Neste sábado dia 11, por volta das 19h00min, os militares deslocaram - se até a Rua Laranjeiras do Sul, onde segundo uma vítima este após ter dado uma carona para um homem foi agredido pelo mesmo.
Segundo a vitima, ao chegar em frente a casa do agressor, este lhe desferiu dois golpes de marreta na região do supercílio esquerdo e orelha esquerda, resultando em ferimentos e bastante sangramento e saiu correndo pedindo socorro, tendo abandonado seu veículo no local das agressões.
Ao chegar, a equipe encontrou o veículo Peugeot 206 de cor azul, com as luzes acessas o qual seria da vítima.
Também foi avistado um indivíduo, que correu até um terreno baldio, atrás da residência do autor, então foi realizado abordagem ao mesmo, o qual se identificou e portava uma espécie de marreta utilizada em construção civil, que ao avistar a equipe policial, a jogou no chão.
Foi dada voz de prisão ao agressor, lido seus direitos, sendo necessário o uso de algemas, para resguardar a segurança da equipe policial, visto que o mesmo relutava ser abordado, sendo necessário uso de força moderada para contê-lo.
Também foi realizada a apreensão da marreta, a qual estava suja com sangue e na sequência sendo deslocado até o DPM onde foi confeccionado o presente boletim, e posteriormente foram encaminhados o preso, a marreta apreendida e a vítima, para a Delegacia de Polícia Civil de Catanduvas para procedimentos cabíveis.
Caro Leitor (a) do Portal Cantu - De acordo com a nova Lei 13.869/2019 no artigo 13, as autoridades não podem constranger o preso ou detento ao exibi-lo à “curiosidade pública”, total ou parcialmente. Nesse caso, a pena é de um a quatro anos de prisão. O documento proíbe ainda que a imprensa faça imagens de presos nas delegacias ou em locais de busca e de prisão. A polícia só poderá falar sobre o histórico da ocorrência. Por isso nomes de envolvidos e demais detalhes são preservados como rege a nova lei.
A Marinha do Brasil autorizou nesta sexta dia (10), o funcionamento da balsa “Zé Moreno”, que faz a travessia do Rio Piquiri, entre os municípios de Campina da Lagoa e Guaraniaçu.
A embarcação estava interditada desde o dia 20 de janeiro, após apenas duas semanas de funcionamento da nova balsa.
“Depois de muito trabalho graças a Deus conseguimos a liberação da embarcação. Estava um ‘abre e fecha’ causando vários transtornos à população”
Agora é para valer. Atendemos todos os pedidos que a Marinha fez depois de várias idas e vindas”, comemorou o prefeito de Campina da Lagoa, Milton Luis Alves (PSC), que conseguiu a nova embarcação para atender a região.
A liberação da balsa foi acompanhada pelo vice-prefeito da cidade, Celso Aparecido Passafaro (PSC).
Entres as irregularidades encontradas pela Marinha estavam: embarcação operando apenas com um marinheiro auxiliar fluvial nível 2, enquanto o cartão de tripulação de segurança exige também um marinheiro fluvial de convés nível 3; presença de água no porão por motivo de condensação; ausência de despacho de saída da embarcação; e caderneta de inscrição e registro do tripulante não assinada pela prefeitura. Todas foram sanadas pelo município.
Alves comentou que a interdição da balsa vinha gerando vários transtornos à população, uma vez que o meio de transporte é bastante utilizado principalmente por produtores que fazem o transporte de grãos e gado.
Além disso, ribeirinhos da região também se utilizam da balsa, como estudantes e trabalhadores que se deslocam a Campina da Lagoa. A balsa interliga a BR-369 com a BR-277, em um trecho de aproximadamente 40 quilômetros Rio Piquiri à dentro.
“Muitos ribeiros que moram do lado de lá do rio utiliza a balsa para vir a Campina da Lagoa. Eles estavam fazendo a travessia improvisada com botes. Agora voltou tudo ao normal, com um transporte mais confortável e seguro”, disse Alves. O prefeito acrescentou que foi uma ‘luta constante’ da administração a aquisição da nova embarcação depois que a anterior afundou. “A outra que afundou era particular, agora esta é do DER (Departamento de Estrada e Rodagem), que fez uma concessão para Campina da Lagoa”, frisou.
