Os lotes 3 e 6 das concessões rodoviárias do Paraná já estão em análise do Tribunal de Contas da União (TCU), último passo antes de ser publicado o edital para o leilão na Bolsa de Valores (B3).
Os estudos e documentos atualizados foram encaminhados ao órgão pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta semana, atendendo ao pedido do Governo do Paraná de priorizar a ligação rodoviária entre Foz do Iguaçu e Paranaguá.
Os dois lotes compreendem cerca de 1,2 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais, ligando Curitiba, o Porto de Paranaguá e os Campos Gerais às regiões Norte e Oeste do Estado, englobando cidades grandes como Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco, Londrina e Apucarana. Os investimentos previstos são de R$ 35,1 bilhões, com a previsão de quase 600 quilômetros de duplicação, além de terceiras faixas, contornos e outras obras. As concessões terão validade de 30 anos.
Leiloados no ano passado, os contratos dos lotes 1 e 2 estão para ser assinados ainda no início deste ano e aguardam os trâmites da ANTT para iniciar as operações. Assim, com os quatro lotes concedidos, o Paraná vai conseguir ligar o Paraná de ponta a ponta, desde a região Oeste, uma das mais produtivas no Estado, ao Porto de Paranaguá. Ao todo, o programa contempla seis lotes, com cerca de 3,3 mil quilômetros de rodovias.
“O Paraná está implantando o maior programa de concessões da América Latina, em um processo que está se tornando referência para o Brasil ao envolver estradas estaduais e federais, dentro de um projeto que envolve transparência, tarifa justa e muitas obras, que deverão ser executadas no início dos contratos”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Assim como nos primeiros lotes, será vencedora a concessionária que apresentar o menor valor da tarifa por quilômetro rodado. Para Ratinho Junior, o sucesso dos primeiros leilões e a iminente assinatura desses contratos vai dar segurança aos investidores a participarem dos novos certames. “Os projetos são bem robustos, foram construídos com intensa participação da sociedade e envolvem uma das economias mais pujantes do País, o que garante a confiança a quem investir nas nossas rodovias”, completa.
A expectativa inicial do governo federal é lançar os editais de concessão neste ano, e segundo a ANTT, a publicação dos editais ocorre a partir da análise do TCU. “O Estado ganhará bastante em investimentos a partir do momento em que as vias forem concedidas. Isso impulsionará a infraestrutura e, consequentemente, o desenvolvimento econômico da região”, ressaltou Cynthia Ruas, superintendente substituta de concessão da Infraestrutura da ANTT.
OBRAS – No Lote 3, está prevista a implantação de 71,7 quilômetros de contornos e a duplicação de 116 quilômetros de trechos. Ele envolve quase 570 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, atendendo as regiões dos Campos Gerais, Vale do Ivaí e Norte do Paraná.
Com 662 quilômetros de extensão e previsão de R$ 19,2 bilhões em investimentos, o Lote 6 contempla as rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. Os projetos devem envolver 445,4 quilômetros de duplicação e 13,7 quilômetros de contorno, localizadas no Centro, Centro-Sul, Oeste e Sudoeste do Estado. O investimento previsto é de R$ 15,9 bilhões.
Ambos os lotes contemplam a construção de ciclovias, passagens de fauna e flora, bem como diversas correções de traçados, áreas de escape e pontos de ônibus. Essas melhorias visam aprimorar tanto a trafegabilidade quanto a segurança, além de contribuir para o compromisso ambiental do projeto. Os dois lotes têm o potencial de garantir 240.657 empregos diretos, indiretos e efeito-renda para o Estado.

ATENDIMENTOS – Desde o final dos contratos do antigo Anel de Integração, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), passou a realizar os atendimentos que eram de responsabilidade das concessionárias que administravam os trechos.
Entre março de 2022 e janeiro deste ano, foram atendidas mais de 152 mil ocorrências, com serviços de guincho mecânico leve e guincho mecânico pesado, inspeção de tráfego, apoio ao usuário, caminhão-pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros, veículo para lidar com animais soltos na pista e limpeza de carga espalhada na pista.
Somente na BR-277, que é uma das principais rodovias do Estado e está contemplada no Lote 6, foram cerca de 77 mil atendimentos no período. Foram 34,6 mil no Oeste, 24 mil nos Campos Gerais e 18,5 mil na regional Leste (Litoral e Região Metropolitana de Curitiba).
Por - AEN
Um levantamento da Receita Estadual do Paraná revela que um em cada cinco veículos tributados no Estado tem no máximo cinco anos de idade.
Automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus fabricados de 2019 para cá reúnem 932.906 unidades, ou 19,8% da frota. O estudo proporciona uma visão abrangente da distribuição da frota tributada com Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A “faixa etária” predominante é de 10 a 15 anos de fabricação, que totaliza 1.592.735 veículos ou 33,9% da frota tributada. Uma parcela significativa, de 22,5%, equivalente a 1.058.402 veículos, foi fabricada entre 2014 e 2018. Por fim, os veículos mais antigos, produzidos entre 2004 e 2008, compõem 23,7% da frota que recolhe IPVA, ou 1.114.662 veículos.
Aqueles com mais de 20 anos de fabricação não pagam IPVA – no caso de motocicletas com até 125 cilindradas, a idade limite para a tributação é de 10 anos. Algumas categorias, tais como ônibus de transporte público urbano, veículos destinados ao transporte escolar, veículos de propriedade de pessoas com deficiência, entre outras, também são isentas do imposto.Já foram divulgados também os montantes de IPVA lançados por município, o imposto cobrado dos modelos mais vendidos em 2023 e a composição da frota por valor de mercado.
FROTA TOTAL – De acordo com os dados da Receita Estadual, o Paraná conta com uma frota tributada de 4,69 milhões de veículos. A alíquota padrão do IPVA é de 3,5% sobre o valor de mercado para automóveis e motocicletas em geral, e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular (GNV).
Os proprietários de veículos do Paraná já podem pagar do IPVA referente ao ano de 2024. O prazo para o pagamento à vista e primeira parcela começou na última quarta-feira e segue até terça-feira (23), dependendo do número final da placa do veículo.
Nesta sexta-feira (19), o vencimento é para os finais de placa 5 e 6. Neste ano, os proprietários de veículos que optam pelo pagamento à vista do IPVA têm um desconto de 6%. Para aqueles que preferem parcelar, há opção de quitar o IPVA em até cinco vezes, sem desconto.
REDUÇÃO DE VALORES – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) realiza a pesquisa regionalizada que fornece os dados para o cálculo do valor do IPVA no Estado. Neste ano, o instituto observou uma redução média de 1,67% no valor da frota e, por consequência, do imposto a ser pago pelos contribuintes paranaenses. Cerca de 60% da frota, ou 2,7 milhões de veículos, estão recolhendo IPVA mais baixo em comparação ao ano passado. Outros 650 mil veículos, o equivalente a 14% da frota, apresentaram redução superior a 10%.
COMO PAGAR – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de pagamento não são mais enviadas pelos correios aos contribuintes. Elas devem ser emitidas pelos canais oficiais, como o Portal IPVA, o aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, ou pelo Portal de Pagamentos de Tributos. Outra possibilidade é o uso do, que permite o acesso às guias de pagamento do IPVA.
Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser realizado a partir de mais de 800 instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado. Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, o que permite parcelar os débitos em até 12 vezes – sujeitas a juros aplicados pela instituição emissora dos cartões. As taxas podem ser verificadas AQUI.
SITES FALSOS – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a presença de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento por meio dos sites oficiais, identificados por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.
Confira gráfico da composição da frota do Paraná:

Veja o calendário de vencimento do IPVA 2024:
FINAL DE PLACA - prazo de pagamento da quota única
1 e 2 - 17/01/2024 (já vencida)
3 e 4 - 18/01/2024 (já vencida)
5 e 6 - 19/01/2024
7 e 8 - 22/01/2024
9 e 0 - 23/01/2024
FINAL DE PLACA - cinco parcelas
1 e 2 - 17/01 (já vencida), 19/02, 18/03, 17/04, 17/05
3 e 4 - 18/01 (já vencida), 20/02, 19/03, 18/04, 20/05
5 e 6 - 19/01, 21/02, 20/03, 19/04, 21/05
7 e 8 - 22/01, 22/02, 21/03, 22/04, 22/05
9 e 0 - 23/01, 23/02, 22/03, 23/04, 23/05.
Por - AEN
Com o objetivo de destacar o potencial do Oeste do Paraná e contribuir para o seu desenvolvimento, a Secretaria estadual do Turismo (Setu) promove nesta quinta e sexta-feira (17e 18) visitas técnicas a locais estratégicos da região para debater com administradores locais ações de melhoria para atrair mais turistas brasileiros e principalmente estrangeiros, em razão da proximidade com Argentina e Paraguai.
Nesta quinta-feira, a equipe fez visitas técnicas nas praias artificiais do reservatório de Itaipu, em Santa Terezinha do Itaipu e São Miguel do Iguaçu, onde um dos temas foi o potencial do turismo náutico do Oeste, com águas doces limpas e cristalina.
São Miguel do Iguaçu conta com o balneário turístico Ipiranga, que tem estrutura para camping, espaço para banho, piscina natural e atracadouro. Em Itaipulândia, o balneário Jacutinga conta com um Parque Aquático e é a principal atração da cidade. O parque vai receber R$ 20 milhões em investimentos privados. Outro foco da visita envolveu o andamento do projeto executivo da construção do novo Santuário Nossa Senhora Aparecida. Após aporte de R$ 30 milhões da iniciativa privada, esse será o segundo maior santuário de Aparecida do Brasil.
