Os proprietários que não mantiverem os terrenos limpos serão multados a partir de agora em Laranjeiras do Sul. É o que prevê a proposição enviada pelo Poder Executivo Municipal e aprovada em 2ª e última discussão e votação na segunda-feira, 22, durante sessão ordinária da Câmara. A matéria ainda assegura que, caso a situação não seja regularizada, a Prefeitura poderá executar a limpeza da área, lançando a cobrança dos serviços ao proprietário.
A iniciativa visa garantir a conservação dos espaços edificadas ou não, a fim de evitar a proliferação de animais peçonhentos ou nocivos que ensejam doenças e acidentes. Além da complexidade do tema e ausência de previsão no Código de Posturas, a proposta surgiu das frequentes denúncias apontando lotes e terrenos que apresentam alta vegetação indesejada.
De acordo com o Art.1º do documento, os proprietários são obrigados a manter os lotes limpos, capinados e drenados, respondendo pelo mau estado de conservação que é caracterizado pelo depósito de lixo, detritos, acúmulo de água empoçada ou resíduos de qualquer natureza. A matéria ainda proíbe a limpeza das áreas por meio de queimadas ou utilização de capina química.
Segundo o projeto, o proprietário que desrespeitar a lei está sujeito às penalidades. O valor da multa já foi definido por meio de decreto regulamentador, sendo aplicada em dobro em caso de reincidência. No ato da lavratura da infração o fiscal responsável fixará uma placa indicando a notificação do imóvel ao dono, que terá 30 dias para regularizar a situação.
Há três meses, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul atua na campanha de vacinação contra a gripe que, agora, entra em sua reta final, com encerramento na terça-feira, 30.
Neste período, mais de 8 mil pessoas entre idosos, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento, entre outros públicos, foram imunizadas. A dose não previne contra o novo coronavírus, mas reduz a sintomatologia e assegura diferencial no diagnóstico.
Para aqueles que ainda não tomaram a vacina, basta ir até a UBS (Unidade Básicas de Saúde) mais próxima da sua casa, de segunda a sexta-feira. É necessário apresentar carteirinha de vacinação, um documento com foto e cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
Confira abaixo todos os grupos que devem tomar a vacina:
Idosos;
Profissionais da saúde;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
Adultos com idade entre 55 e 59 anos;
Professores de escolas públicas e privadas;
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Puérperas;
Caminhoneiros;
Pessoa com deficiência;
Trabalhadores de transporte coletivo.
NÚMEROS EM LARANJEIRAS DO SUL
População: 8.538
Doses aplicadas: 7.708
Cobertura vacinal: 90,28%
Crianças
População: 2.498
Doses aplicadas: 1.935
Cobertura vacinal: 77,46%
Trabalhador da saúde
População: 545
Doses aplicadas: 513
Cobertura vacinal: 94,13%
Gestantes
População: 350
Doses aplicadas: 294
Cobertura vacinal: 84%
Puérperas
População: 58
Doses aplicadas: 33
Cobertura vacinal: 56,90%
Indígenas
População: 167
Doses aplicadas: 106
Cobertura vacinal: 63,47%
Adultos entre 55 e 59 anos
População: 1.411
Doses aplicadas: 1.094
Cobertura vacinal: 77,53%
Idosos
População: 3.509
Doses aplicadas: 3.733
Cobertura vacinal: 106,38%
Caminhoneiro: 257
Professores: 497
Moradores de Pinhão podem agora agendar consultas pela Internet. Desde essa segunda (22) está funcionando o canal de telemedicina, implantado pelo prefeito Odir Gotardo. De acordo com o secretário de Saúde, Ivonei dOliveira Lima, trata-se de mais uma ação no enfrentamento à covid-19.
Conforme o último boletim divulgado nessa segunda (22), o município está com 63 casos confirmados da doença. Porém, 19 pacientes já estão livres da doença. “A ação chega para facilitar o atendimento médico para a população, com agendamento das consultas via internet, podendo utilizar computador, notebook ou celular”. De acordo com o secretário, os agentes de saúde estão capacitados e com os tablets que receberam recentemente da Secretaria de Saúde, poderão auxiliar a comunidade no acesso ao serviço de tele-atendimento em saúde.
Também os médicos que farão as consultas por esse sistema, passaram por treinamento. “O objetivo é evitar grande fluxo de pessoas nas unidades de saúde sem comprometer o acesso aos serviços essenciais, bem como facilitar as consultas médicas para população agora e após a pandemia”
CUIDADOS
Nas próximas três semanas é fundamental que as pessoas continuem se mantendo em casa para evitar que o vírus da covid-19 continue avançando. Entretanto, quem precisar sair de casa não pode deixar de utilizar a máscara de proteção. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ivonei Oliveira Lima o distanciamento social precisa ser cumprido, assim como a higienização das mãos. Por fim, é necessário também continuar cuidando de idosos, crianças e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco. (Com Assessoria/RSN).
Na madrugada desta terça dia 23, por volta das 04h10min da madrugada a Polícia Militar foi acionada para comparecer na Rua Mato Grosso próximo ao Fundo Quente aonde havia ocorrido uma briga com uma pessoa esfaqueada.
De imediato a equipe deslocou-se até o local e foi informada que uma mulher já havia sido encaminhada ao Hospital Municipal.
Enquanto a vítima recebia atendimento, os policiais foram informados que a mulher foi esfaqueada quando foi separar uma briga entre seus filhos.
Ela sofreu um corte superficial no lado direito do rosto, permanecendo hospitalizada.
A equipe fez diversas buscas, mas o autor não foi localizado.
Nesta terça dia 23, por volta das 17h45min, a equipe ROTAM após tomar conhecimento que o indivíduo G.S de 23 anos de idade, teria em seu desfavor um mandado de prisão expedido pela Comarca de Catanduvas pelos crimes de Tráfico de Drogas, Receptação e Posse de Arma de Fogo, foi deslocado até a comunidade Linha Gameleira interior do Município de Três Barras do Paraná, onde em patrulhamento nas proximidades do endereço, foi avistado o mesmo ao lado de fora de sua residência.
O indivíduo não demonstrou nenhuma reação e então foi dado ciência do referido mandado em seu desfavor.
Diante dos fatos G.S recebeu voz de prisão e encaminhado ao DPM de Catanduvas para elaboração do Boletim de Ocorrência e na sequencia entregue na Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.
Crimes e suspeitos denuncie 181.
Nesta terça dia 23, a Polícia Civil a Comando do Del. Dr Bruno Falci prendeu o autor do homicídio ocorrido na última sexta dia 19 no Alto Pinhal, onde foi morto com pelo menos 06 golpes de facas a vítima identificada como Sebastião José dos Santos de 42 anos.
Dr. Bruno Falci destaca que após o crime os investigadores e equipe trabalharam incansavelmente nas buscas e diligências e nesta terça lograram êxito no cumprimento do mandado de prisão.
O indivíduo foi preso no momento em que foi pedir comida em uma propriedade no Alto Pinhal, pois estava escondido nas matas desde a data do crime.
O investigado e testemunhas já foram ouvidos no inquérito.
De acordo com as informações a motivação teria sido uma discussão entre autor e vítima após uma bebedeira.
O acusado apresentou uma faca que possivelmente foi usada no crime.
Para a conclusão do inquérito falta ainda um Laudo de Necropsia do IML de Cascavel e o Laudo do Instituto de Criminalística.
O investigado encontra-se na carceragem temporária da Delegacia a disposição da justiça.




















