Devido a um novo decreto municipal, em Laranjeiras do Sul, o comércio abrirá nesta segunda dia 08, às 13 horas. Todas as medidas de segurança devem ser tomadas e os comerciantes evitarem qualquer tipo de aglomeração.
O Comércio não essencial passou toda a semana passada de portas fechadas. Agora, reabre de hoje até sexta-feira. No sábado deverá ficar fechado segundo o presidente da Associação Comercial - ACILS - Flávio Trento.
Na semana passada os comerciantes em Laranjeiras do Sul chegaram a fazer um protesto em frente a prefeitura pedindo a reabertura. No entanto, o decreto municipal não permitiu e ficou fechado toda a semana inclusive com Lei Seca de sexta-feira até hoje.
Agora, a partir da tarde, o atendimento no comércio volta normalmente. (Com e103)
Na tarde do último sábado dia 06, policiais civis do GDE (Grupo de Diligencias Especiais) com apoio da Polícia Penal deslocaram até o Assentamento Ireno Alves em Rio Bonito do Iguaçu com intuito de prender um traficante que estava foragido e que era investigado há algum tempo pelo GDE.
Durante a incursão na propriedade em que o elemento estava homiziado, o indivíduo evadiu-se para o matagal ao perceber a presença policial.
Diligencias foram feitas porém o indivíduo não foi localizado
Por volta das 21:00hrs policiais civis do GDE retornaram para o Assentamento ao passar do lado da residência onde o indivíduo estava escondido o mesmo tentou novamente empreender fuga, porém foi realizado acompanhamento em meio ao matagal, sendo possível realizar a prisão do elemento, que se rendeu após ser cercado.
O indivíduo preso estava com Mandado de Prisão Preventiva por Tráfico de Drogas, sendo que uma investigação do GDE (Grupo de Diligencias Especiais) de combate ao tráfico de drogas em Laranjeiras do Sul culminou na expedição do Mandado de Prisão, o elemento é investigado por realizar o tráfico de drogas no bairro João Fernandes em Laranjeiras do Sul.
O acidente foi registrado neste domingo dia 07, na saída de Quedas do Iguaçu, sentido Salto Osório, local conhecido como “Vaca Morta”.
De acordo com informações de populares, o veículo Gol de cor vermelha ficou destruído após o condutor perder o controle direção e o veículo capotou parando somente em meio a uma mata as margens da rodovia.
O condutor foi socorrido pela equipe do Samu e encaminhado ao Hospital Municipal.
O nome da vítima não foi divulgado.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa a todos que abriu edital para a contratação de Agente Censitário Municipal ( 01vaga), Agente Censitário Supervisor (01 vaga) e Recenseador (12 vagas).
Para o Município de Guaraniaçu Serão disponibilizadas 14 vagas no total.
A duração média do contrato será de 5 meses podendo ser prorrogada de acordo com o Edital 01/2021.
Escolaridade Mínima Exigida:
Ensino Fundamental completo para as vagas de Recenseadores;
Ensino Médio Completo para as vagas de Agentes Censitários;
Carga Horária:
40 horas Semanais para Agentes e
25 horas Semanais para Recenseadores.
Remuneração;
Agentes Censitários - Entre R$1.700,00 e R$2.100,00;
Recenseadores - de acordo com a produtividade.
Inscrições:
Para Agentes - até 15 de Março.
Para Recenseadores - até 19 de Março
Pela internet;
Ou
http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_agente
Ou
http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador
Dúvidas e maiores informações entrar em contato pelo telefone (42) 99962-4522 - Daniel Mentz (Coordenador de Área) de Segunda a Sexta das 8h às 11h e das 13h30 às 17h00.

Eliane de Fatima Bruger Racoski
Psicóloga com ênfase na psicanálise e Palestrante, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Psicologia do Trânsito. Cursando pós graduação em Arteterapia e Neuropsicologia. Possui experiência com atendimento clínico com ênfase na Psicanálise, na Ciretran na realização de Avaliação Psicológica de candidatos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atuou como docente na pós-graduação em Psicopedagogia na Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missionária – FETREMIS. Tem experiência na escola de ensino fundamental como Psicóloga e Psicopedagoga nas avaliações com alunos.
Diário de uma Pandemia: Dicas para orientar pais e crianças:
Ainda estamos em período de pandemia, as rotinas de todas as famílias mudaram, alguns estão tendo que ficar mais tempo em casa. Mas para quem tem criança, como estamos lidando para explicar aos pequenos o que está acontecendo, e outro desafio maior ainda, como distrair essa turminha?