“Turismo acontece de maneira efetiva quando conseguimos transformar a movimentação de pessoas em renda e emprego para os paranaenses. E ele chega junto e de mãos dadas com a infraestrutura. Por isso estamos visitando esses espaços, nos colocando à disposição de administradores para fortalecer a rede de apoio do Estado e das Instâncias de Governança das Regiões Turísticas”, destacou o secretário do Turismo, Marcio Nunes.
Ele também visitou os balneários de Santa Helena (incluindo a Capela Cristo Rei) e o município de Entre Rios do Oeste. Em todos os lugares, Nunes apresentou as três novas leis do setor. Elas aumentam as possibilidades de convênios com prefeituras e outras entidades para viabilizar investimentos.
FEIRAS E EVENTOS – Outra parada foi na Visit Iguassu, entidade sem fins lucrativos de Foz do Iguaçu que ajuda a potencializar a cidade com feiras e tours nacionais e internacionais. A instituição é mantida pelos associados, que são ligados ao turismo local, com mais de 120 empresas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). A ideia é que o Viaje Paraná, órgão de promoção ao turismo, vinculado à Secretaria, esteja mais próximo da associação e de entidades similares de outras cidades.
Somente no ano passado, o Paraná levou técnicos para 25 exposições, feiras e festivais, com o objetivo de promover atrativos turísticos junto a brasileiros e estrangeiros. O Estado também é conhecido pelo turismo de grandes eventos, principalmente em Curitiba e Foz do Iguaçu.
Por - AEN
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), iniciou testes com equipamentos para conexão de internet via satélite para auxiliar no atendimento de áreas rurais com baixa conectividade.
Inicialmente, os testes ocorrem em dois locais urbanos para avaliar a funcionalidade do equipamento. Trata-se de uma ação conjunta com a Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebras, vinculada ao Ministério das Comunicações, que fornece soluções de conexão.
O aparelho que compõe a solução de Terminais Transportáveis Telebras por Satélite - (T3SAT) foi instalado no quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, nesta quinta-feira (18). Na sexta-feira (19), as atividades ocorrerão na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. O objetivo também é promover capacitação de policiais do setor de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade para manuseio e uso do equipamento, aproveitando a capilaridade da corporação para auxiliar na expansão.
Nas próximas semanas os testes se intensificarão através de uma operação com drones da PM na região rural de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, e com uma unidade fixa na Ilha de Medeiros, em Guaraqueçaba, no Litoral, em uma ação conjunta com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). Estão programados mais testes em áreas rurais entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, inclusive em regiões de serra ou de campo, para manuseio do equipamento e análise de resposta.
O T3SAT é utilizado para levar internet para as Terras Indígenas Yanomami nos estados do Amazonas e Roraima. O equipamento tem uma antena e possibilita uma conexão com taxa de transmissão de download de 20 Mbps e de upload de 2 Mbps. Em caso de falta de energia, o dispositivo tem bateria com duração de até oito horas. O modem também possui Wi-Fi embarcado para conexão de aparelhos celulares e computadores.
Os testes são realizados com drones conectados a essa rede para mensurar impacto da velocidade da internet e alcance da conectividade. O objetivo é entender as demandas específicas, que englobam desde o pequeno produtor rural até as empresas com tecnologias mais avançadas em seu maquinário, que necessitam de conectividade maior para a produção.
“Iniciamos nesta semana os testes com equipamentos para conexão de internet via satélite para suprir a necessidade de áreas onde a conexão por fibra óptica, banda larga e dados móveis é mais difícil. Com o início na área urbana e expansão para regiões rurais vamos entender melhor as diferenças e mapear as possibilidades de avanços”, explicou o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.
“Essa avaliação de cobertura do sinal em áreas específicas foi escolhida a partir de um mapa de calor de conectividade. Além disso, a estratégia satelital busca gerar dados públicos para fortalecer estudos em outras regiões”, complementou o diretor de Ecossistemas de Inovação da SEI, Giles Balbinotti.
O major Eduil Nascimento Junior, da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, afirma que a internet nas áreas rurais vai ajudar também as forças de segurança, que executam os trabalhos de Patrulha Rural. “Nós temos um aplicativo da PM que registra boletins de ocorrência, mas nas áreas rurais ainda temos dificuldade de cobertura. É um projeto fantástico para levar internet mais longe”, complementou.
