Com o objetivo de estabelecer e fortalecer uma rede internacional de cooperação técnica e científica, a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da UFFS e o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Laranjeiras do Sul coordenaram a elaboração de uma proposta envolvendo outras dez instituições de pesquisa e englobando nove diferentes países da região Ibero-americana.
Essa rede tem como objetivo compartilhar experiências exitosas nas diferentes instituições, tanto de pesquisa, como de ensino. Dessa forma, é possível melhorar a qualidade do aprendizado dos estudantes de graduação e de pós-graduação da UFFS e de outras instituições, bem como promover experiências internacionais aos estudantes e parceiros da rede.
A AGIITEC realizou os contatos e articulou a criação da rede, reforçando a importância da inovação e da transferência de conhecimentos entre instituições de pesquisa, evitando a duplicidade de trabalhos e possibilitando o maior aprofundamento e impacto dos resultados obtidos.
Uma das primeiras propostas que resultam dessa cooperação foi a submissão de projetos da UFFS ao Edital CYTED 2020 (Ciencia y Tecnología para el Desarrollo), de mobilidade internacional. Independente dos resultados, as parcerias serão fortalecidas com o desenvolvimento de projetos conjuntos. Uma das propostas submetidas é coordenada pela docente Vânia Zanella Pinto, e aborda a área de embalagens biodegradáveis para alimentos, a qual pode contemplar as áreas de Engenharia de Alimentos, Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Economia.
Além da parceira internacional, o projeto de cooperação reforça parcerias com empresas da região, como a Cooperativa de Produtores de Sementes (Coprossel), Indústria Mate Laranjeiras e Santa Maria Celulose.
Aliado com a iniciativa privada, espera-se que a UFFS possa exercer sua missão de contribuir para o aumento da produtividade e eficiência do setor produtivo, responsável pela geração de empregos e riquezas. O projeto tem vigência de 4 anos e visa a valorização da propriedade intelectual e o incentivo ao surgimento de novos negócios.
As instituições e empresas parceiras nessa rede internacional de cooperação técnica e científica são:
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS);
Cooperativa de Produtores de Sementes (Coprossel) / Laranjeiras do Sul-PR;
Indústria Mate Laranjeiras / Laranjeiras do Sul-PR;
Santa Maria Celulose / Guarapuava-PR;
Universidad Andrés Bello (UNAB) e Universidad Técnica Frederico Santa Maria (USM) / Chile;
Universidad de Antioquia (UDEA) e Universidad Tecnológica de Pereira (UTP) / Colômbia;
Centro de Innovación y Desarrollo Agroalimentario de Michoacán (CIDAM) / México;
Universidad Tecnológica Privada de Santa Cruz (UTEPSA) / Bolívia;
Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) da Universidade de Aveiro (UA) / Portugal;
Universidad de Guayaquil (UG) / Equador;
Universidad Nacional de Córdoba (UNC) / Argentina;
Instituto Tecnologico de Costa Rica (ITCR) / Costa Rica.
Por Assessoria

Sou Técnica em Enfermagem Socorrista com especialidade em Instrumentação Cirúrgica, apaixonada por organização. Desde então sempre busquei conhecer mais essa área, ate ser apresentada ao Método Reorganize da renomada Priscila Sabóia, conhecida no programa É de Casa da Rede Globo, seguindo métodos da Marie Kondo e terapeuta em Feng Shui.
O SEGREDO PARA “ENERGIZAR” SEU GUARDA-ROUPA:
É muito bom abrir o armário e ver as roupas de que você gosta arrumadinhas nos cabides. Mas, em geral, ele está tão desorganizado que é simplesmente impossível achar alguma coisa ali.
Existem duas causas possíveis para essa bagunça.
Primeira: é que o guarda – roupa pode estar cheio demais. Às vezes os cabides ficam tão espremidos que é difícil que é difícil tirá-lo do lugar sem causar uma avalanche de outros cabides. Casos assim são extremos, mas é verdade que a maioria das pessoas guarda muito mais roupas do que precisa.
Segunda: é a falta de informação. As pessoas simplesmente não sabem como organizar as roupas em cabides.
A regra mais básica é pendurar peças da mesma categoria lado a lado, dividindo o espaço em seções de blazer, vestido entre outros.
Vou te contar um segredo!!!
Posicione as roupas de modo que apontem para a direita. Seguindo essa dica, o conteúdo do armário fica mais equilibrado.
Para colocar esse principio em pratica, pendure peças pesadas do lado esquerdo e as mais leves no lado direito do armário.
Na categoria peças pesadas estão incluídas as mais compridas, as de tecidos pesados e as escuras. Quanto mais para a direita, mais curtas, claras e leves elas devem ser. Em termos de categorias a extrema esquerda devem ficar casacos, seguidos de vestidos, blazers, calças e blusas.
Tente criar a impressão de que as peças estão numa ascendente para a direita.
Além disso, dentro de cada categoria mantém a regra:
Roupas mais pesadas a esquerda e mais leves a direita
Esse esquema de arrumação traz um grande bem-estar.
