Sanepar firma parceria para remover excesso de flúor natural em água de poços

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinou nesta semana um acordo de cooperação com as empresas Harbauer do Brasil e a Harbauer Berlin GmbH para a remoção do excesso de flúor encontrado em poços de águas subterrâneas.

Atualmente, a Companhia possui dezenas de poços inativos por excesso de flúor natural na água.

Segundo o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, a Harbauer possui um produto de tecnologia alemã que realiza a remoção seletiva do flúor natural por meio de absorção e que atua de modo diferente de outras soluções disponíveis no mercado nacional. O produto salvaguarda outros minerais essenciais para atingimento dos parâmetros de potabilidade da água exigidos pelo Ministério da Saúde.

“Essa cooperação é muito importante, especialmente neste momento em que precisamos valorizar as fontes de água. Faremos uma prova de conceito com esse material específico porque precisamos encontrar solução para tornar potável a água de alguns poços da Sanepar”, explica Risden.

A parceria não prevê repasse de recursos financeiros entre as partes e está focada em investigações experimentais nos poços da Companhia na cidade de Adrianópolis, durante oito meses. O meio filtrante a ser avaliado é a apatita, um material que pode ser regenerado e utilizado por longo prazo. A Sanepar realizará, ainda, estudos técnico-econômicos comparativos entre as soluções existentes no mercado e aquela ofertada pela Harbauer. 

“A Sanepar irá cooperar ofertando filtros, que já possuímos na operação de sistemas, um alcalinizante, já aplicado no processo de água, e acompanhamento técnico. A Harbauer irá cooperar com o material filtrante, a apatita, com o gás CO2, necessário no processo de ‘lavagem’ do material, e também fará acompanhamento técnico”, informa Risden.

Além de Anatalicio Risden Junior, participaram do ato de assinatura do acordo, os diretores da Sanepar Bihl Zanetti, Leura Conte, Fernando Guedes, Sergio Wippel, Abel Demetrius, Melissa Ferreira e Robson Augusto Pascoalini.

 

 

 

 

 

 

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 Com 5,2 milhões de clientes, Copel investe em digitalização de serviços e da rede elétrica

Ao completar sete décadas de atuação, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) acompanha o crescimento do Paraná, levando energia para indústrias, comércios, residências e propriedades rurais.

A empresa, que nasceu no começo da década de 1950, quando o Estado tinha aproximadamente dois milhões de habitantes, hoje garante infraestrutura de fornecimento de energia elétrica para uma população de mais de 11,5 milhões de pessoas e atua fortemente para impulsionar o crescimento de destaque na atividade econômica paranaense.

Para dar este suporte de qualidade, a Copel investe permanentemente em novas tecnologias e digitalização dos seus serviços.

Ao todo, a Copel tem 5,2 milhões de ligações de energia cada vez mais digitalizadas, seja na interface de interação com o cliente, seja na operação das redes elétricas. A companhia tem 100% das subestações automatizadas e 9 mil pontos de automação instalados ao longo de mais de 200 mil quilômetros de redes de distribuição.

A partir de 2021, a tecnologia da informação começou a ser oferecida para o cliente no nível individual de atendimento, com a instalação de medidores inteligentes em cada unidade consumidora. A modernização já conecta quase um milhão de imóveis diretamente com o centro de operações da empresa, dando agilidade aos serviços e reduzindo os desligamentos.

Na área de atendimento ao cliente, mais de 2 milhões de unidades consumidoras já optam por receber a conta de luz por meio digital, e 1,7 milhão utilizam o aplicativo da Copel para celulares. A digitalização ainda favorece a transparência e o acesso a informações e serviços. A página da Copel na internet recebeu este ano a visita de 23 milhões de usuários ativos.

Estes números são fruto da atenção da empresa à crescente demanda por facilidade na hora de solicitar atendimentos. Nos últimos anos a concessionária aprimorou seus canais digitais, como o aplicativo, o portal na internet e o atendimento via WhatsApp. A abertura de possibilidade de pagamento das contas de luz via pix e cartão de crédito é outra iniciativa que busca dar mais flexibilidade à interação com o cliente.

Em 2023, mais um passo foi dado em direção à modernização do atendimento, com a contratação de um novo sistema para a gestão das informações baseada em quatro grandes frentes: atendimento ao cliente em múltiplos canais; inteligência no cruzamento de informações sobre consumo; visão global das unidades consumidoras gerenciadas por um mesmo cliente; e faturamento e emissão de faturas impressas e digitais. Para o consumidor final, isto trará maior praticidade na hora de gerenciar múltiplas contas, e mais agilidade na identificação das informações pela Copel.  

O diretor-geral de Distribuição da Copel, Marco Antônio Villela, ressalta que os investimentos em tecnologia foram essenciais para esse avanço. "Nosso foco é oferecer uma experiência de atendimento que combine qualidade, rapidez e segurança. Os canais digitais garantem essa entrega e estão rapidamente transformando a experiência do cliente", afirma.

