A Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, por meio da Vigilância em Saúde, fez nesta sexta dia 10, o arrastão dia “D” de combate à dengue nos loteamentos Trento, Zanatta e Schimeng.
A equipe encontrou em terrenos baldios muitos descartes de plástico, sacolas, até pacotes de salgadinhos onde as pessoas deixam jogadas e não se preocupam fazer uma seleção do lixo. Todos esses itens são propensos para criadouros da larva do mosquito aedes aegypt.
Vale sempre lembrar que é importante a conscientização da população em como fazer o descarte correto e também evitar água parada em diversos recipientes – vasos, pneus velhos, itens de plástico e outros materiais - afim de se evitar a proliferação do mosquito.
A Secretaria de Saúde, por meio da secretária Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha) e do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), agradecem ao trabalho dos servidores da Epidemiologia, entre eles João Paulo kailer coordenador municipal de campo (PNCD), ao agente comunitário (ACS) Édson Bovaroli e Rogério Zinkowski, técnico em vigilância sanitária.
A Prefeitura de Laranjeiras do Sul assinou na quinta dia 09, Ordem de Serviço para o início da construção da Ciclovia na Avenida Santos Dumont, trecho entre a Avenida José Campigotto e a BR-277. A prefeitura vai investir na obra R$ 429.723,40. Os recursos são oriundos de emenda do ex-deputado Valdir Rossoni. Três empresas participaram do processo licitatório e a vencedora por apresentar o menor valor foi a GSA Construtora Eireli.
A Ciclovia contará com piso em concreto usinado, totalizando 240m², com pintura acrílica em superfície cimentada. A obra vai trazer mais segurança, comodidade e bem-estar. A ordem de serviço é a autorização para o início das obras, que se iniciam nos próximos dias.
SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS
Execução de 3.706,54 metros lineares de ciclovia em concreto simples, com largura de 2,50m, com área total de 9.266,35m², incluindo pista com pavimentação em concreto adensado, lixado, dilatado e pintado, sinalização viária horizontal e vertical, execução de área de descanso em pavers de concreto, plantio de árvores, colocação de bancos e lixeiras.
Esta vai ser a segunda ciclovia a ser construída em Laranjeiras do Sul em 2020. A primeira foi construída ao entorno do Lago 2, no Monte Castelo. Além da pista de caminhada uma ciclovia foi construída, com 771 metros. Já a pista de caminhada tem uma área total de 688 metros.
A Prefeitura de Laranjeiras do Sul iniciou essa semana a realização de blitz contra o coronavírus, no centro e nos bairros.
O objetivo é averiguar a temperatura corporal da população utilizando termômetro digital infravermelho, distribuir máscaras de proteção contra o vírus e orientar sobre a importância da prevenção contra a doença. A ação é realizada por servidores da Secretaria de Saúde e Estagiárias da Secretaria de Educação. A expectativa do município é prosseguir com a ação nas próximas semanas.
A adesão à ação tem sido espontânea por parte da população. As pessoas que tiverem a temperatura acima de 37,8ºC, são orientadas. Nos casos com a presença de outros sintomas associados a sinais de insuficiência respiratória, são orientados a procurar uma Unidade de Saúde para apuração do caso clínico. “Essa ação é mais uma das medidas estabelecidas pela prefeitura com o propósito de atuar preventivamente e também de manter a ação de educação e orientação, em benefício da população”, adiantou o secretário de saúde Valdecir Valicki.
Nesta sexta dia 10, por volta dás 18h10min equipe PM foi solicitada por uma senhora para comparecer até Rua 33, e informou que dois dias antes teria sido agredida pelo seu esposo, fato pelo qual resultou em lesões em lábios.
Nesta sexta novamente o agressor investiu contra a mesma que buscou por socorro.
Momentos antes da chegada da viatura ao local o agressor teria se evadido tomando rumo ignorado.
Dessa forma, não sendo possível sua qualificação. A vítima foi orientada a comparecer na Delegacia de Polícia Civil para fornecer dados complementares e por consequência buscar pelas garantias de proteção que a lei lhe permite.
Nesta sexta dia 10, a equipe da ROTAM realizou abordagem a um ônibus com linha Foz do Iguaçu/São Paulo, e em buscas foi localizado na bolsa de mão de duas mulheres que viajavam juntas, dois envólucros com substância análoga a haxixe.
Ambas informaram que são amigas e que foram até a cidade de Foz do Iguaçu apenas para comprar as drogas e que parte seria pra uso pessoal e parte para comercialização.
Diante do fato foi dado voz de prisão a ambas e juntamente com as drogas foram entregues na 2ª SDP para os procedimentos judiciais.
Após pesada foi constatada que cada envólucro contem 750 gramas, totalizando 1,5 quilos.
Nesta sexta dia 10, por volta das 18h40min equipe PM em patrulhamento pela Rua 33 x Rua 4, no Alto Alegre, avistou dois indivíduos em uma motocicleta de cor vermelha, ambos em atitude suspeita.
Antes da aproximação da viatura o carona da motocicleta desembarcou e tomou rumo ignorado em meio á rua pouco iluminada.
Foi então realizada a abordagem ao condutor, o qual após busca pessoal nada de ilícito fora localizado, contudo foi constatado que o mesmo possui CNH de categoria diferente do veículo em que conduzia.
Em consulta ao Sistema SESP Intranet foi verificado que a motocicleta Honda CG-125 Titan, possuía débitos.
Em razão de não haver disponibilidade de condutor habilitado por parte do abordado, foi realizada a apreensão da referida moto e conduzida à CIRETRAN de Catanduvas e posteriormente lavradas as multas pertinentes.





















