A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana a distribuição de diversos materiais técnicos para apoiar e reforçar a Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade do Paraná.
As versões impressas visam fortalecer a promoção da alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida da população paranaense. Os materiais são destinados aos 399 municípios do Estado, em especial às equipes da Atenção Primária à Saúde, e contabilizam um investimento de quase R$ 300 mil.
Os impressos são uma importante ferramenta de auxílio para levar informações confiáveis e acessíveis à população e contribuir para a promoção da saúde e cuidado integral, já que mais de 36% das pessoas avaliadas nas Unidades de Saúde do Paraná, em 2023, estavam com obesidade. Dados recentes da Sesa revelam que das 1.618.413 pessoas que tiveram peso e altura registrados nos sistemas de informação da Atenção Primária, 582.891 estavam com algum grau de obesidade, segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Apesar da possibilidade de acesso à versão eletrônica dessas publicações no site da Sesa, elas muitas vezes não chegam ao conhecimento de todos os profissionais ou há dificuldade de consultá-las em seu local de trabalho”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes. “A distribuição da versão impressa torna o conteúdo desses materiais mais acessível aos profissionais de saúde, facilitando com que cumpram o objetivo para o qual foram criados”.
LINHA DE CUIDADO – A Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade teve sua primeira edição publicada pela Sesa em 2022 e traz diretrizes norteadoras para a organização das ações e dos serviços de saúde, promovendo e aprimorando a atenção integral às pessoas com sobrepeso e obesidade. É um guia específico para o tratamento deste público, servindo de apoio aos profissionais para o cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde.
Além dele, outros materiais estão sendo distribuídos às Regionais de Saúde, que encaminharão aos municípios de sua abrangência. Dois serão utilizados no âmbito do Programa Saúde na Escola (Cadernos de Atividades – Promoção da Alimentação Adequada e Saudável - Fundamental I e Fundamental II) e foram distribuídos aos Núcleos Regionais de Educação, secretarias municipais de Educação, Referências Municipais de Alimentação e Nutrição e Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais do Programa Saúde na Escola.
Os demais materiais da Secretaria vão fortalecer a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, promoção da alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida.
Eles englobam, além dos cadernos de atividades e a Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade, o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos; o Manual instrutivo: Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira em equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde e a série de fascículos dos protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar individual.
Por - Agência Brasil
As vendas do comércio varejista ampliado do Paraná cresceram 4% em janeiro deste ano em relação a dezembro do ano passado, acima da média nacional (2,4%) e da região Sul no período – Santa Catarina registrou queda de 2,1% e o Rio Grande do Sul crescimento de 3,7%.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14) pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo mês de 2023, a evolução foi ainda maior, de 5,8%, também a mais alta do Sul.
O segmento ampliado reúne todos os setores do comércio, inclusive aqueles com mais peso no resultado final, como as vendas de veículos, motos, partes e peças, alimentos e bebidas e a construção civil. Sem essas três categorias, o crescimento do Paraná no primeiro mês do ano foi de 3,1%, enquanto a média nacional ficou em 2,5%. Em relação a janeiro de 2023, a evolução no Estado foi de 4,3% nesse recorte e no País de 4,1%.
Os principais motores dessa evolução foram veículos, motos, partes e peças (11,4%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (9,7%), móveis e eletrodomésticos (8,8%), hipermercados e supermercados (6,6%), artigos de uso pessoal e doméstico (5,8%), alimentos e bebidas (4,7%), artigos farmacêuticos, médicos, perfumaria e cosméticos (3,8%), tecido, vestuário e calçados (2%) e materiais de construção (0,5%). Apenas combustíveis (-2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-10,6%) registraram recuos.
No caso dos veículos, é o oitavo resultado mensal positivo no comparativo com o mesmo mês do ano anterior. A evolução vem desde junho de 2023, com 1%, julho, com 0,7%, agosto, com 5,1%, setembro, com 1,1%, outubro, com 10,3%, novembro, com 19,3%, e dezembro, com 7,6%. O crescimento do segmento no acumulado do ano passado ficou em 3,7%. Na construção civil, o ano começou com recuperação em relação a dezembro, que registrou recuo de 1,3%.
Outro destaque estadual é no comércio de alimentos e bebidas. Foi a quarta evolução consecutiva, após os aumentos de 8,8% em outubro, 6% em novembro e 3,7% em dezembro.
CENÁRIO NACIONAL – Em janeiro de 2024, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,5% no País, frente a dezembro. No comércio varejista ampliado, o volume de vendas cresceu 2,4% na série com ajuste sazonal. Com o resultado de janeiro, o setor passou a operar 0,8% abaixo do nível recorde da série histórica da pesquisa, atingido em outubro de 2020, e 5,7% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020.
Houve crescimento nas três atividades adicionais que são consideradas na comparação com o mesmo período do ano anterior: veículos, motos, partes e peças (11,9%), materiais de construção (0,4%) e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo (16,1%). Outros setores com altas foram artigos farmacêuticos (7,1%), hipermercados e supermercados (6,9%), equipamentos e material para escritório informática e comunicação (4,3%) e tecidos, vestuário e calçados (0,7%).
