Veja como se proteger do coronavírus nas idas ao supermercado

Em tempos de pandemia da covid-19, a recomendação é clara: se você puder, fique em casa e evite sair. A orientação é ainda mais prevalente para quem é idoso ou faz parte do grupo de risco por conta de alguma co-morbidade (diabéticos, pessoas com problemas cardiovasculares, imunodeprimidos, entre outros). Compras on-line nos supermercados são as mais indicadas nesse momento. Mas, no caso de quem está saudável e precisa ir às compras, é importante tomar cuidado para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

 

“O mercado é um local que muitos de nós não teremos como evitar de ir, então precisamos redobrar os cuidados quando formos, evitando momentos que estejam cheios e buscando se expor o menor tempo possível”.

 

O que fazer antes de ir no mercado

 

Procure fazer uma lista de tudo que vai comprar antes de sair de casa, para fazer com que sua ida ao mercado seja a mais focada e rápida possível.

 

De preferência, escolha um horário em que o mercado provavelmente estará mais vazio e prefira um perto da sua casa.

 

Leve álcool em gel para higiene das suas mãos.

 

O que fazer no mercado

 


No local, encare suas mãos como sempre sujas. Isso quer dizer que você deve evitar a todo custo colocá-las em seus olhos, boca ou nariz.

 

Utilizar somente os carrinhos de compras ou as cestinhas já higienizadas pelo mercado. Caso não encontre, passe um pano umedecido com álcool 70 líquido no pegador do carrinho de compras ou da cestinha.

 

Procure manter uma distância de, no mínimo, 1,5 metro das outras pessoas, principalmente nas filas do caixa, padaria ou açougue.

 

Na hora de pagar, evite usar dinheiro. Dê preferência ao pagamento com cartões ou métodos de aproximação com o celular.

 


Ao chegar em casa

 


Retire os sapatos e descarregue as compras logo na entrada de casa. Em seguida, lave as mãos com água e sabão.

 

Retire todas as compras das sacolas antes de colocá-las numa superfície (bancada, mesa, etc.)

 

Higienize as mãos novamente.

 

Passe álcool 70% líquido em embalagens de alimentos que serão armazenadas ou retire as embalagens quando for possível, descartando-a logo em seguida.

 

Higienize os produtos não comestíveis com álcool 70% líquido ou água e sabão.

 

Higienize verduras e frutas com hipoclorito de sódio (água sanitária que contenha apenas hiplocorito de sódio, sem perfume, sendo 1 colher de sopa/litro de água por 30 minutos).

 

Após guardar as compras, higienize as bancadas e mesas, onde as compras foram depositadas antes de serem guardadas, com água e sabão neutro, ou álcool 70% líquido ou água sanitária.

 

Por fim higienize bem as mãos.

 


Orientações aos estabelecimentos:

 

Organizar as filas de acesso e de atendimento, de modo a manter uma distância mínima de 1,5 m entre os clientes, também limitando a entrada de pessoas no local, evitando aglomerações no interior e na entrada da loja.

 

Disponibilizar para todos os clientes e funcionários álcool gel 70% para a higienização das mãos em pontos estratégicos e em todos os caixas.

 

Disponibilizar álcool líquido 70% ou outro produto desinfentante para limpeza, para a higienização da bancada (esteira) nos caixas. Devem ser higienizadas com a fricção por 20 segundos.

 

Sugere-se instalar anteparo de acrílico nos “caixas”.

 

Para garantir o espaçamento mínimo de 1,5 metro entre os “caixas”, eles devem ser intercalados quando forem muito próximos.

 

Solicitar a intensificação da higienização das mãos dos funcionários antes e após a manipulação dos alimentos ou qualquer interrupção, após tocar materiais contaminados, usarem sanitários ou sempre que necessário.

 

Não é recomendado o uso de luvas descartáveis e, sim, a higienização frequente das mãos.

 

Não está recomendado o uso de máscaras de uso hospitalar. Podem ser utilizadas, porém, máscaras de tecidos (caseira), que devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas. Elas são de uso pessoal e podem ser reaproveitadas, desde que previamente higienizadas.

 

Os funcionários devem ser orientados a lavar suas máscaras e deixar de molho em solução com água sanitária. Também é recomendado passá-las a ferro de roupa.

 

Intensificar a limpeza de todos os pisos e equipamentos com água e sabão ou produto desinfetante para limpeza.

 

Estabelecer rotina frequente de desinfecção (álcool 70%, fricção por 20 segundos) de cestinhas e carrinhos de compras (local onde há suporte para as mãos), balcões, vitrines, maçanetas, torneiras, puxadores de geladeiras e freezers, porta papel toalha, porta sabão líquido, corrimãos, painéis de elevadores, etc.

 

Supermercados que possuírem ar condicionado, devem manter limpos os componentes do sistema de climatização (bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos).

 

Proibido o uso de bebedouros.

 

Intensificar a higienização dos sanitários, sendo que o funcionário deverá utilizar luva de borracha exclusiva, avental, calça comprida e sapato fechado.

 

A máquina de cartão deve ser constantemente higienizada pelo estabelecimento com produto desinfetante.

 

Divulgar e informar aos trabalhadores para que, ao tossir ou espirrar:

 

Cobrir o nariz e a boca com lenço descartável e posteriormente descartá-lo.

 

Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, cobrir nariz e a boca com a parte interna do braço com cotovelo flexionado (etiqueta respiratória).

 

Funcionários com sintomas de gripe ou resfriado (febre, tosse e/ou sintomas respiratórios) devem ser afastados de suas atividades. Aqueles que apresentam sintomas respiratórios graves (febre e falta de ar) devem ser orientados a buscar o pronto-atendimento.

 

 

 

Hashtag:
Como limpar seu carro para se prevenir do coronavírus

Sim, é importante todos ficarem em casa durante esse período de quarentena para evitar a proliferação do Covid-19. Porém, existem momentos em que é preciso sair, como fazer compras ou, em alguns casos, ir ao trabalho. Se é algo inevitável, o melhor é se prevenir inclusive com a higienização correta do interior do seu carro.

 

Os automóveis mais modernos possuem diversos componentes eletrônicos, por isso é importante cuidado na hora da limpeza principalmente em centrais multimídia e volantes com botões. Existem produtos específicos para este tipo de limpeza, mas um pano com sabão neutro já ajuda bastante. Basta deixar o pano úmido, sem pingar a mistura do sabão com a água. Passe no volante, laterais de portas (principalmente puxadores e botões dos vidros elétricos), comandos do ar-condicionado e outros que você use com frequência. Não esqueça da manopla do câmbio e do freio de estacionamento, além da chave, que são outros pontos de contato constante.

 

O uso do álcool pode danificar o acabamento de algumas peças, por isso a preferência pelo sabão neutro. Bancos devem ser limpos com pano úmido, assim como apoios de braço. Mesmo o carro sendo utilizado por uma só pessoa, é importante a higienização pois o contato com o ambiente externo pode trazer o vírus para o ambiente. Mantenha também o álcool em gel para a limpeza das mãos tanto do motorista quanto de passageiros, se houver.

 

Não use álcool em peças de acabamento do carro, você pode danificá-las. Dê preferência ao sabão neutro em um pano úmido, principalmente na central multimídia.

 

Vale também dar a atenção extra ao filtro do ar-condicionado. Se sua substituição já é importante em condições normais, saiba que ele é um concentrador de vírus diversos, justamente por filtrar o que passa de fora do carro para dentro da cabine. Faça a troca e a higienização do sistema. Além disso, neste período saiba que o ideal é circular com os vidros abertos sempre que possível, principalmente se estiver levando outros ocupantes. (Com MSN)

 

 

 

Hashtag:
WhatsApp lança modo escuro para iPhone e Android; entenda

Bastante popular na internet nos últimos meses, o famoso “modo noturno” ou “modo escuro” já pode ser utilizado no WhatsApp. O aplicativo de conversas lançou nesta terça dia 03, a função de modo escuro para iPhone e celulares Android. O recurso já está disponível nos dois sistemas e pode ser ativado a partir das configurações.



Para os usuários do Android 10 e iOS 13, a função deve ser ativada diretamente nas configurações dos aparelhos. No caso de aparelhos com Android 9 ou versões anteriores, é necessário acessar o menu “Configurações do WhatsApp”, depois tocar em “Conversas” e “Tema”, e então selecionar o modo escuro.

 

Criado a partir das solicitações frequentes dos usuários, o WhatsApp se junta com outros aplicativos e sistemas operacionais que já possuem o modo como opção de quem não quer utilizar a tela mais clara no celular. Na plataforma, o modo escuro tem fundo cinza escuro e tons esbranquiçados que diminuem o brilho da tela.

 

A empresa informou ainda que dedicou esforços e pesquisas para desenvolver a função focada, principalmente, em uma leitura mais confortável para usuário e na identificação visual do recurso. (Com FolhaPress)

 

 

 

Hashtag:
Pesquisadores brasileiros criam leite materno em pó

Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, venceram o Prêmio Péter Murányi, que reconhece trabalhos que melhoram a qualidade de vida da população. A equipe foi premiada na categoria alimentação após desenvolverem leite materno em pó, tática que pode se tornar uma excelente alternativa para os bancos de leite humano.

