Guaraniaçu - Prefeito entrega desencarcerador para a Defesa Civil

Em solenidade ocorrida nesta manhã na Defesa Civil, o prefeito Osmário Portela repassou para aquela corporação, o desencarcerador adquirido recentemente pela prefeitura no valor de R$ 68.000,00, recursos da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio de emenda impositiva da Câmara Municipal.

 

Desencarceramento é o nome dado à operação de salvamento que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem.

 

O equipamento entregue hoje para a Defesa Civil permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor.

 

O desencarcerador pode ser em forma de tesoura, cunha, ou cilindro. Quando utilizado na forma de tesoura, o material que estiver prendendo a vítima a ser socorrida é cortado. Quando é utilizada a cunha, o objetivo é encontrar uma pequena brecha, inserir a cunha, e ao acionar o motor, a cunha vai abrindo espaço necessário para retirada da vítima ou outro serviço.

 

Estiveram presentes à solenidade de hoje, que contou com uma simulação de salvamento com a utilização do desencarcerador, além do prefeito Osmário Portela, os vereadores Odair José e Elizeu Duarte, senhora Ivone Fabrício, secretária municipal de saúde, Carlinhos Cassemiro, secretário de Administração, Marcelo Corona, assessor de comunicação da prefeitura, enfermeira Elisabete Firmino, Comandante da Defesa Civil de Guaraniaçu, Sargento Saraiva, Tenente Coronel Marcelo, comandante do 3° Comando Regional do Corpo de Bombeiros, Major Araújo, Comandante do 4° Grupamento de Bombeiros, Tenente Merlo, Tenente Israel, oficiais do 3° CRBM e demais integrantes da Defesa Civil.

 

Ao fazer uso da palavra, o prefeito enalteceu o trabalho da Defesa Civil local e disse de sua convicção de que farão o melhor uso deste equipamento tão importante para salvar vidas.

 

 

 

 

 

Ibema - Luiz Pereira anuncia pré-candidatura a prefeito pelo partido do Governo Ratinho Junior (PSD)

O ex presidente da Câmara Municipal Luiz Pereira, anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Ibema, Oeste do Paraná, visando as eleições de 2020.

 

O anúncio da pretensão em concorrer ao cargo pela terceira vez, ocorreu com a presença do Deputado Estadual e Amigo Artagão Júnior (PSB).

 

Luiz Pereira na oportunidade colocou-se à disposição de Ibema, com cinco mandatos seguidos de vereador (1993-2012), dos quais, quatro vezes esteve à frente da presidência da Câmara Municipal (1997-1998/2005-2006/2009-2010/2011-2012).

 

O PSD Ibema, também conta com o apoio da Deputada Federal Leandre (PV) para disputar o pleito de 2020 com candidatos a prefeito e vereadores.

 

Em 2012 e 2016 esteve na disputa para prefeito, sendo o segundo mais votado, em um cenário com quatros candidatos.

 

“ Sobre possíveis coligações, aponta que o partido PSD já foi procurado, inclusive por siglas com as quais nunca esteve aliado, para iniciarem conversas em torno das eleições municipais, que também visam o bem comum.Tenho afirmado que se tiver quatros candidatos novamente, serei o quinto, se essa for a vontade de Ibema” finaliza Luiz Pereira.

 

 

 

Hashtag: