Três estabelecimentos comerciais foram fechados e notificados nesta quarta dia 03, em Laranjeiras do Sul, por estarem em desacordo com as normas vigentes no município para evitar a propagação do novo coronavirus. Os locais interditados, todos de eletrodomésticos, estão localizados na rua XV de Novembro. O resultado faz parte da operação que vem sendo desencadeada pela Vigilância Sanitária do município, pelo descumprimento do decreto municipal 013/2021 e do Estado, 6.983 de 26 de fevereiro. Anteriormente, outros estabelecimentos foram interditados.
Para que o trabalho seja realizado no município, a prefeitura conta com mais de 100 servidores nas ruas. As fiscalizações também acontecem por meio das denúncias que chegam através do telefone (42) 3635-4903. Até agora já foram realizadas 38 denúncias desde o novo decreto. A maior parte das reclamações são sobre estabelecimentos que apresentam algum tipo de irregularidade.
A nova legislação entrou em vigor no último sábado, 27, e as determinações acatam ao decreto estadual que visa conter o avanço da Covid-19.
O prefeito Berto Silva, anunciou novo auxílio para os motoristas do transporte escolar municipal, por conta da paralisação das atividades devido à suspensão das aulas, em função da pandemia do novo coronavírus. Sensível com a questão social e sabendo do problema enfrentado pela categoria, a administração municipal pela primeira vez em 2021, está propondo antecipar 30% dos valores mensais já pagos anteriormente. Este mesmo procedimento foi feito todos os meses de 2020, desde o início da pandemia.
O percentual deverá compreender, no máximo, 30% dos valores mensais já pagos anteriormente. Por sua vez, os valores pagos de forma adiantada, serão descontados na ordem de 50%. Ou seja, a cada mês adiantado será descontado em 2 dois meses de serviços efetivamente prestados.
Em 2020, a Câmara de Vereadores aprovou projeto enviado pelo Executivo, autorizando a antecipação de valores aos transportadores terceirizados. Até o momento, a prefeitura já liberou R$ 545.542,67. Desse valor, R$ 517.569,86 em 2020 e R$ 27.972,81, no mês de fevereiro de 2021.
A Prefeitura de Laranjeiras do Sul vai adotar a partir de segunda-feira, 8, uma medida diferenciada para coibir a circulação de pessoas com suspeitas do coronavírus (Covid-19) na cidade. Pacientes que aguardam resultados de exames e que estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), serão identificadas com uma pulseira amarela, que traz a inscrição "isolamento compulsório Domiciliar. Observação temporária".
A pulseira, que será colocada no paciente por agentes da Secretaria de Saúde, não poderá ser violada e só será retirada quando a suspeita da doença for descartada. "Nós recebemos muitas denúncias de que mesmo sob observação e aguardando resultado de exames, alguns pacientes estão circulando na cidade. O objetivo é impedir a circulação do vírus", diz o secretário de saúde, Valdecir Valicki.
Pacientes com confirmação da doença usarão uma pulseira vermelha com inscrição "POSITIVO para SARS-COV-1. Isolamento compulsório". Valicki destaca que toda a mobilização feita na cidade é justamente para conter o vírus e que as pessoas precisam entender isso. "É um conflito enorme quando você sabe que tem pessoa que estão aguardando resultado de exames e continuam fazendo visitas ou indo a supermercados. Isso não pode", diz o secretário.
O secretário reforça que o objetivo da pulseira não é constranger ninguém, mas incentivar que a pessoa com suspeita de covid-19 cumpra a medida de isolamento domiciliar.
MULTA
O descumprimento das normas previstas na Lei, isolamento ou o rompimento da pulseira, ensejará na aplicação de multas, convertidas em UFM – Unidade Fiscal Municipal, hoje avaliada em R$ 3,47. Caso isso aconteça, a multa será de 50 UFM (R$ 173,50). Em caso de reincidência, a cobrança será de 100 UFM (R$ 347,00). “Estamos pensando em segurança. Sabemos que todas as pessoas que estão positivas e em acompanhamento devem ficar em casa, não estamos infringindo a privacidade, mas sim pensando na saúde coletiva da população”, finaliza o secretário.
Um internauta entrou em contato com a redação na manhã desta quinta dia 04, para fazer um alerta sobre o golpe do aluguel via WhatsApp que alguns criminosos estão tentando novamente aplicar nos moradores de Catanduvas.
Os criminosos entram em contato com a vítima e perguntam sobre o dinheiro do aluguel, alegando que haviam trocado de número e por isso não haviam entrado em contato ainda, instantes depois os criminosos passaram uma conta bancária para depósito, sendo que desta vez os criminosos usaram uma conta digital do PagSeguro, repassando também uma chave pix caso a vítima optasse por enviar o dinheiro através deste método.
