Uma batida entre dois caminhões matou uma pessoa e interditou trecho da BR-277 na tarde desta sexta dia 28 em Morretes, no litoral do Paraná.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição é na altura do quilômetro 41, apenas na pista sentido litoral. Não há previsão de liberação.
A corporação explicou que o acidente foi entre dois veículos de carga: um caminhão carregava um container e o outro soja. Na batida, os grãos ficaram espalhados na pista.
Segundo a polícia, o motorista do caminhão de container morreu e o passageiro ficou ferido. O Corpo de Bombeiros e o Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR) foram chamados para atender a ocorrência.
Histórico de problemas na BR-277
Desde o final de 2022, trechos da BR-277 no Paraná enfrentam lentidão, bloqueios e interdições.
Após meses de bloqueios, o DER concluiu há algumas semana os reparos na altura do quilômetro 41, também em Morretes e pôde liberar a passagem de veículos em todas as pistas.
Os serviços reconstruíam a estrutura atingida por um grande desmoronamento de pedras em outubro de 2022.
Na altura do quilômetro 33, os motoristas ainda enfrentam um desvio operacional onde parte do asfalto afundou.
Com G1
Duas carretas e um carro se envolveram em acidente de trânsito no km 654 da BR-277, em Matelândia na manhã desta sexta dia 28. Uma única pessoa sofreu ferimentos leves.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do automóvel realizou uma ultrapassagem e bateu contra os veículos de grande porte, que seguiam no sentido contrário. Nas imagens, é possível ver que a carreta graneleira e o automóvel ficaram destruídos.
O Corpo de Bombeiros foi mobilizado ao local para atender a ocorrência. O helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passava pelo local e prestou apoio no atendimento do acidente. Por conta da batida, o tráfego de veículos ficou lento em ambos os sentidos da rodovia.
Com Catve
A Policia Penal do Paraná promoveu nesta quinta dia 27, um treinamento para 100 cadetes do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar do Guatupê (APMG), que consiste na difusão de táticas de uso de armamento em diversos cenários, como ambientes confinados e que exigem resposta de curta distância.
A denominada instrução de retenção e contrarretenção, ministrada pelo policial penal Rodrigo Almeida, reforça a troca de experiências e a interação entre as forças de segurança do Paraná.
Almeida, policial penal e instrutor, falou sobre a importância do domínio das técnicas de retenção e contrarretenção no cotidiano dos policiais.
“Esse treinamento tem aplicação prática e de extrema importância na salvaguarda da vida dos policiais enquanto desempenham suas funções. Em uma situação crítica, onde um indivíduo tenta subtrair a arma do policial, por exemplo, ele precisa estar treinado e preparado para enfrentar esses episódios que colocam sua vida em risco”, destacou ele.
O curso teve duração de oito horas. As quatro primeiras foram teóricas para os alunos conhecerem as técnicas e, nas quatro horas seguintes, os cadetes puderam treinar com exercícios práticos.
O coordenador do 2º Ano do Curso de Formação de Oficiais da PMPR, o tenente Denner Domingos de Jesus, pontuou os benefícios que a troca de experiências entre as instituições de segurança traz para a formação dos policiais militares.
“A instrução desempenhada é de muito importante para a Polícia Militar, principalmente pelo fato de ser ministrada por outra instituição da área de segurança pública, havendo assim uma integração e uma troca de experiências entre as instituições, cada qual podendo contribuir com o conhecimento específico em sua área de atuação”, disse.
O Curso de Formação de Oficiais tem a duração de três anos, com uma carga horária de mais de 4.500 horas/aula, sendo cerca de 200 destinadas à instrução de Defesa Pessoal, disciplina para a qual a capacitação desta quinta contribui no futuro desempenho das funções.
Por AEN
Começa nesta terça-feira (02) a consulta pública sobre o currículo da EJA (Educação de Jovens e Adultos) para o ensino fundamental II, que abrange do 6º ao 9º ano.
Podem participar da pesquisa professores, estudantes, pais de alunos, tanto das redes públicas quanto privadas, assim como a comunidade em geral. A consulta estará disponível até 31 de maio por meio de formulário do Google.
O objetivo é entender a percepção da sociedade acerca da proposta de currículo e, posteriormente, considerando os apontamentos feitos, validá-la para que entre em vigor no segundo semestre de 2023.
“Essa consulta vai contemplar os oito componentes curriculares dessa etapa de ensino”, explica Anderfábio Oliveira dos Santos, diretor de Educação da secretaria estadual da Educação. “É importante ressaltar que essa versão preliminar do currículo, disponível para consulta, foi construída por professores da rede estadual sob a supervisão dos técnicos que atuam na Secretaria da Educação e que também trabalham com essa modalidade”.
