Rio Bonito - Equipe da Epidemiologia realizou arrastão “Dia D” de combate à dengue nos loteamentos Zanatta, Trento e Shimeng

A Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, por meio da Vigilância em Saúde, fez nesta sexta dia 10, o arrastão dia “D” de combate à dengue nos loteamentos Trento, Zanatta e Schimeng.

 

A equipe encontrou em terrenos baldios muitos descartes de plástico, sacolas, até pacotes de salgadinhos onde as pessoas deixam jogadas e não se preocupam fazer uma seleção do lixo. Todos esses itens são propensos para criadouros da larva do mosquito aedes aegypt.

 

Vale sempre lembrar que é importante a conscientização da população em como fazer o descarte correto e também evitar água parada em diversos recipientes – vasos, pneus velhos, itens de plástico e outros materiais - afim de se evitar a proliferação do mosquito.

 

A Secretaria de Saúde, por meio da secretária Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha) e do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), agradecem ao trabalho dos servidores da Epidemiologia, entre eles João Paulo kailer coordenador municipal de campo (PNCD), ao agente comunitário (ACS) Édson Bovaroli e Rogério Zinkowski, técnico em vigilância sanitária.

 

 

 

Laranjeiras - Prefeitura entrega ordem de serviço para construção de Ciclovia na Avenida Santos Dumont

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul assinou na quinta dia 09, Ordem de Serviço para o início da construção da Ciclovia na Avenida Santos Dumont, trecho entre a Avenida José Campigotto e a BR-277. A prefeitura vai investir na obra R$ 429.723,40. Os recursos são oriundos de emenda do ex-deputado Valdir Rossoni. Três empresas participaram do processo licitatório e a vencedora por apresentar o menor valor foi a GSA Construtora Eireli.

 

A Ciclovia contará com piso em concreto usinado, totalizando 240m², com pintura acrílica em superfície cimentada. A obra vai trazer mais segurança, comodidade e bem-estar. A ordem de serviço é a autorização para o início das obras, que se iniciam nos próximos dias.

 

SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS

 

Execução de 3.706,54 metros lineares de ciclovia em concreto simples, com largura de 2,50m, com área total de 9.266,35m², incluindo pista com pavimentação em concreto adensado, lixado, dilatado e pintado, sinalização viária horizontal e vertical, execução de área de descanso em pavers de concreto, plantio de árvores, colocação de bancos e lixeiras.

 

Esta vai ser a segunda ciclovia a ser construída em Laranjeiras do Sul em 2020. A primeira foi construída ao entorno do Lago 2, no Monte Castelo. Além da pista de caminhada uma ciclovia foi construída, com 771 metros. Já a pista de caminhada tem uma área total de 688 metros.

 

 

 

Laranjeiras - Secretaria de Saúde realiza blitz para aferir temperatura e distribuir máscaras aos laranjeirenses

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul iniciou essa semana a realização de blitz contra o coronavírus, no centro e nos bairros.

 

O objetivo é averiguar a temperatura corporal da população utilizando termômetro digital infravermelho, distribuir máscaras de proteção contra o vírus e orientar sobre a importância da prevenção contra a doença. A ação é realizada por servidores da Secretaria de Saúde e Estagiárias da Secretaria de Educação. A expectativa do município é prosseguir com a ação nas próximas semanas.

 

A adesão à ação tem sido espontânea por parte da população. As pessoas que tiverem a temperatura acima de 37,8ºC, são orientadas. Nos casos com a presença de outros sintomas associados a sinais de insuficiência respiratória, são orientados a procurar uma Unidade de Saúde para apuração do caso clínico. “Essa ação é mais uma das medidas estabelecidas pela prefeitura com o propósito de atuar preventivamente e também de manter a ação de educação e orientação, em benefício da população”, adiantou o secretário de saúde Valdecir Valicki.