Nesta quinta dia 23, compareceu ao DPM Ibema, a pessoa de J.N.F., o qual informou ter realizado uma compra online no site “123 importados.com”, de uma smart TV LED 43’’, marca samsung, modelo RU7100 UHD 4k, no valor de R$799,90.
O mesmo relata que viu o anúncio do referido site de compras em comerciais de programas televisivos e que efetuou o pagamento integral do valor do produto, via boleto em casa lotérica.
Contudo, alguns dias após o pagamento o homem relata que não conseguiu acessar o site em tela, tampouco conseguiu contato via telefone.
J.N.F. relata ainda que já se passaram mais de 70 dias da referida compra e ainda não recebeu o produto.
O mesmo informa já ter ciência que os responsáveis pelo site supracitado foram presos e que utilizavam-se deste para aplicar golpes.
A PM registrou um B.O de Estelionato e orientou a vítima do golpe sobre as medidas judiciárias a serem tomadas.
Dois novos casos de Covid-19 foram confirmados nesta quinta dia (23) em Laranjeiras do Sul, totalizando agora 88 casos positivos; dentre estes 70 pacientes estão recuperados.
Os novos casos tratam-se de um idoso de 79 anos e outra idosa com 74 anos.
Ambos contrariam a doença por contato domiciliar. Os dois se encontram em isolamento domiciliar.
Dois Laranjeirenses continuam internados, um com quadro clínico estável e o outro requer cuidados.
Há ainda 30 casos suspeitos. (Fonte Boletim Secretaria de Saúde).
A Secretaria de Saúde reforça durante todo o mês de julho as ações de prevenção e atenção às hepatites com atividades direcionadas a profissionais que atuam diretamente no atendimento à população. O Julho Amarelo foi instituído em todo o País, no ano passado, para ressaltar que existe diagnóstico precoce e tratamentos para as hepatites no Sistema Único de Saúde (SUS). As hepatites são um grupo de doenças que provocam inflamação do fígado e as mais frequentes são as virais.
“Hoje, temos disponíveis várias ferramentas eficazes para o combate às hepatites, como a vacina, que garante a prevenção das hepatites A e B, além dos testes rápidos, exames laboratoriais e medicamentos fornecidos na rede estadual“, destaca o Farmacêutico responsável pelo atendimento especializado em Laranjeiras do Sul, Cristian Ricardo Pinto. “Neste momento em que a Covid-19 é o foco do sistema de saúde em todo o mundo, é muito importante o alerta e reforço da secretaria para as doenças que podem ser prevenidas. Na maioria das vezes as hepatites são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Por isso, a necessidade de estarmos atentos, evitando que pessoas se contaminem e que precisem de internamento”, salienta o Farmacêutico.
Em Laranjeiras do Sul o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), atende 94 pacientes portadores de Hepatite, sendo, 33 com tratamento mensal e 61 onde a doença está estabilizada. Os casos estão divididos em 60% homens e 40% mulheres, na faixa etária de 30 a 65 anos. A medicação é retirada mensalmente e o paciente é acompanhado com exames periódicos de quantitativo da carga viral, além de consulta médica especializada. “A Hepatite quando se manifesta, os sintomas mais comuns podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Já o contágio se dá através do contato com sangue contaminado”, concluiu Cristian.
Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:
-Usar preservativo em todas as relações sexuais
-Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings
-Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure
-Solicitar aos profissionais que ofereçam esses serviços que comprovem o uso do equipamento autoclave “que é um equipamento exigido pela Vigilância Sanitária, no qual o material a ser esterilizado é colocado de forma a fazê-lo entrar em contato com o vapor de água em altas temperaturas”
-Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas
-Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack
Vacinação
O Brasil tem como prioridade, a realização de campanhas nacionais que estimulem os seus cidadãos a se vacinarem gratuitamente contra a hepatite B a buscarem o diagnóstico precoce. A vacinação contra a Hepatite B é realizada gratuitamente, para homens e mulheres de zero a 49 anos. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as salas de vacina do SUS – Sistema Único de Saúde.
Várias obras e ações estão sendo realizadas no município de Campo Bonito.
Entre as ações de combate ao coronavírus, estão sendo realizados os atendimentos habituais em todas as secretarias, o atendimento ao público na Ação Social está orientando e direcionando todas as pessoas que estão sendo beneficiadas pela ajuda do governo federal devido a Pandemia.
Destacamos o setor de viações, obras e o urbanismo que no momento realiza várias obras no setor urbano e também no interior, entre elas estão resolvendo em parceria com a SANEPAR um problema crônico de água na estrada do Sbaraine, uma reivindicação de mais de 10 anos, que agora sendo instalada estará beneficiando 7 famílias, foi também aumentado a extensão da rede de água no Bairro Morada do Sol.
Foi concretizada a base da caixa d’água em Santa Maria, projeto que vai favorecer mais de 30 famílias que sempre tiveram escassez de água e agora serão feitos os encanamentos e as instalações, em poucos dias às famílias terão a água em suas residências. Também foi feito o manilhamento ligando a Rua Henrique Zibetti com a Rua Anatálio Borba Cavalheiro, um problema antigo de enxurradas que favorecerá aproximadamente 15 famílias. Foi adquirido um triturador de galhos juntamente com a ITAIPU, com 50% de contra partida do município.
Em parceria com a ITAIPU-BINACIONAL está sendo construído o quarto Abastecedouro Agrícola, em um total de oito, foi retomado o inicio das obras do calçamento que liga ao distrito de Sertãozinho com valor R$223,000,00, está sendo feita a revitalização das quadras de esportes nas Comunidades de Santa Maria e Sertãozinho.
As estradas do município estão recebendo reparos constantemente, mantendo-as sempre com boas condições de tráfego.
No urbanismo além dos trabalhos normais diários, foram revitalizadas as Ruas Belizário e Fronteira no Bairro Jardim das Flores, um trecho da Rua Luiz Zaniollo no Bairro São Sebastião, construção de uma praça no Jardins Horizonte e a revitalização da praça Osvaldo Zibetti no centro, saída para o Bairro São Francisco e está sendo revitalizada a praça do Bairro Morada do sol e instalado um parque de brinquedos para as crianças.
É o nosso município em pleno desenvolvimento, estamos realizando obras e ações em todos os setores e isso é fundamental para a nossa administração que busca sempre o bem estar e o conforto de todos os munícipes, disse o prefeito Toninho.
Por Assessoria
Por volta das 18h00min desta quarta dia 22, a equipe policial de Pinhão, visualizou um veículo, sendo que o mesmo ao perceber a presença policial acelerou o veículo e rapidamente fez uma conversão para uma estrada de chão.
Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi localizado, porém ao realizar buscas ao veículo, foi localizada uma espingarda cal.32, marca Amadeo Rossi desmuniciada.
O condutor de 34 anos foi encaminhado até o 4° Pelotão e em seguida foi entregue na Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências judiciais.
Com objetivo de melhorar a qualidade do transporte escolar e coletivo do município, a Prefeitura de Candói adquiriu dois ônibus e dois micro-ônibus 0km.
Os investimentos nos micro-ônibus escolares foram de R$ 489 mil, com capacidade para 31 lugares.
Já os investimentos nos dois ônibus para o transporte coletivo foram de R$ 720 mil. Os veículos ainda possuem uma plataforma de elevação para cadeirantes e podem transportar até 31 passageiros sentados e 20 em pé, caso seja necessário.





















