uma extensão de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e o volume de terra a ser removido tem aproximadamente 5 mil metros cúbicos.
Os serviços agora passam pela estabilização da segurança para os trabalhos das equipes. Elas irão iniciar a fase de busca por setores onde serão feitas varreduras em todos os veículos, além da continuidade no processo de remoção de resíduos.
No ponto mais delicado se encontram bombeiros, cães de buscas e o maquinário da concessionária. Esta missão é extremamente sensível e demorada, por causa do constante risco que as equipes estão expostas.
DESAPARECIDOS – A Polícia Científica segue auxiliando os trabalhos de levantamento de possíveis desaparecidos. Agora que grande parte de massa de terra da parte superior do incidente foi removida, a estimativa de potenciais vítimas foi reduzida para menos de 30 pessoas. Este número tem como base os dados concretos que o comando do incidente possui, como a redução de veículos encontrados em relação às projeções iniciais, e pode ser alterado à medida que novas informações vão sendo coletadas.
Por causa do grande volume de terra, ainda não é possível especificar com exatidão a quantidade de veículos e vítimas que podem estar soterrados no local.
APOIO – Os bloqueios de rodovias feitos pela PRF têm possibilitado a agilidade do serviço no local da ocorrência, pois garantem mais segurança às equipes e ainda evitam que a população fique exposta a novos incidentes.
A Polícia Militar do Paraná tem atuado com máximo empenho através das equipes do 9º BPM (Litoral) e 17º BPM (São José dos Pinhais). Elas atuam no serviço de proteção às vidas e às comunidades ao redor dos diversos incidentes da BR-376. Os policiais também garantem apoio às operações de remoção da massa de terra e desdobramentos logísticos de segurança e resgate.
CONDIÇÕES DO TEMPO – A condição atmosférica para esta quinta-feira é mais estável, o que pode permitir um avanço nos serviços de limpeza, de busca e de resgate.
PESSOAS DESAPARECIDAS – Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local devem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, é possível obter outras informações sobre o evento pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.
OUTRAS OCORRÊNCIAS – As chuvas fortes no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba também causaram inundações, enxurradas, alagamentos e deslizamentos em outras cidades. De acordo com o boletim de ocorrências divulgado às 9h15 desta quinta-feira (1) pela Defesa Civil, subiu para 12 o número de cidades atingidas, com 4.280 pessoas afetadas.
Até o momento, 1.057 pessoas permanecem desalojadas e 22 desabrigadas. Os eventos destruíram uma casa em Antonina, no Litoral, e danificaram outras 647. As cidades atingidas foram Antonina, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Curitiba, Guaraqueçaba, Guaratuba, Itaperuçu, Morretes, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.
BR-277 – A BR-277, que também foi atingida por deslizamento, foi liberada parcialmente nesta quarta-feira. A pista passou por limpeza e melhorias, ficando liberada em pista simples do km 39,5 ao km 42, tanto no sentido Curitiba – Paranaguá quanto no sentido Paranaguá – Curitiba.
Por - AEN
O Governo do Estado encaminhou nesta quarta-feira (30) à Assembleia Legislativa o que prevê aumento real no Salário Mínimo Regional a partir de 2023.
A nova composição é fruto do trabalho do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-PR), que aprovou na semana passada a nova formatação do salário, a partir do aumento real com base no mínimo nacional e variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Com essa estrutura, o Paraná seguirá com o maior piso regional do País.
Para dar maior segurança ao setor produtivo, a regra valerá até 2026 (quatro anos), podendo ser revista pelo próprio Conselho caso ocorra uma definição de valorização na política nacional. O Salário Mínimo Regional é uma referência para a negociação das categorias sindicalizadas e uma garantia para aquelas que não têm sindicato ou acordos e convenções coletivas de trabalho. Ele vale exclusivamente para os empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.
Na proposta estão previstas duas formas de reajuste. Somadas, elas compõem o aumento total. Na parte do piso regional correspondente ao Salário Mínimo Nacional (atualmente em R$ 1.212,00) será aplicado o mesmo índice de reajuste definido pelo governo federal, que sinalizou para um aumento acima da inflação para 2023, atendendo, assim, algumas reivindicações colocadas pelos representantes do setor produtivo.
Na parte restante, referente à diferença entre os mínimos nacional e estadual (atualmente de R$ 405 na menor faixa e R$ 658 na maior), o reajuste vai levar em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2022, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com as projeções realizadas pelo Observatório do Trabalho do Paraná, composta por economistas e técnicos do Departamento de Trabalho da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), com as regras aprovadas o Salário Mínimo Regional poderá chegar a R$ 1.804,30 na menor faixa e R$ 2.071,72 na maior. Confira os valores nessa tabela.
