A Secretaria da Administração e da Previdência realizará um novo leilão. Serão disponibilizados 226 veículos em condições de recuperação, além de 19 lotes de sucatas de automóveis.
Os interessandos já podem se cadastrar e os lances iniciam em 17 de julho. Os arrematantes serão conhecidos conforme cronograma que consta no .
Os veículos estão em pátios de Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Irati, mas pessoas de todo o Brasil podem participar do processo, desde que se responsabilizem pela retirada do item em caso de arremate.
Esses veículos fazem parte da frota oficial do Governo do Paraná, mas já não são utilizados pelo Poder Público. “O leilão é uma forma de gerar receita para o Estado e evitar gastos com manutenção e espaços para guardar os veículos. Além disso, é uma oportunidade para as pessoas adquirirem um que pode ser recuperado por um preço bem abaixo da tabela de mercado”, explica o secretário da Administração, Elisandro Frigo.
Segundo ele, o Governo do Paraná tem economizado na aquisição de novos veículos para a frota oficial, adotando alternativas como a utilização do aplicativo TaxiGov para o transporte de servidores em agendas administrativas e o aluguel de veículos.
“Essas medidas têm gerado economia para o Paraná e modernizado o sistema de transporte oficial. O aluguel de veículos, por exemplo, permite manutenção preventiva 24 horas, rastreamento, frota reserva e substituição do veículo em 30 meses. O mais importante é que os recursos economizados ou arrecadados por meio dos leilões são destinados aos cofres públicos e aplicados na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos”, detalha o secretário.
Entre os veículos recuperáveis disponíveis no leilão há um Renault Scenic 2.0, com lance inicial de R$ 1.347, e vários modelos Gol a partir de R$ 1.600. Parte da frota leiloada era utilizadas pela Polícia Militar – as plotagens foram retiradas para o certame.
Os interessados em participar do leilão podem visitar os lotes disponíveis de acordo com os dias e horários abaixo:
Curitiba – Pátio do DER: Rua José Veríssimo, nº 457, Bairro Alto. A visita será em 24/07/2023 (segunda-feira), das 0h às 12h e das 13h30 às 17h.
Curitiba – Pátio da Emater: Rua Engenheiro Gastão Chaves, nº 162, Santa Cândida. A visita será em 25/07/2023 (terça-feira), das 9h às 12h e das 13:30 às 17h.
São José dos Pinhais – Pátio do IAT: Rodovia BR-277, Km 72, em frente à APMG. A visita será em 26/07/2023 (quarta-feira), das 09h às 12h e das 13h30 às 17h.
Ponta Grossa – Pátio do DER: Av. Presidente Kennedy, nº 493 – Contorno. A visita será em 27/07/2023 (quinta-feira), das 09h às 12h e das 13h30 às 17h.
Irati – Pátio da Emater: Rodovia BR-277, Km 236, Estação de Pesquisa Floresta. A visita será em 28/07/2023 (sexta-feira), das 09h às 12h e das 13h30 às 17h.
Antes da visita é possível conferir fotos e lotes disponíveis em cada pátio no site do leiloeiro oficial.
Serviço:
Leilão de Veículos e Sucatas
Data para cadastro no site do leiloeiro até 28/07
Lances a partir de 17/07 (leilão 100% online)
Confira o
A Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), notificou os maiores bancos brasileiros (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Nubank, Santander e Banco Inter) por conta de uma suposta falta de informações sobre alteração da data de fechamento das faturas dos cartões de crédito dos clientes.
De acordo com a notificação, as instituições financeiras terão 20 dias para apresentar documentação comprobatória de que não realizaram a alteração sem o devido aviso prévio aos consumidores. A prática é considerada abusiva, pois dificulta o planejamento financeiro dos clientes, e acarreta endividamento e pagamento de juros.
“O consumidor brasileiro está habituado a realizar suas compras um dia após o fechamento das faturas, na chamada Melhor Data de Compra, o que na prática significa que somente deverá pagar aquela despesa em aproximadamente 40 dias. Essa realidade é mais relevante quando constatamos que o consumidor aguarda o fechamento da fatura para a compra do mês no supermercado”, afirmou o secretário Santin Roveda.
“Além disso, a alteração unilateral das datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito poderá levar o consumidor ao pagamento de juros e eventual endividamento, já que as compras poderão ser lançadas na fatura correspondente ao próximo pagamento, o que é uma preocupação do Procon-PR”, afirmou Roveda.
