O plantão do 4º Pelotão da Polícia Militar de Pinhão, recebeu denúncia que foi encontrada uma faca próximo ao local onde ocorreu um homicídio na madrugada de domingo dia 28.
A faca de cabo preto, encapada com adesivo de cor verde e um cordão de cor branca com cerca de 25 centímetros de lâmina foi apreendida pela Criminalística para as perícias.
A PM prestou apoio na coleta de informações do local.
Homicídio:
Na madrugada deste domingo dia 28, um funcionário de uma empresa de vigilância informou ao plantão do 4º Pelotão da Polícia Militar de Pinhão, que ao passar pela Praça Darci Brolini encontrou uma pessoa caída ao chão com uma lesão de possível esfaqueamento e já se encontrava em óbito.
Uma equipe policial foi até o local, constatou o fato, fez o isolamento e aguardou a chegada da Polícia Civil, IML e do Posto do Bombeiro Comunitário.
Após a perícia da Criminalística o corpo foi removido ao IML – Instituto Médico Legal em Guarapuava.
De acordo com as autoridades a vítima é o adolescente Eduardo Henrique da Silva de 15 anos.
A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.
Neste domingo dia 28, em patrulhamento pelo bairro Nossa Senhora Aparecida, uma equipe do 4º Pelotão da Polícia Militar de Pinhão foi abordada pelos fiscais sanitários que informaram que na rua Nossa Senhora Aparecida estava acontecendo uma aglomeração de pessoas infringindo o Decreto Municipal e Estadual de combate à Covid-19.
Tratava-se de uma residência onde residem 10 trabalhadores de uma empresa, porém, no ambiente estavam algumas mulheres que não residiam no local. Os fiscais notificaram todos que se encontravam no local.
Nas proximidades encontraram outra edificação com aglomeração às margens da rodovia PR 170, também alojamento de funcionários da mesma empresa. Todos também foram notificados.

Eliane de Fatima Bruger Racoski
Psicóloga com ênfase na psicanálise e Palestrante, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Psicologia do Trânsito. Cursando pós graduação em Arteterapia e Neuropsicologia. Possui experiência com atendimento clínico com ênfase na Psicanálise, na Ciretran na realização de Avaliação Psicológica de candidatos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atuou como docente na pós-graduação em Psicopedagogia na Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missionária – FETREMIS. Tem experiência na escola de ensino fundamental como Psicóloga e Psicopedagoga nas avaliações com alunos.
“Faço terapia porque vivo num mundo grande demais para me jogar de uma vez. Eu faço terapia para aproveitar o banho em vez de me afogar”, afirma um paciente.
Essa fala de um paciente, me motivou a refletir sobre o eu nos motiva verdadeiramente a se lançar em novas práticas e novas formas de vivenciar o que chamamos de vida!
A sociedade atual e o mundo moderno são muito diferente do que nossos pais e avós viveram. Vivemos hoje um processo de aceleramento social global, e porque não dizer também biológico do desenvolvimento humano. Tudo é precoce e acelerado, ampliando as sensações de ansiedade, medo, tristeza, depressão e estresse. Estar apto a lidar com essa realidade exige um esforço adicional, que pode ser facilitado pela psicoterapia. No cenário caótico do século XXI, ir ao psicólogo é um hábito natural e saudável.
A psicoterapia permite que cada pessoa se aproprie com mais naturalidade das situações sócio afetivas e emocionais que estruturam o processo de amadurecimento e de reconhecimento das nossas potencialidades e nos tornamos mais suscetíveis e conscientes do papel da nossa existência e do papel dos sujeitos sociais que nos relacionamos, sejam no âmbito familiar, social, de trabalho entre outros, permitindo que nossas atitudes e ações se direcionem a uma melhor escolha na realização de nossas ações.
É claro, que esse processo é lento e profundo, mais com riquíssimos resultados aos pacientes, no primeiro momento as queixas iniciais vão sendo elaboradas ao longo das sessões, o paciente se desenvolve e atinge novos patamares de crescimento em sua vida, aproveitando ainda mais a terapia por meio do processo de autoconhecimento e reflexões.
Minha experiência pessoal“Há alguns anos descobri que a terapia está entre os melhores investimentos que posso fazer por mim. Costumo dizer que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, e deve ter a mesma atenção. Muitos, equivocadamente, ainda costumam associar a ida a um psicólogo como “coisa de gente maluca” mas, eu posso afirmar que as pessoas mais brilhantes que conheço já passaram ou passam por algum processo psicoterapêutico ou psicanalítico.”
A psicoterapia ajuda a ampliar o autoconhecimento:
Sabe por que eu faço terapia?
“Porque amplia minha consciência. Quanto mais eu me conheço, mais consigo elaborar minhas decisões de forma assertiva. Consigo praticar a empatia e me colocar no lugar do outro com mais facilidade, ter relações mais saudáveis e fazer o que realmente gosto, sem culpa, sem preocupação. Todos nós temos problemas, precisamos tomar decisões diariamente, precisamos enfrentar nossos medos, nossas angústias e seguir caminhando. Contar com o trabalho especializado de um psicólogo é muito importante na maioria dos momentos. Acreditem, minhas melhores sessões costumam ocorrer quando chego ao consultório sem saber exatamente o que falar. Naquela uma hora, o mundo se abre”.
A psicoterapia foi um dos gatilhos que me motivou a estudar e atender na área da psicologia.
Fico a disposição para sanar qualquer dúvida sobre o que é psicoterapia.
Grata!!!
Psicóloga Eliane BrugerRacoski (45) 9 9966-3648.
Uma pessoa ficou ferida em um acidente registrado no início da noite deste domingo dia (28) na BR-373, no perímetro urbano de Candói.
A ocorrência envolveu um Fiat Uno com placas de Candói e um Virtus (Táxi), com placas de Laranjeiras do Sul.
A batida ocorreu no acesso da BR-373 a o pátio de um posto de combustível que fica na área central de Candói. Um passageiro do Virtus ficou ferido e foi encaminhado ao hospital, após atendimento da Defesa Civil.
O acidente teria sido provocado pelo Fiat Uno, cujo condutor evadiu-se do local.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para o registro da ocorrência. (Com RBJ).
A Secretaria de Saúde de Ibema graças aos esforços da Prefeita Viviane Comiran com incentivos da 10ª Regional de Saúde, o setor recebeu os primeiros lotes das doses da vacina contra a Covid-19 enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
Primeiramente como estava previsto no protocolo foram imunizados os profissionais da saúde (Linha de Frente).
A primeira profissional da saúde a ser imunizada no município foi a Drª Heloyse S.R. Pacheco.