O valor final, no entanto, só será oficializado no ano que vem, após a definição do Salário Mínimo Nacional, e se dará por ato normativo do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Por - AEN
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) confirmou a existência de uma caverna esférica de 4,8 metros de diâmetro localizada a 3 metros de profundidade da terceira faixa da PR-445, no km 3+600, em Mauá da Serra, na região Norte.
A formação não representa riscos aos condutores e será corrigida nos próximos dias, sendo necessário bloqueio parcial da rodovia.
O achado é resultado de diagnóstico realizado por técnicos do DER/PR e funcionários da obra de duplicação da rodovia entre Mauá da Serra e Tamarana, após a verificação da presença de um antigo bueiro de 80 centímetros de diâmetro.
Foi necessário bloquear o trecho ao longo desta quarta-feira (30) para executar a abertura lateral da plataforma da rodovia, medida tomada emergencialmente devido aos possíveis riscos ao condutor, permitindo a execução de análises e sondagens diretamente no local atingido.
Ao verificar o tamanho do espaço e sua localização, o DER/PR constatou que ela não apresentava riscos imediatos aos condutores. Ainda assim será necessária a correção do sistema de drenagem no local e preenchimento do espaço, evitando possíveis danos estruturais no futuro.
Os serviços já tiveram início e serão concluídos nos próximos dias, sendo mantido apenas um bloqueio parcial da rodovia no local atingido. O trecho já está todo devidamente sinalizado, alertando o condutor.
Por - AEN
Com o objetivo de atribuir mais transparência aos gastos públicos em relação aos custos de bens e serviços ofertados à sociedade pelo Estado, a Secretaria da Fazenda, por meio da Diretoria de Contabilidade Geral do Estado (DCG), deu mais um passo para a implementação do projeto de Modelo de Gestão de Custos Públicos.
Vinculado ao Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), o projeto tem o intuito de racionalizar os gastos públicos com controle e monitoramento das despesas do Estado para uma contabilidade de custos eficaz, com mais transparência para os dados de finanças e retorno satisfatório para a sociedade, com serviços públicos de qualidade.
A plataforma utilizada para a efetivação do sistema, apresentada na última semana ao secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, será feita por meio do B.I. - Business Intelligence, um sistema para soluções de gerenciamento de informações e visualizações de dados utilizados para exibir, analisar e compartilhar informações sobre as finanças públicas.
“Com a instalação dessa nova ferramenta será possível obtermos um maior detalhamento na execução orçamentária, proporcionando um melhor acesso de dados para a sociedade, através da boa gestão das políticas públicas que evidenciem os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados”, explica o secretário.
Por meio do sistema será feita toda a apuração dos custos aplicados às áreas de grande visibilidade da administração pública, como educação, segurança, saúde e ciência e tecnologia, sendo possível verificar áreas com maior eficiência e aplicação de recursos, além de estipular métricas que permitam a previsão e alocação dos investimentos de maior necessidade. Ou seja, ele fornecerá os dados relevantes que dizem respeito aos resultados de curto e de longo prazo da gestão.
Para apurar os custos relativos à educação, por exemplo, serão aplicados os critérios de seleção das despesas correntes, relativas à manutenção dos serviços prestados no exercício vigente, em relação ao número de matrículas de alunos. Já para segurança pública, serão os mesmos critérios para as despesas correntes, mas utiliza-se a função por número de habitantes.
Em relação aos investimentos na saúde, o projeto pretende apurar custos por atendimento dentro das unidades de saúde, bem como por internamentos e procedimentos cirúrgicos, dentre outros.
A contadora-geral do Estado, Cristiane Berriel Lima, explica que as áreas devem possuir seus próprios dados e características no sistema. “É importante destacar que cada área de atuação possui particularidades, e que embora os custos sejam alocados por área, os critérios para seleção dos valores investidos devem ser conferidos adequadamente para maior efetividade no resultado e no controle dos custos”, observa.
MODELO DE GESTÃO DE CUSTOS – Conforme o plano de trabalho elaborado, o desenvolvimento do Modelo de Gestão de Custos do Estado do Paraná está estruturado em cinco fases: planejamento (discussão teórica, análise dos dados disponíveis e definição da metodologia a ser implantada), em fase de conclusão; estruturação; implantação; metodologias de custos por processos; e gestão.
Por - AEN





