A notificação ocorreu após a realização de um questionário de hábitos financeiros pelo Procon-PR, com a participação de mais de 2,2 mil consumidores. A maioria dos entrevistados (99,3%) utiliza cartão de crédito e, destes, 76% afirmaram que seu banco informa qual é a Melhor Data de Compra quando utiliza o seu cartão de crédito, informação considerada relevante para os consumidores (85,3%).
Ainda de acordo com a pesquisa, aproximadamente 76% dos consumidores responderam que a data de fechamento da fatura é informada no aplicativo ou site do banco. “Além disso, 74,4% afirmaram que aguardam o fechamento da fatura para novas compras e que eventual alteração/diminuição dos dias entre o fechamento da fatura e o dia do pagamento impactará negativamente o orçamento”, completou Claudia Silvano, coordenadora estadual do Procon-PR.
Mesmo não havendo regulamentação específica por parte do Banco Central ou do Conselho Monetário Nacional (CNM) a respeito do tema, o contrato firmado entre as partes e a prática adotada pelos bancos em relação aos contratos vigentes devem ser mantidas, sob pena de caracterizar uma infração aos direitos do consumidor, punível com multa que varia entre R$ 900 e R$ 12 milhões.
O consumidor que se sentiu lesado poderá apresentar sua reclamação na sede do Procon-PR em Curitiba, localizado na Rua Emiliano Perneta 47, no Centro, ou em um dos 60 Procons municipais em todo o Paraná. Além disso, é possível ser atendido de forma online nas plataformas disponíveis neste link.
Por - AEN
O Paraná encerrou os cinco primeiros meses do ano (janeiro a maio) com um saldo positivo de 39.839 jovens entre 18 e 29 anos empregados com carteira assinada, ocupando o primeiro lugar entre os estados do Sul, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Foi o quarto melhor resultado do País no período, atrás apenas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
A participação do Paraná no saldo de empregos ocupados por jovens representou 39,04% de todos os encaixes dentro deste recorte etário no Sul do País. Santa Catarina, segundo colocado, registrou 32.806 vagas de trabalho preenchidas por jovens, enquanto o Rio Grande do Sul encerrou o período com 29.400 colocações de pessoas entre 18 e 29 anos.
As áreas que mais contrataram trabalhadores nesta faixa etária foram as de serviços de produção e bens de serviços industriais (13.110), funções técnicas com exigência de nível médio (6.660) e serviços administrativos (6.229).
O Paraná também encerrou o mês de maio com um saldo positivo, dessa vez de 6.157 novos jovens empregados com carteira assinada, ocupando o primeiro lugar entre os estados do Sul, conforme o Caged. O Paraná também teve o melhor desempenho da região Sul em todas as faixas etárias em maio (7.785).
A participação do Paraná no saldo de empregos ocupados por jovens representou, em maio, 49,25% de todos os encaixes dentro deste recorte etário no Sul do País. Nacionalmente, foi o sexto melhor resultado.
As áreas que mais contrataram trabalhadores nesta faixa etária durante o mês de maio foram as de serviços de produção e bens de serviços industriais (2.662), comércio (937), funções técnicas com exigência de nível médio (813), ciências e artes (753) e serviços administrativos (722).
Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o desempenho do Paraná no ranking é resultado de uma série de medidas adotadas pelo Governo do Estado para a inserção da juventude no mercado de trabalho, em especial a oferta de cursos gratuito para qualificar a mão de obra de jovens trabalhadores.
"O Paraná disponibiliza programas de qualificação para que o jovem inicie uma carreira profissional ou se especialize em alguma tarefa com grande demanda dentro do mercado", comentou. "Projetos como Carretas do Conhecimento e Qualifica Paraná, ambos em parceria com o Senai, oferecem formação para o preenchimento de vagas de emprego nos mais diversos setores da economia".
O secretário destaca ainda que estão avançadas as negociações com novos parceiros para a oferta de bolsas de estudos para alunos matriculados em cursos de qualificação profissional no Paraná. "O pagamento de bolsa será um grande diferencial para aumentar ainda mais a participação de jovens no mercado de trabalho, uma vez que os recursos serão empregados no custeio de transporte e alimentação dos alunos. Isso certamente elevará o número de vagas, e, consequentemente, da procura por parte desses profissionais", pontuou.
