Laranjeiras - Operação Égide desarticula grupo criminoso em ação integrada entre PCPR, PCSC, PMPR e PPPR

Ação em Laranjeiras do Sul e Itajaí (SC) resulta em 8 prisões e na apreensão de drogas, um veículo e documentos. Investigação conectou o grupo a uma tentativa de homicídio e ao tráfico de drogas na região.
Uma operação integrada entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Penal do Paraná foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (10) para desarticular um grupo criminoso que atuava em Laranjeiras do Sul. Batizada de "Operação Égide", a ação resultou na prisão de 8 pessoas e na apreensão de um adolescente, cumprindo mandados judiciais nos estados do Paraná e de Santa Catarina.
A fase ostensiva da operação mobilizou um efetivo de 29 policiais e 13 viaturas para o cumprimento de ordens de prisão e de busca e apreensão. Como resultado, 4 pessoas foram presas preventivamente, 1 adolescente foi apreendido e outras 3 pessoas foram presas em flagrante delito por tráfico de drogas durante o cumprimento dos 4 mandados de busca domiciliar.
O líder do grupo criminoso foi localizado Itajaí (SC), em fuga, foi preso em Laranjeiras do Sul, evidenciando a complexidade da investigação. Um pessoa foragida desde 2016 foi presa no estado catarinense, demonstrando eficiência da cooperação entre as forças de segurança dos dois estados.
Durante as buscas, as equipes apreenderam:
168 gramas de crack;
14 gramas de cocaína;
Diversos aparelhos de telefone celular;
Um automóvel utilizado nas atividades criminosas.
Vários documentos.
Coordenada pelo Delegado de Polícia, Dr. Denival Barbosa Liandro, e sua equipe, a "Operação Égide" é o resultado da confluência de duas investigações distintas. O trabalho de inteligência da Polícia Civil conseguiu demonstrar o vínculo direto entre uma organização criminosa dedicada ao tráfico e uma tentativa de homicídio ocorrida na cidade, o que fundamentou a expedição dos mandados judiciais pela Justiça.
“Essa operação é mais uma amostra de que não se tolerará o tráfico de drogas na nossa comunidade. As forças de segurança estão unidas e empenhadas na firme repressão a essa mazela”, afirmou o delegado.
Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário e permanecem à disposição da Justiça. A ação integrada reforça o compromisso das polícias em garantir a segurança da população paranaense.
Por - PCPR