Santos reforça, ainda, que a participação de educadores e de toda a comunidade escolar é imprescindível para o bom aproveitamento da consulta. “Nossa intenção é que o documento possa traduzir os contextos e trazer as especificidades dessa modalidade que é tão importante na educação básica do nosso Estado”, diz.
O currículo da EJA para o ensino médio deverá passar por consulta pública no segundo semestre e entrar em vigor no ano letivo de 2024.
Por - AEn
Estudantes da rede estadual do Paraná contam, desde 2021, com ferramentas lúdicas para estimular a aprendizagem de uma disciplina que pode ser um desafio para muitos: a Matemática.
Assim, por meio de jogos interativos e educacionais, os alunos têm uma opção a mais, paralela à sala de aula, para praticar de forma divertida exercícios de equação, porcentagem, trigonometria, entre outros conteúdos.
As atividades lúdicas são desenvolvidas em duas plataformas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR): Matific e Khan Academy. A primeira é ofertada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental desde o segundo semestre de 2021 e, neste ano, passou a abranger também as turmas de 7º ano. No primeiro semestre de 2023, acessaram a plataforma mais de 4 mil professores e 263 mil alunos, que realizaram mais de 3 milhões de atividades.
No Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo, em Curitiba, os desafios do Matific têm auxiliado os alunos na compreensão de conceitos matemáticos e no desenvolvimento do raciocínio lógico. Segundo o professor José Ricardo Dolenga Coelho, as atividades levam a um maior engajamento dos estudantes e, consequentemente, a melhores resultados de aprendizagem.
Outra importante função da plataforma é disponibilizar ao professor dados sobre a performance de cada estudante e turma em relação a cada conteúdo visto.
“Consigo monitorar o progresso dos alunos e identificar a área em que eles mais necessitam de atenção. Então, ajusto meu plano de estudos e posso personalizar a aula, fornecendo feedbacks aos estudantes para que melhorem na área em que precisam”, diz José Ricardo.
Sophia Leonel Lamin (10), que está no 6º ano do Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba, diz que gosta do Matific e que está animada para avançar nas fases dos jogos. “Eu acho muito interessante fazerem esse tipo de jogo que é educativo, sobre o conteúdo que a professora passa”, afirma. “Foi assim que a Matemática virou minha matéria favorita.”
Neste primeiro semestre de 2023, o investimento da Seed-PR para a disponibilização do Matific aos estudantes foi de cerca de R$ 4,25 milhões.
NOVA PLATAFORMA – Disponível desde o início do ano letivo de 2023 para todos os estudantes desde o 8º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, além dos alunos do programa de reforço Mais Aprendizagem, a plataforma Khan Academy começou como projeto-piloto no último trimestre de 2022 e, agora, conta com quase 340 mil alunos ativos.
A plataforma gratuita, criada por uma organização sem fins lucrativos, ganhou uma seção especial para os estudantes da rede estadual: o Curso Paraná, que consiste em uma série de aulas compostas por vídeos, artigos e exercícios, divididas trimestralmente, de acordo com o conteúdo previsto para cada série conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O curso foi disponibilizado por meio de um termo de cooperação, sem custos para a Seed-PR.
Ruan da Cruz Fortunato (12) estuda no 6º ano no Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba, e utiliza o Khan Academy durante as aulas de reforço do programa Mais Aprendizagem. “Eu acho muito legal. Tem muitas perguntas que eu gosto. Desde que comecei a usar, eu melhorei bastante”, diz o aluno.
“As turmas com as quais tenho utilizado o Khan Academy apresentam bons resultados”, diz a professora Luzia Regis Narok Pereira, que leciona no Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo, na Capital. “Nós, professores, discutimos muito as possibilidades de utilização da plataforma com os alunos”.
Por - AEN
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (26) contra uma organização criminosa responsável por fraudar licitações de peças de reposição e maquinários pesados de prefeituras de municípios do Paraná. Três empresas foram alvos das buscas.
A ação aconteceu simultaneamente em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Cascavel e Ubiratã, no Oeste.
Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores, HDs e documentos das empresas investigadas. Além disso, seis pessoas foram conduzidos a delegacias para prestarem depoimento.
De acordo com o delegado Lucas Américo, há indícios de que servidores municipais de prefeituras e agentes políticos participavam da organização criminosa.
“Durante as investigações, também verificamos conluios em quatro procedimentos licitatórios ocorridos em 2021 em Ubiratã. Continuamos com as diligências e iremos analisar os documentos apreendidos”, afirmou.
Por - AEN