O ano de 2022 marca o Bicentenário da Independência do Brasil, que será comemorado em 7 de setembro. Para celebrar a data, a prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Educação e Cultura definiu a programação que será cumprida para rememorar a trajetória do país ao longo dos 200 anos.
A programação começa no dia 1º de setembro com encerramento no dia 7. Toda programação vai acontecer na Praça José Nogueira do Amaral e contará com a participação de alunos da rede Municipal, Estadual e Particular de Laranjeiras do Sul.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 1º de setembro
Local: Praça José Nogueira do Amaral
Horário: 8h
-Hasteamento das bandeiras e execução dos hinos com a Banda Municipal.
Dia: 7 de setembro
Local: Praça José Nogueira do Amaral
Horário: 8h
-Hasteamento das bandeiras e execução dos hinos com a Banda Municipal e participação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Após o pronunciamento das autoridades, teremos apresentações culturais com o Centro da Juventude e alunos do Colégio Estadual Ko Homu da Aldeia de Boa Vista/Passo Liso.
Horário: 18h
Arriamento das bandeiras e execução dos hinos.
Por - Assessoria
Foi repassado via COPOM que deu entrada no hospital São Lucas uma mulher vitima de ferimento por arma branca.
A equipe deslocou até a casa hospitalar onde em conversa com a vitima, de 23 anos, a qual esta no sexto mês de gestação, relatou que estava na casa de alguns amigos com seu convivente, de 42 anos, e que em determinado momento sem motivos ele desferiu um golpe de faca na região do tórax da mesma e em seguida tomou rumo a uma área de mata próximo da residência onde se deu os fatos.
A equipe realizou incursão no local onde o autor teria entrado, e em determinado momento localizou o mesmo escondido em meio ao mato. Dada voz de prisão ao autor, sendo encaminhado até a Delegacia.
Com Polícia Militar
Foi repassado via COPOM que deu entrada no hospital São Lucas uma mulher vitima de ferimento por arma branca.
A equipe deslocou até a casa hospitalar onde em conversa com a vitima, de 23 anos, a qual esta no sexto mês de gestação, relatou que estava na casa de alguns amigos com seu convivente, de 42 anos, e que em determinado momento sem motivos ele desferiu um golpe de faca na região do tórax da mesma e em seguida tomou rumo a uma área de mata próximo da residência onde se deu os fatos.
A equipe realizou incursão no local onde o autor teria entrado, e em determinado momento localizou o mesmo escondido em meio ao mato. Dada voz de prisão ao autor, sendo encaminhado até a Delegacia.
Com Polícia Militar
A equipe da Polícia Militar foi acionada pela equipe do Hospital São Lucas, onde teria dado entrada uma pessoa ferida por arma branca.
No local em contato com a esposa da vitima de 31 anos, relatou que alguns vizinhos estariam em vias de fatos em via pública, e que seu esposo foi tentar separar a briga, o qual foi golpeado por faca em várias partes do corpo.
A vítima foi socorrida por vizinhos até o hospital. A equipe não conseguiu fazer contato com vítima tendo em vista que o mesmo estava passando por atendimento medico e seu estado de saúde é grave.
A equipe da PM foi até a residência do suposto agressor porém o mesmo não foi localizado. Sendo orientada a testemunha quanto aos procedimentos cabíveis.
Com Polícia Militar
Nesta sexta, dia 26, o Dinheiro Direto na Comunidade – programa que é uma parceria entre a Prefeitura de Laranjeiras do Sul e Câmara de Vereadores – realizou mais uma etapa de entregas.
Desta vez a entrega foi feita na comunidade da Flor do Pinho, contemplando quatro Associações. A prefeitura repassou em forma de comodato, um trator, uma plantadeira e semeadeira, uma carreta agrícola e uma colhedeira de forragem, em um investimento de R$ 422.062,00.
Os recursos são emendas parlamentares com contrapartida da prefeitura. Confira os equipamentos que foram entregues e as Associações contempladas:
1 trator da marca New Holland
R$ 175.000,00
Associação de Pequenos Produtores de Leite do Faxinal Grande
1 Plantadeira e Semeadeira
R$ 179.562,00
Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima da Flor do Pinho
1 carreta agrícola
R$ 27.500,00
Associação de Produtores Rurais São Pedro do Interior
1 Colhedeira de forragem
R$ 40.000,00
Associação de Moradores e Produtores Rurais do Herval Grande
Além dessas conquistas, foi autorizado outros importantes investimentos na Flor do Pinho e em Faxinal Grande. Na Flor do Pinho foi autorizado a construção do piso e do foro do pavilhão, além de mais uma carreta agrícola. Já para a Associação do Faxinal Grande, foi autorizado uma colhedeira de foragem.
O Programa - O Dinheiro Direto na Comunidade foi criado na Câmara de Laranjeiras do Sul pela Lei 025/2017, de autoria do Poder Executivo Municipal. A iniciativa beneficia entidades sem fins lucrativos do município por meio de aplicação de recursos financeiros direto nas associações que atendam seus critérios. Ao receber o montante solicitado, os próprios moradores auxiliados por agentes do programa realizam a compra dos materiais solicitados com detalhada prestação de contas. Após a entrega de cada etapa, as entidades ficam aptas para receberem um novo auxílio. Além disso, parte do montante para financiar a ação parte do Poder Legislativo ao final de cada exercício financeiro.
Presenças - Estiveram presentes no evento desta sexta-feira o prefeito Berto Silva; o vice-prefeito, Valdemir Scarpari; os secretários de Agricultura (Gilmar Negretti); Comunicação (Luiz Roberto); Governo e Gestão (Renata Marquetti Rossetim); Transportes (Valter Rech); Controle Interno (Sérgio Slusovski); Presidente Câmara de Vereadores (Carlos Alberto Machado); vice-presidente (Tarso Campigotto); primeiro secretário (Darci Massuqueto); segundo secretário (Ivaldonir Panatto) e vereadores: Antônio Joel Demétrio, Halisson Galvan, Rodrigo Scheis; Valmir Trindade e Valeide Scarpari.
Por assessoria
A visita dos alunos das Escolas Valdemar Boeira e Água Verde aos pontos turísticos em Foz do Iguaçu, Cataratas e Parque dos Dinossauros, vai marcar a volta do projeto Turismo na Escola, em Laranjeiras do Sul, que contempla os alunos do 5º ano.
A viagem acontece sábado, dia 27 de agosto. O projeto implantado em 2007 e reativado em 2018, tem como objetivo ampliar os horizontes do conhecimento dos alunos e ao mesmo tempo proporcionar entretenimento e diversão aos participantes.
Os pontos turísticos a serem visitados são cidades históricas, locais de turismo ambiental, chácaras, fazendas, museus, universidades, praças, parques, igrejas, aeroportos, entre outros. “A ideia é valorizar o turismo da região e levar o aluno a compreender a importância do turismo para o desenvolvimento e para a economia local e regional”, disse o prefeito Berto Silva.
A prefeitura fornece ônibus, o motorista, além da alimentação (café, almoço e lanche) aos alunos, além de uma ajuda de custo de R$ 30,00 para cada aluno.
Por assessoria







-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
_large.jpg)










-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)