CAGED EM 2023 – O Paraná teve o melhor desempenho da região Sul na geração de empregos nos primeiros cinco meses do ano. Entre janeiro e maio, foram abertas 62.923 novas vagas com carteira assinada no Estado, acima de Santa Catarina (59.372) e Rio Grande do Sul (53.028) e mais do que todos os sete estados da região Norte, que abriram 45.399 novos postos de trabalho. Mais da metade dos novos postos veio do setor de serviços, que respondeu por 35.870 das vagas abertas nos primeiros cinco meses. Na sequência estão a indústria (10.948), construção (9.734), comércio (3.231) e agropecuária (3.140).
Com o fim da Campanha de Atualização de Rebanhos de 2023, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está iniciando a busca ativa de produtores que não realizaram o cadastro.
A atualização pelo site e pelo aplicativo Paraná Agro encerrou na sexta-feira (30) e agora só pode ser feita de maneira presencial. O índice de atualização neste ano foi de aproximadamente 85,3%, desempenho superior ao registrado em 2022, de 83,6%.
Os servidores da Adapar estão fiscalizando as propriedades inadimplentes para que todas tenham seus cadastros atualizados, provendo, com isso, o controle da população de animais de produção e a vigilância de doenças. Os produtores também podem procurar a Unidade Local da Adapar para fazer o cadastro.
Desde 1º de julho, os produtores que não cadastraram seus rebanhos não têm permissão para emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) até a regularização, e poderão ser autuados por essa infração.
O resultado da campanha e o índice de cadastros estão dentro do esperado pela Adapar, o equivalente a 157.861 propriedades rurais. Considerando os números por regionais, os índices mais baixos se concentraram nas regiões de Curitiba (67,2%) e União da Vitória (71,3%) e os mais altos nas regiões de Toledo (99,1%) e Paranavaí (95,8%).
Dúvidas sobre como fazer o cadastro podem ser esclarecidas diretamente nas unidades da Adapar.
CAMPANHA – Com a certificação internacional do Paraná como de área livre de febre aftosa sem vacinação, em maio de 2021, a estratégia da vacinação foi substituída pela atualização do rebanho. Assim, uma vez por ano o produtor deve declarar a quantidade de animais na propriedade. Isso possibilita uma ação rápida nos casos de suspeita inicial de doenças nos animais. Neste ano, a campanha iniciou em 1º de maio.
Por - AEN
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), deu início nesta segunda-feira (03) à maior renovação da frota de ambulâncias da história do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Ao todo, serão R$ 29,8 milhões destinados à distribuição de 60 veículos pelo Estado, que integrarão a estrutura do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência).
O primeiro destes repasses aconteceu na sede do Corpo de Bombeiros em Curitiba, onde foram distribuídas as quinze primeiras ambulâncias do pacote com a participação do secretário Beto Preto e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Vasco de Figueiredo Junior. Apenas nesta ação inicial, o investimento foi de R$ 7,4 milhões, com um custo unitário de R$ 498 mil. Os veículos entregues já estão prontos para operação, contando com kits completos de atendimento.
O secretário Beto Preto comemorou a entrega das ambulâncias e explicou a importância desta renovação. “O afinco e a determinação dos bombeiros é a marca desta categoria nos atendimentos pré-hospitalares do Paraná. Esta é uma ação importante que irá reforçar a rede de urgência e emergência no Estado”, disse ele. “Ao todo, serão 60 ambulâncias entregues ao Siate e este é o pontapé inicial para essa ampliação em atendimento. O governador Ratinho Junior não tem poupado esforços para atender as pessoas e transformar suas vidas”, acrescentou o secretário.
O coronel Vasco de Figueiredo Junior ressaltou a parceria com o Estado e celebrou o repasse, ao afirmar que os bombeiros são o símbolo do altruísmo em momentos de emergência. “Expresso minha gratidão à Sesa, que tem cultivado uma parceria benéfica para a sociedade. Essa união de esforços demonstra o reconhecimento da importância do trabalho conjunto entre as instituições e estaremos ainda mais preparados para prestar socorro aos nossos cidadãos", afirmou.
MUNICÍPIOS – As 15 primeiras ambulâncias atenderão o Siate de Curitiba, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Jacarezinho, Cascavel, Apucarana, Lapa, Campo Largo, Pato Branco, Colombo, Campina Grande do Sul, União da Vitória e Irati.
Por - Assessoria
Representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estiveram no Paraná e Mato Grosso do Sul e vistoriaram os quase mil quilômetros do traçado da Nova Ferroeste entre Dourados (MS) e Morretes, no litoral paranaense, na semana passada.