Quando vemos o guarda-roupa organizado desse modo, nossos batimentos cardíacos se aceleram e as células do corpo ficam energizadas. Essa energia é transmitida para suas roupas. |
Mesmo com as portas do armário fechadas o quarto vai parecer renovado. Depois de ter essa sensação, você nunca mais vai deixar de organizar por categoria. |
Mas não se esqueça:
Primeiro é preciso manter no armário apenas aquelas roupas que você realmente adora.
Guardando as meias
Trate suas meias e meias-calças com respeito:
É isso mesmo. As meias e meias-calças guardadas na gaveta estão de férias. Levam uma surra no trabalho do dia-a-dia, aguentando pressão e fricção para proteger seus preciosos pés. O tempo que passam no armário é a única que elas tem de descansar.
Aquelas que têm a infelicidade de ser empurradas para o fundo da gaveta geralmente são esquecidas por tanto tempo que o elástico afrouxa sem possibilidade de recuperação.
MEIA-CALÇA
- Una as pontas, dobrando a meia-calça no sentido do comprimento. Em seguida, dobre-a em três partes, de modo que a parte dos pés fique para dentro e o elástico da cintura fique ligeiramente para fora. Por fim, enrole a meia calça em direção ao elástico da cintura. Se o elástico ficar para fora quando você tiver terminado é porque fez da forma correta.
- Use essa técnica para as meias ¾.
- As meias-calças de inverno é mais fácil de enrolar se forem dobradas ao meio. O importante é que as meias-calças fiquem firmes e estáveis quando estiverem enroladas, como se fosse sushis.
Uma caixa de sapato é o local ideal para guarda-las, pois não deixa que elas fiquem frouxas e desenrolem.
DOBRAR MEIAS É AINDA MAIS FÁCIL:
Coloque um pé da meia sobre o outro e siga os mesmo princípios usados para as roupas.
PARA AS MEIAS SOQUETES que apenas cobrem os pés, dobrar ao meio juntando as pontas é suficiente.
AS DE CANO CURTO que vão ate o tornozelo devem ser dobradas em três partes.
MEIAS ¾ e aquelas que cobrem o joelho devem ser dobradas de quatro a seis vezes.
Ajuste o numero de dobras de acordo com a altura da gaveta, sempre lembrando que o objetivo é formar um retângulo simples.
Roupas fora da estação
Não é preciso deixa-las fora de vista
Algumas pessoas não tem espaço suficiente para guardar roupas de frio e de calor lado a lado, então apelam para o uso de caixas plásticas com tampa. Se quiser guardar peças de outra estação separadas das de uso imediato, recomendo que compre um gaveteiro.
Não importa onde guarde as peças, uma regra comum é: de vez em quando, abra as gavetas ou as portas dos armários para deixar entrar um pouco de luz e ar. Passe as mãos pelas roupas. Faça com que saibam que você se importa com elas e que anseia por usa-las novamente.
Essa comunicação mantém as peças vibrantes e faz o relacionamento entre vocês durar mais.
“O truque é criar categorias simples ao guardar as peças na gaveta, por exemplo, “camisas de algodão” e” camisas de lã” . separa por estação ou por atividade – como trabalho e lazer.
Ficamos por aqui, e qualquer dúvida e sugestão entrem em contato pelo Instagram: apaixonada_por_organizacao. (Com Jaque Organizer).
Neste sábado dia 15, por volta das 13h45min a Polícia Militar recebeu informações que na Comunidade de Invernadinha, um homem de 57 anos, havia cometido suicídio, utilizando-se de uma arma de fogo.
A equipe policial foi ao local, onde constatou que havia uma pessoa em óbito no interior da residência sobre um sofá e com uma arma de fogo do tipo garrucha na mão direita.
Segundo as testemunhas, uma senhora havia visto o homem pela última vez na manhã do dia 12/08 (quarta-feira) sendo que neste sábado retornou novamente na residência e não o avistou, e após chamar o mesmo por várias vezes e ele não respondia então ela e mais um homem arrombaram a janela dos fundos e adentraram a residência constatando o óbito.
Ainda que diante das constatações foi feito o isolamento do local, informados a Polícia Civil de Cantagalo, que acionou a Criminalística e o IML.
O IML de Guarapuava divulgou a identificação oficial da vítima trata-se de JOÃO CASTILHO PADILHA.
A Polícia Civil instaurou um inquérito e segue com as investigações sobre a morte.
“A informante contou que teve um relacionamento com Jerri, por cerca de 2 anos, já tinham terminado há cerca de 3 meses quando da morte. Ficou sabendo que “Gugo” [Jerri] e Claudemir tiveram um desentendimento. A depoente comprou um celular em seu nome e deu para Jerri, mas era ele quem deveria pagar. O valor era de 1350 reais, parcelado em 12 vezes de 109. […] Ficou sabendo que tinha sido bloqueado ao tentar formatar, foi nesse dia que lhe telefonaram para transferir as parcelas. Aduz que não foi a responsável pelo bloqueio. O Zaqueu falou que ou ele ou Claudemir iria assumir as parcelas. Conversou com Claudemir também por telefone, ele lhe disse que estava bloqueado e ele também lhe disse que iria assumir as parcelas”, relatou em depoimento.
