Laranjeiras - Dia “D” de vacinação contra a gripe será neste sábado, 13 de abril

Com o intuito de aumentar a cobertura vacinal da população, a Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, SEMUSA, promove neste sábado, 13 de abril, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, o Dia D de vacinação contra a gripe.

A ação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já no Bairro Presidente Vargas, a vacinação acontece na Igreja ZOE. Para receber a dose do imunizante, o paciente precisa portar o documento pessoal, Cartão Sus e CPF, além da carteira de vacinas.

Em Laranjeiras do Sul, o público-alvo estimado apto para receber a vacina é de 13.740, sendo os idosos em maior número: 5.251.

 

Fazem parte dos grupos prioritários:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

Trabalhadores da Saúde;

Gestantes;

Puérperas;

Professores dos ensinos básico e superior;

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema de privação de liberdade;

População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

 

 

 

 

 

Por - Assessoria

Laranjeiras - Prefeitura recebe micro-ônibus com acessibilidade para o transporte escolar

O município de Laranjeiras do Sul tem buscado captar cada vez mais recursos para investimentos nas mais diversas áreas.

Na Educação não é diferente. Nesta quinta-feira, 11, a prefeitura recebeu um novo micro-ônibus, que faz parte da frota entregues pelo Governo do Estado, do Programa Caminho da Escola. A aquisição para a educação pública foi possível por meio de recursos do Governo Estadual e de emendas parlamentares, junto ao Fundo de Desenvolvimento Educacional (FNDE), intermediado pela deputada Federal Gleisi Hoffmann.

“Esse ônibus irá contribuir no atendimento aos estudantes, ampliando a capacidade da Secretaria de Educação, com o conforto que a população merece. Este ônibus garante um transporte de qualidade e com segurança aos alunos, além de toda a acessibilidade necessária para aqueles que têm alguma dificuldade motora. Isso mostra que a Educação é um processo complexo bem além da sala de aula”, destacou o prefeito Berto Silva.

O ônibus, tem capacidade de transporte de até 29 passageiros, com acessibilidade e segurança necessárias para a condução dos estudantes. O investimento foi de R$ 412.000,00.

 

 

 

 

Por - Assessoria

 Com palestra de especialistas, comitês de bacias hidrográficas se reúnem na semana que vem

Os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar) e Baixo Ivaí e Paraná 1 se reúnem na próxima semana para dar continuidade à agenda de encontros ordinários deste ano.

Nos dois casos, haverá ainda palestras com especialistas do Rio de Janeiro e Maringá para a troca de experiências sobre gestão e proteção dos recursos hídricos.

O primeiro encontro da semana será a 29ª Reunião Ordinária do CBH Coaliar, na quarta-feira (17), às 9h30, com a palestra de integrante do CBH da Baía de Ilha Grande (CBH BIG), de Angra dos Reis (RJ), Flávio Mochinski, sobre a cobrança pelo uso dos recursos hídricos em sua região de abrangência, assunto que norteou o 1º Workshop sobre cobrança para os CBHs paranaenses, realizado em março deste ano.

No dia seguinte, quinta-feira (18), às 9h, será a vez dos integrantes do CBH Baixo Ivaí e Paraná 1 realizarem a 13ª Reunião Ordinária. Entre as pautas está a palestra sobre as águas subterrâneas e planos de bacias hidrográficas, ministrada pelo representante da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Hermam Vargas.

Para o público externo interessado em acompanhar as discussões, os Comitês transmitem ao vivo as reuniões pelo canal dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná no YouTube.

COMITÊS – As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês com o apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/PR, e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários e Sociedade Civil Organizada, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Setor de serviços cresceu 8,5% no 1º bimestre de 2024; turismo teve alta de 2,1%

As empresas paranaenses ligadas ao setor de prestação de serviços tiveram um crescimento de 8,5% no volume de suas atividades nos dois primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado.

O desempenho do Paraná ficou bem acima da média nacional, que foi de 3,3%, e consta nos resultados da mais recente Pesquisa Mensal de Serviços ,divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado dos últimos 12 meses analisados, o crescimento registrado para o segmento em nível estadual é de 10,9%, o maior do Sul do País. No mesmo recorte de tempo as empresas catarinenses tiveram uma variação positiva de 8,1% no volume das suas atividades, enquanto as gaúchas registraram uma alta de 3,8%. Na média nacional, houve crescimento de 2,2%.

