Paraná

Com palestra de especialistas, comitês de bacias hidrográficas se reúnem na semana que vem

 Com palestra de especialistas, comitês de bacias hidrográficas se reúnem na semana que vem

Os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar) e Baixo Ivaí e Paraná 1 se reúnem na próxima semana para dar continuidade à agenda de encontros ordinários deste ano.

Nos dois casos, haverá ainda palestras com especialistas do Rio de Janeiro e Maringá para a troca de experiências sobre gestão e proteção dos recursos hídricos.

O primeiro encontro da semana será a 29ª Reunião Ordinária do CBH Coaliar, na quarta-feira (17), às 9h30, com a palestra de integrante do CBH da Baía de Ilha Grande (CBH BIG), de Angra dos Reis (RJ), Flávio Mochinski, sobre a cobrança pelo uso dos recursos hídricos em sua região de abrangência, assunto que norteou o 1º Workshop sobre cobrança para os CBHs paranaenses, realizado em março deste ano.

No dia seguinte, quinta-feira (18), às 9h, será a vez dos integrantes do CBH Baixo Ivaí e Paraná 1 realizarem a 13ª Reunião Ordinária. Entre as pautas está a palestra sobre as águas subterrâneas e planos de bacias hidrográficas, ministrada pelo representante da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Hermam Vargas.

Para o público externo interessado em acompanhar as discussões, os Comitês transmitem ao vivo as reuniões pelo canal dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná no YouTube.

COMITÊS – As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês com o apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/PR, e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários e Sociedade Civil Organizada, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

SICREDI 02