CONEXÃO NO CAMPO – O projeto-piloto integra o Plano de Conectividade Rural do Paraná, uma ação liderada pela SEI e desenvolvida em conjunto com 17 órgãos públicos, entre secretarias estaduais, estatais e institutos, 15 players do setor privado, como operadoras e empresas de tecnologia, e mais seis entidades representantes da sociedade civil. O objetivo é entender as necessidades específicas de conectividade em áreas de difícil acesso e desenvolver soluções eficazes que supram as demandas dessas comunidades.
No ano passado, a SEI iniciou o processo de estudos e mapeamento para ampliação da conectividade em áreas rurais e remotas de baixo acesso à internet. Foram promovidos mais de 40 encontros e reuniões com os setores envolvidos, finalizados com um workshop validação de estudos e propostas.
Por - AEN
O Governo do Paraná anunciou um novo concurso para o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) com oferta inicial de 253 vagas em diversas áreas de atuação, com salários variando entre R$ 4.231,60 e R$ 7.616,88, além de um auxílio alimentação de R$ 634,74. É o primeiro concurso para a categoria, que foi reorganizada em fevereiro de 2023, desde 2020.
Os aprovados no certame irão compor a equipe de profissionais que atuam em diferentes secretarias e autarquias do Governo do Paraná, tornando-se servidores do Poder Executivo. Além das informações detalhadas disponíveis no portal oficial do Concurso Público (AQUI), a Agência Estadual de Notícias montou um FAQ para ajudar interessados com prazos, formação exigida, o que vai cair na prova objetiva, entre outras questões.
INSCRIÇÕES E PRAZOS
O período de inscrições para o concurso terá início em 5 de fevereiro e se estenderá até 7 de março. Os interessados devem ficar atentos aos valores das taxas de inscrição, que variam de R$ 90 a R$ 130, dependendo do cargo pretendido. Para aqueles que desejam solicitar a isenção da taxa, como doadores de sangue e cadastrados no CadÚnico, o prazo é de 5 a 9 de fevereiro. Todo o processo deve ser realizado no site do Instituto AOCP, responsável pelo certame.
VAGAS DISPONÍVEIS
Das 253 vagas oferecidas, 203 são destinadas a candidatos com formação de nível superior, chamados de Agentes Profissionais, abrangendo as seguintes áreas: Assistente Social (48 vagas), Administrador (45 vagas), Contador (42 vagas), Psicólogo (14 vagas), Economista (11 vagas), Comunicador Social (8 vagas), Engenheiro Civil (7 vagas), Estatístico (5 vagas), Médico (3 vagas), Engenheiro Mecânico (2 vagas), Bibliotecário (2 vagas), Engenheiro de Segurança do Trabalho (2 vagas), Analista de Procuradoria (2 vagas), Terapeuta Ocupacional (3 vagas), Nutricionista (2 vagas) Engenheiro Ambiental (1 vaga), Engenheiro Cartógrafo (1 vaga), Engenheiro de Pesca (1 vaga), Engenheiro Eletricista (1 vaga), Pedagogo (1 vaga) e Desenhista Industrial Gráfico (1 vaga)
Um destaque é a inclusão da carreira de Profissional de Tecnologia da Informação, uma novidade para o Estado, dentro da política de digitalização dos processos. O certame está com uma vaga aberta para a função.
As 50 vagas restantes são para nível médio/técnico, ou Agentes de Execução, contemplando as seguintes áreas: Enfermagem (24 vagas), Técnico de Manejo e Meio Ambiente (9 vagas), Laboratório (6 vagas), Segurança do Trabalho (5 vagas), Fiscal Metrológico (4 vagas) e Fiscal de Meio Ambiente (2 vagas).
RESERVA DE VAGAS
Ao candidato afrodescendente, amparado pela Lei Estadual nº 14.274/2003, será reservada 10% das vagas, dentro do prazo de validade do concurso, devendo o candidato observar, no ato da inscrição, as condições especiais previstas neste item, como o preenchimento de uma declaração. O candidato que se inscrever como afrodescendente concorrerá, além das vagas reservadas por força de lei, também à totalidade das vagas de ampla concorrência.
À pessoa com deficiência, amparada pela Constituição Estadual e pela Lei Estadual nº 18.419/2015, fica reservado o percentual de 5% das vagas nos cargos/funções/áreas autorizadas e ofertadas. O candidato deverá proceder da seguinte forma: informar se possui deficiência; selecionar o tipo de deficiência; informar o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID; informar se necessita de condições especiais para a realização da prova; e declarar que está ciente das atribuições do cargo para o qual pretende se inscrever.
O QUE CADA FUNÇÃO EXIGE
AGENTE PROFISSIONAL
Administrador: planejar, organizar, controlar, supervisionar auditar e assessorar as organizações do Poder Executivo nas áreas de recursos humanos, materiais, serviços, patrimônio, informações, financeira e tecnológica, entre outras.
Analista de Procuradoria: realizar pesquisas e estudos de legislação, doutrina e jurisprudência; diligenciar e realizar serviços junto aos órgãos do Poder Judiciário estadual e federal; minutar manifestações judiciais, sob conferência e assinatura exclusiva do procurador do Estado; redigir, digitar, imprimir, arquivar e protocolizar expedientes de trabalho, entre outras.
Assistente Social: planejar, coordenar, supervisionar, auditar, avaliar e executar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional; prestar orientação e atendimento à indivíduos, famílias e grupos, com vistas à garantia dos direitos sociais; entre outras.
Bibliotecário: administrar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação do Poder Executivo; organizar, dirigir e executar trabalhos técnicos relativos às atividades biblioteconômicas, desenvolvendo sistema de catalogação, classificação, referência e conservação do acervo bibliográfico, para armazenar e recuperar informações e colocá-las à disposição dos usuários, seja em bibliotecas ou em centros de documentação; entre outras.
Comunicador Social: pesquisar, recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas; expor, analisar e comentar acontecimentos; transmitir informações e ocorrências cotidianas a leitores de jornais e revistas, ouvintes de rádio e telespectadores; realizar seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público; entre outras.
Contador: orientar e assistir as organizações do Poder Executivo nos trabalhos inerentes à contabilidade, observando as exigências legais e administrativas; realizar supervisão e auditoria contábil; elaborar, executar, acompanhar programas, projetos e pesquisas na área; entre outras.
Desenhista Industrial Gráfico: planejar, criar, elaborar, implantar e avaliar projetos de identidade e de comunicação visual; analisar solicitações de desenhos; testar tecnologias associadas ao design gráfico, avaliando sua aplicabilidade; editorar textos e imagens; produção e gravação de audiovisuais, edição e animação de vídeos e áudios, diagramação de material para disponibilização impressa ou digital; entre outras.
Economista: analisar, projetar e programar o ambiente econômico; elaborar, executar, acompanhar e avaliar programas, projetos e pesquisas na área econômica de mercado e viabilidade econômica do Poder Executivo; panejar e realizar estudos e projeções de natureza econômica e financeira; emitir diagnósticos e informações; ciar e atualizar banco de dados; entre outras.
Engenheiro Ambiental: elaborar, coordenar, dirigir, supervisionar, planejar, orientar, auditar, avaliar, executar e fiscalizar serviços, programas e projetos públicos de Engenharia Ambiental; fiscalizar estudos, obras e serviços na área ambiental; auditar, elaborar, manter e acompanhar programas e processos de meio ambiente; pesquisar novas tecnologias e avaliar as tecnologias disponíveis; trabalhar, segundo normas técnicas, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental; entre outras.
Engenheiro Cartógrafo: elaborar, coordenar, dirigir, supervisionar, auditar, avaliar, executar e fiscalizar programas e projetos na área de Engenharia Cartográfica; gerenciar projetos e obras de agrimensura e cartografia; implementar projetos geométricos; ralizar atividades em topografia, geodésia e batimetria, levantando e calculando pontos topográficos e geodésicos; entre outras.
Engenheiro Civil: elaborar, executar, dirigir e fiscalizar projetos públicos de engenharia civil relativos a rodovias, portos, aeroportos, prédios, vias férreas, sistemas de água e esgoto e outros; preparar planos e métodos de trabalho; possibilitar e orientar a construção, manutenção e reparo de obras públicas; assegurar a execução das obras dentro de padrões e exigências técnicas; entre outras.
Engenheiro de Pesca: planejar, elaborar, dirigir, coordenar, supervisionar, orientar, auditar, avaliar, executar e fiscalizar programas e projetos públicos na área da Engenharia de Pesca; planejar, orientar e fiscalizar técnicas de reprodução, criação e manutenção de estoques pesqueiros; planejar, coordenar, fiscalizar e executar atividades pesqueiras; promover a extensão rural, orientando produtores nos vários aspectos das atividades pesqueiras; entre outras.
Engenheiro de Segurança no Trabalho: elaborar, coordenar, dirigir, supervisionar, planejar, orientar, auditar, avaliar, executar e fiscalizar programas e projetos públicos na área da Engenharia de Segurança do Trabalho, desenvolvendo estudos e estabelecendo métodos e técnicas para prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais; coordenar equipes e gerenciar atividades de segurança do trabalho; estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos; verificar a qualidade de equipamentos de segurança; executar campanhas educativas e treinamentos na área de segurança do trabalho; entre outras.
Engenheiro Eletricista: planejar, elaborar, dirigir, coordenar, supervisionar, orientar, auditar, avaliar, executar e fiscalizar serviços, programas e projetos públicos na área de Engenharia Elétrica; planejar, projetar e desenvolver sistemas e equipamentos elétricos; instalar, configurar e inspecionar sistemas e equipamentos elétricos; realizar manutenção de sistemas e equipamentos elétricos; entre outras.
Engenheiro Mecânico: elaborar, desenvolver, executar e dirigir planos e projetos de engenharia mecânica, componentes, ferramentas e materiais, preparando especificações, cálculos, desenhos, técnicas de execução, recursos necessários e outros requisitos, para possibilitar a construção, montagem, funcionamento, manutenção e reparo de instalações industriais e mecânicas, e de máquinas em geral, elevadores, veículos e equipamentos mecânicos e eletro mecânicos, sistemas de produção de transmissão e de utilização do calor, e de sistemas de refrigeração e de ar-condicionado; entre outras.
Estatístico: planejar, elaborar, dirigir e controlar pesquisas e análises estatísticas do Poder Público; efetuar levantamentos e controles estatísticos; elaborar e estabelecer planos amostrais; proceder à elaboração, análise e avaliação de relatórios técnicos e outros documentos; entre outras.
Médico: realizar consultas, exames e atendimentos médicos, emitindo diagnósticos, prescrevendo medicamentos e realizando outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva, terapêutica e de emergência, para promover a saúde do indivíduo ou de grupos; planejar, coordenar, supervisionar, auditar, avaliar e executar planos, programas e projetos de serviços de saúde, nas diferentes áreas de atuação profissional; efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; entre outras.
Nutricionista: planejar, coordenar, supervisionar, auditar, avaliar e executar planos, programas e projetos de nutrição; realizar consultas e avaliação nutricional de indivíduos ou grupos; orientar o aproveitamento de recursos dietéticos; controlar a estocagem, preparação, conservação e distribuição dos alimentos, visando a racionalidade e economicidade dos regimes alimentares; entre outras.
Pedagogo: planejar, elaborar, coordenar, supervisionar, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos referentes às atividades pedagógicas; promover pesquisas, estudos pedagógicos, traçando metas, criando ou modificando processos educativos, estabelecendo e implementando normas e monitorando o seu cumprimento, para assegurar a educação integral; entre outras.
Profissional de Tecnologia da Informação: planejar, elaborar e executar estudos técnicos, termos de referência, contratos, planos, políticas, mapas de processos de negócios e outros projetos de escopo da Tecnologia da Informação - TI; pesquisar, definir e realizar testes em tecnologias existentes ou a serem adotadas pelo Órgão/Entidade; apoiar na gestão de contratos firmados com fornecedores de TI, sendo a interface de demandas entre o contratado e o Órgão/Entidade; entre outras.
Psicólogo: estudar, pesquisar, avaliar e intervir no desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos e grupos, com a finalidade de análise, tratamento e orientação de indivíduos, grupos e instituições, utilizando técnicas e instrumentos validados pelo Conselho da Categoria, adequados a cada caso; realizar ações conjuntas e integradas, sustentadas pelo princípio da intersetoriedade, com profissionais que atuam nas políticas públicas ou em Organizações da Sociedade Civil, encaminhando o público-alvo aos serviços de saúde mental ou da política de assistência social; entre outras.
Terapeuta Ocupacional: prestar atendimento de terapia ocupacional em indivíduos com vistas ao tratamento, desenvolvimento e reabilitação; atender indivíduos portadores de dificuldades físicas e/ou psicossociais, utilizando técnicas e procedimentos específicos de terapia ocupacional, para obter a recuperação e integração social do indivíduo; orientar pacientes, familiares, cuidadores e responsáveis; entre outras.

AGENTE DE EXECUÇÃO
Fiscal de Meio Ambiente: orientar e fiscalizar as atividades e obras para prevenção/preservação ambiental, por meio de incursões, vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, atividades, obras, projetos e processos, visando o cumprimento da legislação ambiental, bem como outorga de direito de uso de recursos hídricos; investigar a implementação de leis e posturas sobre a defesa do patrimônio florestal, coordenando ou executando os trabalhos de inspeção das atividades da indústria extrativa para proteger o patrimônio público no que concerne à defesa de parques, praças e outros logradouros públicos; entre outras.
Técnico de Manejo e Meio Ambiente: executar, sob supervisão, atividades de defesa sanitária animal e vegetal; atividades de inspeção, inclusive na fiscalização do trânsito de animais, vegetais e de produtos agropecuários e nas exposições e feiras agropecuárias; colaborar na divulgação de campanhas de vacinação na área de saúde animal; prestar assistência técnica, orientando sobre o plantio, adubação, cultura, colheita e beneficiamento de espécies vegetais; entre outras.
Fiscal Metrológico: fiscalizar instrumentos de medição, medidas materializadas, produtos, marcas de conformidade e serviços, conforme legislação; fiscalizar o transporte de cargas perigosas, de produtos com certificação compulsória, produtos têxteis e produtos regulamentados; realizar inspeção de avaliação de ônibus escolares ou outros tipos de veículos quanto à regulamentação do Inmetro; entre outras.
Técnico de Enfermagem: participar da elaboração do plano de assistência de enfermagem e do desenvolvimento e execução de programas educativos; participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar; preparar e administrar medicações e tratamentos aos pacientes internos segundo prescrições médicas e sob supervisão de enfermeiro; entre outras.
Técnico de Laboratório: planejar o trabalho do laboratório e preparar vidrarias e materiais similares; manipular e preparar soluções químicas reagentes, meios de cultura e outros, selecionando aparelhagens, instrumentos e materiais; controlar o estoque de materiais do laboratório; coletar material empregando técnicas e instrumentação adequadas, para proceder testes, análises, experiências, exames e outros trabalhos de laboratório; realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas; entre outras.
Técnico de Segurança do Trabalho: participar da elaboração, implementação e acompanhamento de políticas, programas e projetos públicos de saúde e segurança do trabalho; inspecionar equipamentos, maquinários e métodos de trabalho, para identificar e prevenir riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais; entre outras.
FORMAÇÃO
Um ponto importante é sobre a formação exigida para o desempenho da função. Conforme estabelecido no edital, o documento comprobatório para ingressar, por exemplo, nas funções de Ensino Superior, é o diploma de graduação, sendo essencial que os candidatos estejam atentos aos requisitos específicos de cada função, estabelecidos no Perfil Profissiográfico, que é uma espécie de conjunto de características que se espera para uma função. Os documentos devem ser apresentados depois que o candidato for nomeado e convocado pela Secretaria da Administração para assinar o termo de posse. O perfil para cada vaga pode ser conferido AQUI.
LOCAL DE ATUAÇÃO
O edital do concurso apresenta em detalhes a distribuição de vagas pelo Estado, que foi dividido em cinco grandes áreas com municípios que compõem cada uma delas. Dessa forma, é importante que o candidato tenha a ciência que ao se inscrever para uma vaga de determinada área de abrangência pode ser chamado para atuar em qualquer um dos municípios que compõem aquela área.
Áreas dos Agentes Profissionais
Área 1: Curitiba e Região Metropolitana, Guarapuava, Irati, Paranaguá, Piraí do Sul, Ponta Grossa, São Mateus do Sul e União da Vitória.
Área 2: Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ibaiti, Ibiporã, Ivaiporã, Jacarezinho, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pitanga, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba e Wenceslau Braz.
Área 3: Assis Chateaubriand, Cascavel, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Toledo e Umuarama.
Áreas dos Agentes de Execução
Área 4: Curitiba.
Área 5: Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e Toledo.
PROVA
A prova objetiva está programada para o dia 14 de abril e será realizada em seis cidades: Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina e Umuarama.
Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatório e será composta de 50 questões de múltipla escolha: Língua Portuguesa (8), Raciocínio Lógico (5), Legislação (7 questões), Conhecimentos Específicos para o cargo/função escolhido (30).
Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de pontos. Serão aprovados na Prova Prática os candidatos que obtiverem no mínimo 50% do total de pontos, não podendo zerar em nenhuma das áreas de conhecimento.
O gabarito preliminar e o Caderno de Questões da Prova Objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova.
As regras gerais são as mesmas de qualquer concurso ou vestibular: proibição de utilização de eletrônicos, de uso de chapéus/bonés/óculos escuros, de porte de armas e cuidado com a Folha de Respostas.
AVALIAÇÃO MÉDICA
Depois da prova, de caráter classificatório e eliminatório, a próxima etapa é uma avaliação médica. Nesse momento será considerado apto o candidato que não apresentar quaisquer alterações patológicas que o contraindiquem ao desempenho das atribuições do cargo.
RESULTADO FINAL
A classificação final dos candidatos, após decididos os recursos, será publicada, mediante edital específico, no Diário Oficial do Estado – Suplemento de Concursos Públicos e no site do Instituto AOCP.
NOMEAÇÃO E VALIDADE
A previsão é que as nomeações ocorram ainda em 2024, embora as datas exatas dependam do andamento de cada etapa, incluindo análises e recursos. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois, permitindo a convocação de mais candidatos dentro desse período. Para acompanhar todas as novidades e informações sobre o as etapas do concurso, os interessados devem ficar atentos às atualizações na Agência Estadual de Notícias no site oficial do certame.
MAIS DÚVIDAS?
Em caso de outras dúvidas, como assistência durante a realização da prova ou documentação necessárias, o candidato deve ler atentamente o edital ou entrar em contato com o Instituto AOCP através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou de segunda a sexta-feira (exceto feriados) pelo telefone (44) 3013-4900.
Por - AEN
As constantes mudanças climáticas que têm marcado a safra de grãos 2023/24 no Brasil, e particularmente no Paraná, apontam para uma grande frustração na produção.
