A Unidade Básica de Saúde localizada na comunidade do Rio Novo está sendo reformada. Os investimentos na obra chegam a R$ 211 mil – recursos próprios do município.
A reforma está sendo feita nos banheiros femininos, masculinos e dos funcionários, farmácia, consultório médico e odontológico, nas salas de espera, enfermagem, pré-consulta, procedimento, recepção, copa e no Depósito de Material de Limpeza (DML).
Neste período de reforma, os pacientes que eram atendidos no Rio Novo podem procurar a Unidade Básica de Saúde do São Pedro, com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 13h até às 17h, de segunda a sexta-feira.
As melhorias visam atender a normatização da resolução da Secretaria de Estado da Saúde – SESA Nº 453/2013.
Uma das principais avenidas de acesso à Laranjeiras do Sul, a Santos Dumont, recebeu investimento de R$ 1.853.157,77, para a implantação da iluminação pública de LED, nas duas pontas: acesso pela PR-158 e pela BR-277. Ao todo foram colocados 16 superpostes, 167 postes metálicos e em torno de 400 lâmpadas que garantem melhor luminosidade, economia para o município, mais segurança para o cidadão e mais beleza para a cidade. No trecho compreendendo entre a Avenida José Campigoto até o trevo da BR-277, a prefeitura vai construir uma ciclovia.
Mais modernas, as luminárias LED são mais eficientes, econômicas e duráveis. As lâmpadas atuais, em vapor de sódio, são menos eficientes e econômicas que as novas em LED. Enquanto as primeiras podem durar até 28 mil horas, as de LED chegam a 50 mil horas com pelo menos 70% do fluxo luminoso inicial. Na segunda etapa do projeto de iluminação, a prefeitura vai executar a instalação de iluminação em LED em todos os pontos da cidade. Para a execução desta importante obra, a prefeitura vai investir R$ 6.135.461,18.
O objetivo da ação é reforçar a iluminação pública, proporcionando mais segurança para quem transita por esses locais.
Mesmo com todas as orientações para que as pessoas adotem o distanciamento social, em virtude da pandemia do coronavírus, a Polícia Militar, Vigilância Sanitária e o Comitê de Enfrentamento e prevenção ao Covid-19, continua recebendo denúncias de festas clandestinas nos finais de semana em Laranjeiras do Sul. Somente neste final de semana, três festas foram denunciadas. Todos os eventos que tenham 10 ou mais pessoas estão suspensas por tempo indeterminado, e está estabelecido em decreto federal, estadual e municipal. Por isso, a realização desses eventos pode ser considerada um crime, visto que, coloca outras vidas em perigo. Também está proibido circular sem máscara.
Nesta segunda-feira, 22, a Vigilância Sanitária registrou um Boletim de Ocorrência, visando coibir e punir os responsáveis pelos eventos. Em uma festa, onde circula um vídeo nas redes sociais, a Polícia já conseguiu identificar os organizadores e os convidados da festa. Neste caso, tanto o organizador como os convidados foram identificados e serão indiciados.
“A Vigilância Sanitária vem realizando diversas atividades de conscientização e fiscalização, mas é muito importante que cada cidadão faça a sua aprte. Esses eventos são irregulares, e se você souver que, em algum momento, alguém esteja realizando o participando, denuncia. Nós tomaremos todas as medidas que estiverem ao nosso alcance”, afirmou o diretor da Vigilância Sanitária em Laranjeiras do Sul, Luiz Andrade Aquiles.
NÚMEROS EM LARANJEIRAS DO SUL
Desde o dia 31 de março, a prefeitura colocou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lago 1, para atendimento exclusivo de casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus). Em média são atendidas de 15 a 30 pessoas por dia. No entanto, nas segundas-feiras, a Unidade já chegou a atender 35 pacientes, a maioria jovens, que relatam contato com outras pessoas em eventos nos finais de semana. Já na sexta-feira, o número de atendimento cai de 5 a 6 pacientes atendidos.
Poder de transmissão é alto
Lembrando que a Covid-19 tem alto poder de transmissibilidade. E os sintomas, quando ocorrem, se assemelham aos de uma gripe comum como: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com Covid-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
A mulher Ibemense identificada como Janete moradora na Comunidade de Linha Cristópolis está desaparecida desde a noite de domingo dia 21.
O seu amásio e familiares registraram o boletim de Ocorrência nesta segunda dia 22.
De acordo com seu amásio, o mesmo estava dormindo e por volta das 23hrs de domingo acordou e deu falta de Janete.
Ela saiu e deixou uma porta da casa aberta e levou os documentos pessoais, cartões do banco, chave dos carros, alguns remédios controlados que faz uso e uma faca.
Policiais Militares e familiares nesta segunda fizeram várias buscas em possíveis locais que ela poderia estar, mas até o momento não foi localizada.
Quaisquer informações sobre o paradeiro de Janete favor comunicar imediatamente a Polícia Militar 190, Polícia Civil 197 ou DPM (45) 3238 16 50.
Na tarde desta segunda dia 22, o agricultor Quedense identificado como Luiz Silva de 52 anos, infelizmente perdeu sua vida após um acidente com trator.

De acordo com informações dos agentes da Defesa Civil, o agricultor estava fazendo a retirada de um tronco para fazer palanques e o trator empinou e acabou tombando sobre seu corpo.
Um irmão da vítima estava no local no momento do acidente.
Socorristas foram acionados, mas apenas constataram o óbito.
Luiz Silva era morador da Comunidade dos Orgânicos do Silo (Assentamento) onde o acidente aconteceu.
A Polícia Militar isolou o local para as perícias.
O corpo foi removido para necropsia no IML de Cascavel.
Na noite desta segunda dia 22, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul divulgou um novo boletim confirmando mais um caso positivo para covid-19; totalizando agora 37 casos positivos no município.
O novo caso trata-se de uma mulher de 41 anos profissional da saúde.
24 pacientes estão recuperados e 32 casos suspeitos estão em monitoramento. (Fonte: Boletim Secretaria de Saúde).
Fique em casa, se sair USE MÁSCARA e mantenha o distanciamento.





















