Mais 40 médicos capacitados em treinamento do Consamu
O curso ministrado no último dia 25 de fevereiro pelos médicos do Consamu, Icaro Bertechini Soler Lopes e Marlon Barros Correa, sobre manejo de vias aéreas para novo protocolo de Covid -19-IOT, cricotireoidostomia e uso de máscara laríngea, garantiu capacitação e atualização de mais 40 profissionais médicos.
Participaram médicos da rede pública das cidades de Cafelândia, Cascavel, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Diamante do Oeste, Diamante do sul, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Marechal Candido Rondon, Nova Aurora, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza Do Oeste.
Todos os 43 municípios consorciados ao Consamu são atendidos pelo treinamento, sendo dois profissionais por município.
Em 2020, desde o início da pandemia, 82 profissionais médicos foram capacitados pela equipe técnica do Consamu. (Com Assessoria Consamu).
A Secretária de Saúde de Laranjeiras do Sul, apresentou na sexta-feira, 26, na Câmara de Vereadores o relatório do 3º quadrimestre, que compreende os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020. A prestação de contas é uma exigência legal estabelecida pelo Decreto Federal 1.651/1995, a qual determina que os gestores da pasta da saúde devem a cada quatro meses, prestar contas de atividades realizadas no período às respectivas Casas Legislativas.
O secretário de Saúde, Valdecir Valick apresentou o relatório de produtividade da Saúde em 2020, destacando os esforços no enfrentamento ao coronavírus (COVID-19). Segundo os balancetes, os investimentos contra a pandemia foram na casa de R$ 1,7 milhão de reais no quadrimestre, valor destinado à compra de equipamentos de proteção, locação de tendas para a Saúde, desinfecção de locais públicos, testes rápidos, medicamentos e manutenção da UTI do São José e unidades básicas de saúde.
Em relação ao cumprimento de limite constitucional, Laranjeiras do Sul investiu 16,98% do total arrecadado na área da Saúde, considerando o mínimo de 15%. Outros dados debatidos são referentes às filas para cirurgias e consultas. Conforme Valick, a Secretaria de Saúde disponibiliza uma aba no Portal da Transparência da Prefeitura na qual os pacientes poderão acessar por meio do CPF seu lugar na fila de espera pelos procedimentos.
A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através do Departamento de Contabilidade, seguindo as normativas previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, realizou na Câmara Municipal de Vereadores, na sexta-feira, 26, audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2020 (setembro a dezembro), com a apresentação do relatório de Gestão dos Fundos dos Diretos da Criança e do Adolescente e a avaliação das metas financeiras atende às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei Complementar 101/2000.
Conforme os quadros, a arrecadação prevista entre janeiro a dezembro de 2020 foi fixada em R$ 92 milhões, sendo que o município arrecadou R$ 103,7 milhões, ou seja, R$ 11,7 milhões a mais que o esperado. A previsão de despesa para o período ficou na casa dos R$ 92 milhões, ainda que a dotação orçamentária tenha ultrapassado em R$ 2 milhões o valor previsto. Os gastos totais ficaram na casa dos R$ 94 milhões. Assim, a execução orçamentária resultou num superávit de R$ 9 milhões de reais.
Limites Constitucionais - O relatório relativo ao demonstrativo de despesa com pessoal apresentou gastos líquidos na importância de R$ 44,6 milhões anual. Dessa forma, os investimentos na folha ficaram em 49,58%. Em relação ao cumprimento dos limites constitucionais, Laranjeiras do Sul investiu 16,98% do total arrecadado na área da Saúde, considerando o limite mínimo de 15%. Educação recebeu investimentos de 25,15%, ou seja, 0,15% acima do recomendado.
O Tribunal do Júri de Palmital, condenou a 30 anos e 22 dias de prisão um homem que matou a ex-esposa em 2019.
Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro qualificado e ocultação de cadáver. A sessão de julgamento ocorreu na última quinta dia 25 de fevereiro.
De acordo com a denúncia do MPPR, oferecida pela Promotoria de Justiça da Comarca, na noite de 29 de janeiro de 2019, o autor do crime foi à residência da ex-companheira e dos quatro filhos do casal.
O sujeito sequestrou a vítima, levando-a para um matagal na localidade de Rio de Casa, zona rural de Palmital. Na manhã seguinte, em 30 de janeiro daquele ano, o réu matou a mulher com golpes de arma branca, ocultando em seguida o corpo, que foi encontrado somente 12 dias depois.
A motivação alegada seria a não aceitação do fim da relação e o novo relacionamento da ex. Foram consideradas como qualificadoras o motivo fútil, o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e o fato do crime ter sido cometido em razão da condição do sexo feminino, em situação de violência doméstica (feminicídio).
Alegando a necessidade de garantia da ordem pública e considerando o fato de o réu já ter condenação anterior, o Juízo de Palmital determinou que o condenado, que está preso preventivamente desde 8 de fevereiro de 2019, seja mantido em reclusão no sistema prisional, para o cumprimento a pena em regime fechado. Cabe recurso. (Assessoria/MPPR).
A Polícia Militar de Reserva do Iguaçu está contribuindo efetivamente para o cumprimento do toque de recolher.
Serviços não essenciais serão fechados e a circulação de pessoas fica proibida das 20h às 5h da manhã até o dia 8 de março.
A medida faz parte das ações adotadas em prevenção ao coronavírus. Diariamente com o apoio dos Setores de Fiscalização e Vigilância Sanitária, da Prefeitura Municipal, rondas são realizadas.
Os locais que permanecem abertos são convidados a fechar.
O Prefeito Vitório Antunes elogiou o trabalho de todos os envolvidos. “Agradecemos aos servidores da Fiscalização, da Vigilância, e a PM de Reserva do Iguaçu pela contribuição nesse serviço em combate ao coronavírus. A união de todos é muito importante para vencermos essa guerra”, destaca o Prefeito Vitório.
A determinação foi decretada após o agravamento da pandemia da Covid-19 no estado e levando em consideração a capacidade de suporte do sistema de saúde regional.
O toque de recolher teve o comando da Técnica da Vigilância Sanitária Keity Fortes e apoio dos Policiais Militares José Agusto Hurmanki e Lúlio da Rosa. (Com Fatos do Iguaçu).
Um acidente tipo capotamento foi registrado na PR-459 neste domingo dia 28, no trecho conhecido como curva do Santuário.
Segundo informações repassadas pela equipe médica municipal, na curva o pneu do carro estourou e o condutor identificado pelas iniciais I.C. S de 30 anos perdeu o controle da direção.
O condutor reside em Chopinzinho e estava trabalhando em uma Fazenda no interior de Reserva do Iguaçu.
A Policia Militar registrou a ocorrência. (Com Fatos do Iguaçu).
















-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)






