Nesta sexta dia 24, a Secretaria de Saúde de Marquinho, através de um boletim confirmou a 1ª morte por Covid-19 no município.
O óbito registrado nesta sexta, é de uma paciente que estava há quase 30 dias internada na UTI do Hospital São José em Laranjeiras do Sul.
Dos 04 casos positivos, 03 pacientes estão recuperados e portanto 01 paciente infectado veio a óbito.
Há ainda 05 casos suspeitos, 29 pacientes estão em monitoramento e 41 casos foram descartados através de exames. (Fonte Boletim Secretaria de Saúde).
.
Um novo caso de Covid -19 foi registrado nesta sexta dia 24, em Laranjeiras do Sul.
Trata-se de um homem de 46 anos com histórico de viagem. O mesmo se encontra em isolamento domiciliar.
A saúde registrou até agora 89 casos positivos de Covid-19; dentre estes 73 pacientes estão curados.
Há ainda 05 pacientes internados com suspeita, onde 04 com quadro clínico estável e 01 requer cuidados.
28 pacientes com suspeita aguardam resultados de exames e 267 casos já foram descartados. (Fonte Boletim Secretaria de Saúde)
Um homem morreu no hospital vítima de agressão na tarde desta quinta dia 23.
Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital São Vicente de Paula em Guarapuava, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
De acordo com informações Norival Cordeiro Ramos de 50 anos, foi vítima de agressões na Localidade de Faxinal dos Ribeiros em Pinhão.
O corpo foi encaminhado para o IML de Guarapuava para necropsia e na sequencia foi liberado aos familiares para os procedimentos fúnebres.
A Polícia Civil de Pinhão investiga o caso para identificar os agressores.
Em cerimônia realizada na sexta-feira, 24, no Distrito do Passo Liso, a Prefeitura com apoio da Câmara de Vereadores, repassou R$ 125.700,00, para oito entidades não governamentais de Laranjeiras do Sul. A ação faz parte do Programa “Dinheiro Direto na Comunidade”, destinado para Associações e Clubes de Mães da cidade e interior. O objetivo deste programa, é atender diversas necessidades das entidades beneficiadas, como melhorias em pavilhões comunitários, aquisição de equipamentos, entre outras. Para receber o benefício, a entidade deve ser sem fins lucrativos e com reconhecimento de utilidade pública municipal.
O Programa “Dinheiro Direto na Comunidade”, surgiu no ano de 2005, onde na época a prefeitura liberou R$ 2.000,00 para cada um dos 42 clubes de mães adquirirem utensílios de cozinha. Ao receber o montante solicitado pelos próprios moradores, auxiliados por agentes do programa, o dinheiro é utilizado para suprir necessidades básicas das entidades. Os recursos são utilizados na reforma de pavilhões, compra de equipamentos agrícolas e utensílios de cozinha, iluminação de campos de futebol, entre outras tantas ações.
Associações e Clubes de Mães contemplados
-Associação Comunitária de base do Distrito do Passo Liso, R$ 40.000,00. Recursos para construção de um barracão 12x30
-Associação dos Pequenos Agricultores do Assentamento Recanto da Natureza, R$R$ 25.000,00. Recursos para reforma do pavilhão
-Clube de Mães Caminhando em Frente/Boa Vista e Cachoeira, R$ 15.000,00. Recursos para aquisição de utensílios para a cozinha
-Associação Comunitária de Pequenos Agricultores Santo Antônio / Colônia União, R$ 11.700,00. Recursos para construção do muro do Cemitério
-Associação de Moradores e Produtores Rurais da Colônia Santo Antônio, R$ 10.000,00. Recursos para aquisição de utensílios para a cozinha
-Associação de Produtores Rurais do Rio Quati, R$ 10.000,00. Recursos para aquisição de utensílios para a cozinha
-Clube de Mães Unidas Venceremos/Criciúma, R$ 8.000,00. Recursos para aquisição de utensílios para cozinha
-Clube de Mães Nova Conquista/Assentamento Passo Liso, R$ 6.000,00. Recursos para aquisição de utensílios para cozinha
Nas duas entregas já realizadas, a prefeitura repassou, R$ 203.700,00, contemplando 13 entidades. Através do terceiro chamamento público, falta ainda receberem as seguintes Associações e Clubes de Mães.
-Clube de Mães da Paz/Rio do Tigre
R$ 2.000,00. Aquisição de um Forno a gás
-Associação de Produtores de Leite do Faxinal Grande
R$ 10.000,00. Implementos agrícolas.
-Clube de Mães Unida/Vera Cruz
R$ 10.000,00. Equipamentos de cozinha.
-Associação da Regional RCA/Rio do Tigre, Campo Verde e Alto Alegre
R$ 4.000,00. Aquisição de um Distribuidor de Ureia.
-Clube de Mães Casinha Branca / Campinas
R$ 5.000,00. Aquisição de utensílios de cozinha
-Clube de Mães Frei Galvão
R$ 12.000,00. Conclusão do barracão.
-Associação Comunitária do KM 08
R$ 20.000,00. Aquisição de uma Calcareadeira
-Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Campo Sales
R$ 27.000,00. Aquisição de um Distribuidor de Adubo Orgânico.
-Clube de Mães Amizade / Bairro São Francisco
R$ 7.000,00. Aquisição de utensílios para cozinha
Com o objetivo de amenizar os efeitos da crise financeira provocada por conta do novo coronavírus (COVID-19), a prefeitura vai prorrogar por mais 90 dias, a medida de apoio financeiro aos comerciantes do Terminal Rodoviário de Laranjeiras do Sul. A iniciativa já previa a isenção nos meses de abril, maio e junho. Com a nova proposta que será enviada à Câmara de Vereadores, a medida visa prorrogar o pagamento também nos meses de julho, agosto e setembro. Atendendo à legalidade, o prefeito Berto Silva vai enviar projeto de lei à Câmara para garantir o perdão da dívida.
Os comerciantes da Rodoviária, ainda não se recuperaram dos danos causados pelo impacto da Covid-19. O movimento continua baixo, uma vez que a circulação caiu mais de 70% devido aos cancelamentos de linha. Este projeto, portanto, é mais que essencial para que os 21 micros e pequenos empreendedores responsáveis por gerar emprego e renda a mais de 80 pessoas cumpram as obrigações.
“O atendimento desta demanda é mais que louvável, pois deve garantir a manutenção de empregos em meio à pandemia, representando instrumento de incentivo às empresas e seus trabalhadores”, afirmou o prefeito Berto Silva, já que a diminuição da demanda por passagens refletiu no fluxo de pessoas no terminal. Nesse sentido o projeto deve garantir a manutenção de empregos em vista do impacto provocado pela crise sanitária.
Na tarde desta sexta dia 24, o helicóptero do Paraná Urgência aerotransportou uma paciente adolescente, a qual foi atendida no Hospital Santo Antônio e necessitou de transferência para o Hospital Universitário em Cascavel.
O diagnóstico da paciente não foi divulgado.
A agilidade e eficiência do atendimento aeromédico é primordial para garantir a vida dos pacientes atendidos.




.jpg)