Os dados do levantamento também apontam uma alta de 6,3% no volume de serviços no Paraná em fevereiro quando comparado ao mesmo mês de 2023. O índice é mais do que o dobro do Brasil neste comparativo, que foi de 2,5%.

Todos os segmentos analisados pelo IBGE tiveram resultado positivo no Paraná no acumulado do 1º bimestre. Os serviços prestados a família aumentaram 3,5% em relação a janeiro e fevereiro de 2023. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 5,9% no mesmo período, enquanto os transportes, serviços auxiliares e correio variaram 9,4%.

As maiores altas, no entanto, aconteceram nas empresas que prestam serviços de informação e comunicação (10,6%) e outros serviços (10,8%).

TURISMO – Analisado de forma separada pelo IBGE, o setor de Turismo também dá mostras de que continua aquecido no Paraná. Entre janeiro e fevereiro, o setor teve alta de 0,5% nas atividades, em um movimento contrário ao nacional, que caiu 0,8% neste intervalo de tempo. Apenas cinco estados registraram variação mensal positiva.

No ano, as atividades turísticas acumulam 2,1% de crescimento quando comparadas ao primeiro bimestre de 2023. O resultado foi o melhor do Sul do Brasil, à frente de Santa Catarina (1,3%) e do Rio Grande do Sul (-4,8%), e sete vezes maior do que a média nacional (0,3%). O aumento também se refletiu na melhora do caixa das empresas do ramo, que viram a sua receita ser ampliada em 10% no primeiro bimestre de 2024.

ECONOMIA DINÂMICA – Os resultado do segmento de serviços e do turismo acompanham uma tendência que já havia sido comprovada pelas mais recentes pesquisas do IBGE em relação a outros setores da economia estadual. No 1º bimestre, o crescimento das indústrias instaladas no Paraná foi de 4%, enquanto o comércio acumula uma alta de 6,9% nos dois primeiros meses de 2024, demonstrando o dinamismo da economia paranaense.

SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os resultados completos em nível nacional e estadual podem ser consultados no banco de dados do IBGE.

 

 

 

 

Por - AEN

 Sanepar abre licitação para contratar agências de publicidade

A Sanepar divulgou nesta quinta-feira (11) o edital de licitação para contratação de duas agências que serão responsáveis pelo processo de comunicação publicitária da Companhia.

O edital de licitação 081/2024 segue as especificações previstas pela Lei Federal 13.303/2016 e está publicado no site da Sanepar

O processo prevê investimentos anuais de até R$ 20 milhões com publicidade e propaganda e estabelece a contratação de duas agências. As propostas devem ser entregues até as 14 horas do dia 19 de junho de 2024. O prazo de vigência do contrato é de 485 dias.

Segundo o diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, a expectativa é de participação de muitas agências, uma vez que é uma concorrência nacional. “A Sanepar é uma marca que atrai o mercado publicitário pela relevância da empresa no setor. A Companhia é considerada a melhor empresa de saneamento do País e, por três vezes consecutivas, a mais inovadora no setor de infraestrutura”, afirma.

“Neste momento, o presidente da empresa cumpre agenda técnica em países da Europa, onde a Sanepar participa também do Global Water Summit, principal evento do setor de água do mundo, como uma das quatro finalistas do Prêmio Campeões do ODS 6 do Global Water Awards 2024”, enfatiza.

O Termo de Referência da licitação tem como objeto a prestação de serviços de publicidade, compreendendo o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação e a execução interna.

Também compreende a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, com o objetivo de promover a venda de bens e serviços de qualquer natureza, difundir ou informar o público geral. O briefing estabelece informações e parâmetros para detalhar o exercício criativo sob o conceito “Sanepar – novos desafios”.

Até então a Companhia tinha contrato de adesão com a Secretaria do Estado de Comunicação Social e utilizava os serviços de publicidade de agências contratadas pelo Governo do Paraná. Após essa concorrência, a Sanepar terá atendimento dedicado de duas agências.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN