As aulas na rede municipal de ensino de Laranjeiras do Sul iniciam no dia 5 de fevereiro de 2020. No entanto, os professores, incluindo de Arte, Educação Física e Inglês, e pedagogos que desejam prestar serviço em instituição de ensino diferente de onde possui sua fixação poderá solicitar a “Ordem de Serviço”, na terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de dezembro em horário normal de expediente na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, através de ofício.
A escolha de instituições de ensino será feita por meio da indicação, pelo candidato, no Ofício de Pedido, de 01 (um) até, no máximo, 03 (três) instituições de ensino (sendo Escolas, Creches ou APAE), relacionados conforme a ordem de prioridade. Não havendo vaga nas instituições, o profissional continuará na sua vaga de fixação.
Os pedidos de Ordem de Serviço serão analisados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo respeitando o tempo de serviço no município de cada profissional, com concessão por tempo determinado, vinculada ao interesse da administração e o professor/pedagogo será comunicado via telefone sobre o parecer do pedido, até o dia 16 de dezembro. A Ordem de Serviço não será concedida em vagas provisórias.
Os professores concursados para as Escolas do Campo possuem sua fixação somente em escolas desta modalidade, não podendo, nessa linha funcional, pleitear ordem de serviço para escolas que não sejam do campo, conforme o constante do Edital do Concurso Público do ano de 2010. Os pedidos de Ordem de Serviço podem ser revogados a qualquer tempo, a pedido do servidor, mediante análise da Secretaria Municipal da Educação, ou por solicitação deste órgão, sempre prevalecendo o interesse da administração.
Por outro lado, haverá distribuição de turmas no dia 12 de dezembro de 2019 às 08 horas na Secretaria Municipal de Educação para: professores lotados em Instituição de Ensino que não puder assumir aulas e/ou funções no turno ofertado, por incompatibilidade de horário devidamente comprovada, de acordo com a classificação gerada pela SEMEC e professores, incluindo de Arte, Educação Física e Inglês e pedagogos sem padrão fixo (voadores).
Já os pedidos de permuta deverão ser protocolados na Secretaria de Educação, no dia 12 de dezembro no período da manhã. Entende-se por remoção por permuta aquela que visa atender interesses dos profissionais e realizar-se-á neste período ou a qualquer momento do ano vigente, mediante comum acordo entre profissionais lotados em diferentes instituições de ensino, a qual deve ser requerida por ambos os interessados. A decisão sobre a concessão de remoção por permuta, de uma instituição educacional para outra, atenderá prioritariamente aos interesses do ensino e da educação municipal, observando o princípio da equidade. Os professores deverão aguardar oficio da Secretaria de Educação, deferido ou indeferido, sobre os pedidos de permuta.
Suelen Cristina Machado Ayres, de 15 anos, desapareceu no último dia 20 de outubro e até agora não deu notícias para a família.
A família, moradora da Vila São Miguel pede desesperadamente para quem tiver algum informação sobre a menina que entre em contato com a Polícia.
Não foram repassados maiores informações de como aconteceu o desaparecimento da jovem.
Na noite deste sábado dia 07, por volta das 20 horas, a equipe do Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul, foi acionado para prestar atendimento na BR 277.
No local, a equipe encontrou uma mulher, de 31 anos, cujo nome não foi divulgado, caída ás margens da rodovia. Ela havia caído da passarela que serve de passagem por cima da rodovia.
A vítima foi socorrida e encaminhada para atendimento hospitalar inspirando cuidados.
Ainda não se tem informações de qual teria sido a casa da queda, se acidental ou a própria mulher teria se jogado.
Durante a madrugada deste sábado dia 07, por volta das 02h20min, o condutor de um veículo que possivelmente estava em alta velocidade perdeu o controle da direção e invadiu o interior de uma loja na Rua Marechal Cândido Rondon no centro da cidade.
O condutor ainda não identificado conseguiu funcionar o veículo e fugiu do local.
A Policia Militar esteve no local e colheu informações com testemunhas para identificar o autor dos danos.
O proprietário da loja foi orientado quanto aos procedimentos a serem tomados.