 

O professor Jesuí Vergílio Visentainer e a nutricionista Vanessa Javera foram os responsáveis pelo desenvolvimento da técnica, que consiste em desidratar e "secar" o leite, usando uma técnica de secagem por pulverização chamada "spray drying".

 

De acordo com a análise feita pelos pesquisadores, os níveis dos nutrientes no leite em pó se mantiveram estáveis em comparação ao leite líquido, não prejudicando a saúde e desenvolvimento dos bebês.

 

A descoberta traz uma série de benefícios:


Facilidade no armazenamento e transporte
Aumento da distribuição
Diminuição de gastos para conservação
Tempo de validade mais amplo
Menor chance de contaminação por bactérias
Como funciona a doação de leite materno?
Os Bancos de Leite Humano (BLHs) são responsáveis por coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e bebês de baixo peso.

 

Há 219 BLHs e 196 postos de coleta por todo o país. Uma parcela deles até busca o leite doado em casa. Encontre o banco de leite mais próximo da sua casa.

 

Para doar, é preciso tomar alguns cuidados quando for coletar e armazenar. Entenda o passo a passo para a doação de leite materno. (Com Minha Vida)

 

 

 

Hashtag: |
7 dicas de como introduzir o néon no seu Carnaval

Presentes nas fantasias, acessórios e makes, as cores fluorescentes são tendência neste ano.

 

O esquenta para o Carnaval 2020 já começou e muitos foliões têm investido pesado em fantasias, passos e disposição para percorrer os bloquinhos de rua, pular atrás dos trios elétricos, curtir os bailes e desfilar no sambódromo. Uma das principais tendências do verão deste ano é o uso de qualquer acessório néon para ajudar a compor o look. Mas você sabe como usar esse tipo de cor?

 

Mesmo quem é tímido e não gosta de chamar a atenção pode tirar proveito das cores fluorescentes e fazer bonito no Carnaval.

 

Fluorescente

 

Confira como usar as cores brilhantes da moda na folia deste ano:


Fantasia inteira


Se a ideia é atrair olhares e elogios na folia, aposte em fantasias que usem a tendência néon em suas diferentes tonalidades: rosa, verde, amarelo, laranja e até azul.

 

Algumas opções disponíveis são body e saia de tule para elas; monoquíni — como o do personagem Borat, de Sacha Baron Cohen — para os mais desinibidos; macacão, bermuda e sunga para eles.

 

Escolha a fantasia e o local em que será desfilada, e aposte na tendência da cabeça aos pés!


Detalhes que contam


Se a ideia é destacar apenas uma parte do corpo ou curtir o néon sem muita atenção, então, vale a pena apostar em detalhes com a tendência.

 

Nessas horas, os acessórios vêm com força total, principalmente nos pés: sapatos, sandálias e tênis confortáveis já são encontrados nas cores fluorescentes. Para dar apenas um toque de cor, pode-se ainda optar por fitas e cadarços chamativos.

 

No make


A maquiagem carnavalesca é sempre um destaque à parte, e os tons de néon fazem bonito, principalmente na pintura dos olhos. Sombras e delineadores fluorescentes conquistam cada vez mais adeptos, assim como os cílios postiços decorados com detalhes nessas cores iluminadas.

 

A dica para não exagerar é sempre priorizar uma parte do rosto para atrair mais atenção: se o make dos olhos for mais excêntrico, então, a boca deve ser nude ou bem discreta. Se a boca for colorida com um tom néon, então, os olhos devem levar make básica.

 

Outro aliado para dar um glamour a mais, o glitter ajuda a finalizar a produção.


Nas unhas


Esmaltes fluo, que brilham no escuro e se destacam na luz negra, chegam com tudo para mãos e pés.

 

O cosmético pode ser usado em toda a unha, em francesinha estilizada, filha única ou mesmo em desenhos de nail art, combinando com a fantasia escolhida para o Carnaval.


Tiracolo


Antes de sair de casa para curtir a folia, é preciso pensar em como carregar documentos, cartões, dinheiro e outros itens de forma segura. Uma bolsa — ou pochete — pode ser a escolha e, se for em cor néon, além de destacar e valorizar o look, ainda pode proteger você da ação de ladrões, justamente por ser um objeto chamativo.

 

De qualquer forma, sempre é bom manter todo o cuidado possível, e não se descuidar dos acessórios.


Tudo joia?

 

Colares, brincos, anéis e pulseiras fluorescentes também valorizam a fantasia e complementam o look dos foliões.

 

Outros acessórios


Dependendo de onde a pessoa vai curtir o Carnaval, pode-se lançar mão de peças funcionais e indispensáveis, como chapéu e óculos escuros — para quem vai pular atrás do trio durante o dia ou seguir bloquinhos sob o sol —, e que também são encontrados nas cores néon.