O investimento foi de R$ 615,5 mil, dos quais R$ 505,5 mil do governo do estado e R$ 109,9 mil de Campina da Lagoa. Podem fazer uso da balsa cargas máximas por eixo de 6 toneladas, 10 toneladas para eixo simples com rodagem dupla e 17 toneladas para eixo duplo com rodagem dupla, de acordo com as regras do Contran. Cargas superiores poderão afetar a estrutura da embarcação podendo ocasionar acidentes.
A outra balsa que fazia a travessia naufragou em julho de 2016, ao transportar um caminhão carregado com milho. Desde então os moradores, especialmente produtores rurais, vinham fazendo a travessia improvisada, com barcos e botes, já que não há estrada que ligue as duas cidades. (Fonte: Informações Walter Pereira).
Nesta sexta dia 10, policiais militares da 2ªCia do 6º BPM com Sede em Quedas do Iguaçu a Comando do Cap. Roberto Tavares desencadearam ações de fiscalização em conjunto com as vigilâncias sanitárias locais dos municípios abrangentes em apoio a 10ª Regional de Saúde para cumprimento do decreto do Governador do Estado.
Durante todo o dia as ações orientativas ocorreram em vários estabelecimentos em Quedas do Iguaçu; Campo Bonito; Ibema; Catanduvas; Três Barras do Paraná e Espigão Alto do Iguaçu.







(Fotos : Polícia Militar).
Em todos os municípios onde houve fiscalização somente ocorreram notificações orientativas por parte dos fiscais, não gerando nenhuma multa e também nenhum termo circunstanciado.
As medidas de fiscalizações no combate a pandemia seguem na região visando o cumprimento do Decreto Estadual n° 4942/20.
Nesta sexta dia 10, a Secretaria de Saúde de Nova Laranjeiras, emitiu nota de esclarecimento para informar a confirmação de mais 05 casos de Covid -19 no Município; totalizando agora 20 casos confirmados.
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Laranjeiras vem através desta, informar a confirmação de mais CINCO casos positivos de Coronavírus/COVID-19, cujos resultados foram confirmados nesta dia 10, às 16:00 horas.
Os cinco pacientes são do sexo masculino, com idades de 02 anos, 24 anos, 35 anos, 48 anos e 50 anos, sendo que os dois últimos são pacientes portadores de comorbidades.
Todos os pacientes residem no interior do município e tiveram contato com caso confirmado diagnosticado anteriormente em nosso município.
Os pacientes encontram-se em bom estado geral e cumprem o isolamento no domicílio.
As medidas de precauções com o isolamento e monitoramento dos familiares já foram tomadas. (Fonte: Secretaria de Saúde).
O Partido Cidadania (23) de Ibema anuncia como seu representante e pré-candidato a prefeito de Ibema Sr. Leocádio Schuh.
Leocádio é empresário formado em Administração, Pós - Graduado em Gestão Ambiental; há 37 anos reside no município e pela primeira vez pretende disputar as eleições municipais, com objetivo principal de trabalhar pelo desenvolvimento de Ibema.
“Estamos preparados administrativamente para trabalhar pelo povo visando atender todos os setores da gestão pública unindo forças para progresso do município” finaliza Leocádio.
Em meio ao isolamento social provocado pelo novo coronavírus, a professora do 3º ano da Escola Municipal Aluísio Maier, Juliane Catarina Levandoski desenvolveu o projeto “Meu Amigo Diário” com os seus 50 alunos. Denominado “Pacotinho de carinho” o diário foi entregue na residência do aluno. O pacote que cada criança recebeu inclui uma carta e um diário. Os pais deverão incentivar o filho a escrever, já que no terceiro bimestre, uma das notas será atribuída pelo diário.
“Tive a felicidade de ler uma reportagem, que contava sobre um Cmei de São Paulo. Achei tão lindo esse gesto e então resolvi adaptar para minha realidade. Dessa forma estou trabalhando sobre gênero textual, estimulando a escrita e principalmente demonstrando para as crianças o carinho que sinto por cada um”, disse a professora Juliane. Para desenvolver o projeto a direção e a APMF da escola apoiou a professora.
As entregas foram realizadas por uma empresa que foi contratada e respeitaram todas as medidas de segurança.





