O Projeto de Extensão “Dó, Ré, Mi, Fazendo Som”, desenvolvido por estudantes e técnicos-administrativos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, encerrou suas atividades na terça-feira, dia 3, com apresentações musicais realizadas na Escola Nelci Felini – Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial (APAE), de Laranjeiras do Sul.
Iniciado no mês de março de 2019, o projeto teve como público-alvo um grupo de estudantes da APAE. As atividades, desenvolvidas semanalmente na escola, foram coordenadas pela pedagoga Lucimara Lemiechek e pelo técnico em Assuntos Educacionais Cristian Ricardo Pazini, integrantes do Setor de Acessibilidade da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. Além deles, outros servidores docentes e técnico-administrativos, além de acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Interdisciplinar em Educação do Campo e Ciências Econômicas colaboraram no desenvolvimento das atividades.
O projeto teve como objetivo proporcionar aos estudantes da APAE o contato com a musicalização utilizando instrumentos tradicionais e instrumentos confeccionados com material reciclável e/ou material alternativo. Por meio de atividades e brincadeiras musicadas, o projeto visou estimular habilidades sensoriais, motoras e sociais, em estudantes com deficiência que frequentam aquela instituição, aproximando o Setor de Acessibilidade e acadêmicos do Campus com a comunidade escolar da APAE.
A fim de integrar os estudantes das licenciaturas à prática docente, os acadêmicos foram estimulados a coordenar atividades desenvolvidas na Escola possibilitando relacionar os conteúdos teóricos estudados nos cursos de Licenciaturas com a futura prática cotidiana.
Lucimara comenta: “iniciamos o trabalho com oficinas para capacitar os voluntários pois, a maioria, não tinha conhecimento conceitual sobre música e musicalização. Além disso, os momentos de planejamento foram importantes para aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a musicalização como ferramenta metodológica do trabalho pedagógico”. A pedagoga salienta que “ao final do projeto temos muito a comemorar. Foram 25 encontros com os alunos da Escola Nelci Felini, muitas horas de planejamento e crescimento pessoal e profissional de alunos e servidores que nele se envolveram. Nossos objetivos foram todos cumpridos e houve vários desdobramentos para além do que havia sido previsto. Agradecemos a equipe diretiva da APAE pela confiança em nós depositada para realizar este trabalho, especialmente a fonoaudióloga Alessandra Ibuts e professora de Artes, Sabrina Andreetta, que nos acompanharam em todos os momentos”.
A ampliação da cultura musical dos estudantes também foi objetivo do projeto e, para isso, diferentes ritmos e instrumentos musicais foram apresentados por colaboradores como os professores Martinho Machado Júnior e Fernanda Marcon, os técnicos Gabriela Cardoso, Diego Junges, Cristian Pazini, e o acadêmico Rivael de Jesus Oliveira.
Para Cristian Pazini “foi muito gratificante trabalhar com o projeto. Nas apresentações de encerramento pudemos mostrar um pouco do trabalho que desenvolvemos ao longo do ano. Agradecemos a APAE por abrir as portas e permitir que pudéssemos desenvolver esse trabalho em parceria e as professoras e alunos da APAE pela confiança em nossa equipe”.
A fonoaudióloga da APAE, Alessandra Ibuts, comenta que “o projeto auxiliou muito no desenvolvimento dos alunos, refletindo em sala de aula. Conseguimos perceber nitidamente a evolução deles, além disso possibilitou a sociabilidade entre eles. Em relação ao aspecto profissional, da área da fonoaudiologia, também percebemos evolução, tais como na memorização, percepção auditiva e articulação”.
A professora de Artes, Sabrina Andretta relata que “o projeto vai muito além de ‘fazer som’, ele contribui no desenvolvimento pedagógico. Agradecemos os envolvidos no projeto e a direção da escola por terem apresentado essa proposta que permitiu que nossos estudantes pudessem se expressar e se encontrar, porque a música permite isso”.
De acordo com a coordenação do projeto, no início do ano de 2020, o grupo de trabalho organizará uma apostila com as atividades realizadas durante o projeto. O intuito é disponibilizar, em formato digital, material didático a professores da educação básica das redes estadual e municipal.