Esse período ainda está exigindo muitos cuidados, paciência e prevenção. Venho aqui ajudar nessa missão de sugerir algumas atividades para distrair as crianças no período em que estão em casa, mas antes quero destacar um tópico:
Esse período ainda está exigindo muitos cuidados, paciência e prevenção. Venho aqui ajudar nessa missão de sugerir algumas atividades para distrair as crianças no período em que estão em casa, mas antes quero destacar um tópico:
Como explicar a doença para as crianças?
Provavelmente todas as crianças já estão situadas com a doença, pois tivemos que explicar para elas a importância do cuidado com essa doença por ser desconhecida. No entanto o melhor caminho para explicar qualquer doença é com objetividade e uma pitada de brincadeira. Pois as crianças aprendem melhor brincando, então nada melhor que usar a criatividade para fazê-las entender o que está acontecendo.
Nesse momento é importante que os pais estejam bem informados de fontes seguras, cuidar para não replicar informações falsas veiculadas nas mídias, pois temos que passar as nossas crianças informações que não as submetam a se sentirem com medo ou inseguras.
Existem canais e fontes seguras que possam passar as informações nesse período de crise, provocado pela pandemia de Coronavírus.
Dicas para orientar pais e crianças:
Nesta ocasião, com mais tempo em casa, podemos reforçar a rotina de alimentação adequada e saudável. É um momento oportuno para fazer as refeições em família, fazer a preparação das refeições em conjunto. Então, nada melhor que convocar os pequenos para a cozinha, assim, eles podem desenvolver habilidade, despertar o interesse pelos alimentos e ampliar o paladar, e porque não fazer desse período um pontapé inicial na mudança de comportamentos da família toda?
Brincar, jogar, dançar e se divertir fazem bem para a saúde e entretêm as crianças. Então mais do que nunca, é hora de tirar o foco dos eletrônicos e colocar o corpo em movimento. Podemos resgatar as brincadeiras antigas, deixando um pouco de lado a tecnologia e explorar a capacidade criativa e imaginária das crianças.
Mas sabemos também que nem todos dispõe de um espaço em casa, mas para aqueles que possuem, dá para pular corda, brincar de amarelinha, pular elástico e até mesmo fazer jogos com bola. Para aqueles que não possuem esse espaço amplo, opte por brincadeiras que não exijam tanto espaço, como brincadeiras de rodas, mimicas, esconde-esconde, stop, quebra cabeça e muitos outros.
Temos também a dança, pois você só precisa de duas coisas: uma boa música e muita animação. Que tal elaborar um concurso de dança na sala de casa? O importante é usar a imaginação. A dança traz equilíbrio, concentração, disciplina, melhorias na coordenação motora, consciência corporal e espacial esses são alguns dos benefícios da prática de danças para as crianças.
Yoga pode ser uma atividade física que pode ser feito em pequenos espaços, é uma atividade física que relaxa os pequenos, diverte e também pode ajudar a trabalhar o corpo físico. Pode envolver histórias, músicas, brincadeiras e posturas. Porém qualquer atividade física constrói consciência corporal nas crianças e ajuda a diminuir a ansiedade.
Outra atividade que podemos incluir é pequenas tarefas domésticas, claro que isso vai depender da faixa etária. Porém algumas tarefas domésticas podem ser atribuídas às crianças como organizar e limpar o próprio quarto e os brinquedos, ajudar a lavar e guardar a louça, jardinagem, varrer algum cômodo. Além de ser uma maneira de manter o corpo em movimento, a criança trabalha a coordenação motora e ainda desenvolve o senso de colaboração.
Posso dizer que a organização também pode ser colocada como brincadeira, também ela é essencial para que as coisas não saiam do controle. Pode ser feito um acordo com as crianças sobre os horários das brincadeiras e de outras atividades do dia a dia, delimite um período para estar com as crianças e outro para alguma demanda pessoal
Caso tenha necessidade marque um horário no despertador para que elas possam visualizar melhor que está na hora de começar ou encerrar a brincadeira. Não podemos esquecer também nesse período de intervalo, orientar os pequenos a ler um livro, assistir a algum filme, desenhar, pintar ou até mesmo brincar sozinho com algum brinquedo.
Cuide da sua saúde mental:
Não podemos esquecer de cuidar da saúde mental, pois as pessoas são seres sociáveis e nesse momento ficar mais recluso em casa pode prejudicar a sua saúde mental. Mas existem maneiras de evitar que isso aconteça.