Por - AEN
Um homem de 56 anos foi preso nesta quarta-feira (13) suspeito de matar o próprio filho em Terra Roxa, no oeste do Paraná.
Segundo a polícia, o filho era usuário de drogas, o que levou o homem a se sentir ameaçado.
"O suspeito alega que a motivação do crime foi porque a vítima era usuário de drogas e que isso o estava colocando em risco", afirmou a delegada Amanda Macedo Ribeiro, responsável pelo caso.
O crime foi em setembro de 2023, em uma aldeia indígena. Desde então, o suspeito estava foragido.
Testemunhas disseram à polícia que os dois estavam brigando, quando o pai atingiu o filho com uma paulada na região da cabeça.
O nome dos envolvidos não foi divulgado.
Por - G1
Uma pessoa morreu na tarde de quarta-feira (13) em um grave acidente na BR-277, em Céu Azul, no oeste do estado. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo a PRF, o acidente aconteceu depois que um carro e um caminhão bateram de frente. As causas ainda são apuradas.
O trecho em que o acidente aconteceu é de pista simples, por isso o trânsito no local precisou ser desviado pelo acostamento e por uma área de grama, às margens da rodovia.
Horas após o acidente, o tráfego foi liberado.
A polícia não confirmou a idade e a identificação da vítima.
Por - G1
A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), realizada nesta sexta-feira (15), em Curitiba, uma ação para marcar o Dia Internacional do Consumidor.
Quem passar pelo calçadão da Rua XV de Novembro (Boca Madita) vai receber orientações e materiais educativos. Os Procons municipais promoverão atividades simultaneamente.
Na Capital, as atividades acontecem das 9h às 16h em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), Copel e Sanepar. O atendimento na sede do Procon-PR ocorrerá normalmente, das 8h às 17h.
“Mais do que comemorar, o dia 15 de março deve ser uma data de reflexão sobre como as políticas públicas implementadas pelos governos podem melhorar e facilitar a jornada do consumidor, além de garantir a proteção dos seus direitos”, disse o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.
Os Procons municipais também farão diversos eventos como palestras, distribuição de material educativo, fiscalização simulada com crianças, caminhadas e rodas de conversa, entre outras ações. A programação deve ser consultada no órgão de cada cidade.
DIA INTERNACIONAL - No dia 15 de março de 1962, o então presidente americano John Kennedy, em um discurso no congresso americano, pontuou quatro importantes direitos básicos do consumidor: o direito à segurança, o direito de ser informado, o direito de escolha e o direito de ser ouvido. Desde então, a data foi instituída o Dia Internacional do Consumidor.
Por - AEN
Professores da rede estadual de ensino do Paraná podem se inscrever de 15 a 31 de março no curso Ciência Cidadã na escola: formação de professores para a Educação em Ciências.
Ele é organizado pelo Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) e apoiado pelo Governo do Estado, por meio das secretariais estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Educação (Seed).
Serão ofertados conteúdos que envolvem o letramento midiático, projetos de investigação e feira de ciências em uma programação de 60h/aula. O objetivo do programa é fomentar a participação colaborativa, na qual professores e estudantes participam do processo científico, em busca de soluções para os problemas da realidade em que estão inseridos, e dessa forma, estimular a formação do cientista cidadão.
As aulas iniciam no dia 22 de abril e seguem até 30 de junho. Serão oito horas de aula síncrona, com a participação em tempo real, e o restante assíncrona. O curso é resultado de uma parceria interinstitucional que envolve todas as instituições públicas de ensino superior do Paraná. O conteúdo da formação será disponibilizado pela plataforma da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa ligado à Seti. A certificação dos participantes será dada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR Aberta).
Nesta segunda edição do curso Ciência Cidadã na escola: formação de professores para a Educação em Ciências, serão selecionados 500 alunos; 20 professores em posição de direção nas escolas e 480 para os docentes que estão em atuação nas salas de aula. Em 2023, participaram do curso 494 docentes das secretarias municipais e da rede estadual.
O PICCE integra o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Educação Para Ciência que tem como proposta a divulgação e comunicação científica. O Napi, proposto pela Fundação Araucária, reúne as instituições de ensino superior do Paraná para desenvolver e realizar ações com atuação na área de divulgação e popularização da ciência.
O edital está disponível no endereço picce.ufpr.br e as inscrições podem ser feitas online de 15 a 31 de março pelo link do formulário de inscrição https://forms.gle/CKfTjCzPQuvKwmoR8.
Serviço:
Inscrições: https://forms.gle/CKfTjCzPQuvKwmoR8
Edital: picce.ufpr.br
Prazo: entre 15 e 31/03/2024
Valor: gratuito
Carga horária: 60 horas/aula
Por - AEN

