CANAIS TRADICIONAIS – A modernização, no entanto, não exclui a importância dos canais tradicionais. As lojas físicas da Copel e o atendimento telefônico continuam em operação, oferecendo suporte para os consumidores que preferem ou precisam desses serviços, garantindo soluções personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada cliente.

 

 

 

 

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 Projeto Óculos Amigo é vencedor de prêmio nacional de inovação no setor público

O projeto Óculos Amigo, do Governo do Estado, executado por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), foi eleito o vencedor na votação popular da 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A premiação foi entregue nesta quinta-feira (31), em Brasília, no encerramento da Semana Nacional de Inovação (Enap).

O concurso tem como objetivo reconhecer e valorizar servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais que atuaram de maneira inovadora para atender demandas da sociedade.

Idealizado em 2023 pela Secretaria da Inovação, em conjunto com as secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Educação (Seed), a ação visa promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência visual. O projeto concorreu na “Categoria 4 - Inovação para o Cuidado” ao lado de outras cinco iniciativas de outros estados.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, agradeceu ao público pela escolha do projeto e disse que o prêmio reforça o posicionamento do Paraná como um dos estados mais inovadores do Brasil.

“Com grande satisfação, o Paraná conquistou o prêmio de voto popular na Semana Nacional de Inovação da Enap com o projeto Óculos Amigo. Entre mais de 400 iniciativas de órgãos do governo federal, estados e municípios de todo o Brasil, o Óculos Amigo foi escolhido como a melhor iniciativa pelo voto popular, trazendo um motivo de grande orgulho para o Estado”, ressaltou.

Desde a sua implementação, o Óculos Amigo beneficiou 147 alunos da rede pública de ensino no Paraná com cegueira total, por meio da entrega do Orcam MyEye 2.0, um dispositivo de tecnologia assistiva que utiliza inteligência artificial para fornecer informações em tempo real. Os dispositivos foram entregues para que os alunos possam usar não apenas em sala de aula, mas no dia a dia.

Além da Secretaria da Inovação, responsável pela aquisição e a supervisão do projeto, a Sedef viabilizou a compra dos equipamentos, por meio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), que é administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-PR). Já a Secretaria da Educação teve participação ativa na implementação do recurso no ambiente escolar, e acompanhando o cotidiano e a evolução dos estudantes.

Além do troféu e certificado, os integrantes da equipe executora receberão certificados individuais de premiação e, sob demanda, aos parceiros, além de direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação do projeto.

Com um investimento de R$ 2,9 milhões, o projeto abrangeu 75 municípios paranaenses. O equipamento, que pode ler textos, reconhecer objetos, identificar cores e rostos, opera sem necessidade de conexão à internet, proporcionando maior autonomia aos alunos no ambiente escolar.

O diretor de Relações Institucionais da SEI, Diego de Oliveira Nogueira, explica a relevância do projeto para promover uma educação mais inclusiva e democrática aos alunos beneficiados. “O objetivo foi estabelecer uma oportunidade para os deficientes visuais da rede estadual de ensino terem uma melhoria na qualidade de ensino, utilizando não só o Braille, mas outras tecnologias assistivas que auxiliassem na leitura e no desempenho escolar”, complementou.

 

 

 

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 Detran-PR leiloa 10.450 veículos inservíveis para reciclagem e arrecada R$ 4 milhões

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promoveu nesta quinta-feira (31) um leilão de reciclagem com 10.450 veículos, resultando em 4.445,963 toneladas de materiais ferrosos. A empresa Gerdau Aços Longos S.A. arrematou o lote único ao preço de R$ 0,90 por quilo, somando R$ 4.001.366,07.

Os veículos, baixados do Renavam, estão proibidos de circular e destinam-se exclusivamente à reciclagem, sem permissão para venda de peças ou partes metálicas. O leilão iniciou com um valor mínimo de R$ 0,25 por quilo do material ferroso, e os lances foram feitos presencialmente no auditório do Detran-PR, em Curitiba, por empresas previamente cadastradas, atendendo ao Edital nº 006/2024.

A diretora administrativo-financeira do Detran-PR, Carla Filus, destacou o sucesso do evento, alcançado com a colaboração de várias equipes do órgão e o apoio de mais de 170 pátios, e anunciou novos leilões. “Já estamos preparando novos leilões para liberar espaço nos pátios e contribuir com o meio ambiente, especialmente no período do verão, quando aumenta o risco de endemias”, disse.

ALERTA À POPULAÇÃO – O Detran-PR reforça a importância de acompanhar apenas os canais oficiais para obter informações sobre novos leilões, pois certames falsos têm surgido, com veículos inexistentes. O portal oficial do Detran-PR termina em "pr.gov.br" e as redes sociais oficiais são @detranpr no Instagram e Facebook, e @Detran_pr no X.

 

 

 

 

 

 

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