A Secretaria de Saúde continua com a campanha de vacinação contra o sarampo em Laranjeiras do Sul.
A continuidade de oferta da vacina considerou o alto número de pessoas que ainda não foram imunizadas contra a doença. Este ano, a campanha focou na vacinação de pessoas com até 49 anos, que devem ser imunizadas independente do histórico vacinal, pois precisam receber uma dose extra da vacina. Este público teve uma baixa adesão até o momento no município. As doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde.
O informe epidemiológico do sarampo divulgado na quinta-feira (04) não apresentou novos casos confirmados da doença no Paraná. Esta já é a sexta semana sem registros do sarampo no Estado. O vírus do sarampo ainda circula no Paraná. A vacina é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A campanha abrange a faixa etária de 20 a 49 anos e está disponível em todas as Unidades de Saúde do Estado.
SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.
A Prefeitura de Pinhão vai intensificar as ações de combate a Covid-19 com a implantação de barreiras sanitárias nas três saídas do município. A ação foi definida após reunião entre profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito Odir Gotardo na manhã de quarta dia 03 de junho.
Medidas para conter o avanço da pandemia começaram a ser implantadas pela administração municipal no dia 16 de março, inicialmente com uma serie de orientações. Na sequencia vieram decretos para toque de recolher, fechamento do comércio não essencial, cancelamento de atividade com aglomerações de pessoas e uso obrigatório de máscara, ações que renderam bons resultados, mantendo o município com baixos índices de contaminação.
O trabalho de fiscalização efetuado pelas equipes da Vigilância em Saúde em parceria com os fiscais da tributação e a colaboração da comunidade possibilitou a flexibilização de algumas medidas, principalmente no tocante a manutenção da economia, porem os municípios da região apresentaram um expressivo número de casos confirmados para a Covid-19, situações que acendeu a luz de alerta e a necessidade de novamente intensificar os trabalhos para combater o avanço da pandemia.
A partir de segunda-feira, a Secretaria de Saúde vai iniciar os trabalhos de monitoramento e orientação através da implantação das barreiras sanitárias. Ao passar pelo local, o motorista será abordado por profissionais da saúde, que irão aferir a temperatura corporal, informar e orientar a população sobre a prevenção ao covid-19.
A Secretaria de Educação já realizou três reuniões, utilizando aplicativo, para junto com diretores e pedagogos das escolas, avaliarem os resultados das atividades que estão sendo entregues para os alunos realizarem em casa.
Pedagogos e diretores mostraram -se satisfeitos com a dedicação e seriedade que as famílias têm demonstrado. Segundo os profissionais das escolas, temos muito próximo de 100% de alunos recebendo e realizando as atividades . Os poucos alunos cujas famílias não compareceram, foram procurados pelas escolas e em últimos casos solicitado o acompanhamento do Conselho Tutelar.
As escolas se organizaram para atender os alunos conforme as possibilidades de acesso das famílias aos recursos tecnológicos. Os materiais estão sendo impressos, ou encaminhados por videoaula, quando há a possibilidade de ser realizada desta forma.
“Uma das dificuldades apresentadas está na entrega quinzenal dos trabalhos, principalmente para as escolas do Campo. Na sede, para os alunos que vêm do interior. Para resolver essa questão estão sendo utilizadas as linhas do transporte escolar terceirizado. Dessa forma os professores vão até a casa dos alunos em todas as comunidades do município”. Destacou a Secretária de Educação e Cultura, Professora Maria Aparecida
Destaque especial foi dado para o engajamento dos professores que têm sido incansáveis na busca dos melhores recursos para enviar aos alunos. Eles têm se reinventado como profissionais para dar conta desse formato de educação nunca experimentado.
A alteração ficou por conta do Calendário Escolar de 2020 que foi readequado e o primeiro trimestre será fechado nesta semana. O mês de abril ficará para reposição quando retomadas as aulas presenciais. Mas não há data prevista para tal.
O grupo de profissionais, compreende que é uma situação atípica, que os alunos não têm os avanços cognitivos que teriam em sala de aula, mas que o manter ativo o vínculo dessas crianças com os conteúdos escolares, com as escolas e com os professores é muito importante.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura parabeniza PAIS, PROFESSORES e ALUNOS pela importante colaboração.