Assim que percebeu que se tratava de um golpe, o internauta decidiu divulgar o número dos criminosos, (45)99104-8449, e a forma que usam para tentar enganar as pessoas.]
O pedido é para que todos possam estar atentos quanto a este tipo de golpe, se possível converse com as pessoas mais idosas, as quais são o principal alvo destes criminosos e nunca depositem dinheiro que seja solicitado através de aplicativos, redes sociais ou e-mails. (Com Catanduvas em Foco).
Na última segunda-feira dia 1º de março a Prefeita Viviane Comiran juntamente com prefeitos da região participaram da eleição da nova da Presidência do Cisop.
“Foi uma honra participar de mais este evento e na oportunidade demos as boas vindas ao novo presidente e agradecemos também a gestão anterior pelo excelente trabalho do Consórcio prestado aos pacientes do nosso município".
Informações Cisop:
Prefeito de Iguatu foi eleito, por aclamação, Presidente do Cisop
O Prefeito de Iguatu, Vlademir Antônio Barella, foi eleito na última segunda-feira (1º) Presidente do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), em substituição ao prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos.
O mandato é de dois anos.

(Foto: Assessoria Cisop).
A nova diretoria é composta pelo vice-presidente Giovani Miguel Wolf Hnatuw (Prefeito de Corbélia), Secretário Osmário de Lima Portela (Prefeito de Guaraniaçu) e Tesoureiro Renato Tonidandel (Prefeito de Santa Lúcia).
O Conselho Fiscal é composto por Luiz Antônio Domingos de Aguiar (Prefeito de Formosa do Oeste), Marcos Vilas Boas Pescador (Prefeito de Vera Cruz do Oeste) e Élio Marciniak (Prefeito de Santa Tereza do Oeste).
O prefeito de Capitão Leônidas Marques, Maxwell Scapini, é Suplente do Conselho Fiscal.
Os Prefeitos e Prefeitas aprovaram as contas da diretoria anterior e ouviram relato dos principais feitos.
Entre eles, estão a retomada da construção do novo Ambulatório do Consórcio: onde até o momento, 98% do cronograma da obra está concluído.
E também há liberação de recursos por parte da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) no valor de R$ 1,7 milhão, para a compra de móveis e equipamentos da nova sede; aquisição de recursos para instalação de ar-condicionado; aquisição de dois veículos junto à Sesa; criação do primeiro Ambulatório Materno Infantil do interior do Paraná (exclusivo para atendimento de Gestantes de Alto Risco) e criação do Projeto de Nuclearização do Cisop, com implantação de Núcleo Ambulatorial na cidade de Corbélia (para atendimento da população dos municípios de Corbélia, Anahy, Braganey, Iguatu e Cafelândia).
Mudanças:
Mudança no Sistema de Pagamento per capita por pagamento por utilização; ampliação no número de médicos de 65 para 105, criação do Ambulatório de Feridas; criação do Projeto Linha da Saúde (em parceria com viações Garcia e Catarinense) para transporte de pacientes em tratamento a Curitiba; implantação do programa de Telemedicina; implantação do Cetea (clínica/escola para autistas, em convênio com a Prefeitura de Cascavel, para atendimento de jovens e crianças e treinamento e formação profissional) e implantação do programa Qualicis, para atendimentos qualificados nas áreas de Saúde Mental, cuidado de idosos, gestação de alto risco, crianças, hipertensão, diabetes e outras.
De acordo com Barella, o consenso fortifica ainda mais a união de prefeitos e prefeitas da região. “Tenho compromisso de levar atendimento de qualidade a todas as pessoas. Cascavel é um centro médico muito importante, mas todos os municípios consorciados têm relevância e suas peculiaridades. Por isso, esperamos que todos sejam muito bem servidos neste que é um dos maiores consórcios de saúde do Paraná”. (Com Assessoria).
Nesta quarta dia 03, o proprietário da Fazenda Santa Clara compareceu no plantão do 4º Pelotão da Polícia Militar de Pinhão, onde fez o boletim de ocorrência sobre um furto em sua propriedade na segunda dia 1º, onde ladrões entre às 00h00min e ás 08h000min furtaram: 01 touro de 03 anos, 01 vaca grande, 03 vacas de pequeno porte e 01 vaca clara, todos da raça Simental e mais 01 vaca parda Suiça, 01 bezerro vermelho e um de cor preta.
O proprietário calcula um prejuízo avaliado em aproximadamente de R$ 50.000,00.
Quaisquer informações de suspeitos na região favor comunicar imediatamente a polícia.















-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)