 

Outra forma de complementar a fantasia é por meio de tiaras, faixas de cabelo, máscaras carnavalescas e, claro, as plumas.

 

Seja onde for, neste Carnaval, dá para incluir o néon em praticamente todas as situações e a qualquer hora do dia ou noite. Inspire-se e divirta-se!

 

 

 

Hashtag:
6 influencers digitais brasileiros que também são coaches

Por meio de exemplos, entenda como e onde esses dois mundos se encontram.

 

Duas novas profissões se consolidaram no mercado: a de digital influencers e de coaches. Em um contexto que combina empreendedorismo com mercado criativo, essas duas profissões iniciam, assim, a nova década a todo vapor, com cada vez mais expertise e adeptos. Mas o que é cada uma delas?

 

Enquanto os primeiros são aquelas pessoas que adoramos seguir nas redes sociais e plataformas de vídeo, para que nos ajudem com referências e dicas de produtos, estilo e comportamento, os coaches são aqueles profissionais que estudam para nos ajudar a traçar um plano de metas a fim de atingir um resultado. No segundo caso, não basta apenas ter conhecimento sobre coaching, tem que ser certificado.

 

O que essas duas profissões têm, então, em comum? Ambos usam a própria experiência para ajudar as pessoas. Por isso, é cada vez mais comum encontrarmos profissionais que acumulam as duas funções.

 

Separamos alguns exemplos de personalidades que unem os dois âmbitos profissionais. Confira!

 

Rafa Brites


Com quase 2 milhões de seguidores no Instagram e um vasto currículo na TV, Rafa Brites é uma antiga conhecida do público brasileiro. No Insta, ela dá dicas de beleza, saúde e fitness. Frequentemente fechando parcerias com marcas com as quais acredita, ela se define como “influencer de jornadas”, focada no público feminino.

 

Com formação em coach, nos Estados Unidos; Self Management Leadership, na França; Programação Neurolinguística (PNL), em São Paulo, e pronta para iniciar sua pós-graduação em neurociência, Rafa comanda o projeto Transformando Sonhos em Realidade. O objetivo do projeto, segundo a própria Brites, é deixar as mulheres mais perto dos seus sonhos.

 

Para isso, ela utiliza tanto as plataformas de suas redes sociais quanto seu curso on-line e palestras. É a combinação perfeita entre influencer e coach.

 

Mayra Cardi


Ex-participante da edição de 2009 do reality show Big Brother Brasil, Mayra Cardi é, hoje em dia, uma digital influencer, e, mais recentemente, coach financeira e fitness. Com uma lista de clientes que vai de Anitta a Larissa Manoela, Cardi também oferece cursos e palestras em torno de suas duas principais áreas de atuação e interesse.

 

Adriana Sant’Anna


Outra ex-BBB que também é influencer e coach é Adriana Sant’Anna. Com quase 5 milhões de seguidores no Instagram, Sant’Anna produz conteúdo para redes sociais focado em motivação. Seu livro, também motivacional, Nunca foi Sorte chegou a esgotar diversas vezes em muitas livrarias do país.

 

Na publicação, Adriana apresenta as ferramentas das quais ela mesmo utilizou e ainda utiliza para atingir seus objetivos. Traçando uma jornada inspiradora que é, ao mesmo tempo, autoral e filosófica, Sant’Anna busca tecer os caminhos para um sucesso pleno e, assim, ajudar a todos aqueles que precisam de apoio para se sentir mais motivados.

 

Bella Falconi


Mestre em nutrição, a influencer e life coach Bella Falconi compartilha com sua audiência de mais de 4 milhões de seguidores no Instagram dicas de saúde, bem-estar e academia. Com palestras e atendimento pessoal focados em desenvolvimento pessoal, Falconi é embaixadora da ideia de que todos podem ser o que quiserem.

 

Kashira Whiteley


Não é só no Brasil que as profissões de digital influencer e coach se encontram. A britânica Kashira Whiteley é uma das sensações internacionais que combinam as duas práticas. Tanto nas redes sociais quanto em suas palestras motivacionais, Kashira foca em empoderamento feminino e feminismo interseccional.

 

Leo Andrade


Parte de uma geração digital chamada de microinfluencers — pessoas com 10 mil a 50 mil seguidores —, Leo Andrade chamou atenção nas redes ao documentar sua rotina de emagrecimento. Hoje, ele também mantém um canal no YouTube e, recentemente, começou atendimentos como coach para aqueles que desejam alcançar os mesmos objetivos que ele tinha há alguns anos.

 

 

Hashtag:
feed-image
SICREDI 02