Laranjeiras - Pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença, não cumprem isolamento e saem às ruas

Desde segunda-feira, 8, a Prefeitura de Laranjeiras do Sul adotou uma medida diferenciada para coibir a circulação de pessoas suspeitas e confirmadas com o novo coronavírus na cidade. Pessoas com, ou suspeita de Covid-19, têm que usar uma pulseira. A pulseira amarela é para as pessoas consideradas suspeitas, ou seja, que aguardam o resultado do exame. Já a pulseira de cor vermelha é para quem já confirmou a doença. Nos dois primeiros dias (segunda e terça-feira) mais de 100 pulseiras foram colocadas nas pessoas.

 

No entanto, muitas denúncias chegaram até a equipe da Vigilância em Saúde, informando que algumas pessoas não estão respeitando a lei. Três foram identificadas e serão multadas em 50 UFM´s (Unidade Fiscal Municipal), hoje equivalente a R$ 173,50. Na reincidência o valor dobra para 100 UFM´s.

 

“Não basta somente fazer a denúncia. É necessário identificar a pessoa que está descumprindo a lei, pois somente assim será possível aplicar a multa. Lembra a todos que o objetivo desta lei não é constranger ninguém, mas conscientizar a pessoa com o vírus ou suspeita de Covid-19 para que cumpra a medida de isolamento domiciliar, e não transmita o vírus para outros”, afirmou Valicki.

 

Denuncie

 

Se você encontrar alguém na rua que estiver com a pulseira amarela, ou a pulseira vermelha, ligue na hora para a Vigilância Sanitária no 3635-4903 ou para a Polícia Militar.

 

 

 

Laranjeiras - Prefeitura divulga prazo para pedidos de isenção do IPTU

Os contribuintes de Laranjeiras do Sul interessados em requerer a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), devem ficar atentos ao prazo para solicitação, que termina no dia 31 de março de 2021. Pensando principalmente na saúde de seus beneficiários, neste momento pandêmico e, em simplificar o atendimento para aposentados e portadores de doenças crônicas, o pedido pode ser feito no endereço eletrônico da prefeitura, http://portal.ls.pr.gov.br:7474/contribuinte/#/stpProcessos/abertura, ou maiores informações pelos telefones (42) 3635-8117 ou 3635-8106.

 

O IPTU, é um Imposto que incide sobre as construções e terrenos urbanos. Ele é cobrado e deve ser pago anualmente pelo proprietário do imóvel. Tem direito na isenção do IPTU, aposentados ou pensionistas, com idade superior a 60 (sessenta) anos, aposentados por invalidez, independentemente da idade, menores de idade, tutelados ou órfãos, ou ainda a munícipes portadores das doenças de Câncer e AIDS durante o período de tratamento, desde que em todos os casos se preencham cumulativamente as seguintes condições:

a) seja o único imóvel que possua;
b) sua renda familiar não supere a 03 (três) salários mínimos.

 

 

 

 

 

 

Laranjeiras - Procon e PROCONSBRASIL promovem palestra sobre Lei Geral de Proteção de Dados

O Procon de Laranjeiras do Sul, em parceria com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL), promoverá na quinta-feira, dia 11 de março, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (comemorado no dia 15 de março), palestra online sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Dentre os palestrantes estão Rodoldo Spigai, especialista em direito digital, Ronaldo Sirosse, especialista em processos e gestão, Francisco de Assis, especialista em Cyber Segurança e Flávio Caetano de Paula, Professor de Direito do Consumidor e diretor do Brasilcon.

 

Segundo Lucielli Viola, Diretora do PROCON em Laranjeiras do Sul, o evento abordará temas de interesse de consumidores, fornecedores e cidadãos, como a proteção de dados pessoais, conceitos e definições; visão de prática no fluxo de dados do fluxo de dados pessoais nas empresas; sanções; impactos da lei nas relações de consumo, entre outros.

 

“Vivemos um momento de grande presença do comércio eletrônico, assim como de transações realizadas por app´s, o que para tanto se faz necessária a informação dos dados pessoais. Os temas são de interesse tanto de consumidores quanto de fornecedores”, afirmou Lucielli Viola.

 

O evento será totalmente gratuito, realizado pela internet e terá duração de duas horas.

 

Serviço:
Data da palestra: 11 de março de 2021, das 14h às 16h
Link para acesso: http://varbusinessbeyond.com/LGPDProcon
10/03/2021

 

 

 

Quedas - Projeto do Centro Tecnológico TecQuedas vai se espelhar em Polo da T.I. de Pato Branco

A pedido do prefeito de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense), Elcio Jaime da Luz, o Secretário do Trabalho e Emprego, Heliton Pimentel, acompanhado do futuro diretor do Centro Tecnológico TecQuedas, Gabriel Correa da Luz, foram recebidos no início do mês de março, pelo secretário de Ciência e Tecnologia e Informação (T.I.) de Pato Branco, engenheiro, mestre e doutor em engenharia da produção, Giles Balbinotti, para conhecer o Polo Tecnológico, daquela cidade.


A visita foi para conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos no setor, tendo em vista o crescimento no emprego no ramo de TI, que no Paraná cresceu mais de 160%, tendo no sudoeste gerado quase o dobro da média estadual.

 

O local é uma estrutura modelo voltada a pesquisa extensão e incubação de empresas de base em tecnologia, onde é possível desenvolver projetos inovadores que consolidam o ambiente tecnológico.

 

Giles trocou gentilezas e endereçou convite ao prefeito Elcio, para ir a Pato Branco visitar não só o Polo, mas a cidade para mostrar as ações no campo da TI que está gerando emprego e renda, pra Ele, “quando a pessoa produz fica mais digna de si”.

 


“A gente acredita com isso melhorar a qualidade nos serviços públicos e a vida das pessoas, seja colocando luz de Led (iluminação inteligente) nos bairros mais pobres ou radar inteligente, gerando estratégias para a mobilidade humana”.

 

Balbinotti também comentou sobre “tele medicina”, onde “o cidadão tem atenção primária com atendimento dentro de casa”. Doutor Giles comparou a corrida tecnológica regional com um “carro de boi”. Para Ele é importante “dividir conhecimento”.

 

“Aqui na nossa região a gente vai num “carro de boi”, pra levar todos juntos, não muito rápido, para ir nesta onda de tecnologia”. “Mas vamos pegar um “foguete”, pra ver o que tem de melhor no futuro e trazer pra cá” completou.

 

O prefeito Elcio Jaime destacou que após a Pandemia estará programando uma visita ao prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, para “trocar mais informações para o projeto ser implantado aqui em nosso munícipio”. (Com Jexpoente)