Na sequencia estão sendo vacinados os idosos com a 1ª dose e 2ª dose de acordo com a faixa etária seguindo o protocolo.
Mesmo com a intensa propagação da Covid-19, equipes de saúde trabalham incansavelmente principalmente os aplicadores.



Alguns idosos estão recebendo as doses da vacina em suas casas, principalmente os acamados, ou em casos excepcionais.

(Fotos: Assessoria).
Vacinômetro contra a Covid-19 em Ibema:
1ª Dose: Trabalhadores que atuam nos serviços de Saúde: 75 imunizados 2ª Dose: 30 imunizados: Total: 105 imunizados.
1ª Dose para Idosos de 80 anos ou mais: 139 imunizados 2ª Dose: 36 imunizados: Total: 175 imunizados.
1ª Dose para Idosos de 75 a 79 anos (Vigente) até esta data: 94 imunizados.
Até esta data foram vacinadas 374 pessoas.
“Mesmo com os casos de Covid-19 se proliferando, nós não medimos esforços e nossa equipe da saúde está no combate a esse terrível vírus e dentro dos protocolos e disponibilidade de doses, estamos imunizando nossos Ibemenses. Lamentamos e nos solidarizamos com as famílias das vítimas, mas sabemos da luta e com muita fé e dedicação vamos vencer esse vírus. Com certeza assim que tivermos mais remessas de doses, tão logo queremos imunizar mais Ibemenses” ressalta a Prefeita Viviane Comiran.
Seguimento da Vacinação contra a Covid-19, conforme orientações da 10ª Regional de Saúde:
“Seguindo as novas orientações e protocolos da 10ª Regional de Saúde, na próxima quarta dia 31, a sequencia da 1ª dose da vacinação será em frente a Clínica da Mulher e da Criança, a rua será interditada e serão instalados Stands, onde estarão servidores da saúde orientando e direcionando os idosos e enfermeiros estarão fazendo as aplicações" relatou o Secretário de Saúde Luciano Fernandes.
Serão seguidas todas as exigências sanitárias, bem como a disposição de Álcool Gel, Distanciamento Social e o Uso de Máscara.
Mais informações na Secretaria de Saúde pelo (45) 3238-2004. (Com Assessoria).
Laranjeiras - Saúde registra mais uma morte e chega a 24 óbitos decorrentes da Covid-19 no município
O boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul confirmou mais um óbito neste domingo dia 28, no município em decorrência da Covid-19.
Ainda conforme a Saúde, são 08 novos casos da doença nas últimas 24 horas. Agora, Laranjeiras do Sul totaliza 1.843 casos confirmados. Já os óbitos passam de 23 para 24.
O óbito deste domingo, é do sexo masculino de 74 anos, que estava internado na enfermaria desde o dia 19 de março e infelizmente acabou falecendo no início da tarde deste hoje, 28. Tinha como comorbidade, hipertensão. A Prefeitura lamenta a morte do laranjeirense e se solidariza com a família e amigos neste momento de dor.
BOLETIM:
Em relação ao boletim deste domingo, 08 novos casos foram confirmados em Laranjeiras do Sul. Cinco do sexo masculino (4, 18, 34, 55 e 63 anos de idade) e 3 do sexo feminino (39, 58 e 67 anos de idade). Todos encontram-se em isolamento domiciliar. O vínculo se deu da seguinte forma:
Contato intradomiciliar: 3
Contato com caso positivo: 2
Sem vínculo epidemiológico: 3
Dos 126 casos ativos, 116 pacientes encontram-se em isolamento domiciliar e 10 encontram-se internados, sendo, 07 no Instituto São José, em Laranjeiras do Sul: 3 na enfermaria, todos com quadro clínico estável e 4 na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, 03 pacientes com quadro clínico que inspira cuidados e 1 com quadro clínico estável. Já em outros municípios, 03 pacientes encontram-se internados: 02 na UTI, com quadro clínico que inspira cuidados e um na enfermaria com quadro clínico estável.
No boletim deste domingo dia 28, tivemos também 14 casos que foram descartados. (Fonte Boletim Secretaria de Saúde).










-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-21-06-2026_large.png)