A iniciativa está relacionada ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento, que está sendo analisado pelo órgão licenciador federal.
Foram quatro dias de trabalho dos técnicos de Brasília e dos escritórios do órgão nos dois estados, acompanhados por equipes dos governos estaduais do Paraná, responsável pelo projeto e edital, e do Mato Grosso do Sul. A vistoria servirá de base para a emissão de um Termo de Referência para estudos complementares sobre impactos da ferrovia em algumas aldeias – a lista dos locais constará nesse novo documento.
Nas novas conversas com as comunidades indígenas e os caciques de cada uma delas, a Funai orientou as lideranças sobre a possível inclusão das aldeias nos Estudos do Componente Indígena (ECI), que faz parte do EIA do projeto. A Funai informou que adota como referência a distância entre as comunidades indígenas e a linha férrea estabelecida na . Isso independe da situação fundiária da área habitada pelas comunidades.
Na primeira etapa do estudo, já foram analisados os impactos sobre 11 aldeias e cerca de 3 mil habitantes da Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, e definidas estratégias para convivência harmoniosa entre a ferrovia e o modo de vida dessas pessoas.
O ECI é um levantamento detalhado da realidade de cada aldeia e dos possíveis impactos da ferrovia sobre elas. Esse conjunto de informações dá origem a uma lista personalizada de programas e atividades de mitigação e compensação das consequências desencadeadas pela instalação e operação do empreendimento. Esta nova etapa vai incluir áreas que não estiveram listadas pela Funai no primeiro momento do licenciamento.
De acordo com a Funai, as informações coletadas serão utilizadas para subsidiar os técnicos em relação aos desdobramentos do processo. Após a definição das aldeias que integrarão o ECI, o Governo do Estado será responsável por apresentar um plano de trabalho contendo definição da equipe que cuidará da questão, metodologia a ser aplicada, cronograma e outros pontos. Com a aprovação desse plano, serão realizados os estudos complementares.
Com mais de 3 mil páginas, o EIA da Nova Ferroeste traz informações socioeconômicas sobre aspectos dos meios físico e biótico e apresenta um amplo panorama da fauna e flora no trajeto da nova ferrovia, além de listar seus impactos positivos e negativos.
É este compilado de dados, somados às audiências públicas e vistorias, que baseiam os técnicos do Ibama na decisão sobre o licenciamento. O Estudo de Impacto Ambiental foi protocolado no final de 2021. Em maio de 2022 o órgão licenciador conduziu sete audiências públicas no Mato Grosso do Sul e no Paraná, somando público superior a 3 mil pessoas. Com base nas audiências e vistorias, o órgão solicitou adequações do projeto e estudos adicionais em alguns pontos do traçado. O governo vai apresentar a conclusão deste material nas próximas semanas.
NOVA FERROESTE – A Nova Ferroeste vai ligar Maracaju (MS) a Paranaguá (PR) por trilhos e conectar áreas de grande produção de grãos, como soja e milho, às indústrias de processamento de proteína animal e o Porto de Paranaguá. O projeto visa a superação da hegemonia histórica do modal rodoviário no acesso à exportação. Ele propõe um sistema multimodal centrado na eficiência da movimentação de carga, instalando o modal ferroviário como eixo estruturador do sistema de escoamento da produção.
Esse é considerado o maior projeto de infraestrutura sustentável do Brasil, uma solução nacional capaz de reduzir em até 30% o chamado "custo Brasil" nos estados por onde vai passar (Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina). Será o principal corredor de exportação de produtos do Sul do Brasil e o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados do País. O projeto está elegível para emissão de títulos verdes e integra a Iniciativa de Mercados Sustentáveis da Coroa Britânica.
A malha da atual Ferroeste será estendida nas duas pontas e ligará Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná. Ainda estão previstos dois ramais a partir de Cascavel para conectar por trilhos Chapecó, em Santa Catarina, e Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira. Os 1.567 quilômetros de extensão terão influência nos três estados contidos no traçado, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e parte da Argentina e do Paraguai.
Após o Governo do Paraná concluir os estudos ambientais e sociais necessários, haverá abertura de concorrência para a iniciativa privada. O investidor privado que arrematar a ferrovia será responsável pela construção do trecho completo. Porém, como forma de atrair mais investidores para o leilão, a cessão onerosa da Nova Ferroeste será subdividida em cinco contratos, sendo quatro de autorização e um de adesão. O acordo é válido por 99 anos.
Por - AEN








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