Gratidão pela compreensão da necessidade de nos ampararmos neste momento.
A reunião entre o Prefeito Odir Gotardo e os profissionais do setor de Vigilância em Saúde ocorreu na manhã de quarta dia 3 de junho, no Gabinete do Prefeito. Dentre as próximas ações e medidas esta a instalação de barreiras sanitárias em três acessos do Município.
A enfermeira Ana Lurdes da Vigilância em Saúde, fala sobre as ações que serão realizadas.
“Temos três casos confirmados no Município, destes, dois recuperados. Para que não ocorra um avanço significativo, como ocorreu nos Municípios vizinhos, estamos preparando as equipes para as Barreiras Sanitárias. O objetivo é diminuir o fluxo de pessoas que estejam vindo de outro Município, em que há muitos casos, e também no sentido de amenizar a saída de pessoas do Município, que estão se deslocando pra outros locais e possam estar voltando destes locais, contaminados”.
O Prefeito Odir também reforçou a importância de todos os cuidados serem mantidos neste momento.
“Este é um momento crucial, primeiro porque temos percebido um aumento muito grande de casos na nossa região. isso liga o alerta de que nós precisamos retomar com intensidade, os cuidados de prevenção. Estamos trabalhando com o isolamento, e é importante que as pessoas evitem sair do Município, pois praticamente todos os Municípios da região estão com números altíssimos de casos. Nós estamos em uma condição melhor, mas se as pessoas continuares indo à esses municípios, nós traremos estes casos para cá e a contaminação aumentará. Também é importantes pensarmos que uma visita inocente de um parente, que não há necessidade de acontecer neste momento, e de pessoas vindas destes município, pode também aumentar o risco de contaminação. Outro ponto importante são os cuidados no comércio. Nós temos a flexibilização da abertura do comércio, mas as regras precisam ser observadas, o distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e álcool gel. As barreira servirão para proteger a cidade, numa abordagem inicial, verificando a condição de saúde dessas pessoas, medir a febre, que é uma possibilidade mais imediata e pode indicar que a pessoa é portadora do vírus”.
As barreiras terão início no dia 08 de junho, e as equipes já estão se preparando para atuar nesta ação de prevenção do aumento de casos.
Importante reforçar que os cuidados individuais devem ser intensificados, e que cada um tem a responsabilidade de evitar a propagação do vírus. Então #fiqueemcasa, saia somente se necessário.
O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul deste domingo dia 7, está confirmando mais três casos positivo do novo coronavirus, totalizando até agora, 18 confirmações de Covid-19. Os novos casos são de trabalhadores da área da saúde, das Unidades Hospitalares do município.
Todas do sexo feminino com idade de 52, 31 e 24 anos, e se encontram em isolamento domiciliar. Já o número de "suspeitos" despencou de 32 para 14, de ontem pra hoje.
O novo boletim divulgado neste domingo, 7, apresenta os seguintes números:
Confirmados – 18
Recuperados – 2
Suspeitos – 14
Descartados – 63
Na manhã deste domingo dia 07 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde por meio de um novo boletim e nota informativa, confirmou mais dois casos de COVID-19 no município, agora Catanduvas soma 5 casos confirmados da doença.
NOTA INFORMATIVA
COVID-19
A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas comunica o 4º e 5º caso de COVID-19, com laudo positivo emitido pelo LACEN – Laboratório Central do Estado do Paraná.
Paciente do sexo feminino, 16 anos e paciente do sexo masculino 44 anos. Ambos encontram - se em isolamento domiciliar sem sinais de complicação até o momento e estão sendo monitorados pelo setor epidemiológico, conforme prevê a legislação e protocolos.
Informamos que conforme Lei 13.853/2019, é vedado a divulgação de dados pessoais dos pacientes suspeitos ou confirmados, sendo a violação destes direitos sujeitos a responsabilização administrativa, civil e criminal.
Reforçamos o pedido à população que cumpra as orientações de isolamento social, evitem visitas, aglomerações e saiam de casa somente em extrema necessidade fazendo uso de máscaras. (Fonte Boletim Secretaria de Saúde).
Catanduvas/PR 07 de junho de 2020.
ADEMAR LUIZ BURCKHARDT
Secretário Municipal de Saúde










-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)