Antes fazíamos as coisas menos on-line e mais ao vivo, porém agora as coisas se inverteram. Mas podemos usar a tecnologia a nosso favor, podemos fazer ligações de vídeo para amenizar a saudade daqueles que não podemos ver pessoalmente, podemos usar a rede social para nosso bem estar e não para adoecimento. Além disso, tem muita coisa off-line boa para fazer, como ler livros, ver filmes, escutar música ou colocar o papo em dia com os amigos pelo celular. Dormir bem, além de seguir todas as outras dicas citadas no início do texto, também vai te ajudar a manter a sua mente sã. Outra dica que não posso deixar de citar, é se você não está conseguindo lidar com esse período em que estamos vivendo, procure ajuda de um profissional, pois as vezes não damos conta sozinhos.
Com Eliane BrugerRacoski
(45) 9 9966-3648.
Nesta manhã de domingo dia 07, após ouvir a equipe técnica da Saúde, Legislativo, Aciap – Associação Comercial e Empresarial de Pinhão e Executivo sobre o cenário epidemiológico da pandemia causada pela Covid19, a alta taxa de ocupação dos leitos do município e na região e a necessidade de evitar aglomerações e restringir a circulação de pessoas em espaço e vias públicas e o decreto 7.020/21 do Governo do Estado, o prefeito José Vitorino Prestes (PSB) emitiu decreto determinando a partir das 05h00min do dia 08 de março de 2021 até as 05h00min do dia 10 de março a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, serviços e atividades no âmbito do município de Pinhão.
O Toque de Recolher acompanhando o decreto estadual foi prorrogado até a 05h00min do dia 17 de março de 2021. Multa Quem descumprir o toque de recolher pode ser indiciado por crimes contra a Saúde Pública, como causar epidemia ou infringir medida sanitária preventiva e de desobediência, além de multa de R$ 300,00 multiplicada por 02 a cada reincidência.
Comercialização de bebidas alcóolicas:
Fica proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo a partir das 05h00min do dia 08 de março de 2021 até às 05h00min do dia 17 de março de 2021, diariamente, estendendo-se a vedação para quaisquer estabelecimentos comerciais (supermercados, mercearias, conveniências, bares, distribuidoras e outros afins, inclusive em estabelecimentos localizados às margens das rodovias nos limites do município, independentemente do horário.
Atividades Essenciais autorizadas a funcionar I – assistência à saúde médica e hospitalar, tais como a produção, distribuição e comercialização de medicamentos para uso humano, farmácias, consultórios médicos, laboratórios de exames, unidade de saúde;
II – cooperativas de recebimento de grãos, cerealistas e armazéns de escoamento da produção agrícola, sendo permitido somente o funcionamento da área industrial;
III – transporte e entrega de cargas em geral;
IV – transporte de funcionários de empresas e indústrias cujas atividades estejam autorizadas ao funcionamento;
V – serviços de assistência médica veterinária, somente por atendimento via plantão telefônico;
VI – serviços de táxi e transporte compartilhado individual de passageiros;
VII – transporte de profissionais dos serviços essenciais à saúde e coleta de lixo;
X – geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, incluindo o fornecimento de suprimentos para o funcionamento e manutenção das centrais geradoras e dos sistemas de transmissão e distribuição de energia;
XI – iluminação pública, captação, tratamento e distribuição de água;
XII – estabelecimento de distribuição, transporte e comercialização de gás, somente por meio de entrega em domicílio;
XIII – captação e tratamento de esgoto e lixo;
XIV – serviços de telecomunicações;
XV – imprensa; XVI – segurança privada;
XVII – serviços funerários;
XVIII – processamento de dados ligados a serviços essenciais; Postos de Combustíveis Os postos de combustíveis funcionarão até as 20h00min, não sendo permitida a comercialização de conveniências; Bancos As instituições bancárias estão com atendimento presencial suspenso, sendo permitido apenas o funcionamento de terminais eletrônicos, devendo os referidos estabelecimentos manter a higienização permanente de todos os terminais e organizar filas com distanciamento de 02 metros entre as pessoas.
Entrega em domicílio Está permitida a comercialização de alimentos prontos (fast food), somente por meio de entrega em domicílio (delivery), observando todas as regras de higiene e etiqueta determinada pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. (Com Fatos do Iguaçu).















-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)