Jacson Magalhães relatou em depoimento que conversava com Claudemir sobre a venda do aparelho e em determinado momento eles discutiram e o homem saiu do local. Pouco tempo depois ele retornou ao endereço e atirou na direção de Jacson e novamente foi embora.
“Cerca de 5 minutos depois o depoente estava voltando para frente da igreja, quando Nego, que já estava naquele local, desferiu um tiro em sua direção. Continuou indo na direção da igreja e falou ‘só faltam 5’, referindo-se ao número de tiros que restavam no revólver. Não se escondeu ou ficou com medo, ‘não nasceu para semente’. Nego não disparou mais e saiu do local, tomando outro rumo”, afirmou a outra vítima.
Em sua defesa, Claudemir da Luz, relatou que não tinha desavenças com Jerri, mas o homem teria ‘tomado as dores’ por conta do desentendimento entre Claudemir e Jacson e uma nova confusão se formou.
“O depoente saiu para fora do carro para conversar com Jerri. Tentou ir embora, dizendo a Jerri que não tinha briga com ele. A vítima ficava batendo em si mesmo e lhe dizia ‘bate aqui na minha cara se você for homem’. Quando tentou entrar no carro, Jerri foi para cima do depoente, que sacou da arma e atirou, estavam numa distância média de um metro. […] A vítima correu uns 100 metros. Enquanto a vítima estava correndo, o depoente não atirou, os demais disparos foram efetuados no momento em que Jerri parou e olhou para trás, neste momento disparou mais uns 2 ou 3 tiros. O depoente correu atrás da vítima para terminar o que tinha começado”.
Por conta de toda a situação, a Juíza Regiane Tonet, decidiu pronunciar o réu para que ele fosse levado a júri popular por conta do homicídio praticado por motivo fútil. Na mesma ação outro homem também foi apontado como envolvido, mas foi impronunciado por falta de provas.
“O recurso utilizado pelos acusados tornou impossível e dificultou a defesa da vítima, uma vez que esta estava desarmada, aqueles estavam armados, em superioridade numérica, aproximaram-se com o veículo acima descrito, Claudemir correu atrás de Jerri pela Rua Isaura Alves de Oliveira, passou a disparar contra a vítima, a qual correu pela Rua D, onde caiu ao chão, momento em Claudemir aproximou-se e a alvejou com os tiros a queima-roupa no rosto. Quando a vítima já estava caída e sem possibilidades de reagir, conforme os mesmos meios de prova supramencionados”, descreveu a magistrada.
O processo estava concluso para decisão, mas Claudemir foi executado antes que a pena fosse arbitrada.
O corpo de Claudemir Machado da Luz de 27 anos foi encaminhado ao IML de Cascavel e segue para liberação de familiares. (Com CGN).
Neste sábado dia 15, a Polícia Militar registrou dois furtos em residências.
FURTO QUALIFICADO EM RESIDÊNCIA NO BAIRRO CRISTO REI:
Por volta das 17h16min deste sábado na Rua das Perobas, Cristo Rei, ocorreu um furto em uma residência.
No local, em a PM em contato com o morador, este informou que há dois dias, ele e sua esposa haviam se ausentado e ao retornar neste sábado, encontram a sua residência arrombada, sendo constatado que diversos itens, como televisão, roupas diversas, haviam sido levados.
Não tendo mais informações, o casal foi orientado quanto aos demais procedimentos.
FURTO EM RESIDÊNCIA NO BAIRRO SÃO FRANCISCO:
Por volta das 22h45min deste sábado na Rua Jose Antonio Molinari, São Francisco, a PM em contato com o proprietário da residência o mesmo informou que saiu de casa e ao retornar observou a porta dos fundos quebrada e a casa toda revirada e deu por falta, até o momento, de 03 perfumes masculinos não sabendo precisar as marcas.
Efetuado patrulhamento sem êxito em encontrar os objetos ou suspeitos. O morador foi orientado.
Neste sábado dia 15, por volta das 18h30min no assentamento Slavieiro localidade de Rio Lambedor, em Porto Barreiro, desde o furto ocorrido no dia 13/08/20 da camionete F4000, placas JTR 8G76, a equipe Rotam não cessou as buscas.
Foi constatado através de imagens de câmeras que um outro carro estava dando apoio nesse furto sendo um Ford Fiesta preto, chegou-se ao nome de um suspeito, realizado então diligências e logrado êxito em abordar um indivíduo de 18 anos, ele estava junto com sua mãe, e seus outros dois filhos, todos estavam no veículo Ford Fiesta.
A abordagem ocorreu momentos antes de chegarem a sua propriedade, local onde foi localizado a camionete F4000 furtada.

(Fotos: Polícia Militar).
Junto estavam duas placas, as quais seriam trocadas no veículo furtado e uma certa quantia em dinheiro.
Também em buscas na residência foi localizado um revólver calibre.32, carregado com três cartuchos intactos.
Diante dos fatos a arma, veículo Fiesta e envolvidos foram encaminhados para a 2ª SDP de Laranjeiras do Sul.
As duas crianças entregues aos cuidados dos Conselheiros Tutelares.