Para discutir a situação, o Sistema Ocepar convocou nesta quinta-feira (18) uma reunião com o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, que falou sobre a necessidade de transparência nos números para que o mercado ajuste os preços e garanta renda aos produtores.
“O ano de 2023 foi de recuperação, de um belo reposicionamento da produção paranaense e brasileira, com mais de 33% de acréscimo ao parcialmente frustrado ano de 2022”, disse Ortigara. “Mas 2024 começou desafiador para todo mundo".
A atual safra sentiu problemas com as chuvas fortes de outubro e novembro de 2023. No entanto, as maiores dificuldades passaram a ser sentidas a partir de meados de dezembro, com estiagem e altas temperaturas. “Estamos em alto risco e ainda não está refletindo no mercado”, disse Ortigara. “Precisamos dar uma posição absolutamente clara e transparente aos mercados do mundo do tamanho do estrago na produção”.
A principal cultura do atual período é a soja. Nacionalmente, a última previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada em 10 de janeiro, é de 155,3 milhões de toneladas, redução de 4,2% em relação às 162 milhões de toneladas das primeiras projeções. “Mas possivelmente a safra tende a ser abaixo de 150 milhões de toneladas”, destacou Ortigara. “O quadro é absolutamente estressado climaticamente falando”.
No Paraná, o Departamento de Economia Rural (Deral) deve divulgar a nova estimativa na próxima quinta-feira (25). No último levantamento, de 18 de dezembro, que não refletiu as perdas pela falta de chuva e temperaturas elevadas, a soja aparecia com 21,7 milhões de toneladas, uma redução de 0,9% em relação à projeção inicial de 21,9 milhões.
“Poderá se situar abaixo de 20 milhões”, avaliou o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), da Seab, Marcelo Garrido. Pelo último relatório da situação da cultura no Estado, divulgado em 15 de janeiro, o Deral observou que 97% dos 5,8 milhões de hectares plantados ainda estavam no campo. Desse total, apenas 64% estavam classificados como em boas condições.
“Já há perdas consolidadas. O mercado está apreensivo, mas precisamos ter cautela, porque isso influencia no preço”, ponderou o técnico. “Nossas equipes estão a campo para os levantamentos e para divulgar as projeções de forma correta”.
DIÁLOGO – O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou a importância do encontro, que reuniu aproximadamente 170 pessoas para uma interação entre as entidades. “Isso é muito importante para que a gente tenha a melhor informação possível, que traga uma segurança para o mercado e que os preços se ajustem”, afirmou.
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller, disse que grandes desafios têm se colocado para a agropecuária brasileira. “Queremos um trabalho de diálogo e conversa com o setor para trazê-los de volta dentro do Ministério da Agricultura”, propôs.
Ele destacou que a pasta tem interesse em avançar na construção de armazéns, no fortalecimento de recursos de custeio e crédito, além de aquecer a aquisição de máquinas, com taxas de juros mais atrativas. “Temos que consolidar a garantia de preço mínimo e não vamos abrir mão de reorganizar o seguro agrícola e remodelar o Proagro”, destacou.
O evento contou também com explanação do meteorologista Luiz Renato Lazinski e de Étore Baroni, da StoneX Brasil, que falou sobre mercado e preços.
BOLETIM – A questão da produção mundial de soja para a safra 2023/24 também é assunto analisado no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 12 a 18 de janeiro. O documento do Deral aponta que, mesmo registrada perda significativa, isso não refletirá de forma crítica na disponibilidade da oleaginosa, além de os preços continuarem nos mesmos níveis. Na América do Sul, os principais produtores são Brasil, Argentina e Paraguai, representando aproximadamente 55% da produção mundial de soja, sendo o Brasil o maior produtor mundial.
O boletim também aborda outras culturas. Uma delas é o limão. Os limões – principalmente o Taiti e o Rosa/Cravo – proporcionaram 34,2 mil toneladas de frutos, girando uma massa financeira de R$ 55,5 milhões na produção de frutas do Paraná em 2022. Considerando a geração de um Valor Bruto da Produção de R$ 2,5 bilhões na fruticultura, os limões representam a décima fruta em movimentação de capital. O Núcleo Regional de Umuarama participa com 81,4% do VBP do setor mesmo respondendo por 59,4% da área.
Em relação ao trigo, o boletim informa que as importações nacionais reduziram em 27% em 2023. O número é referente à queda de volume de 5,7 milhões em 2022 para 4,2 milhões no ano que se encerrou, conforme dados do MDIC. A diminuição era esperada, em função da combinação de uma boa safra brasileira em 2022 com a baixa disponibilidade de trigo argentino resultante da seca. Para 2024 a expectativa é que as importações retomem o fluxo de 2022, em função da recuperação da safra da Argentina.
Por - AEN