Laranjeiras - Ruas vão receber recapeamento asfáltico

Nos próximos dias, diversas ruas de Laranjeiras do Sul estarão de cara nova. Isso porque, a prefeitura realizou duas licitações visando o recapeamento asfáltico de algumas vias da cidade. Uma delas, é a rua Vereador João Rocha Loures, entre a Avenida Santana e a Rua Guarapuava. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Albiero E CIA LTDA, de Cascavel. A obra estava orçada em R$ 993.746,42. No entanto, a empresa concedeu desconto de R$ 16.181,71. Com isso, a obra vai sair por R$ 977.564,71. Além da pavimentação de 10.742,60m², a obra também inclui, serviços de pintura, sinalização de trânsito, serviço de urbanização e placa de comunicação visual.

 

Além desta, outras sete ruas do quadro urbano também serão recuperadas. O investimento da prefeitura será de R$ 731.169,51, para a recape asfáltico de 15.270,30m², incluindo serviços de pintura, sinalização de trânsito, serviço de urbanização e placa de comunicação visual. A obra ficará por conta da empresa laranjeirense D&D pavimentação (Dalmina). O desconto concedido pela empresa foi de R$ 28.830,49.

 

Ruas que serão pavimentadas


-José Ayres de Oliveira, trecho compreendendo entre a Avenida Santos Dumont e Rua Barão do Rio Branco
-Rua Capitão Antônio Joaquim de Camargo, trecho entre a Rua Barão do Rio Branco e Manoel Ribas
-Avenida Santana, trecho entre a Rua Barão do Rio Branco e Manoel Ribas
-Rua Capitão Félix Fleury, trecho entre a Rua Barão do Rio Branco e Manoel Ribas
-Rua Manoel Ribas, entre a Avenida Santana e Coronel Guilherme de Paula e Rua José Ayres de Oliveira e a rua Expedicionário João Maria
-Rua Barão do Rio Branco, trecho entre a Avenida Santana e a Rua Capitão Félix Fleury
-Rua Coronel Guilherme de Paula, trecho entre a Manoel Ribas e Barão do Rio Branco

 

 

 

Quedas - Projeto arquitetônico do novo Hospital Municipal foi apresentado

A novela envolvendo o Hospital Municipal de Quedas do Iguaçu vergonha histórica de desperdício do dinheiro público pode finalmente estar chegando num desfecho.

 

O “ponta pé” inicial foi na manhã desta segunda-feira, 15, quando foi feita a entrega ao prefeito Anelso Ubialli e sua equipe de secretários, o projeto arquitetônico elaborado pela parte de arquitetura da empresa Desenvolver Gestão e Planejamento de Curitiba.

 

O arquiteto Rubens Cassimiro Junior foi o responsável pela apresentação e explanação do projeto devidamente aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Considerando a “casca do edifício” hoje lá construída, as partes externas e internas foram adaptadas ao projeto antigo em todos os setores, com ampla distribuição de leitos e alas entre enfermarias, centro e clínica cirúrgicos, obstetrícia, dimensionamento, planta baixa envolvendo todos os blocos em si.

 

No projeto o fluxo de ambulâncias foi alterado numa entrada exclusiva, fazendo o acesso dos casos mais emergenciais. Quem chegar com seu veículo particular com paciente também terá um local coberto por uma marquise para facilitar a locomoção e rapidez do atendimento junto à recepção. Terá alas separadas de espera pediatria e para pacientes com fratura entre outras de isolamento e observações onde haverá o Raio X, ultrassom, posto de enfermagem juntamente com área administrativa.


O secretário Edimir Kozak fez a sugestão da construção de um heliporto, destinado principalmente ao helicóptero do Samu, próximo do hospital, hoje na maioria das vezes os socorristas são obrigados a levar os pacientes para deslocamento de emergência, até o Parque de Exposições onde a aeronave pode pousar. A ideia foi bem vinda e o heliporto deve ser acoplado no projeto na parte da frente onde está o estacionamento.

 

O investimento será de cinco milhões de reais quatro através de emenda parlamentar e um em contrapartida da prefeitura. Agora é esperar pra ver se realmente vai sair do papel. (Com Jornal Expoente)